Como entrar em contato com a pessoa com deficiência mental
A capacidade de comunicar com uma pessoa cuja utilização da linguagem é limitada por uma deficiência mental podem ser cultivadas ao longo do tempo com a paciência e esforço. Se diálogos frequentemente ou muito esporádicos com pessoas com tais limites à sua capacidade de expressão verbal, as dicas a seguir irão ajudá-lo a se comunicar de forma mais eficaz e suavemente.
Conteúdo
passos
1
Manter um volume baixo e suave. Falando mais forte não torná-lo mais fácil de entender.
2
Quando você está escolhendo "o nível de familiaridade" suas palavras, lembre-se de levar em conta o "idade mental" seu parceiro, não a sua idade "cronológica." Lembrar que simplesmente tem uma capacidade diferente para processar a mensagem, mas não necessariamente limitados a um vocabulário de cinco anos.
3
Não cobrir a boca ou ocultar a vista de seu interlocutor, como ele provavelmente vai querer assistir seus lábios enquanto você fala. Isto ajuda-os em muitos casos, para entender o que você está tentando dizer.
4
Não imitar a maneira em que a pessoa com deficiência pronuncia palavras, supondo que você "vai entender" se você falar como ele ou ela faz. Isso não melhorar suas habilidades de comunicação, mais você pode confundir o seu parceiro e dar a impressão errada sobre a sua sensibilidade para respeitar as habilidades que diferem das suas.
5
Evite juntar a pronúncia das duas palavras. Por exemplo, não diga em uma frase, "Não-tão-que-dá" fluentemente. Uma das dificuldades mais graves para as pessoas com conhecimento limitado da língua é saber onde uma palavra termina e outro começa. Você pode até mesmo fazer uma pequena pausa entre as palavras, se você ver que seu parceiro está tendo problemas com uma frase, mas isso não pronunciar as palavras lentamente, basta separá-los muito bem.
6
Quando possível, sempre optar pela sinônimo mais simples. A menos elaborado a palavra, o mais provável é o seu parceiro está familiarizado com ele. "grande"Por exemplo, sempre que é preferível "colossal".
7
Evite linguagem declarações mais complexas que corresponde à idade mental de sua estrutura partidária. Talvez você deve usar frases simples na forma sujeito-verbo-predicado para parceiros com capacidade de linguagem mais limitado, mas muitos podem gerir orações coordenadas ao mesmo tempo, não complicar a sua ordem ou comprimento também.
8
Olhe para o seu interlocutor directo no olho. Isso permitirá que você saiba que você se importa o que ele está dizendo. Embora raramente irá retornar você olhar em seus olhos, olhando para toda a sua linguagem corporal pode saber se você está falando com uma disposição favorável.
dicas
- A coisa mais importante é lembrar-se impregnar a sua dose de respeito em todas as situações em que convivas com uma pessoa deficiente. Não tratá-la como alguém inferior ou que necessitem de atenção exagerada. Ele tem a mesma diversidade emocional que você, só que o caminho para acessá-lo é diferente para o seu caso. Lembre-se de que a pessoa com deficiência mental não é estúpidos, mas vive em um mundo que você não pode entender. É apenas a sua capacidade de decifrar a linguagem que está em jogo, como é deficiente para a forma como você está acostumado a comunicar, você deve pensar sobre da pessoa com quem você fala como um tipo muito particular de estrangeiro, ou simplesmente como alguém .
- Paciência é a chave.
- Note que você assistir e ouvir atentamente para a pessoa que você está falando. Às vezes, entender o que ele diz é muito semelhante a entender o que ele diz uma pessoa que fala a sua língua com um forte sotaque. Pausas e sua escolha de palavras também dar-lhe um guia para modificar -em respeitosamente e não condescendente como suas estruturas orações.
- Trate sempre que possível como uma pessoa "normal"- Ou seja, quando você escolhe palavras congruentes com a sua idade mental, isso é tudo que você tem que mudar (não deve usar a mesma atitude e linguagem corporal que iria mostrar uma criança pequena, ou podem se sentir estranho vê-lo fazê-lo).
- Sorri para mostrar que você está desfrutando da companhia de seu parceiro.
- Sempre se preocupa muito a sua voz. Se condescendente, ou parece que você estava falando a uma criança pequena, você deve alterá-lo imediatamente.
avisos
- Pessoas com diferentes habilidades mentais não são mais violentas do que o resto da população. explosões de raiva ou explosões súbitas são causados apenas por pessoas tentando forçá-los a fazer algo que eles não querem. Ele entende que a discriminação contra as pessoas com deficiência mental ainda é forte e difícil de apagar, e até mesmo as pessoas que trabalham para ajudar pode ferir sua suscetibilidade para impor critérios que não iria usar para tratar pessoas normais. As suas ideias, as suas escolhas e preferências são por vezes alienados por pessoas que tentam decidir por eles, porque eles pensam que não podem fazer nada por conta própria. Imagine se alguém constantemente impor todas as ações que você realiza mesmo que você seja perfeitamente capaz de distinguir o certo eo que você quer naquele momento. explosões violentas em um indivíduo com competências linguísticas limitadas são reações às vezes desesperados, eles parecem ser a única forma de ser ouvido pela outra pessoa que tenha proposto não ouvir. Incapaz de falar (em termos "normais") não significa que eles não têm nada a dizer.
RELACIONADOS
- Interagir com as pessoas com deficiência
- Lidar emocionalmente deficientes
- Como se comunicar com os surdos
- Conversando com um gago
- Como definir metas realistas para uma criança com paralisia cerebral