Falando com alguém que está morrendo
3 partes:Saber o que dizerSaber o que fazerSaber o que evitar
Falar com alguém que está a morrer nunca é fácil. A coisa mais importante é que você tem a oferecer o seu amor e sua presença, em vez de se preocupar com o preenchimento dos silêncios ou como dizer a mensagem mais perfeita. Apesar de passar tempo com alguém que está morrendo é emocionalmente difícil e esmagadora, falar com essa pessoa pode não ser tão difícil como você pensa e pode até mesmo dar tanto um tempo para ser honesto, ser alegre e compartilhar o amor.
parte 1
Saber o que dizer1
Eu sou honesto, mas com bondade. Você não tem que fingir seu amado não está morrendo, nem agir como se as coisas estavam bem, quando na verdade não é. Essa pessoa vai apreciar a sua honestidade e abertura, e não quer agir como se nada tivesse acontecido. Por outro lado, você deve tratar sua amada com carinho e certifique-se de ser sensível às suas necessidades. Talvez você ficar aquém das palavras, mas se não tiver a certeza, certifique-se de dizer alguma coisa que faz você se sentir melhor, na medida do possível.
- Algumas pessoas e culturas são desconfortáveis em falar sobre a morte. Se o seu amado lhe incomoda, evitar falar sobre este tema.
2
Pergunte como você pode ajudá-lo. Outra coisa que você pode fazer quando você conversar com sua amada é perguntar como melhorar-lhe o dia. Eles podem ser recados simples, como fazer alguns telefonemas ou mesmo tomar um sanduíche. Talvez seu amado quer uma massagem manual ou apenas ouvir uma boa piada. Não tenha medo de perguntar o que você pode fazer para diminuir a dor. Seu amado poderia pensar em pedir a ajuda seria um fardo, assim que tomar a iniciativa e pedir-lhe a si mesmo. Se essa pessoa realmente não precisa de ajuda, aceitá-lo e passar para outro tópico.
3
Encoraje-o a falar, se quiser. Talvez seu amado quer falar sobre uma memória antiga ou ter uma história ou uma idéia para contar. Você deve incentivá-lo a falar, embora o assunto é doloroso ou sério. Eu só apoiá-lo e deixá-lo saber que você se importa o que ele tem a dizer. Se você não pensar claramente ou perdido o fio do pensamento, você também vai ajudar. Encoraje-o olhando em seus olhos e fazer as perguntas certas quando a sua vez de falar.
4
Não mencione assuntos dolorosos. Enquanto você deve ser honesto e franco com a pessoa que está morrendo, você também pode retardar suas palavras quando necessário. Às vezes, muita honestidade só transmite dor e sensação de falta de controle, porque você não pode fazer nada para impedi-lo. Por exemplo, se sua mãe lhe pergunta se você e seu irmão ainda discutindo, o melhor é talvez diga que você está consertando coisas mesmo se você é o único que coloca em sua parte. Nestes casos, fornecer algum alívio pode ser melhor para dizer a dura realidade.
5
Conversação capta os sinais de que a outra pessoa. Você pode pensar que quando uma pessoa está morrendo, tudo precisa ser solene, mas talvez o outro tem outros planos. Talvez ele só quer passar seus últimos dias rindo, falando de histórias de futebol ou engraçados dizendo idade. Se você tentar de tudo para ter um tom sério, seu amado pode querer mudar o assunto para clarear as coisas de vez em quando. Não há problema em fazer piadas, diga algo engraçado que aconteceu com você na parte da manhã ou perguntar se você quiser ver uma comédia. Clarear o tom das coisas pode iluminar esta situação tensa.
6
Continue falando, mesmo se não houver nenhuma resposta. A audiência é geralmente o último sentido a ser perdida antes de morrer. Você pode pensar que não faz sentido falar com alguém em coma ou descansando, mas talvez seu amado pode ouvir muito bem suas palavras. Apenas o som de sua voz vai lhe trazer paz e conforto. Diga o que você pensa, se você não tem certeza se ouvir. Suas palavras vão fazer a diferença, mesmo se a pessoa não responder imediatamente ou não pode ouvi-lo.
7
Determina o que dizer se a pessoa tem alucinações. Se o seu amado está chegando ao fim, você poderia ter alucinações devido a drogas ou desorientação. Se este for o caso, você pode fazer duas coisas. Se uma pessoa vê algo repugnante medo ou sentir dor para ele, você pode persuadir dizendo que, na verdade, não há nada. Mas se a pessoa vê algo agradável e parece feliz com a visão, então não faz sentido dizer que você está tendo alucinações. Basta deixá-la com aquela sensação agradável.
parte 2
Saber o que fazer1
Não se sinta pressionado a dizer um discurso perfeito. Muitos sentem que têm de dizer as palavras certas para mostrar seu amor para alguém que está morrendo de vontade de dar-lhe a paz. Embora seja um gesto agradável, se você gastar todo o seu tempo tentando fazer frases perfeitas, você pode ficar sem palavras. É mais importante para começar a falar sem sentir muito insegura e não deixou claro o quanto você quer que ele e você se importa com ele.
2
Eu escuto. Você pode pensar que é melhor para oferecer uma pessoa morrer está dizendo garantias, mas, na verdade, às vezes é melhor ser um bom ouvinte. Seu amado pode querer relembrar, falar sobre o que você pensa sobre o fim da vida ou até mesmo rir de um evento recente. Você não tem de interromper ou oferecer suas sábias palavras ou seus próprios pensamentos. Não há problema em olhar nos olhos, você vai tomar a sua mão ou apenas ir com ele de corpo e espírito.
3
Compenetram com o tempo. Talvez você se preocupe se ele foi a última vez que você vai falar, se é a última vez que eu vai chamá-lo pelo seu apelido, ou se você pode rir com essa pessoa novamente. Enquanto naturalmente se sentem dessa forma, você pode reservar tudo isso para depois de visitar para que você possa concentrar-se na empresa que você fazê-lo, aproveitando cada momento que você gasta com ele e não deixar as preocupações impedi-lo compenetres com o tempo completamente.
4
Tente lágrimas, às vezes. Embora seja provável que a tristeza, a dor ou a raiva ultrapassá-lo, você não pode ter essa cara sempre com os moribundos. Enquanto você não deve mentir e fingir que você aceitou toda a situação, você não deve falar com seu amado com olhos inchados e inconsolável cada vez que você vê-lo, mas você pode fazer você se sentir pior. Tentar infundir alegria e optimismo quando possível. Seu amado já tem muitas coisas e dar suas condolências pela sua morte inevitável o tempo todo pode não ser o que você espera.
5
Lembre-se que as ações falam mais alto que palavras. Ao falar e ouvir a pessoa que está morrendo é importante lembrar que a coisa mais importante é que suas ações mostram a sua preocupação. Em outras palavras, verificá-lo tão frequentemente como você pode e chamá-la para perguntar como é quando você não pode. Isto significa assistir filmes, ver um álbum de fotos, jogar cartas ou fazer o que você gosta de fazer. Visita significa que quando você diz que vai fazer e mostrar seu amor em tudo que faz.
parte 3
Saber o que evitar1
Não espere até o último minuto. Você pode ter sentimentos mistos com a pessoa que está morrendo e o relacionamento entre você também pode não ter sido sempre perfeita. Ainda assim, é melhor falar com essa pessoa antes que seja tarde demais. Se um ente querido está morrendo ou tendo uma relação difícil, é importante não liquidar uma conta ou tornar as coisas claras, mas estar com ele em um momento de grande necessidade. Se você esperar muito tempo para falar, você pode ficar sem oportunidade de fazê-lo.
2
Lembre-se de dizer que você ama. Você pode ter sentimentos mistos com essa pessoa e se esqueça de dizer as palavras as mais importantes. Embora nunca tenha sido faias disse antes ou não você disse em anos, é importante que você diz "eu te amo", enquanto você ainda tem um tempo significativo com essa pessoa. Você vai se arrepender se você não encontrar uma oportunidade de dizer a ele. Pare de procurar o lugar perfeito para ser honesto e basta ser honesto com seus sentimentos agora.
3
Compártele o quanto essa pessoa significa para você. Conte-nos sobre suas memórias favoritas ou pontos fortes que você desenvolveu graças a ele. Este poderia ser um momento muito emocional, mas essa pessoa realmente quer saber.
4
Não dê falsas esperanças. É tentador dizer a um homem moribundo que tudo vai ficar bem. No entanto, a pessoa de seguro sabe muito bem a sua aptidão e vai agradecer por seu apoio sem coisas adoçar. Concentre-se em sua companhia em vez de dar falsa esperança quando o fim está muito próximo.
5
Diga a boa notícia. Seu amado ainda se preocupa com você e quer saber como você está fazendo. Compartilhar com a boa notícia de sua vida você vai ser feliz, porque você vai se sentir parte de sua vida. Além disso, se essa pessoa e vai sair em breve, você vai se sentir confortado sabendo que você está em uma boa situação.
6
Evitar platitudes. Mas não sei o que dizer, não tente dizer algo ao longo das linhas de "Tudo é o plano de Deus" ou "Tudo acontece por uma razão". A menos que essa pessoa é profundamente religioso ou ela mesma usou essas palavras, essas frases podem ser um pouco frustrante. Você pode até dar a impressão de que ele merece morrer e sofrer por algum motivo, e não faz sentido para combatê-lo ou ficar com raiva. Em vez disso, o foco no fato de acompanhá-la em vez da razão por que ele pode estar morrendo.
7
Abster-se de dar conselhos. Se o seu amado deixou alguns dias ou meses, não é o momento para dar aconselhamento médico não solicitado. É muito provável que essa pessoa tenha tentado de tudo e ter considerado todas as opções, além de tais comentários são apenas frustrante, doloroso e imprudente. Essa pessoa só quer ficar sozinha agora. Sugerir outras opções só irá sublinhar ou com raiva.
8
Não me faça falar. Se a pessoa estiver muito cansado ou simplesmente quiser desfrutar da sua presença, não me faça falar com você. Isso é diferente de querer incentivar um amigo triste, também é provável que seu amado está esgotado fisicamente e emocionalmente. Enquanto você quer falar ou pensar falando é melhor não dizer nada, deixá-lo decidir se você deve ou não falar. Você não deve forçá-lo a usar muita energia durante estes tempos difíceis.
dicas
- Seja educado e simpático, sem ser piegas.
- Fale sobre o processo da doença e do tratamento médico apenas se a pessoa que você quer. Sua vida será centrado sobre estes pontos diariamente e poderia ser o foco de sua atenção.
- Você pode ter opiniões fortes sobre a vida após a morte, a ressurreição, o novo nascimento, a existência de Deus, religião, etc. A menos que você tem certeza que a parte moribunda essas crenças com você, abster-se de compartilhá-los e acima de tudo não tentar impor-lhes. Isto não é sobre você.