Como escrever um poema de tanka

Métodos 1:

Escrevendo um Tanka

O Tanka (短歌 so-kah "canção curta") Foram uma parte importante da poesia japonesa, mesmo antes dos primeiros registros foram registrados como waka (和 歌 wah-kah "música japonesa") Cerca de 700 dC e ainda são escritos e publicados centenas de grupos dedicados ao estudo e à utilização desse formulário. Nos últimos 20 anos, mais e mais pessoas fora do Japão foi descobrindo as maravilhas de tanka e tentar a sua sorte com este pequeno poesia, considerada a avó de haiku.


orientações


No Japão, tanka, embora seja escrito em uma ou duas linhas, na verdade é composto por cinco frases que contenham cinco ou sete unidades de som (semelhante ao sílabas espanhol), fazendo um total de 31 sons. Uma vez que estas unidades de som são mais curtas do que as sílabas de espanhol, para se aproximar mais estreitamente com a aparência eo som de um tanka japonesa, atribuímos uma linha para cada frase e para manter a forma, nós escrevemos nossas linhas: curto, longo , curto, longo, longo (seguindo o padrão tradicional de 5-7-5-7-7).


você pode ter notado que o início da tanka parece um haiku. E é que ambas as formas de poesia estão relacionados de muitas maneiras.


No entanto, duas linhas adicionais adicionar comentários ou fim permitir que os sentimentos mais subjetivas ou pessoais. O tanka é muito mais lírico e permite a expressão de opiniões, sentimentos e pensamentos que haiku não permitem a ser mais curtos.


Em japonês, Tanka também é dividido em uma seção superior (o início é semelhante ao haiku) e do fundo (as duas linhas longas) seção. A arte de criar uma tanka vem do relacionamento dessas seções e como ela se expressa. É linha central comum funciona como um eixo. Pense no portão de entrada para um jardim assistência em ambas as direções para que o pensamento na parte superior pode mudar para outro pensamento na seção inferior. Esta mudança deve mostrar uma voz nova, hora, local e humor.


Um exemplo pode ser este poema do maior poeta tanka do Japão, Akiko Yosano.


Depois do meu banho
Eu vi enquanto eu sorrio
no longo espelho
um retrato de ontem
você não pode negar


Notamos que você pode ler as três primeiras linhas para formar uma ideia. Se você ler a linha central novamente e adicionar as duas últimas linhas, você verá que o autor tomou uma volta no tempo e acrescentou uma opinião a oferecer um poema muito diferente. Esta tensão entre a parte superior e inferior do tanka é o que dá uma energia provocativa e charmoso e também adiciona um toque de dificuldade para o desenvolvimento do poema.


É fácil imaginar que uma forma poética que tem sido usado por mais de 1.500 anos tem muitos parâmetros, regras e mudanças que vêm e vão ao longo dos séculos. Se você está interessado nesta forma poética, você tem muito para estudar e aprender sobre ele.

Escrevendo um Tanka

1
Para começar, vamos supor que você já sabe como escrever um poema haiku. Se assim for, vamos supor que você já tem as três primeiras listas de linhas. Diga o seu haiku é:
  • sempre para cima
    o desaparecimento estrada da montanha
    nas nuvens pálidas


  • 2
    Agora, tendo a terceira linha, pense sobre como alterar a cena das nuvens nas montanhas em outros lugares. Para o nosso exemplo, note que em muitas culturas, especialmente asiático, branco simboliza a morte (como sugerido na palavra "pálida"). Trabalhamos com essa idéia e nós adicionamos o dístico final:
  • Eu acho que em flor
    lançado cedo demais para estradas sinuosas


  • 3


    No topo, como um autor assina uma cena, mas no fundo você dar uma volta para mostrar seus pensamentos. O poema passou de uma visão de estradas de montanha (observe como o caminho que liga a primeira e a segunda parte, mas no seu poema o nexo pode ser mais sutil) a uma expressão de perda para os quais não existe uma palavra exata. No entanto, a rotação pode nem sempre ser evidente.
  • dicas

    • prática
    • A chave para escrever um bom poema é ser criativo. Use imagens e palavras para transmitir emoções. Não tenha medo de procurar ajuda no dicionário.
    Artigos Relacionados