Como reagir a um ataque de cão

4 partes:

Proteja-se de um ataqueDefenda-se e proteger-seLida com as consequênciasTomar precauções contra ataques

Imagine que você está apreciando a correr no parque ou andar de bicicleta ao redor do bairro e de repente um cão desconhecido corre para você, rosna e se prepara para mover contra você. O que você deve fazer? Há um jeito certo e um jeito errado de reagir a um ataque do cão. Fique seguro por ficar calma e tomar algumas medidas para acalmar a situação.

parte 1Proteja-se de um ataque

1

Não entre em pânico. Há alguma verdade no velho ditado de que os cães e outros animais podem "cheirar o medo." Se você apertar e correr ou gritar, você pode fazer o cão se sente mais confiante quando atacar ou pior, você pode considerar-se uma ameaça. Nenhuma destas situações é bom.

2

Ponte rígida e não se movem. Quando um cão se aproxima, ficar completamente imóvel, com as mãos em seus lados, como uma árvore e olha para o lado. Em muitos casos, o cão vai perder o interesse e afastar-se ignorá-la.

  • Não agite os braços ou patees- o cão pode perceber essas ações como ameaçador.
  • Não faça contato visual, pois isso também pode causar o cão é lançada contra você.
  • Fique de lado para o cão e mantê-lo em sua visão periférica, em vez de estar na frente dele e fazer contato visual. Isto irá dizer que o cão que você não é uma ameaça.
  • Não abra suas mãos e braços estendendo-os quando você vai para morder. Mantenha seus dedos se fecharam em punhos para mantê-lo mordê-los. O cão pode chegar muito perto, mesmo olfatearte, sem realmente morder.

3

Não tente executar. Correr pode despertar o instinto de caça que faz perseguição e captura do cão animais. Ele poderia perseguir vigorosamente, mesmo se a sua intenção inicial era apenas jogar. E você não pode correr mais que a maioria dos cães. Mesmo se você estiver em uma bicicleta, muitos cães são capazes de pegar você.

4

Distrair o cão com outro objeto. Se o cão está ameaçando você, oferecer-lhe algo para mastigar, assim sua mochila ou garrafa de água, nada seu braço ou sua perna. Isso pode distraí-lo o suficiente para dar-lhe algum tempo para escapar.

  • Você pode trazer doces ou brinquedos quando viajam para áreas onde você sabe que há cães perigosos. Se um cão com raiva vem a você, jogue suas guloseimas ou brinquedos longe de você. O cão iria persegui-los em vez de você.

parte 2Defenda-se e proteger-se

1

Enfrentar o cão e dar o comando "back". Se o cão continua a se comportar de forma agressiva e ignorar ou apaziguar já não funciona, enfrentá-lo e mandá-lo com firmeza para sair.

  • Use uma voz de comando forte, profunda e segura.
  • Continua a evitar o contato visual.
  • O cão pode tornar-se desanimado ou intimidado e ir embora.



2

Responder-lhe um cão que ataca. Se o cão começa a morder, você deve defender-se. Ir ou retroceder o cão em garganta, nariz e na parte traseira da cabeça. Isso vai paralisar o cão e dar-lhe tempo para fugir.

  • Você pode levantar a sua voz neste momento. Gritos de socorro, enquanto você responder ao ataque. Felizmente, os outros vão ouvir e assistir à sua ajuda- no entanto, evitar gritos, pois isso pode fazer com que o cão para intensificar seu ataque.
  • Se você tem um pedaço de pau ou qualquer outra arma, você pode (e deve) usar para bater o cão. No entanto, não atingiu o cão em cima de sua cabeça, que a maioria dos cães têm crânios muito grossas e não única enfurecer o animal mais.
  • Luta como se sua vida dependesse disso, porque é assim. ataques de cães pode ser mortal. Enquanto você não deve desnecessariamente ferir um cão, você precisa usar a força, se necessário, quando você está recebendo um ataque grave.

3

Tire partido do seu peso. Use todo o peso do corpo para resistir ao animal, especialmente para empurrar para baixo com os joelhos pontos sólidos ou os cotovelos. Os cães são violentos quando eles mordem, mas não pode lutar, de modo a tentar tomar uma posição vantajosa e causar uma fratura rapidamente. Coloque sobre o animal e concentrar sua força em áreas como a garganta ou reforços que você tome cuidado para manter seu rosto longe do alcance de suas garras e mordidas.

  • Se você está procurando uma solução mais compassivo e você pode usá-lo, montar as costas do cão com parte do seu peso corporal e aplica pressão para a frente na parte de trás do pescoço para imobilizar o cão até que a ajuda chegue.

4

Proteger o seu rosto, seu peito e garganta. Se você atingir o chão durante o ataque, que não só é mais difícil de combater o cão feroz, mas as áreas vitais como o tronco, a cabeça eo pescoço tornam-se mais vulneráveis ​​a ataques. Estes são os pontos mais importantes do seu corpo que devem proteger, porque nestes lugares picadas infligidas a mais danos e são mais propensos a ser morto.

  • Proteja suas peças vitais que agacha-se em seu estômago, encolher os joelhos e trazendo suas mãos (formando punho) para os seus ouvidos.
  • Resista ao impulso de gritar ou para fora, uma vez que estas acções podem estimular ainda mais o cão.

5

Deixando a área devagar e com cuidado. Quando o cão perde o interesse em você, deixar a cena do ataque a recuar lentamente, sem fazer movimentos bruscos.manter a calma e ainda pode ser um verdadeiro desafio para a sua coragem em uma situação estressante como aquele, mas é o melhor que você pode fazer, desde que o cão não vai ser mordida.

parte 3Lida com as consequências

1

Experimente tudo o que sofreram lesões. Se você foi mordido, certifique-se de tratar todas as feridas imediatamente, uma vez que mesmo as mordidas menos graves podem causar infecção. Executa os procedimentos de primeiros socorros para tratar picadas sofridas pelo ataque de um cão:

  • Aplique uma leve pressão para parar o sangramento leve. Use um pano limpo ou gaze estéril. Se o sangramento é grave ou não pára depois de vários minutos de pressão, procure um médico.
  • Lave bem a ferida. Use água morna e sabão limpar a ferida com cuidado.
  • Coloque curativo na ferida. Use uma gaze esterilizada (por muito pequenos cortes) ou ataduras estéreis para lacerações maiores.
  • Minuciosamente verificados sinais de infecção, incluindo vermelhidão, calor, aumento da sensibilidade ou descarga purulenta. Ir a um médico se notar qualquer um destes sintomas.

2

Insta as autoridades. É importante para determinar se um cão atacante tem raiva ou uma história de agressão. Solicita às autoridades imediatamente depois de ser atacado por um cão para evitar que o animal fere outra pessoa e por exame para identificar se você tem doenças.

  • Se o cão que te atacou era um cão vadio, também pode atacar os outros. Retirar a área é a melhor maneira de garantir a sua segurança ea dos outros.
  • Em casos de cães cujos proprietário está próximo, como você lida com calma a situação após o ataque que depende de você. Se você deixou ferido, você pode tomar medidas legais. Nos Estados Unidos, muitos estados têm leis que tornam os proprietários do cão responsável pelas ações de seu animal de estimação assim.

3

Ir imediatamente para um profissional de saúde. Se você foi mordido por um cão estranho, um cão que mais tarde determinado que ele tinha raiva ou cão parece estar saltando boca espuma é imperativo que você vai a um médico para o tratamento preventivo contra a doença mortal de raiva.

  • Se necessário, a sequência de injecções para a raiva pode ser recebido o mais rapidamente possível, depois de sofrer mordida.
  • A maioria dos países europeus são considerados "anti-rábica livre", por isso é pouco provável você precisa de uma injecção no caso de ser atacado por um cão na Europa.
  • Se não recebeu uma vacina contra o tétano nos últimos 5 anos, você provavelmente vai precisar de tratamentos preventivos adicionais contra o tétano.
  • Em geral, qualquer prejuízo importante causado pelo ataque de um cão deve ser examinado por um profissional de saúde.

parte 4Tomar precauções contra ataques

1

Observar sinais de alerta. A maioria dos cães não são agressivas, ao invés disso eles estão curiosos ou defensiva com o que eles percebem como seu território. Portanto, para evitar conflitos desnecessários, é importante ser capaz de dizer se um cão está apenas brincando ou realmente ser agressivo. Enquanto algumas raças têm se destacado como particularmente violenta, todos médio ou grande raça do cão pode ser perigoso, por isso não ignorar os sinais de alerta para acreditar que uma determinada raça é inofensivo ou amigável. Ver se há sinais comuns de agressão (não agressão):

  • Grunhidos, rugidos e dentes descobrindo sinais evidentes de agressão e deve ser tratado como tal.
  • Um cão raivoso pode mostrar o branco dos seus olhos, especialmente se eles normalmente não são visíveis.
  • As orelhas são puxados para trás, um sinal notório de agressão, enquanto quedas ou orelhas normais elevados são frequentemente sinais de uma atitude indiferente de um cão.
  • Se o cão chega até você com um corpo relaxado e inclinou na barriga de sua curva de corpo, você provavelmente não vá para o ataque.
  • Um cão que tem o corpo tenso, retos e rígidos (cabeça, ombros e quadris alinhados) pode indicar que ele é agressivo.
  • Avançando marcha pode significar que o cão é brincalhão e picar você. A marcha constante e uniforme significa que o cão pode ser perigoso.

2

Evite irritar um cão. A maioria dos ataques de cães são o resultado de confinamento de animais pobres, má formação ou provocação. Infelizmente, o mundo nunca será livre de maus proprietários, por isso é melhor estar preparado. O senso comum diz-nos para não irritar qualquer animal.

  • Nunca irritar um cão que está comendo ou cuidar de filhotes. Os cães são muito mais proteção durante esses tempos.
  • Evitar o sorriso cão. Você pode pensar que você está colocando um rosto amigável com um sorriso grande que mostra seus dentes, mas um cão agressivo pensa que você está mostrando os dentes para lutar.
  • Os cães que são acorrentados ou amarrados a um objeto fixo por longos períodos de tempo são mais propensos a tornar-se agressivo, então você não está em sua faixa.

3

Assume-se que todos os cães são uma ameaça desconhecida. Em geral, a melhor regra a respeito de ataques de cães é fazer todo o possível para evitá-los. Se você ver um cão que pode ser perigoso, fique longe.

  • Relatórios às autoridades todos os cães que parecem perigosas ou que podem ser rua e são em sua vizinhança.
  • Ensine seus filhos a nunca aproximar cães desconhecidos para se certificar de que eles são inofensivos.
  • Mantenha uma boa distância de todos os estrangeiros de saber que os cães são inofensivos lhe permite evitar a maioria dos encontros com cães perigosos.

dicas

  • Se você está ao lado de uma criança pequena, especialmente se eles passaram por um cão de grande porte, você pode considerar necessária para segurar a criança nos seus braços. Quando você segurar a criança, mover-se lentamente. Não olhe o cão nos olhos, especialmente quando você se curvar. Diga à criança para manter a calma e tranquila, e olhe para você.
  • Ensinar as crianças o mnemônico "Nunca executado a partir de um cão, seja uma árvore ou um registro," se você encontrar sempre um cão agressivo.
  • Se você está montando uma bicicleta, descer e manter a moto entre o cão e você. Isto irá criar um guardrail. Se um cão está atacando (e não apenas a latir), usar a bicicleta como uma arma para vencê-lo. Segurando guidão de bicicleta (guiador) e da sede, gire o volante para bater o cão. Não soltar a alça, você acha que se você fizer isso, você vai perder uma ferramenta defensiva valioso.
  • Usar spray de pimenta. Tente spray sobre o rosto do cão, mas mesmo se você falhar, pode ser o suficiente pulverização perto de seu rosto ou corpo, porque o nariz do cachorro é muito sensível. Neste caso, repita-lo novamente e novamente, se necessário, até que o cão pare.
  • Cães cheirar seu medo, mas também a sua determinação em defender a menos que o cão é muito agressivo (que tem a raiva, uma história de abuso ou frustração, etc.).
  • Nunca vire as costas para o cão, sempre mantê-lo seguro, mas não olhar diretamente nos olhos. Não tente olhar mais ameaçador do que ele ou movimentos bruscos. Mantenha seus movimentos lento e constante. Não se aproxime o cão ou ficar longe dela até que ele pára mostrando sinais de agressão.
  • Se o cão está urrando você, caminhe maneira lenta e constante para deixar a área, evitar o contato visual a todo custo.

avisos

  • Os proprietários de cães agressivos pode ser mais violento do que esses animais. Se você tem que ferir ou matar um cachorro que está atacando você, deixar a área e chamar a polícia o mais rápido possível.
  • Tenha cuidado ao usar spray de pimenta ou spray de pimenta. As chances de que o rosto do cão pulverizá-los antes que eles possam atacar são pequenos e se você está na direção do vento, o orvalho restante afetá-lo. Mesmo se você pulverizar o cão no rosto, provavelmente, só você fazer isso enrage, especialmente se for um cão selvagem.
  • Cada cão é diferente e às vezes cães reagem de formas imprevisíveis. Essas dicas vão ajudá-lo a escapar do perigo na maioria das situações, mas você provavelmente terá de ser adaptado de acordo com as condições do ataque, portanto, fique alerta.
  • Se o cão parece doente ou se você ficar doente no prazo de 10 dias após o incidente, deve ser examinado imediatamente para verificar se há raiva. Se os resultados do teste forem positivos, deverá receber uma série de tiros da raiva.
  • Lembre-se que algumas raças de cães "abanam o rabo à distância" (por exemplo, alguns akitas super-amigáveis ​​só começam a abanar o rabo de 2 m ou 6 pés de distância), então não assuma que um cão que se aproxima vai atacar porque não está abanando o rabo.

RELACIONADOS

Artigos Relacionados