Usando histórias sociais

3 partes:Criar uma história socialPrepara as orações de história socialUse histórias sociais que têm finalidades diferentes

Normalmente, as histórias sociais são utilizados em crianças com ASD (transtorno do espectro do autismo). Histórias sociais são descrições curtas e simples que são criadas com o propósito de ajudar a criança a compreender uma atividade ou situação específica e comportamentos que são esperados para mostrar a criança nessa situação. Histórias sociais também fornecem informações precisas sobre o que a criança pode testemunhar ou experiência em que a informação situação.

parte 1Criar uma história social

1

Escolha o tema da história. Algumas histórias sociais pode ser utilizada, em geral, ao passo que outros são dirigidos para um evento, uma situação ou uma actividade específica.

  • Entre as histórias sociais que podem ser usados ​​geralmente têm: como lavar as mãos, como pôr a mesa para o jantar, etc. Exemplos de histórias levou a uma situação ou evento particular pode ser: Procure exame médico, a bordo de um avião, etc.
  • histórias sociais com um propósito geral pode ser contado ou verificado uma vez ou duas vezes por dia, dependendo da criança e sua vontade de adoptar comportamentos. Mas as histórias sociais com um propósito específico a ser lido ou revisto antes do evento ou actividade ocorre.
  • Por exemplo, você deve ler uma história social, sobre uma visita ao médico para um check-up pouco antes de a criança sai de casa.

2

Limitar a sua história para um único tópico. Uma criança com ASD não consegue assimilar muitas Temas-, portanto, deve ter cuidado com as informações transmitidas através de histórias sociais, certificando-se de que cada história é dirigida a um comportamento único, emoção, evento ou situação. Você deve fazer isso porque para as crianças com ASD é extremamente difícil de tomar mais de uma idéia ou informação ao mesmo tempo

3

Faça o personagem principal se assemelha a criança. É o herói de sua história se assemelha a criança. Você pode usar traços físicos, sexo, número de família que a criança tem, interesses ou habilidades.

  • Quando a criança começa a perceber que a criança na história e ele é como, você, o narrador, você pode transmitir a mensagem mais facilmente. Espera-se que a criança começa a se relacionar com o personagem da história e fazer tudo o que ele faz.
  • Por exemplo, se você contar uma história para uma criança chamada Ericson, você pode dizer: "Era uma vez um menino chamado Eric, ele era muito inteligente, alto, bonito e adorei jogar básquetbol- como você."

4

Considere converter sua história em um pequeno livro. Você pode dizer as histórias da criança ou você pode escrever em um livro simples que a criança pode sempre levar em sua mochila, para que você possa lê-los sempre que quiser.

  • As crianças com autismo aprendem visualmente- por esta razão, você pode incluir imagens, fotos e pinturas em histórias sociais para capturar a atenção da criança e fazer histórias aparência mais interessante.
  • Você pode maximizar a aprendizagem da criança, se a sua participação é voluntária e não é obrigatório.

5

Cria histórias sociais positivos. Você deve sempre apresentar histórias sociais de uma forma que permite que a criança a associar com comportamentos positivos, ferramentas positivas para combater as emoções negativas e maneiras positivas de abordar e aceitar novas situações ou atividades.

  • A história social não deve conter conotações negativas. A atitude, o tom ea atmosfera lá entre as pessoas que participam na apresentação da história deve ser positiva e tranquilizadora em todos os momentos, e sempre deve ser paciente.

6

Fazer as pessoas que aparecem como personagens da história envolvida. É muito útil para pessoas que têm um papel importante na história social diretamente envolvidos. Por exemplo, se a história é sobre compartilhar brinquedos com os outros, pode ser de grande ajuda para um irmão ou amigo da criança a participar.

  • A criança pode se relacionar melhor com a história também descobrir por si mesmo o que se sente gostaria de compartilhar com os outros e ver como a atitude de seu irmão ou amigo para ele mudará quando você está disposto a compartilhar.
  • Isso fará com que a criança a desenvolver comportamentos mais positivos e gratificantes.

7

Considere o humor da criança quando narrar uma história social. Você deve levar em conta o tempo, lugar e modo da criança quando a atual história social não deve ser criança ansiosa deve ser calmo, relaxado e energético.

  • Você não deve contar a história quando a criança está com fome ou cansado. A criança não consegue assimilar o essencial da história social se o seu humor e energia não são estáveis.
  • Além disso, o site deve estar livre de luzes brilhantes, ruídos altos e outras distrações que podem capturar a atenção da criança. Conte uma história social nas condições erradas não faria sentido.

8

Considera contar uma história social que lida com um comportamento específico, pouco antes do momento em que você quer a criança a mostrar esse tipo de comportamento. Histórias sociais são muito eficazes se você contar, pouco antes do momento em que a comportamento esperado deve ocorrer.

  • A história vai estar presente na mente da criança para ele, você vai se lembrar o que aconteceu na mesma e, provavelmente, tentar agir da mesma forma como o personagem agiu sobre ele.
  • Por exemplo, se a história é sobre o compartilhamento de brinquedos quando jogam, o professor pode organizar uma sessão de histórias antes da hora de recesso para o efeito a permanecer em suas mentes durante o recreio, onde podem praticar o que aprenderam e compartilhar seus brinquedos com outras crianças.



9

Criar histórias diferentes para necessidades diferentes. Você também pode usar histórias sociais para ajudar crianças com ASD para lidar com as emoções e sentimentos que consideram esmagadora e incontrolável. Por exemplo, essas histórias poderiam incluir relatos sobre o que podem fazer quando eles querem compartilhar seus brinquedos com os outros, como lidar com a morte de um ente querido, etc.

  • Histórias sociais também pode ensinar as habilidades sociais de crianças que você precisa, como se comunicar com os outros de uma maneira que não leva a conflitos, comunicar adequadamente o que eles precisam ou querem, ou desenvolver amizades e relacionamentos. Isso geralmente é necessário porque as crianças com ASD não têm habilidades sociais adequadas.
  • Histórias sociais também podem ajudar as crianças a adquirir habilidades que são essenciais para manter a limpeza e higiene exemplo-for, o que fazer depois de acordar, como usar a casa de banho, como lavar as mãos, etc.

10

Pergunte ao seu filho para lhe contar uma história. Contar histórias é a melhor maneira que uma criança pode se comunicar com outros cognição. De vez em quando, peça à criança para contar uma sua história. Ouvir a sua história e verificar se ele inclui as histórias que você disse ou se ele mesmo inventou.

  • As crianças muitas vezes inventar histórias de que eles vivem ou o que eles gostam de viver no dia-a-dia. Com a ajuda dessas histórias, tentar determinar se a criança pensa corretamente ou dizer coisas que não são apropriados para a sua idade. Você também pode descobrir se você está passando por um problema, uma vez que poderia mencionar na história.
  • Por exemplo, se a criança conta uma história que diz: "Era uma vez uma menina muito cruel bater todos na escola e levou sua comida". A criança pode estar tentando dizer-lhe isso para que "esta garota" como a virada na escola.

11

Substitui uma história social com outra quando a criança tenha compreendido o conceito que transmite. Histórias sociais pode ser modificado dependendo das habilidades que a criança adquire. Você pode remover certos elementos da história social ou adicionar novos são apropriados para a condição atual da criança.

  • Por exemplo, se a criança já sabe como pedir uma pausa quando você se sente oprimido, você pode parar de contar a história destinada a obter tal conduta ou você pode reduzir a frequência com que as contas.

parte 2Prepara as orações de história social

1

Crie uma frase descritiva. Estas orações falam sobre uma situação ou evento particular, fornece detalhes sobre quem são os participantes ou que fazem parte da situação, o que os participantes estão fazendo e por que eles participam. Essas frases estão relacionadas às questões: Quem, Onde, o quê? e por que?

  • Por exemplo, se uma história social é sobre lavar as mãos após ir ao banheiro, você deve usar descritivo para discutir a situação e fornecer informações sobre quem deve lavar as mãos e por que (para evitar a propagação de germes) orações.
  • frases descritivas fornecer informações real.

2

Use frases perspectiva para transmitir pensamentos e emoções. Estas orações falam sobre o estado psicológico da pessoa em relação a uma situação específica, incluindo as emoções, pensamentos e humor da pessoa.

  • Por exemplo, "Mamãe e papai gosta de lavar as mãos. Eles sabem que é bom para lavar as mãos após usar o banheiro".

3

Criar diretrizes orações para ensinar à criança o que as respostas adequadas. Use directivas para discutir as respostas ou orações comportamentos desejados.

  • Por exemplo: "Tento lavar as mãos sempre que eu ir ao banheiro".

4

Use afirmativa para destacar outras orações orações. Você pode usar frases afirmativas com frases descritivas, perspectiva ou directivas.

  • Aumentar ou frases afirmativas destacar a importância da oração, tanto perspectiva descritiva ou de gestão.
  • Por exemplo: "Tento lavar as mãos depois de ir ao banheiro. É muito importante que você faça". A segunda frase é destacar a importância da lavagem das mãos.

5

Criar cooperativas orações para ensinar a importância dos outros. Estas orações fazer a criança entender e descobrir a importância de outras pessoas em situação ou atividade.

  • Por exemplo: "haverá muitos carros na pista. Minha mãe e meu pai pode me ajudar a atravessar a faixa". Isso ajuda a criança a entender que precisa cooperar com a sua mãe e pai para atravessar a pista.

6

Escrever função de controle de orações como lembretes para a criança. orações de controle deve ser escrito a partir da perspectiva da criança com ASD para ajudar a lembrar e aplicar em uma determinada situação. Eles são como orações pessoais.

  • Por exemplo: "Preciso comer legumes e frutas em cada refeição para ser saudável, bem como as plantas precisam de água e luz solar para crescer".

7

Use frases parciais para tornar a história interativa. Estas frases ajudar a criança a fazer suposições sobre uma situação. A criança pode adivinhar o próximo passo em uma situação.

  • Por exemplo: "meu nome é ------ eo nome do meu irmão é ------ (frase descritiva). ------- Meu irmão vai se sentir quando você compartilhar meus brinquedos com ele (perspectiva oração)".
  • orações parciais podem ser usados ​​em conjunto com frases descritivas, perspectiva, cooperativas, positivas e Control e pode ser usado quando a criança tem entendido certas situações e quais comportamentos são adequados e esperado.

parte 3Use histórias sociais que têm finalidades diferentes

1

Ele entende que histórias diferentes podem ter diferentes propósitos. Histórias sociais pode ser usado para uma variedade de finalidades diferentes, por exemplo, para se adaptar a criança a qualquer mudança em ambientes de rotina ou novos, para acalmar seus medos e inseguranças, para ensinar higiene e limpeza, para introduzir certos procedimentos, etc. .

2

Conte uma história ajuda a criança a expressar suas emoções e pensamentos. Por exemplo, a história poderia ser: "Estou com fome e eu estou chateado. Quero gritar e bater os outros, mas que irritam as pessoas ao redor de mim e ninguém iria brincar comigo. Minha mãe e meu pai me disse que eu deveria dizer a qualquer adulto que está comigo Eu me sinto frustrado. respiração profunda, porque isso vai parar de gritar e bater outros. Em breve eu vou sentir melhor".

3

Usa uma história para ajudar a criança a se preparar para uma visita ao médico ou dentista. Deve desenvolver uma história social específica para se preparar mentalmente o seu filho sobre o que poderia testemunhar ou experiência em consultório médico.

  • Isto é muito importante porque tem sido observado que crianças com autismo tendem a perturbar as luzes brilhantes, sons altos, proximidade e físicos de contato por causa de sua alta sensibilidade à estimulação sensorial. Uma visita ao médico ou dentista envolve a maioria dos pontos mencionados acima. Portanto, é essencial que a criança está pronta, disposta e mentalmente para enfrentar essas visitas e cooperar com os médicos e seus pais.
  • As histórias podem abranger questões como como vai ficar o médico, o que os brinquedos podem jogar ou quais livros você pode ler lá, como é que as luzes do escritório, como é que os procedimentos a seguir, como a criança deve responder ao médico, etc.

4

Criar uma história para introduzir novos conceitos, regras e comportamentos. Você pode usar histórias sociais para introduzir novos jogos e esportes à criança durante as sessões de educação física. A criança pode aprender as habilidades necessárias para jogar futebol americano ou baseball.

  • Histórias sociais também pode ser usado para ensinar o comportamento social da criança esperado quando a prática de esportes. Por exemplo, é provável que a criança não quer compartilhar a bola ou dá-lo a outras crianças que participam no jogo. Portanto, quando você ensinar as habilidades e técnicas necessárias para jogar futebol ou de basquete, você pode usar histórias sociais e integrar as lições para ensinar-lhe como compartilhar, por isso que é importante compartilhar, etc.
  • O esporte é uma área em que você pode ensinar habilidades da vida diária para crianças com ASD. Você pode usar histórias sociais que lidam com o esporte para ensinar as habilidades sociais da criança e da vida quotidiana, o que poderia proporcionar uma oportunidade para fazer amigos e ganhar confiança.

5

Conte uma história social para ajudar a criança a superar seus medos. Você pode usar histórias sociais, se uma criança com ASD entrarão na escola ou será transferido para um novo, se um novo campus será transferida ou se quer ir para a série seguinte. Seja qual for a razão, a mudança poderia causar medo e ansiedade.

  • Portanto, você pode usar histórias sociais para introduzir as crianças a nova série, campus ou escola, usando histórias individuais que falam sobre a sala de aula, sala de jantar, biblioteca e sala de jogos-e submeter esses lugares. Além do uso de histórias, você pode tentar se familiarizar a criança com seu novo ambiente visitá-lo junto com ele.
  • O filho já terá visitado os locais através de histórias sócio para ele, você vai se sentir menos insegura e menos ansiosas para explorar o lugar. Sabe-se que para as crianças com ASD é difícil de lidar com as mudanças, mas com planejamento e preparação, a criança pode vir a aceitar estas alterações sem muito para se opor a eles.

6

Dividir em peças histórias sociais para ensinar a criança os comportamentos desejados. Às vezes histórias sociais podem ser divididos em partes para facilitar a compreensão. Isto pode ser muito útil para grandes eventos, como preparação para uma viagem de avião.

  • A história deve ser muito detalhada e incluir elementos como a necessidade de esperar na fila, a necessidade de esperar em os viajantes que vivem, o que a criança vai fazer enquanto espera e como se comportar (ficar com sua mãe ou pai, sustentar mão de qualquer um deles, não gritando ou gritando).
  • No exemplo acima, sobre a viagem de avião, a primeira parte da história pode lidar com as situações que acontecem para se preparar para a viagem, como embalar as malas e vá para o aeroporto- aqui está um exemplo:
  • "O lugar para viajar é mais quente do que o lugar onde vivemos, para que precisa para embalar roupas leves, não casacos grossos. É provável a chover ao longo do tempo, então eu vou precisar para embalar um guarda-chuva. Lá eu livremente tenho muito tempo para isso, eu vou arrumar os meus livros, puzzles e pequenos brinquedos favoritos".

7

Criar a segunda ea terceira parte de uma história social, sobre a conduta adequada. A segunda parte pode ser sobre o que a criança pode esperar para estar no aeroporto, por exemplo:

  • "Haverá muitas outras pessoas no aeroporto. É normal, como eles viajam como eu. Minha mãe e meu pai deve receber um cartão de embarque para que possamos embarcar no avião, para recebê-lo, devemos esperar a nossa vez na fila. Isso pode demorar um pouco. Eu posso ficar com minha mãe ou meu pai ou eu posso sentar no carro ao lado deles. Também eu posso ler um livro, se quiserem".
  • O terceiro pode discutir o que a criança pode esperar uma vez dentro do avião e como se comportar adequadamente. Por exemplo: "Eles têm filas de bancos e de muitas outras pessoas no avião. Um estranho poderia sentar-se ao meu lado, mas tudo bem. Eu asseguro meu assento assim que eu sinto e mantê-lo preso. Se eu precisar de alguma coisa ou se eu preciso dizer uma coisa, eu devo dizer ao meu pai ou minha mãe calmamente. Eu não devo gritar, gritar, chutar, ou lamaçal bater ... deve manter a calma em todos os momentos no avião e eu ouvir o que minha mãe e meu pai me dizer".

dicas

  • frases descritivas e perspectiva deve ser maior em número às orações e directivas de controlo. Você só deve usar uma política ou sentença de controle para cada 4 ou 5 frases descritivas e perspectiva.
  • Histórias sociais podem ser usados ​​tanto na sala de aula e em casa. Não envolvem qualquer fator complexo, que pode ser usado por professores, terapeutas e pais.
  • Histórias sociais são usadas para garantir que a criança está pronta (seja para um evento, um dia, um lugar, etc.) e seu objetivo é ajudá-lo a aceitar as alterações, que você saiba o que esperar e não há problema em fazer isso , você entende apropriado para esta situação social particular e gerar o melhor comportamento possível no comportamento.

Artigos Relacionados