Como calibrar uma pipeta
As pipetas são necessários instrumentos utilizados em laboratórios químicos e para medir a transferência de uma determinada massa de líquido. Pipetas são uma equipe em forma de tubo fino com um bulbo de borracha na parte superior. O tubo é numerado de ponta a ponta, em incrementos de 10 mililitros. Pipetas precisa de ser muito preciso, porque qualquer diferença na leitura pode afectar o resultado de uma reacção química. Para garantir a precisão, é necessário calibração pipeta periodicamente. calibração do equipamento é necessário, mesmo nos casos mais sofisticados, como o uso continuado e outros fatores podem afetar suas leituras de medição. O processo de calibração ajuda a determinar se a equipa faz as leituras correctas, de modo que ele pode ser rectificado no tempo, e que pode manter a eficiência da análise laboratorial processos.
passos
1
Limpar a pipeta. Limpam-a pipeta, incluindo o copo. Secá-las completamente. Isto é feito para remover quaisquer detritos que possam afectar as leituras.
2
Adicionar água destilada. Despeje um pouco de água destilada em um Erlenmeyer. Deixe descansar por cerca de 15 minutos. Agora medir a temperatura da água.
3
Medindo proveta. Usando uma balança analítica, mede a taça, com um erro de um décimo de miligrama.
4
Utilize uma lâmpada a encher a pipeta. Usando um bulbo pipetas, pipeta cheia de água usando Erlenmeyer. Transferências esta água para proveta. Reavaliados no copo. Grave a diferença de peso do recipiente, e calcula a massa de água foi descarregada. Fazer esse processo mais três vezes.
5
Calculada e determinada. Calcula e determina a média de quatro medições da pipeta.
6
Ajustar a resistência do ar. Faça um acréscimo de 1,06 mg por massa média grama. Esta é para fazer um ajuste de resistência do ar durante o processo de medição. Se você usar uma balança digital, ignore este passo.
7
Calcula-se a densidade da água. Calcula-se a densidade da água à temperatura actual das primeiras medições do processo. Calcule o volume médio de água descarregada da pipeta, utilizando a seguinte fórmula: volume = massa / densidade.
8
Compare as medições e cálculos. Para verificar a precisão da pipeta, fazer uma comparação de medições e cálculos contra outros resultados da calibração da pipeta.
dicas
- É importante que o laboratório é limpo e organizado durante o processo de calibração.
avisos
- Não é necessário limpar e secar o balão depois de cada uma das medições da pipeta. Isso só vai perder tempo.
Coisas que você precisa
- proveta
- Erlenmeyer
- Caneta e papel
- pipeta
- bulbo da pipeta
- termômetro
- balança analítica