Como criticar um discurso
3 Métodos:Avaliar o conteúdoavaliar o cumprimentoDar feedback construtivo
Um discurso bem sucedido tem um conteúdo interessante e bem pesquisado e apresenta com carisma e graça. É preciso avaliar as habilidades de alto-falante na elaboração e execução de expressão para criticar. Ele determina se ele usou fatos e anedotas para criar um caso convincente e decidir se seu estilo era interessante o suficiente para prender sua atenção até o final do discurso. Compartilhe sua opinião com o orador vai ajudar a melhorar para a próxima vez.
método 1Avaliar o conteúdo
1
Decidir se o discurso é identificado com o público-alvo. O conteúdo, incluindo a escolha de palavras, referências e anedotas, deve ser personalizado para o público a ouvir o discurso. Por exemplo, um discurso sobre não usar drogas destinadas a alunos da primeira série irá soar diferente para uma destinada a ensinar estupefato consciência de estudantes universitários. À medida que ouvir o discurso, tenta determinar se está em conformidade com a finalidade ou se ele parece um pouco fora de sintonia.
- Não baseie sua crítica na sua opinião pessoal, mas na forma como um público mais amplo perceber o alto-falante. Suas predileções não deve intervir.
- Sempre que possível, observe as reações dos membros da platéia antes do discurso. Parece que eles entendem? Eles são absorvidos pelo prestando atenção? Você ri das piadas de fala ou está entediado?
2
Avalia a clareza da fala. Ele deve usar a gramática correta e fácil de entender a linguagem, o que tornará mais agradável ouvir o discurso e entender o que é. Dentro de algumas orações que ele deve deixar claro o tema principal do discurso e deve construir o resto do conteúdo de uma forma muito fácil e compreensível para apoiar a tese do alto-falante para. O fato de que concuerdes com o alto-falante ou que você como este deve ser menos importante do que o que ele diz. Quando você decide se o discurso é claro, considerar as seguintes questões:
- Será que a introdução eficaz? Fez o orador deixou claro que seu principal argumento pelas primeiras frases ou atrasado um pouco antes de entender onde ele estava indo?
- Será que o discurso é preenchido com tangentes que distraem e não relacionada com o principal argumento ou construído de uma maneira lógica, até a conclusão?
- Se você tivesse que repetir o discurso para alguém, você poderia mencionar os principais pontos com OR tem dificuldade para lembrar do que se tratava?
3
Observe se o discurso é atraente e educacional. Em um discurso bem escrito, argumentos surgem habilmente para verificar um ponto mais alto. O conteúdo do discurso devem demonstrar experiência como alto-falante para o tema da audiência deve deixar a sensação de apresentação que aprendeu um novo tópico. espaços de pesquisa no raciocínio do alto-falante ou partes sobre as quais mais investigação teria gerado um ponto mais atraente.
- Ouça os nomes, datas e dados citados para apoiar os pontos mencionados pelo alto-falante. Escreva os nomes, datas, estatísticas e outras informações relacionadas com a investigação que ele oferece para que você possa, em seguida, vê-los. Após o discurso, analisar os fatos para se certificar de que eles são precisos. Imprecisões nos dados é muito importante a notar, porque eles podem afetar a credibilidade do discurso.
- Pode ser útil usar a Internet para verificar rapidamente os fatos de um discurso, se você critica logo depois apresentados. Espere o tempo para perguntas e respostas, recepções ou período de descanso para investigar os pontos do alto-falante.
4
Veja se o discurso tem personalidade. Anedotas e piadas ruptura ocasional do tom sério do discurso e evitar chato. Não importa o quão convincente o argumento de expressão se este é realmente chato. Desta forma, as pessoas nunca ouvir, porque eles vão ser muito distraído. Ao determinar se o discurso é bastante interessante, faça as seguintes perguntas:
- Será que começar com um bom gancho? Normalmente, bons discursos começar com um ponto engraçado ou interessante que atrai imediatamente o público.
- Faz o discurso permanece interessante o tempo todo? Um bom orador vai animar anedotas e piadas para capturar e reter a atenção dos ouvintes.
- Não anedotas e piadas estão causando distração ou ajudar a construir o argumento do alto-falante? Alguns ouvintes vai perder os pontos importantes e apenas ouvir o gancho. A melhor maneira de criticar corretamente um discurso é esperar que o alto-falante para contar uma piada e, em seguida, ouvir atentamente o que você tem a dizer depois disso. Pense nas piadas e anedotas como marcadores apontando as principais ideias.
- Será que o falante usa ilustrações judiciosamente? Uma ilustração magnífica e memorável é melhor do que três não ficar nas mentes do público e parcialmente relacionado com a finalidade principal do discurso.
5
Avalia o encerramento. Uma boa vedação tem que ligar todos os pontos e dar ao público novas idéias para usar a informação que foi fornecida. A-fechamento ruim resumir os pontos ou ignorado pura e simples e vai continuar para o resto do tempo estipulado para um tema que não está relacionado com o que o orador disse.
- Lembre-se que o encerramento de um discurso é uma das partes mais importantes do processo de criação de um discurso. Deve recuperar a atenção do público e deve ser poderoso, considerado, profunda e concisa.
- Quando um discurso é concluído, ele deve apresentar o mais alto nível de confiança de que pode reunir, porque esta técnica vai ajudar o público a ganhar confiança na apresentação do orador.
método 2avaliar o cumprimento
1
Ouça as inflexões na voz do locutor. Será que o orador fala de uma maneira que faz você querer continuar a ouvir ou fácil de parar de prestar atenção? Um grande orador sabe quando fazer uma pausa para o efeito, e sabe o quão rápido e em que volume de falar. Não há nenhuma maneira perfeita para apresentar um discurso porque todo mundo tem seu próprio estilo. No entanto, todos os grandes oradores compartilham a capacidade de manter a atenção dos ouvintes. Você deve considerar o seguinte:
- Uma pessoa que fala muito alto pode ser agressivo, enquanto outro que fala muito calmamente pode ser difícil de ser ouvido. Veja se a pessoa parece ter uma boa idéia do quão alto deve falar.
- Muitos oradores tendem a falar muito rapidamente sem perceber. Veja se a pessoa fala em um ritmo que soa natural e fácil de entender.
2
Olhe para a linguagem corporal do orador. O caminho para o alto-falante deve projetar confiança e carisma, o que faz o público se sentir interessado e incluídos. Uma pessoa menos qualificada em falar publicamente pode olhar para baixo, se esqueça de fazer contato com os olhos e batendo o pé, enquanto um grande orador irá:
- Faça contato visual com os membros da audiência em diferentes partes da audiência. Isso ajuda cada parte da multidão se sintam incluídos.
- Fique em pé sem se preocupar muito.
- Use gestos naturais com seu braço e mão de vez em quando.
- Quando apropriado, caminhar ao redor do palco, em vez de inclinar-se sobre o suporte.
3
Preste atenção ao enchimento palavras. muitos "ahem", "esta" e "bom" arrebatando credibilidade orador como eles fazê-lo soar despreparados. Preste atenção a estas palavras e observe quantas vezes você escuta. Embora seja verdade dizer palavras de enchimento é natural, não deve sobrecarregar o discurso ou ser notável de qualquer forma.
4
Veja se o discurso memorizado. Um grande orador deve memorizar o discurso com antecedência. É aceitável a utilização de um notas escritas ou slides do PowerPoint para estimular a página de memória, mas olhar para baixo muitas vezes pode ser uma causa de distração para os membros da audiência.
- Era uma vez aceitável uma série de cartões com notas e lê-los, mas não mais.
- Memorize o discurso permite que o orador se relacionar com o público através de contato visual e linguagem corporal e impede o discurso soa como se a leitura de um livro.
5
Ele avalia como ele controla a ansiedade. A maioria das pessoas sofre de medo do palco. Falando ao público é a segunda maior medo na América do Norte, após a morte. Grandes oradores pode estar nervoso dentro, mas eles aprenderam maneiras de esconder do público. Olhe para os sinais de que ele está nervoso para que possa fornecer ajuda crítica é melhor para a próxima vez.
- Aponte qualquer movimento ou gesto repetido que minam o conteúdo do discurso estes podem ser sinais de nervosismo.
- A voz trêmula ou uma tendência a gaguejar são sinais de nervosismo.
método 3Dar feedback construtivo
1
Tomar notas durante o discurso. Ele está carregando um caderno e uma caneta ao discurso para que você possa escrever as áreas que precisam ser melhoradas. Escreva uma breve nota do que ele disse vai ajudar a organizar os pontos quando se trata de oferecer críticas. Seja o mais detalhado possível em suas anotações vai ajudar o orador entender exatamente o que tem de lidar na próxima vez.
- Gravar voz com uma câmera de vídeo ou gravador de áudio, se não há restrições contra ele e se você tem tempo para fazê-lo. Assim, você terá a oportunidade de jogar o discurso mais de uma vez para ter uma idéia do que o falante também disse quão bem ele falou.
- Organize suas notas de modo que não é uma seção de uma seção de conteúdo e conformidade de conteúdo. Ele inclui exemplos para apoiar a avaliação de cada uma das partes.
2
Discutir a sua avaliação do conteúdo do discurso. Desestructura discurso por partes, começa com a introdução e termina com a conclusão. Ele fornece uma avaliação global de saber se você sentiu que os principais pontos do discurso foram apresentados e devidamente apertados e se você sentiu o discurso completo pareceu ser convincente e credível. Você considera que foi um discurso bem sucedido ou que tenha de ser revisto?
- Diga o orador que elementos do discurso eram interessantes, que partes eram confusas e que áreas precisam de mais referências como um backup.
- Diga o orador se houvesse algumas piadas ou anedotas que não funcionam. É melhor ser honesto para deixar que a pessoa dizer a mesma piada de mau gosto duas vezes.
- Diga o orador se você sentiu o discurso foi apropriado para o público-alvo.
3
Fornece um comentário sobre a conformidade do alto-falante. É nesta área onde os oradores tendem a precisar de mais do que um comentário, uma vez que é difícil avaliar a linguagem corporal e estilo de auto. Dê o alto-falante um delicado crítica, mas honesto sobre a eficácia da sua linguagem corporal e conformidade, e inclui seu tom, ritmo, contato visual e postura.
- Pode ser útil discutir o conceito de inteligência emocional ou quociente emocional refere-se à capacidade de ler o público e manter as pessoas interessadas em que afectem as suas emoções. O objetivo de fazer contato com os olhos, falar claramente e som natural é fazer as pessoas na platéia sentir que você se importa e quer entender o que você diz. Ajudá-los a se sentir incluído irá torná-lo mais propensos a ficar interessado.
- Ele pode sugerir o alto-falante para praticar técnicas que ajudarão a reduzir o medo do palco se ele está nervoso, tais como o exercício antes de dar um discurso, rindo, antes de dar um discurso e na prática pela primeira vez na frente de um pequeno grupo de pessoas.
4
Ele ressalta o lado positivo. Talvez a crítica orador tem investido tempo e esforço para escrever e praticar o discurso. O tempo que você dá a uma crítica é igualmente importante salientar direita e discutir o que precisa ser melhorado. Seja encorajador e lisonjeiro para que ele tenha a confiança para continuar a trabalhar suas habilidades se você vai para um estudante ou uma pessoa que precisa de ajuda para melhorar suas habilidades de apresentar discursos.
- Tente usar a técnica para dar um comentário em forma de sanduíche. Dê à pessoa um elogio sobre um elemento de expressão, em seguida, dizer o que precisa ser melhorado e, finalmente, dizer a outro elogio. Desta forma clássica de fornecer uma crítica construtiva torna a droga mais facilmente recebida. Por exemplo, você pode dizer que a pessoa que começou com um gancho engenhosa, mas você confundiu a respeito de como o segundo ponto está relacionado com a tese. No entanto, a conclusão esclareceu o ponto.
- Uma maneira de incentivar a pessoa a continuar a aprender e melhorar, você pode sugerir para assistir vídeos de discursos de oradores famosos. Aponta semelhanças e diferenças entre o discurso crítico e do famoso discurso.
dicas
- Use um formulário de avaliação, numa escala de classificação ou um sistema de pontuação na sala de aula ou na concorrência. Isso ajuda você a atribuir uma classificação ao discurso ou decidir que apresentou um discurso melhor.
- Ele oferece sugestões para melhorias, se necessário. É importante ajudar os alunos a entender como eles podem melhorar suas habilidades de falar em público enquanto eles estão em classes de competições de fala e fala. Seja específico e encorajador e fornece o elogio construtivo e crítico.