Como ácido diluído
3 partes:
Calcula-se a fórmula de diluiçãoPreparar um ambiente de trabalho seguroDilui o ácidoRecomenda-se que você compra o ácido mais diluído que atenda às suas necessidades de segurança e facilidade de uso, mas em alguns casos é preciso diluí-lo em casa. Não deixe de lado o uso de equipamentos de segurança em caso de queimaduras químicas graves que podem causar os ácidos concentrados. Ao calcular a quantidade de ácido e água que você precisa para uma mistura, que você precisa saber a concentração molar (M) do ácido que você vai usar e a concentração molar final que você precisa no final da diluição.
parte 1Calcula-se a fórmula de diluição
1
Verifique o que você tem. Calcular a concentração da solução de ácido no rótulo ou na declaração do problema em que você vai trabalhar. Este número é geralmente escrita em unidades de molar idade ou a concentração molar, abreviado como M. Por exemplo, um ácido "6M" Ele contém seis moles de moléculas de ácido por litro. Chamamos isso de concentração inicial como C1.
- A fórmula também contém o termo V1. Este é o volume de ácido adicionado à água. Você provavelmente não vai usar toda a garrafa de ácido, portanto, ainda não sei os dados finais.
2
Decide sobre o resultado final. A concentração e volume de ácido desejado são normalmente determinados por um sujeito escola ou pelos requisitos do laboratório em que você trabalha. Por exemplo, se você precisa para diluir o ácido a uma concentração de 2 M, e precisa de 0,5 litros (0,1 galões). Ligue para a concentração desejada C2 e o volume pretendido V2.
- Se você usar unidades incomuns, transformá-los em unidades de concentração molar (moles por litro) e em litros antes de continuar.
- Se você não tiver certeza da concentração ou o volume de ácido necessário, pergunte ao seu professor com um produto químico ou um especialista no trabalho em que você vai usar o ácido.
3
Insira a fórmula para calcular a diluição. Quando você faz uma preparação para diluir uma solução, você pode usar a seguinte fórmula C1V1 C =2V2., isso significa "a concentração do volume inicial solução x = concentração do volume de solução diluída x." Sabemos que é verdade porque a concentração de x volume = a quantidade total de ácido e quantidade total de ácido remanescente é a mesma que a quantidade adicionada à água.
- No exemplo, podemos escrever a fórmula (6M) (V1) = (2 M) (0,5 L).
4
Resolver a fórmula para V1. Este termo, V1, diremos que essa solução de ácido inicial precisa adicionar água para atingir a concentração final desejada e o volume desejado. Reajusta a fórmula como V1= (C2V2) / (C1), em seguida, colocar os números que você conhece.
- No nosso exemplo, vamos terminar com V1= ((2M) (0.5L)) / (6M) = 1/6 litro Isto equivale a aproximadamente 0.167 litros ou 167 mililitros.
5
Calcule a quantidade de água que você precisa. Agora que você sabe V1, a quantidade de ácido que você vai usar e V2, a quantidade de solução que ganha no final, você pode facilmente calcular a quantidade de água que você precisa para fazer a diferença. V2 - V1 = O volume de água necessário.
- Neste caso, você vai acabar com 0,5 litros (0,1 galões) e estará usando 0,167 litros de ácido. A quantidade de água que você precisa = 0,5 L - L = 0,333 0,167 L ou 333 mililitros.
parte 2Preparar um ambiente de trabalho seguro
1
Leia o relevante Cartões de Segurança Química online. The International Cartões de Segurança Química fornecer informações de segurança conciso e detalhado. Pesquisar o nome exato do ácido que você usará como "ácido clorídrico" em banco de dados on-line. Alguns ácidos podem requerer medidas de segurança adicionais, para além dos descritos a seguir.
- Por vezes, muitos cartões para o sistema, dependendo das adições de concentração e de ácidos estão inseridos. Escolha o que mais se aproxima de sua solução de ácido inicial.
- Se você preferir ler em outro idioma, escolher um aqui.
2
Use óculos de segurança, luvas e uma bata de laboratório. As lentes que cobrem os lados dos olhos são necessárias para trabalhar com ácidos. Proteja a sua pele e roupas usando luvas e um jaleco ou avental.
- Lembrar cabelos longos antes de trabalhar com ácidos.
- O ácido pode levar várias horas para fazer buracos na roupa. Apesar de não notar o vazamento, algumas gotas podem danificar suas roupas se você não colocar o jaleco.
3
Ele trabalha em um exaustor ou uma área ventilada. Quando possível, manter a solução ácida numa hotte durante o trabalho. Isto limita a exposição dos vapores produzidos pelo ácido, que pode ser corrosivo ou venenosos. Se você não tem um exaustor disponíveis, abra todas as janelas e portas ou ligar um ventilador para ventilar a área.
4
Identifica onde há jato de água. Se o ácido entrar em seus olhos ou da pele, você vai precisar para executar água corrente fria por 15 a 20 minutos. Não faça a diluição até saber onde a estação de água ou a roupa mais próximo.
- Quando você lavar seus olhos, manter as pálpebras abertas. Mova seus olhos olhando para cima, direita, para baixo e para a esquerda para garantir que todos os lados são colírios.
5
Tenha pronto um plano para derrames específicos para o seu ácido. Você pode comprar um kit para derramamentos de ácido contendo todos os materiais necessários ou neutralizantes e compra absorvente separadamente. O processo descrito aqui pode ser utilizado para clorídrico, sulfúrico, nítrico ou ácido fosfórico, mas outros ácidos podem necessitar de mais pesquisa para removê-los adequadamente:
- Ventilar a área por janelas e portas e por sua vez a abertura sobre o capô e os fãs.
- Aplique uma base "fraco" tal como carbonato de sódio (cinza de soda), bicarbonato de sódio ou carbonato de cálcio para as bordas exteriores do vazamento, evitando salpicos resultante.
- Continua a aplicar-se lentamente, trabalhando dentro até que o vazamento é coberto.
- Misturar bem com um instrumento de plástico. Verificar o pH com derramamento papel decisivo. Adicione mais base se necessário para levar o pH entre 6 e 8, em seguida, lavou o derramamento com água.
parte 3Dilui o ácido
1
Coloque água fresca em um banho de água quando a utilização de concentrados ácidos. Este passo só é necessário quando você está dirigindo soluções ácidas extremamente concentrados, tais como o ácido 18 M sulfúrico ou ácido clorídrico 12M Esfria água que você está usando mantendo-o no recipiente cercado por gelo durante pelo menos 20 minutos antes da diluição.
- Para a maioria das diluições, a água pode estar à temperatura ambiente.
2
Adicionar água destilada para uma grande garrafa. Para projetos que envolvam medidas cuidadosas, como teste utiliza um balão volumétrico. Para a maioria dos fins práticos, num balão de Erlenmeyer podem ser utilizados em vez disso. Em qualquer caso, a escolha de um recipiente que pode facilmente conter o volume total desejado com muito espaço livre para minimizar derrames ao longo do bocal.
- Você não deve medir com cuidado esta água, uma vez que vem de um recipiente "faia" cuidadosamente medida para conter a água total necessário.
3
Adicionar uma pequena quantidade de ácido. Se você usar uma pequena quantidade de ácido, usando uma pipeta graduada (Mohr) ou um volume com bulbo de borracha na parte superior. Para volumes maiores, um funil colocado no gargalo da garrafa e lentamente verter uma pequena quantidade de ácido utilizando uma sonda.
- Nunca use uma pipeta de boca no laboratório de química.
4
Permitir que a solução arrefeça. Ácidos fortes pode gerar uma grande quantidade de vapor de água quando a água é adicionada. Se o ácido é altamente concentrada, a solução pode salpicar ou produzir fumos corrosivos. Se isso acontecer, você precisa executar a diluição completamente em muito pequenas ou arrefecer a água em um banho frio antes de continuar a dose novamente.
5
Adicionar o ácido remanescente em pequenas doses. Deixe o suficiente para que a solução é legal entre as doses, especialmente se você notar aquecimento, fumo ou espirrar tempo. Continue até que você adicionar toda a quantidade necessária de ácido.
- O montante é calculado como foi calculado V1 acima.
6
Agitar a solução. Para melhores resultados você pode agitar a solução usando uma vareta de vidro depois de completar cada uma das adições de ácido. Se o tamanho das esferas impede a agitação das soluções, a solução foi agitada após a diluição completa e remove o funil para o fazer.
7
Armazena o ácido e lavar as ferramentas. Despeje a solução de ácido que você preparou em um recipiente clara e rotulagem, de preferência em um frasco de vidro revestido com PVC e armazená-lo em um lugar seguro. Lava-se a bola, funil, uma vareta de agitação, a pipeta e o cilindro graduado em água para remover qualquer traço de ácido.
dicas
- adicionar sempre o ácido à água, e não vice-versa. Quando as substâncias entram em contato irá produzir uma grande quantidade de calor. A maior quantidade de água que você usa, mais você precisa de dissipador de calor para absorver o calor e evitar respingos e deixe ferver.
- Como um lembrete da ordem correta: "Faça o que você deve, adicionar ácido à água". Alternativamente, você também pode memorizar: "Adicionar sempre o ácido à água".
- Quando você mistura dois ácidos, acrescenta sempre a forte sobre o ácido fraco, pelo motivo descrito acima.
- Que você possa adicionar a metade da quantidade de água necessária, os diluyas lentamente misturar completamente e, em seguida, a água restante. Isto não é recomendado para soluções concentradas.
- Comprar mais ácido diluído que você precisa, para a máxima segurança e facilidade de armazenamento.
avisos
- Não dissolver materiais por diversão ou por qualquer outra razão a não ser que você saiba exatamente o que está fazendo. Desta forma, você pode criar produtos extremamente perigosos como venenos, explosivos ou gases explosivos sofrer ignição espontânea.
- Nunca tentar recolher os resíduos de ácido derramado com soda cáustica, KOH ou NaOH. A utilização de água ou de uma base diluída como o carbonato hidrogenado (bicarbonato de sódio) (NaHCO3) em vez disso.
- Embora eles são chamados de "fraco" ácido pode produzir uma grande quantidade de calor e pode ser muito perigoso. A distinção entre ácidos fortes e fracos é puramente química.
- Nos casos em que o efeito do ácido não é profundo, o ácido permanece classificada como venenosa. Por exemplo o ácido cianídrico (comumente chamado cianeto, Não é muito forte, mas é muito venenosos).
- Nunca, jamais, derramar a água diretamente sobre um ácido. Ele vai fazer o mesmo efeito como se vertieses água em óleo fervente e as consequências poderiam ser mesmo fatal.
- Os (nítrico, sulfúrico, clorídrico) ácidos inorgânicos são muito fortes e podem causar queimaduras graves, então tratá-los com extrema cautela. O mesmo pode acontecer com alguns ácidos orgânicos, tais como ácido acético concentrado.
Coisas que você precisa
- Goggles
- luvas
- Jaleco de laboratorio
- estação de lavagem dos olhos (O acesso a uma fonte de água fria, clara, em que você pode colocar os olhos com facilidade).
- balão volumétrico (Para maior precisão), ou Erlenmeyer
- pipeta (Para pequenas quantidades), ou um cilindro graduado (para quantidades maiores)
- água
- ácido
- Kit para ácidos derramados, ou bicarbonato de sódio e ferramenta de plástico
- vareta de vidro