Falar em público

3 partes:

Conteúdo

Preparar adiantadoPrática antes da apresentaçãoFale com o seu público, naturalmente,

falar em público em si, não é tão simples como parece, ele é um artista de falar, não é um poeta, mas cria obras de arte com a palavra, não é um ator, mas torna-se o palco para viver , sentir e pensar o seu público, é um bom comunicador que sabe se fazer entender e saber o que seu público espera. Por que e preparado mentalmente e fisicamente com a disciplina, através do estudo e da prática da arte, para que eles possam desenvolver suas habilidades, mas acima de tudo, ama o que faz, ama falar em público porque ele sempre tem algo a dizer . Para melhorar suas qualidades orais em um discurso, siga estes passos.

parte 1Preparar adiantado

1

Planejar e organizar o seu discurso ou apresentação, incluindo três fases básicas. Estes estão a criação ou introdução (relatórios sobre o que você vai dizer a seguir), o desenvolvimento do tema (discutido em detalhe o tópico em questão), e conclusões ou síntese (termina com um breve resumo do tema desenvolvido e apresentá-los um desafio ou atribuir-lhes uma tarefa.

2

Faça uma apresentação plano escrito. Este plano será a sua base de roteiro fala ou fala e servirá durante a apresentação.

  • Se sua apresentação não tem objetivos legais ou políticas, é preferível que o seu plano é um breve resumo que destaca os principais pontos que você deve explicar e você terá menos para ler. Isto lhe dará uma grande flexibilidade na apresentação e melhor contato visual com os ouvintes. A vantagem é que você pode dirigir seu discurso como uma conversa e, assim, o público irá apreciá-lo melhor. Mas neste caso, você deve estar bem preparado em termos da substância do tema, porque ele deve saber o que está falando ou é melhor ficar calado. Aqui, a palavra-chave é "saber".
  • Quando sua apresentação precisa atender fins de relações legais ou públicas, você deve ser o mais curto possível e ler fielmente um discurso preparado e bem revisado por aqueles que têm domínio do tema, seja legal ou técnica. Lembre-se que se você estiver indo para incluir um período de perguntas e respostas, você tem que saber todas as respostas ou então ele irá falhar miseravelmente. Mais uma vez, a palavra de ordem é "saber".

3

Ela faz a introdução corretamente. O propósito da introdução é para chamar a atenção imediata e despertar a curiosidade e expectativa para o que vem a seguir. Isto pode ser conseguido com um mínimo de três ingredientes:

  • chamariz. Esta pode ser uma ação física, uma anedota, um fator impressionante ou uma piada. É essencial que tem de estar directamente ligado ao tópico principal. Por exemplo, em uma tarde quente de um padre começou seu sermão dizendo: "Este jodi ** calor nos derreter." Ao ressoar a palavra vulgar da boca de um sacerdote, o silêncio reinou por toda a igreja e atenção absoluta foi sob o comando de alto-falante astuto.
  • Conexão: Esta é uma breve explicação que liga o chamariz para o tópico principal. Continuando o exemplo acima, o Pai fez a ligação dizendo: "Isso é o que hoje eu ouvi um de vós dizer no pátio do templo."
  • Capitulação: Esta é uma breve ordem da lista de todos os pontos e ele tenta explicar o procedimento. Fiel ao exemplo em andamento, a religiosa continuou ele está anunciando: "Então, no sermão de hoje vou falar sobre o que você pensa a Igreja sobre o uso profano ou palavras vulgares, irá explicar como os termos profanos afetam nossas vidas e certeza eles aprendem a melhor maneira de evitar a vulgaridade. "
  • Você vai notar que, neste exemplo, o procedimento é "falar". O procedimento pode combinar, substituto ou oratório apoio com um filme ou vídeo, apresentação do PowerPoint, materiais impressos, transparências e assim por diante.
  • Note também que claramente identificados três pontos principais religiosos em sua capitulação.

4

Prepare desenvolvimento. O desenvolvimento do tema é o corpo vivo de sua apresentação e, durante ela deve explicar em grande detalhe o que anunciou durante a introdução. Durante o desenvolvimento, você deve considerar um conjunto de regras ou processos a seguir.

5

Segue uma ordem. Ao desenvolver o tema que você deve manter a estrutura de qualquer explicação, a fim lógico, é numérica dizer-, alfabético, ordem cronológica, do claro ao escuro, de dentro para fora, da esquerda para a direita, de cima para baixo ou de qualquer outra ordem que é razoáveis ​​e simplificar o entendimento.

  • Por exemplo, como desligar o computador pode ser explicado por ordem de procedimento: 1. Feche todos os programas 2. Você fechar o sistema operacional 3. Você desliga os alto-falantes 4. Você desligar o monitor.

6

Use transições ou links. Você deve usar uma transição entre o meio dos pontos principais para evitar uma mudança abrupta de assunto, porque tudo deve ser devidamente ligados. Portanto, você deve usar termos ou palavras como: "Portanto", "disse" "E tão importante quanto isso, é também" "Também consideramos" e frases como essa.

  • Por exemplo, "Com os programas fechados, podemos agora avançar para desligar o sistema operacional." Uma transição excelente (se não o melhor) é uma pergunta cuja resposta verbalizar o próximo ponto de discussão. Em exemplos como, "Por que fechar os programas em primeiro lugar?", "O que devemos fazer agora?", "O que é que falta?" E "Quem é responsável por isso?, Podemos compreender que não é difícil para criar o questão que nos levará para o próximo ponto.

7

Use uma linguagem e os termos especiais. Use palavras e termos que possa entender pela primeira vez sem dificuldade. Digamos que você está falando sobre o corte de aço estrutural com explosivos e dizer ao público que um material comum para este trabalho é trinitrotolueno. Certamente muitos vão se perguntar "O que é isso?" Em vez disso, se você tinha dito TNT vez de trinitrotolueno, é mais provável que tudo o que tinha entendido.

  • Por outro lado, pode ser que alguém pergunta: "O que quer dizer a sigla TNT?" Deve ser tecnicamente preparado para responder: "Isso é a designação comum de trinitrotolueno ou poderia dizer, uma abreviação da composição química do que explosiva ". Se destaques necessárias qualquer palavra-chave em seu plano de apresentação.

8

Ele inclui perguntas. As perguntas são essenciais para um bom discurso. Seu plano deve incluir uma série de perguntas. Durante uma apresentação ou uma classe, é uma boa prática para fazer uma pergunta em dois minutos.

  • Você não necessariamente tem que procurar respostas para o público como questões igualmente retóricas que você mesmo responder, estimular o interesse e curiosidade. Acima de todas as questões incentivar o pensamento e ajudar a manter a atenção.

9

Considere algumas anedotas e piadas. É magnífico interpor algumas anedotas ou piadas em seu discurso, torna-se mais agradável não abusar o ambiente, mas. Lembre-se que você não vai entreter, para a sua missão é a de vender idéias. Portanto, tudo que você diz em tom de brincadeira ou a sério, tem que estar ligado ao tema principal da sua apresentação.

  • Eles não religiosa, racial, política, sexual ou qualquer outra que possa ofender as piadas públicas.



10

Concentre-se na conclusão de síntese. Entre a introdução ea conclusão não pode discernir qual dos dois é mais importante, mas a última coisa lembrar ao público, alguns acreditam que a conclusão é mais importante em uma apresentação. Uma boa conclusão é curto e tem três partes básicas:

  • Perguntas e respostas. Este é um breve período dá uma oportunidade ao público para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o tema principal. Dependendo da finalidade da apresentação ou procedimento, o período de perguntas e respostas podem ser opcional. Se apropriado pode dizer: "Você tem alguma dúvida sobre o que falamos?" Responda às perguntas o mais rápido possível, porque você não vai repetir o seu discurso.
  • Recapitulação. Sem re-discutir o já falado, lista os principais pontos do discurso. Por exemplo: "Se não há perguntas ... nós prosseguir. Hoje falamos sobre a introdução, desenvolvimento e conclusão do tópico ou síntese de uma apresentação. Eu tenho certeza que cada um de vocês agora é capaz de escrever um bom plano. "
  • Declaração Final. Esta declaração incentiva o público a fazer alguma coisa com as informações divulgadas durante a apresentação e pode ser um desafio ou uma tarefa com impacto pessoal. Por exemplo, "Dado que você está vendendo, o que aprenderam aqui é tão bom como o seu pão de cada dia, como eles aprenderam a vender idéias."

11

Observe o tempo total eo tempo interno. Estes definem a duração da sua apresentação e definir quantos minutos você precisa explicar os pontos principais. Observe o tempo interno em seu plano no final de cada ponto de discussão.

  • Usar o cuidado de modo que a soma do tempo interno não é maior do que o tempo total. Lembre-se que nem todos os itens requerem a mesma quantidade de tempo, porque algumas coisas não são tão complexos quanto os outros.
  • Você deve ter um orçamento de tempo para regular quanto tempo será o seu discurso. Apresentações ou aulas geralmente levam de 30 a 50 minutos. Dependendo de sua eloqüência, muitas pessoas podem se cansar se você sobrecarregados.
  • Nunca exagere 50 minutos, porque isso parece ser o prazo médio de interesse em seres humanos.

12

Faça um comentário. Orgulhe-se de direitos de autor de lado. Você não é infalível! Qualquer discurso pode ser melhorado para o infinito e nunca ter o melhor dos planos, então você tem que chegar a um ponto onde você e seus colegas estão satisfeitos com o seu plano.

  • Quando um colega diz que você não entender algo ou que algo em seu plano pode melhorar, levar em consideração apenas porque o seu colega sabe mais sobre ele do que o público.
  • Se em vez disso você mostrar ofendido por causa de comentários construtivos, seus colegas não mais comentar sobre seus erros ou omissões não ofender você, mas lembre-se que o público vai ser implacável que vai fazer os comentários.

13

Ensaie todo o seu discurso. Recitar o seu discurso para seus colegas e pedir-lhes para tomar notas e participar do mesmo modo que, eventualmente, o seu público. No final de cada apresentação deve criticar construtivamente sua apresentação para que você sabe o que é certo eo que as coisas precisam mudar. Durante a prática, você pode validar o tempo interno e no tempo total.

14

Familiarize-se com a apresentação. Visite o lugar onde você vai conduzir a sua intervenção com antecedência e você não terá surpresas desagradáveis ​​no último minuto. Durante seus testes e preparação final, ouvir o que você diz e, se possível gravar a sua voz para ouvir e descobrir suas deficiências. O objetivo é eliminar acentos desagradáveis ​​e tendências de sua voz, e sua técnica de entrega pessoa. Preste atenção a sua presença e a maneira de vestir, enquanto todos os olhos estarão em você.

parte 2Prática antes da apresentação

1

Heats, relaxar e assistir. Os braços erguidos acima da cabeça, respirar profundamente possível de ar através do nariz e retenlo por dez segundos, em seguida, expire suavemente pela boca, dizendo que um "E" quase silenciosa e ao mesmo tempo diminuir os braços para os lados, para libertar todo o ar. Então, novamente respirar profundamente, sempre através do nariz e, em seguida, lentamente libera ar, enquanto dizendo que os cinco vogais, "desenho" lábios cada vogal.

2

Melhorar a sua capacidade pulmonar. Respire pelo nariz, como antes, segure o ar por 10 segundos e, em seguida, solte-o lentamente pronunciar o som consonantal "S"Enquanto braços inferiores a altura do ombro, segure o ar por 10 segundos e, em seguida, liberado novamente para terminar o resto controladamente as armas.

  • Tome um papel ordinário, três por três centímetros, coloque-o contra a parede na boca, manter uma distância mínima entre o pedaço de papel e boca de pelo menos seis a sete centímetros, aspirar todo o ar possível e, em seguida, soprando tentativa de manter papel colado à parede o maior tempo possível. Pegue uma vela acesa colocada 50 cm de distância, em seguida, tomar uma respiração profunda e tentar extinguir soprando forte, em seguida, aumentar a distância de 10 cm e assim por diante.

3

Respirar com o diafragma. Para tornar-se consciente da gestão diafragmática, primeiro inspirar tanto ar quanto possível, ambas as mãos colocadas sobre o abdome e, finalmente, repetiu as seguintes sílabas, tentando "obter o estômago" cada vez que você proferir uma JA - JA - JA - JE - JE - JE - CHI - CHI - CHI - JO - JO - JO - JU - JU - JU.

4

Saiba vocalização, fala e expressão. O melhor exercício para este ponto é aprender trava-línguas:

  • Exemplo 1: Se Pancha ferro, com quatro pratos, com algumas placas de ferro Pancha.
  • Exemplo 2: Eu comprei alguns copos, vidros pequenos como compraram e comprei alguns copos alguns drinques I pagos.

parte 3Fale com o seu público, naturalmente,

1

Use o volume, tom e ritmo correto. Cantar é o melhor exercício para desenvolver a capacidade de refinar de voz, em seguida, jogou com volumes altos, média e baixa, com tons graves, médios e agudos, bem como a velocidade lenta, média e rápida, com uma canção que é alegre e apresentar essas qualidades.

  • O timbre da sua voz deve ser o mais agradável possível, evitando assim a voz estridente.
  • Não soa como se estivesse sussurrando. Ajusta o volume de sua voz para o espaço onde você está falando, mas falando com força suficiente e uma cadência forte. Evitar cair em um monótono, porque você vai estar dormindo ao público. Aumentar e diminuir o volume de sua voz.
  • Não fale muito rápido nem muito lento, mas varia a velocidade de sua conversa.

2

Certifique-se que o presente pode ouvir e compreender tudo que você diz.

  • Tente não gritar, porque você pode ficar afônico curto espaço de tempo.

3

Evite oral, bem, buzzwords ahem, este eheheh, ok, aahh, ok e coisas assim.

  • Tentar não repetir a mesma palavra em uma frase. E não use a mesma frase várias vezes. Isso tende a distrair quem escuta.

4

Use suas próprias palavras. Em seu discurso, você deve usar suas próprias palavras e usar um vocabulário simples que seja compreensível para todos os públicos.

5

Evite mostrando sinais de vaidade, porque, como alto-falante você tem que ser uma pessoa agradável e alguém vaidoso não é agradável. Fazer considerações e respeitar o seu público.

6

Você nunca recitar como um papagaio como dar a impressão de que você memorizou algo que você não saber ou entender.

7

Evitar qualquer gesto que ajuda a distrair o seu público ou enfatizar o seu nervosismo. Por exemplo, quando você se move como uma cadeira de balanço, você anda como um elefante amarrado, ou mover as mãos muito.

  • Fale com o seu público, mas não a bordo, tela ou projetor.

8

Mantenha contato visual e auditivo constante com o público. Você tem que colocar ênfase na capa como muitos sentidos do público quanto possível.

  • Esforce-se para olhar as pessoas nos olhos, porque se você direcionar a sua visão sobre as suas cabeças ao chão ou às paredes do lugar, perder a sua atenção. Exercite seus olhos e mover os olhos de uma pessoa para outra para sentir que você está falando com eles.
  • Embora você deve usar pausas para indicar ênfase, evita períodos mortos ou silenciosos em sua apresentação, caso contrário, dar a impressão de que você esqueceu o discurso e perder o contato com quem você escuta.
  • Se o seu público tem participação ativa durante a apresentação, não deixe que um deles ou criar um período morto de silêncio. Você controla tudo!

dicas

  • Sem grande valor ensaiar antes de um espelho, porque só distrai-lo quando você admira o seu rosto bonito e mais importante é que o espelho não fala e você não pode criticar construtivamente.
  • Observe como eles falam radialistas, políticos, emcees, apresentadores de TV ou alto-falantes e tentar aprender algumas de suas técnicas.
  • Meditar e imaginar o que os argumentos por trás de cada ação o planejamento para a sua apresentação. Prepare-se para enfrentar qualquer eventualidade!
  • gestos de estudo de língua pessoas fazem e encontrar estes gestos podem ser uma fonte de distração. Quando você fala com não deixe que o ouvinte se distrair com seus gestos ou pessoa, o objetivo é que você ouça com atenção.
  • Enriquecer o seu vocabulário sempre que você pode através de seu trocas sociais, ou através de suas leituras. Antes de uma apresentação, consulte o dicionário ou enciclopédia sobre o significado das palavras que você não entende.
  • Antes de rosto antes de uma audiência, o exercício com uma respiração tranqüila.
  • Não use o suporte como uma muleta. Se você não pode se esconder atrás do púlpito e circula sobre o seu público.
  • Note-se que a capacidade de comunicar informações por via oral, exige organização de idéias e estratégia de entrega eficaz. Embora algumas pessoas são falantes inatas, falar em público eloquentemente é uma prática razoável habilidade pode aprender e se desenvolver. No local de trabalho moderno, a capacidade de informar os grupos é necessária porque a nossa sociedade é forte em informação e comunicação.
  • Por essa razão, falar afeta todas as fases de nossas relações humanas. Em certa medida, a eloqüência com que nos comunicamos em um nível individual, determina que projetamos eficácia pessoal no local de trabalho e até mesmo no íntimo ou sentimental. Embora a comunicação escrita ainda é importante, hoje as pessoas não lêem tanto quanto antes e nosso mundo depende mais do multimédia.
  • Tenha em mente que a comunicação oral é uma forma eficiente para informar e grupos de apoio ou complementar outros meios. Mas lembre-se que as diferenças e consequências entre as comunicações escritas e orais podem ser graves. ** Ao contrário do que pensamentos escritos, você fala errado, é muito difícil ou impossível de apagar e erros orais são muitas vezes irreparáveis. É por isso que um bom discurso ou apresentação informativa, não acontece por acidente ou Impromptus.
  • Observe as pessoas que, por causa de sua profissão utilizam a voz. Quando eles falam, eles fazem isso naturalmente e de forma eficaz. Sua eloqüência desperta a atenção eo interesse na maioria das pessoas que ouvem a eles e são capazes de manter esse contato até o final do seu discurso. Embora pareça espontaneamente improvisar, seu discurso é pré-planejado e ensaiado.
  • avisos

    • Nunca apresentar uma palestra sem um plano de apresentação.
    • Nervosismo é normal e benigna se você pode manter sob controle. Se você não se sentir um pouco de nervosismo, quando de frente para o público, você não pode ser eficaz.
    • Quando se fala em público você deve vibrar para que aqueles que você ouve também vibrar.
    • Apesar de tudo tem o seu discurso jovial ou ponto dramático, evitar brincadeiras. Não tente agir ou entreter como você é um humorista.


    Artigos Relacionados