Como escrever um ghazal

O "Ghazal" é uma antiga forma de poema e música na Pérsia (Irã), Paquistão e Índia. Ele pode ser um desafio interessante, mas também divertido. Um gazel é uma série de dísticos (dois poemas de linha), cujas linhas de cada contêm o mesmo número de sílabas. Cada verso termina com a mesma palavra ou grupo de palavras ( "radif"), que precede uma rima ( "qaafiya"). Além disso, as duas primeiras linhas do primeiro verso termina com a qaafiya e radif.

passos

1
Determina o que o radif. Cada verso termina com a mesma palavra ou grupo de palavras (radif). Faz sentido escolher um que é flexível no uso e significado de modo que você pode usá-lo de maneiras diferentes em cada verso.


  • 2
    Determina o que o qaafiya. O qaafiya é uma rima que precede o radif. Mais uma vez, escolher algo que tem muitas possibilidades.


  • 3
    Escreva! Um gazel é uma série de dísticos (dois poemas de linha), cujas linhas de cada contêm o mesmo número de sílabas. Cada canção é um mini poema independente, portanto, não há necessidade de uma progressão narrativa ou uma conexão real entre dísticos. As duas primeiras linhas do primeiro verso termina com a qafiyaa e radif. Olhe em linhas posteriores um exemplo de Ghazal.


  • dicas

    • Tradicionalmente, o pseudônimo do poeta foi incluído no último verso. Normalmente, este dístico final contém um `spin` ou mudança de tom para algo mais pessoal ou peculiar.
    • Outro tema comum é o vinho ou embriaguez. Quando tomado literalmente, isso é importante considerando o tempo e local de origem desta forma poética. Quando tomado metaforicamente, o vinho representa o divino, ou uma ligação ou canal para o divino. Embriaguez representa alimento para o espírito.
    • temas típicos incluem amor (que é muitas vezes deliberadamente ambíguo se o poeta se refere ao amor divino, heterossexual ou homossexual, mesmo).
    • Você é obrigado a fazer algumas falsas partidas e você vai logo perceber que a sua escolha de radif é o fator mais importante para determinar o quão bem sucedido será o seu Ghazal.
    • Lembre-se, cada canção é um poema separado, de modo a coerência entre as linhas não é necessário.
    • Se você escreve um Ghazal e você se sentir orgulhoso, porque não enviá-lo para A página Ghazal para possível publicação?

    Um exemplo de ghazal

    Neste exemplo, o radif é "não sei", enquanto o qaafiya (rima que o precede) é -ado, como em "pé, abandonado, desprezado", etc. Cada linha pode conter o número de sílabas que você quer.

    Um estranho ali de pé

    Quem se preocupa com o estranho parado ali? Não sei
    Será que o pobre órfão abandonado à sua sorte? Não sei



    Onde uma vez que eu tinha as respostas, minha mente está agora cheia de perguntas
    Como posso ter este princípio desprezado? Não sei


    Do meio-dia até a noite queimando nossas aparências escandalizados rotas
    Por que seus olhos piscam com um sentimento odiado? Não sei


    Ela costumava ser que o homem respeitado pelo que fez
    Será que estamos nos dias de hoje apenas últimos números? Não sei


    A sabedoria das eras é algo valorizado hoje por qualquer
    O pé do ridículo permanente, este vai coroado careca? Não sei


    O Saqi vira as costas. Quantas peles vocês são necessários,
    Oh meu amor, para ser este apetite saciado sacrilégio? Não sei


    Houve um tempo em que Amir foi contado como um crente
    de todos os credos declarou hoje eu não sei


    Saqi: um servidor de vinho em uma taverna persa
    publicada em Creative Commons pelo autor

    Artigos Relacionados