Como preparar um discurso
5 Método:
Conteúdo
Preparar um discurso que não é difícil se você tiver um procedimento que você pode seguir. Há passos comprovadas que ajudarão você a colocar as idéias, a fim de conseguir uma dissertação eficaz, de modo relaxar e aprender como manter a sua ansiedade na baía e dar um bom discurso na frente do seu público.
método 1Começa com o seu público
1
Determina a ocasião. É importante saber que tipo de discurso indo para expor e por que esse público se reuniram para começar com o pé direito. Discerne se o discurso é ser a narrativa, informativo, persuasivo ou tipo cerimonial.
- narrativa pessoal. A narrativa é outra maneira de dizer uma história. Se você foi pedido para dizer algo sobre si mesmo, descobrir se o objetivo é contar uma experiência pessoal para ensinar uma lição, reforçar a moral, inspirar ou simplesmente entreter o público.
- discurso informativo. Existem dois tipos de discursos informativos e processo de exposição. Se você cobrar-lhe um discurso informativo sobre um procedimento, a ideia é explicar como é feito, como é feito ou como algo funciona. Você vai ter que dar o passo público a passo através do processo. Se o discurso é uma exposição, a sua tarefa será a de tomar o que pode ser uma questão complicada e dividi-lo em seções para que o público vai entender completamente. É educá-los sobre o assunto.
- discurso persuasivo. Se o objetivo é persuadir, você deve convencer o público a adoptar um modo de pensar, uma crença ou comportamento que você defende.
- oração. Este tipo de gama discurso de brinde em casamentos para funerais elogiar, por meio de discursos ou despedidas de graduação. É esperado para ser breve e concentrar-se divertido, inspirador, ou aumentar a apreciação do público por algo ou alguém.
2
Escolha um tema de interesse para os presentes. Se você pode escolher, escolher o seu público acha interessante ou agradável. Às vezes não temos a opção de escolher o tema, mas você é atribuído um em particular. Nesse caso, você deve encontrar maneiras de despertar a atenção e mantê-lo.
3
Definir uma meta. Escrever uma frase que resume o que o objetivo do discurso. Ela pode ser tão simples quanto "Eu quero o meu público para aprender as quatro coisas que você deve observar ao comprar um diamante" ou "Quero convencer o público a não comer fast food durante um mês." Pode parecer simples, mas colocá-lo por escrito realiza duas coisas: Nós vamos ajudá-lo a não ir ao redor do arbusto Cundo unifiques ideias e irá ajudá-lo a lembrar-se de se concentrar em seus ouvintes como você ir sobre como preparar sua dissertação.
4
Tenha em mente o seu público em todos os momentos. Seria um desperdício de tempo e esforço para preparar um discurso e, em seguida, seu público não vai prestar atenção ou não conseguia se lembrar de uma palavra do que você disse. Você deve estar bem consciente de que o que você diz que é interessante, significativo, relevante e memorável para o seu público.
- Lê o jornal. Se você pode conectar seu discurso com uma história importante ou curioso, você vai se destacar a relevância do que você diz.
- Traduz números. Usar estatísticas pode fazer um impacto, mas será mais fácil de entender e causar maior impressão se você traduzir para que compreendam melhor. Por exemplo, você pode dizer que todos os anos 7,6 milhões de pessoas morrem de câncer em todo o mundo, mas você pode tornar os dados mais interessantes e impressionantes dizendo que esse número representa toda a população de um país como a Suíça.
- Manifesta benefícios. É uma boa idéia para fazer o público saber exatamente o que para começar, se você ouvir o seu discurso, de que maneira irá manter a sua atenção. Se eles aprendem a economizar dinheiro, contá-la desde o início. Se a informação que você está prestes a apresentar irá facilitar a vida de alguma forma, deixe isso claro. Se eles são para conseguir uma melhor saber ou entender alguma coisa ou alguém que eles conhecem.
método 2Escreva suas pesquisas e Esboço
1
Conhecer o assunto. Em alguns casos, apenas terá de sentar-se calmamente, arrumar suas idéias e colocá-las por escrito. Outras vezes, o tema será pouco conhecido para você e você deve fazer alguma pesquisa para conversar sentido e propriedade. Na maioria das vezes você encontrá-lo entre os dois extremos.
2
Fazer uma extensa pesquisa. Internet pode ser uma excelente fonte de informações sobre uma variedade de questões, mas não se contentar com apenas alguns cliques. Se você é um estudante, use o seu livro ou bases de dados de bibliotecas à sua disposição. Muitas bibliotecas públicas têm bases de dados de milhares e milhares de artigos. Se você é um membro, estes dados estão à sua disposição. Pense entrevistá-lo com alguma habilidade na arte ou fazer um levantamento. Quanto mais você investigar, você terá mais chance de sucesso. Para outros, utilizando várias fontes de informação que você vai falar mais amplamente sobre o assunto.
3
Evitar o plágio. Se agendar compromissos de qualquer fonte, certifique-se de dizer onde conseguiu a informação ou que o publicou. Para fazer isso, liste as fontes de controlá-los se eles finalmente emplees essa informação no discurso.
4
Decida se você vai usar um esboço ou escrever completamente. A narrativa, palestras informativas ou persuasivas são melhores se você expor suas próprias palavras, enquanto é melhor para escrever completamente o cerimonial.
- Esboço. Usando esboço, você apenas organizar idéias e estruturas do discurso sobre uma série de pontos-chave. Por exemplo, utilizando o exemplo acima: "Eu quero o meu público para aprender as quatro coisas para assistir ao comprar um diamante", Designarías um ponto importante como "Court," como outra "cor," como outra "clareza" e outros como "Quilates." Sob cada um destes pontos, você dar ao público informações detalhadas.
- Os desenhos podem ser escritas em frases completas ou com um número de abreviaturas e lembretes. Outra forma é escrever o discurso palavra por palavra e, em seguida, encurtar as frases usando palavras que lembrá-lo das idéias de cada fase do discurso.
5
Certifique-se de que você tem todas as peças no lugar. Um discurso inclui três partes básicas: introdução, corpo e conclusão. Não negligencie qualquer um dos três elementos.
- Introdução. Há duas coisas que você deve ter uma boa introdução: Algo que chama a atenção e um resumo do que ia dizer.
- Coloque algo que agarra sua atenção. O mais importante é o início de um discurso é que ele envolve o público. Você pode fazer isso de várias maneiras: Ele levanta uma questão ou uma série de perguntas, diga algo inesperado, li uma estatística impressionante, usando uma citação ou um provérbio famoso, ou contar uma história curta. Tire um tempo para ter uma idéia de qual é a melhor maneira de capturar a atenção e é mais fácil fazê-lo em primeiro a tentar ligar como o discurso se desenvolve.
- Ele oferece uma pré-visualização. Pense que você está indo para tomar uma olhada no que vem a seguir. Ele pretende dizer ao público os principais pontos de sua dissertação. Não introduzir ainda possíveis detalhes que você vai fazer no corpo do discurso. Você pode escrever em uma frase curta um resumo de cada um dos pontos abarcarás mais tarde.
método 3Escolha Visual Aids
1
Escolha uma ajuda visual para o benefício do público. Há muitas razões para isso: eles ajudam a entender as coisas, ajudar a reforçar a memória do que você disse, chamando a atenção dos aprendizes visuais, eo público percebê-lo como mais persuasiva. Certifique-se de explicar por que você usar cada um dos recursos visuais que incorporam o discurso.
2
Escolha recursos visuais que se encaixam o tema. Embora seja uma ótima idéia para mostrar algo visual, escolha algo que faz sentido. Por exemplo, no exemplo de diamante discurso, não faria sentido para mostrar um diagrama de um corte de diamante e pronto para fazer uma jóia. Também ajudaria mostrar diferentes imagens de diamantes claros, rosa ou amarelo para mostrar ao público como reconhecê-los. Por outro lado, ele também pode ajudar a contextualizar o discurso que mostra o exterior de uma loja de jóias.
3
Use PowerPoint com cautela. PowerPoint pode ser uma ferramenta muito útil para a comunicação visual. Você pode usá-lo para exibir fotos, imagens e gráficos facilmente. Mas existem alguns erros comuns que os alto-falantes fazem frequentemente quando utilizar o PowerPoint. Aqui estão alguns deles para que você tenha cuidado:
- Não escreva qualquer coisa que você quer dizer na imagem. Temos todas as apresentações sofridas no qual o falante faz pouco mais do que ler o que estamos vendo. Isso é muito chato e muito em breve a atenção desaparece. Em vez disso, use a apresentação de introduzir, rever ou realçar informações chave. Lembre-se, sua apresentação PowerPoint deve ser um bônus adicional ao que você diz, não uma cópia exata do discurso.
- Preparar apresentações de fácil leitura. Use fontes e tamanhos de fácil leitura e não colocar muita informação em cada slide. Se o público não conseguir ler ou capturá-los, eles são inúteis.
- Use animações com moderação. Ter gráficos que flutuam em torno, aproximação e distância, mudança de cor, etc, podem ser atraentes, mas eles também podem ser uma distração. Tenha cuidado para não usar muitos efeitos especiais. O slide deve ser uma ajuda, não a estrela do show.
método 4Praticar o seu discurso
1
Data algum tempo. Quanto mais tempo você tem que preparar o seu discurso, você vai se sentir mais preparado e, portanto, menos nervoso. Uma regra que dá resultado é que ensaiar uma ou duas horas por cada minuto que você tem que falar. Por exemplo, para uma apresentação de 5 minutos, deve ser testado durante 5-10 horas. Claro, isso inclui todos os de sua preparação do início ao finalmente praticar testes são apenas uma parte deste tempo.
- Dê-se tempo para praticar. Se você tende a deixar as coisas para depois, você pode perceber que você correu para fora de tempo para ensaiar antes de entregar o seu discurso, e, portanto, despreparados, mais ansioso e nervoso.
2
Prática na frente de alguém. Sempre que possível, dizer o seu discurso para sua família ou amigos. Se você quiser, aconselhar, dar-lhes algumas pistas do que você está tentando alcançar eo que você faz mais perguntas, então se concentrar no que você pode melhorar.
- Olhe para a audiência. Não há nada mais atraente para um público que o contato visual com o orador. Enquanto você ensaiar, certifique-se de olhar para os seus amigos ou face família. Ele requer um pouco de prática para ser capaz de falar sem constantemente a olhar para as notas e levantar a cabeça para o auditório. Tenta capturar uma ou duas ideias em um rápido olhar para as notas e explicá-los em suas próprias palavras, enquanto observa seus ouvintes. Esta é uma das razões pelas quais o teste é tão importante.
- Se você não tem a oportunidade de ensaiar na frente de alguém, pelo menos, ele tenta ensaiar em voz alta. Você não quer que o dia do discurso é a primeira vez essas palavras fora de sua boca. Para outros, falar alto dá-lhe a oportunidade de ver se você pode pronunciar corretamente todas as palavras, praticar a articulação e confirmar a hora exata último discurso (falar mais rápido na mente em voz alta).
3
Estar aberto a mudanças. Uma vez que você ouvir a sua voz, você vai ver que as coisas mudam. Se ele for muito longo, você deve cortá-lo. Se você ficou aquém ou qualquer seção é escasso, acrescenta algo. Não só isso, mas cada vez que pronunciá-lo em voz alta, você vai ver que você obter algo diferente. Isso é perfeitamente normal. Você não é um robô, mas uma pessoa. Não há necessidade de memorizar seu discurso palavra por palavra, o que é importante é apresentar ideias de forma clara e atraente.
método 5reduzir a ansiedade
1
Mover. É muito comum nervosismo Externalizar: palpitações, respiração rápida e mãos suadas. Esta é uma resposta normal devido ao aumento da adrenalina no sangue, o que ocorre quando nos sentimos ameaçados. A chave é a de se mover, exercício para mover a adrenalina no corpo e se dissipa.
- Aperta e solta. Aperta seus punhos muito, muito fortes, manter alguns segundos e solte. Repita algumas vezes. Você pode conseguir o mesmo resultado tensionando e relaxando os músculos das panturrilhas. Com cada relaxamento que você vai notar uma ligeira redução nos sintomas de nervosismo.
- Respirar profundamente. A adrenalina faz com que sua respiração torna-se difícil e o sentimento de ansiedade aumenta. Você tem que quebrar o círculo vicioso. Respire pelo nariz e enche completamente seus pulmões e estômago. Deixe sua caixa torácica expandir. Em seguida, deixar o ar sair lentamente pela boca. Repita este ciclo de inspiração e expiração cinco vezes.
2
Concentre-se em seu público. Embora seja difícil de acreditar, um bom discurso não ele, mas o público. Concentrar completamente em seu público e se concentrar nele durante todo o discurso, mas especialmente na introdução. Será que estamos realmente recebendo a mensagem não-verbal você está transmitindo-los? Você está entendendo o que você diria? Se você abrandar? eles estão de acordo com você expor? eles estão abrindo e fechando para você eo que você está explicando a eles? Se você colocar sua atenção no que eles sentem que você não terá tempo para pensar sobre seus próprios nervos ou ansiedade.
3
Use recursos visuais. Você já pode ter planejado usar alguma ajuda visual, mas se não, talvez você deve repensar o assunto. Para alguns alto-falantes, utilizando recursos visuais reduz a ansiedade, porque os faz sentir que eles não são o único foco, mas eles estão compartilhando os holofotes com outra coisa.
4
visualização prática. Criar uma imagem mental de si mesmo entregar o discurso com sucesso. Feche os olhos e imagine-se sentado antes de dar lugar para a plataforma. Ouça o seu nome quando você apresenta. Visualize-se de pé na frente do público com confiança, com as suas notas na frente de você e disposto a começar a falar. Então imagine que você já está falando e ver como você pronuncia o que você preparou com tanto cuidado, enquanto assiste a audiência em silêncio e emprestando toda sua atenção. Em seguida, olhar para si mesmo dizendo "obrigado" e retornando ao seu lugar.
5
Manter a confiança. Mesmo que se sinta nervoso, fazer o seu melhor para não falar da fala negativamente. Em vez de dizer "Este discurso será um desastre" Esforce-se para dizer "Fiz tudo o que podia para preparar cuidadosamente." substitui "Eu sou um feixe de nervos" por "Estou nervoso, mas é normal antes de um discurso, eu não vou deixar isso me impedir de dar o melhor de mim mesmo."
- Os pensamentos negativos são incrivelmente poderosos. Ele diz que você precisa de cinco pensamentos positivos para neutralizar um negativo e torná-lo ir embora.
dicas
- Use o seu próprio estilo de linguagem. Não use palavras que você nunca falou em sua vida. Usá-lo fácil.
- Quando você ensaiar, ele fala claramente e em voz alta, para que todos na platéia pode ouvi-lo claramente.
- Vista-se adequadamente. O vestido pode fazer a diferença.
- Se você precisa de notas, usá-los, mas isso não nega os testes. Praticar o seu discurso na frente de sua mãe, sua esposa, sua irmã, seu gato ou seu espelho.
- Verifique se o discurso tem coesão e sentido.
- Faça as perguntas retóricas de audiência. Digamos que você está discorrendo sobre telefones celulares. Você pode perguntar: "Você já viu o mais recente telemóvel da Apple?" ou "Alguém viu como funciona o GPS LG 223?". Não espere por uma resposta, só servem para se conectar com o público e envolvê-los na dissertação.
- Mantenha a vivacidade e esboçar naturalidade não lida diretamente.
RELACIONADOS
- falar em público