Entender por que um país é rico ou pobre

Você está procurando informações para um projeto da escola? Ou só deseja aumentar o seu conhecimento geral? Seja qual for a razão, este artigo irá ajudá-lo a entender o que faz um país rico ou pobre.

Conteúdo

passos

Investiga as fontes de riqueza de um país, incluindo os seus recursos naturais. Por exemplo:"Café pode ocorrer apenas sob certas condições meteorológicas. É cultivada principalmente no Brasil, parte da América Central e, em muito menor escala, na África (Abissínia, os britânicos Central África do Protetorado e África Oriental Alemã) e Ásia (Índia holandeses, britânicos Índia, Arábia, Malacca). Cacau só pode ser cultivada em países tropicais. Borracha, um produto que desempenha um papel fundamental na maior parte dos processos de produção modernos, também exige certas condições climáticas e sua produção é limitada a alguns países (Brasil, Equador, Peru, Bolívia, Guiana, etc.). Algodão, um produto que ocupa o primeiro lugar entre as fibras vegetais, devido à sua importância para a economia, ocorre nos Estados Unidos, Índia, Egito, China, na Ásia Menor e territórios asiáticos da Rússia central. Juta, que ocupa o segundo lugar na lista é exportado de um lugar: India. Ao considerar a produção de minerais, o cenário é o mesmo que é recursos naturais que tem um país. O carvão, por exemplo, é exportado de países com grandes depósitos (Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Áustria, etc.) - O querosene é produzido em países com petróleo abundante (Estados Unidos, Cáucaso, Holanda, Índia, Roménia, Galicia) - ferro é extraído em Espanha, Suécia, França, Argélia, Terra Nova, Cuba, etc. manganês é encontrado principalmente no Cáucaso e sul da Rússia, Índia e Brasil são depósitos de cobre abundantes principalmente na Espanha, Japão, África do Sul, Sudoeste Africano Alemão, Austrália, Canadá, Estados Unidos, México, Chile e Bolívia ". - Imperialismo e Economia Mundial, Nikolai Bukharin de 1917.

  1. 1

    Avalia as seguintes perguntas sobre o sistema econômico de um país. Essas questões incluem como o país distribui seus recursos. Distribuição e utilização dos recursos é tanto um problema e uma oportunidade com a qual todos os países são confrontados, e consistem no seguinte:

  2. Que bens e serviços devem ser produzidos com os recursos da sociedade?
  3. Como deve produzir?
  4. Quem deve obtê-los e para que finalidade?
  5. Quem decide essas perguntas (e como)?
  6. 2

    Verifique suas ideologias económicas na sociedade. Se uma economia é inflexível ou indiferente, devido à rigidez causada isto não permite que lá avanços ou inovações. Há muitas maneiras de distribuir recursos, que são baseadas em qualquer um dos seguintes ideologias:

    • economia tradicional e tribal: nela, os recursos são distribuídos de acordo com as práticas tradicionais de cada área. Este tipo de economia é o principal método de distribuição de recursos na história da humanidade, e ainda em vigor em muitas sociedades tribais na África, América do Sul, Ásia e Pacífico. Eles são estáveis ​​e previsíveis, desde que essas economias particulares condições de economia, tradições e de mercado, continuam a existir sem ser perturbado.
    • economia planificada: os recursos são distribuídos principalmente sob instruções explícitas de uma autoridade superior. É também chamada economia de comando. Normalmente, o governo está controlando a distribuição dos recursos.
    • economia de mercado: os recursos são distribuídos de acordo com empresas privadas dos indivíduos.
    • economia mista é o tipo mais comum. Neste modelo, alguns recursos são distribuídos de forma centralizada, enquanto outros são distribuídos de forma privada de acordo com os utilitários.
    • economia participativa, onde os agentes económicos podem participar na economia. Ele foi definida por Michael Albert e Robin Hahnel.
    • A democracia econômica dentro de uma nação, estado, pessoas, tribo ou comunidade, significa que as pessoas podem participar de forma significativa em muitas das decisões importantes. Existem várias formas de participação, de democracia direta às formas de representação. As opiniões dos cidadãos ou pessoas têm a ver com a distribuição e alocação de recursos e produtos de cada Economy muitas destas considerações dizem respeito a quem deve estabelecer leis e regulamentos no que diz respeito aos bens, a força trabalho, gestão, supervisão, trabalho, meio ambiente, segurança, regulamentações de planejamento, a publicidade, os preços ou como usar e compensar a utilização de receitas derivados.



    3

    o crescimento económico observado. O crescimento económico é definido como o aumento na produção de produtos e serviços ao longo de períodos de tempo prolongados. Quando a produção de bens e serviços experimentou um grande impulso para o crescimento da população, diz-se que o crescimento económico é positivo.

Notas exportações e dívida interna." Em 1810, a Índia exportou mais têxteis para a Inglaterra que a Inglaterra exportado para a Índia. Para 1830, o fluxo comercial foi revertido. O Inglês estabeleceu barreiras fiscais proibitivos para bloquear os índios produtos acabados e matérias-primas vendidas mais barato na Índia, uma prática que foi apoiada pela força militar e barcos da Inglaterra. Dentro de alguns anos, os grandes centros têxteis da Dacca e Madras tornou-se cidades-fantasma. Os índios tiveram que voltar para os campos usados ​​para o cultivo de algodão nas fábricas têxteis inglesas. Na prática, a Índia se tornou uma vaca ordenhada por financistas ingleses.Para 1850, da dívida interna da Índia, atingiram 53 milhões de libras. Entre 1850 e 1900, a renda per capita caiu em quase dois terços. O valor das matérias-primas que os índios foram obrigados a enviar para a Inglaterra durante a maior parte do século XIX, era mais velho, anualmente, a renda total de sessenta milhões de trabalhadores agrícolas e industriais na Índia. A pobreza em massa que nós associamos com a Índia não é em si uma condição e história deste país". - Michael Parenti, contra o Império.

  1. 1

    O crescimento econômico visto se manter a par das notícias sobre o produto interno bruto (PIB) real. O PIB real é o valor total de todos os bens e serviços finais produzidos pelo mercado em um determinado período dentro do país. Assim, quando o PIB real aumente muito mais rapidamente do que o número da população, o produto por pessoa aumenta e, portanto, aumenta o padrão de vida. Em outras palavras, quanto maior o PIB real, o mais rico um país.

  2. 2

    O PIB real depende dos seguintes fatores:

  3. A produção que o trabalhador médio é capaz de gerar, em uma hora
  4. O número de horas de trabalho do trabalhador médio
  5. A percentagem de trabalhadores ativos na população
  6. O tamanho da população
  7. 3

    Considerado uma parte vital da riqueza de uma nação, como é a sua taxa de inflação. A inflação tem um custo elevado para a sociedade. Se a inflação sobe muito rapidamente, as pessoas deixam de recorrer a dinheiro e começar a troca de bens e serviços, desperdiçando tempo e recursos valiosos. Em outras palavras, uma alta taxa de inflação diminui a taxa de crescimento econômico. É por esta razão que a estabilidade dos preços (inflação baixa) são um importante objectivo económico macro.

    4

    Calcular o preço das exportações líquidas: quanto maior o preço, a economia mais rica. As exportações líquidas são as exportações totais menos as importações totais do país. Assim, quando um país produz mais do que comprar, ganhar mais dinheiro e, como resultado, torna-se mais rica.

dicas

  • Campanhas de "comércio justo" (Trade Fair) E "Make Poverty History" (Make Poverty History) Destinam-se a fornecer informações sobre o comércio econômica internacional e da dívida interna.

Artigos Relacionados