Como se aposentar na colômbia
3 Métodos:
A pensão por velhiceDeficiência de pensão de risco comumpensão de sobrevivênciaA pensão é uma das questões que mais preocupa colombianos e aquele que mais se presta a confusão. Certamente ele tem muitos lados, mas o processo em si é bastante concreto. Leia mais para aprender o que existe formas de lei de pensões, quais são os requisitos e quais os passos devem ser seguidos.
método 1
A pensão por velhice1
Certifique-se que cumprem os requisitos. Para você vai reconhecer os direitos de pensão de velhice é necessário satisfazer duas condições.
- Tendo servido 57 anos, se você é do sexo feminino, ou 62 se você é do sexo masculino.
- Ter contribuído um mínimo de 1300 semanas.
- Se você está em solidariedade regime de poupança individuais, é necessário confirmar estes requisitos com a entidade privada para a qual são filiados.
2
Faça o download ou solicitar os formulários necessários. Estas formas, ou "formatos" são documentos onde você vai colocar as informações necessárias para o processamento.
3
formas de diligências. Eles devem ser preenchidos com clara e legível.
4
formatos Radica. Estes podem ser apresentados em qualquer ponto do entidade cuidados através do qual você realizar o procedimento.
5
Certifique-se de que você não precisa fazer novas correcções ou esclarecimentos. A empresa irá informá-lo no evento que apresentaram os documentos necessários.
6
Informe-se sobre o acto administrativo em que você reconhece os direitos de pensionarte. Isso você pode fazer através do portal ou em qualquer ponto de entidade cuidado.
7
Faça a coleção de sua pensão. A empresa irá informá-lo sobre os detalhes sobre carga.
método 2
Deficiência de pensão de risco comum1
Certifique-se de cumprir os requisitos. Neste caso, existem três requisitos fundamentais para o grau de invalidez, tempo e contribuições feitas citado.
- O requisito fundamental é a de ter perdido 50% ou mais da capacidade de trabalho, de forma não intencional e, por qualquer razão de origem ocupacional.
- Se você está negociando, tendo feito pelo menos 26 semanas no momento em que ocorre a invalidez.
- Se você parar de negociação, você fez contribuições durante pelo menos 26 semanas no ano antes da deficiência.
2
Reunir os documentos pertinentes que comprovem o vínculo deficiência.
3
Faça o download ou solicitar os formulários necessários. Geralmente, estes podem ser baixados através do portal da entidade, ou solicitado no ponto de cuidado.
4
formas de due diligence. Não se esqueça de anexar os documentos exigidos.
5
documentos Radica. Estes podem ser apresentados em qualquer ponto do entidade cuidados através do qual você realizar o procedimento.
6
Certifique-se de não necessárias correções. A entidade de modo entrará em contato com você, se uma correção ou extensão necessária para os documentos que tenham apresentado.
7
Saiba mais sobre o status do seu pedido. Isto pode ser feito através do portal da entidade ou de seus pontos de serviço.
8
Faça a coleção de sua pensão. A empresa irá informá-lo sobre os detalhes sobre carga.
método 3
pensão de sobrevivência1
Verifique se você atende aos requisitos. Neste caso, referem-se ao tempo de contribuição e as contribuições da pessoa aposentada que morreu.
- Têm direito a esta pensão dos membros do agregado familiar da pessoa que morreu e foi aposentado por velhice ou invalidez.
- O pensionista falecido se ele estava citando, deve ter feito isso por pelo menos 26 semanas no momento da morte.
- Se o titular falecido não negociados, que deve ter contribuído por pelo menos 26 semanas do ano imediatamente anteriores à morte.
2
Baixar formulários necessários e atende os documentos relevantes. formulários de informação e documentos disponíveis nos portais oficiais, ou em pontos de atendimento, entidades de previdência.
3
formas de due diligence. Não se esqueça de anexar os outros documentos necessários.
4
documentos Radica. Você pode fazer isso no ponto de entidade de cuidados através do qual você executar o processo.
5
Faça as correções ou ajustes necessários. A empresa irá informá-lo se você precisar de qualquer documento ou se você precisar fazer quaisquer ajustes para aqueles que já residem.
6
Informe-se sobre o acto administrativo em que você reconhece os direitos de pensionarte. Isso você pode fazer através do portal ou em qualquer ponto de entidade cuidado.
7
Faça a coleção de sua pensão. A empresa irá informá-lo sobre os detalhes sobre carga.
dicas
- Se o caso improvável de que os seus direitos de pensão não foram reconhecidos, há um sistema alternativo que o governo colocou à sua disposição, a de Benefícios jornais económicos, em cujo site você vai encontrar informações sobre como ele funciona.
- No caso você está pensando em mudar de regime, recomendamos procurar aconselhamento porque dependendo de cada caso tal mudança pode ser benéfica ou prejudicial.
avisos
- Um dos fatores-chave para o reconhecimento dos direitos de pensão é o tempo de contribuição. A este respeito, lembre-se que todo este apoio provando o tempo é essencial para tal reconhecimento.
- Outro fator fundamental é a entrada. Se você trabalhou por mais tempo do que eu fizeram contribuições, é mais difícil do que a pensão que recebe é satisfatório.