Como analisar o tom na literatura

3 partes:Identificar o tom na literaturaAnalisar o tom através da dicção, imagens, detalhes, Linguagem e sintaxe (DIDLS)Escrevendo sobre o tom em um ensaio

Seu professor entra na sala de aula um dia e pede-lhe para analisar o tom de um fragmento literária ou crítica está lendo um romance que foi publicado recentemente e você quer saber o que as preocupações críticas ao comentar "o domínio do autor para criar diferentes tipos de tom em sua prosa". Qual é o tom na literatura? O tom refere-se a atitude do autor (como narrador) para o assunto, personagens ou eventos em uma história. O autor revela o tom através da escolha de palavras. Depois de ter claro o que é o tom, você pode analisá-lo à procura de itens específicos dentro de uma obra literária.

parte 1
Identificar o tom na literatura
1
Pense no seu próprio uso do tom. Em linguagem corrente, você usa um muito diferente quando se fala de um velho amigo e uma pessoa que você mal conhece tom. Seu tom pode mudar de acordo com a mensagem que deseja transmitir (por exemplo, se você está com raiva de alguém ou feliz em vê-lo depois de um longo período de tempo).
  • Pense em exemplos de como você pode transmitir a mesma mensagem com diferentes tipos de tom irá ajudar a compreender como os autores também escolher um tom acima de muitos outros por uma razão específica. Considere todas as maneiras que você pode pedir a um amigo, por que não atender suas chamadas:
  • "Por que diabos você não atender o telefone durante toda a tarde?".
  • "Esta tudo bem? I chamado muitas vezes esta tarde".
  • "Você foi em uma missão especial para a lua esta tarde?".
  • 2
    Familiarize-se com os diferentes tipos de tom. Há uma grande variedade de ringtones que você pode encontrar em uma obra literária: um fragmento pode ser cómica, solene, pomposa, escuro, intrigante, etc. Na verdade, pode haver tantos tons como as emoções humanas. Conhecer alguns criará uma expectativa em você como leitor e exorto-vos a procurar alterar o tom ou elementos específicos que contribuem para o tom de um fragmento.
  • Este é um exemplo de como a primeira linha famosa Mrs. Dalloway Virginia Woolf poderia ser reescrito com tons diferentes:
  • linha original (simples): "Mrs. Dalloway disse que iria comprar as flores".
  • solene: ""Eu vou comprá-lo flores disse Mrs. Dalloway quando percebeu que ninguém mais iria realizar essa tarefa".
  • intrigante: "Mrs. Dalloway sabia o que eu tinha que fazer. Eu não poderia colocá-lo de lado por mais tempo. Só uma coisa estava faltando e ninguém poderia ajudar. Eu tive que comprar flores".
  • sarcástico: "Cada vez que Mrs. Dalloway sentiu que sua vida precisava de emoção, eu não conseguia pensar em nada melhor do que ir para onde ele teria ido de qualquer maneira em uma manhã tranquila. No entanto, naquele dia em particular, a sua vontade foi o suficiente para convencê-la que sua visita ao florista foi uma exploração inovadora".
  • Lembre-se que é muito pouco provável que uma obra de ficção mais como um romance, tem um tom único em todo o trabalho. Na verdade, os autores muitas vezes mudar o tom em cada cena ou fragmento para manter o leitor interessado e criar um senso de ritmo em seu trabalho.
  • 3
    Considere o impacto sobre tom leitores. O tom de influenciar significativamente a sua própria recepção de uma obra literária como leitor e, em geral, também influenciam o ambiente, temas e mensagens que o trabalho pode transmitir.
  • Você pode geralmente você gosta de romances situados na época da Guerra Civil, mas têm opiniões diferentes sobre eles com base no seu tom. Pode parecer que o tom íntimo e pensativo de Stephen Crane The Red Badge of Courage que é um pouco chato e você pode preferir O que o vento levou Margaret Mitchell para seu tom solene e sentimental.
  • Se um livro ou um fragmento você olhar aborrecido, pense se é devido à ausência de um tom específico. Por exemplo, há uma grande diferença no tom dizendo "Desta forma, estamos a avançar com a laboriosidade, barcos contra a corrente, de forma constante regressão ao passado" (A última linha O Grande Gatsby) e "Nosso passado continuou puxando-nos como barcos que navegam contra a corrente". O tom solene e nostálgico da primeira frase capta a atenção do leitor antes de fechar o livro pela última vez enquanto a falta de um tom específico no segundo período deixa um acabamento fosco.
  • 4
    Ele compreende a diferença entre o tom ea atmosfera. o tom refere-se à forma como o autor, narrador ou alto-falante sente ou transmite informações sobre o assunto, enquanto o ambiente Refere-se à forma como o autor faz a sensação leitor sobre o assunto. Embora ambos estão intimamente ligados, a atmosfera é mais relacionada com a reacção do leitor para o uso de um tom particular pelo autor. Tanto o tom ea atmosfera depende da capacidade do autor para evocar sentimentos através do uso hábil de palavras, por isso é compreensível que os dois são freqüentemente confundidos.
  • Por exemplo, uma cena que descreve o primeiro encontro entre dois velhos amigos depois de muitos anos, provavelmente, usar um tom de intimidade para transmitir a estreita ligação entre eles. É provável que a atmosfera é nostálgica para desencadear a reação emocional dos leitores e fazê-los se sentir conectado com a experiência dos personagens.
  • Uma boa maneira de detectar a diferença entre o tom ea atmosfera está pensando sobre o cenário de uma história. O cenário é um dos recursos mais comuns que os autores usam para criar o ambiente: uma cabana abandonada na floresta e uma rua movimentada em uma cidade evocar diferentes sentimentos. No filme, muitas vezes de música e cinema juntamente com o cenário usado para criar o ambiente: um filme de terror e uma comédia romântica vai trilhas sonoras e muito diferente de provocar diferentes reações na iluminação pública.
  • 5
    Tone ligadas ao ambiente do que uma peça literária evoca em você. Porque o tom ea atmosfera estão intimamente relacionados uns aos outros, você pode começar com o meio ambiente, que é a sua própria reação emocional a um fragmento, e trabalhar para voltar para as decisões do autor para analisar o tom.
  • Por exemplo, se uma história mudou-lo às lágrimas, ele analisa como o uso de palavras conseguiu criar uma reação tão emocional. Como eles contribuíram adjetivos e verbos para o efeito? Faça frases curtas teve um impacto mais forte em você como um leitor?
  • Se você acha que um capítulo de um romance a intenção de provocar uma sensação de medo em você como um leitor, mas realmente não afetou, de qualquer maneira Veja como o autor tentou criar uma sensação de medo e me pergunto por que não funcionou. Esta é uma boa forma de pensar de uma obra literária em termos críticos.
  • 6


    Procure específico, conhecidos como elementos DIDLS. DIDLS é um acrônimo para cinco elementos que devem prestar atenção para analisar o tom, dicção, imagens, detalhes, linguagem e estrutura da frase (sintaxe). Examine cada por sua vez, facilitar o mais você entender como o autor (ou voz narrativa) criou um tom específico, que ambiente é projetado para criar e como se relaciona com os temas do jogo.
  • A prática de pagar muita atenção a elementos específicos em um fragmento literária é conhecida como leitura detalhada. A hipótese inicial é que as técnicas mais gerais, como o tom e temas, são melhor compreendidas olhando primeiros detalhes e, em seguida, anexá-los para obter o retrato grande.
  • parte 2
    Analisar o tom através da dicção, imagens, detalhes, Linguagem e sintaxe (DIDLS)
    1
    Preste atenção a dicção. Em discurso, dicção refere-se à forma como as palavras são pronunciadas. Na literatura, refere-se às palavras que o autor escolhe para usar, se as palavras escolhidas são abstratos ou concretos, geral ou específica e formal ou informal.
    • As palavras abstrato São palavras que não podem ser percebidos pelos sentidos, enquanto as palavras específico Eles são aqueles que podem ser vistos e medidos. Por exemplo, a palavra "amarelo" é concreto, mas a palavra "agradável" é abstrato. palavras abstratas pode "contar" uma história e são usados ​​para mover-se rapidamente através dos acontecimentos, enquanto que palavras específicas "mostra" e coloque o leitor numa cena com os personagens.
    • As palavras geral Eles são suficientemente precisos, a "automático" ou "gato". Estas são palavras reais, mas pode ser aplicado a qualquer tipo específico de carro ou gato, para que o leitor pode imaginar o que você quer. Em contraste, as palavras específico como "siamês" e "Ferrari" restringir o leitor a uma imagem particular.
    • As palavras formal Eles são longos, técnica ou incomum e autores que querem usar o leitor a ver o autor ou o personagem como alguém altamente educado ou pretensioso. As palavras informal Eles são aqueles com os quais a maioria dos leitores estarão familiarizados, incluindo contrações e gírias, que se assemelham mais de perto a forma como fala a maioria das pessoas.
  • 2
    Olhe para as fotos. Esta é a linguagem descritiva que revela o que o autor ou o personagem pensa e sente sobre o que acontece. Isto pode incluir comparações, símbolos ou metáforas.
  • Um autor que escreve sobre um personagem que nada em uma piscina de água quente e descreve-o como um banho quente sugere que a lagoa é tentador, relaxante e confortante. Um autor que descreve a mesma atividade como cozinhar cozido em uma panela pode querer sugerir desconforto ou um sentimento de mau presságio.


  • 3
    Detalhes do estudo. Nenhum autor pode incluir na história todas as informações sobre um personagem, uma cena ou evento. Os detalhes incluídos e aqueles omitido, ou o quão profundamente o autor se concentra em detalhes específicos, são um importante indicador de tom.
  • Um autor pode descrever uma casa dizendo que ele tem flores alegres no jardim da frente, o que sugere que a casa é um lar feliz por inquilinos felizes. Outro autor não pode mencionar as flores, mas falando de descascar janelas tintas e sujos, sugerindo que a casa é um lugar deprimente ocupada por pessoas deprimidas.
  • 4
    Examina decisões na língua e palavras. O autor vai escolher palavras de acordo com sua conotação. A conotação é o significado de uma palavra além de sua definição literal: o que pode evocar imagens ou sentimentos esta palavra. Pensando sobre a conotação específica de palavras e por que eles foram escolhidos sobre outras irá revelar para o leitor a atitude do autor em relação ao assunto.
  • Consulte a um cão como um "cachorro" Ele é carinhoso, enquanto que, para transmitir o ódio ou o medo de cães, o autor pode usar a palavra "percevejo". A narrador refere-se a crianças como "brats" tem uma atitude diferente em relação às crianças que uma chamada "anões".
  • Crepúsculo e entardecer são definidos como o tempo entre o pôr e completa escuridão, mas sugerir coisas diferentes. A noite tem mais a ver com a escuridão com luz e pode sugerir que a noite está se aproximando rapidamente, com todas as coisas assustadoras que acontecem à noite. Em contraste, crepúsculo pode sugerir que o amanhecer se aproxima, o que representa um novo começo, e que o sol acaba de definir, indicando o final de um dia difícil.
  • Um autor pode escolher palavras para seu som de forma estrita. Palavras com um som agradável sugerem que o autor escreve uma história sobre coisas agradáveis, enquanto as palavras com um som duro sugerem que o tema é muito difícil ou desagradável. Por exemplo, uma sinos chineses pode ser mellifluous (musical) ou cacophonous (irritante).
  • 5
    Descompón a estrutura das frases. A que é comumente referido como "sintaxe" Ele é a maneira em que as frases individuais são construídos. O autor varia a estrutura da frase para transmitir o tom e provocar uma reação diferente no leitor.
  • A ordem das palavras em uma frase dá uma pista para a parte a quem deve prestar mais atenção. Normalmente, a ênfase principal de estar no final da frase. "Juan trouxe flores" enfatiza que trouxe enquanto "As flores foram trazidos por John" Ele enfatiza que trouxe flores. Ao inverter a ordem das palavras, o autor faz a pessoa que trouxe flores como uma surpresa para o leitor.
  • Frases curtas são mais intenso e imediato, enquanto longas orações criar uma distância entre o leitor ea história. No entanto, sentenças mais longas são falados pelos personagens sugerem reflexão, enquanto frases curtas pode ser vista como frívola ou desrespeitoso.
  • Muitos autores quebrar as regras de sintaxe com o propósito de conseguir um efeito desejado. Por exemplo, um autor pode optar por colocar um adjetivo antes de seus nomes (anastrophe) para adicionar peso para adjetivos e fazer a oração mais dramática. "O dia escuro e sem brilho" Ele estimula o leitor a pagar mais para a natureza incomum de creche.


  • parte 3
    Escrevendo sobre o tom em um ensaio
    1
    Descrever em detalhe tom. Use adjetivos específicos usados ​​para ilustrar o tom do narrador, como "melancolia", "emotivo", "persuasivo", "inquisitivo", Etc. Os mais específicos suas palavras-chave são aquelas palavras, a sua análise será mais cauteloso. Use mais de um adjetivo, se você acha que isso vai fazer a sua descrição mais precisa.
    • Por exemplo, iniciar um parágrafo com foco no tom de uma escrita do texto "Um dos elementos mais notórios no primeiro capítulo do romance é o uso de um tom melancólico, no entanto, pelo narrador reconfortante ...".
  • 2
    Ele fornece evidências texto citado. Depois de descrever em detalhe o tom, use algumas citações para apoiar o seu argumento, explicando o que elementos de dicção, sintaxe, imagens, etc., contribuem para esse tom. Todas as suas declarações em um ensaio literário deve ser apoiada por exemplos do texto.
  • Por exemplo, você pode escrever "As extremidades narrador O Grande Gatsby com um tom melancólico. Observe, por exemplo, a última linha: "Desta forma, podemos avançar com a laboriosidade, barcos contra a corrente, de forma constante regressão ao passado `. A metáfora de navios também ressoa na sintaxe quebrado, evocando o fluxo e refluxo das marés. Todos estes elementos contribuem para a criação de um tom distintamente nostálgico e ainda, épica".
  • 3
    Compare tons diferentes na mesma obra. Porque um longo trabalho de ficção terá definitivamente diferentes tons, uma análise completa do mesmo deve reconhecer essa variedade e explicar como eles interagem tons entre eles em toda a obra.
  • Momentos se houver uma mudança progressiva de tom ao longo do trabalho (por exemplo, se ele vai "esperançoso" para "ermo") Ou se diferentes capítulos correspondem a tons diferentes. Enfatiza os contrastes e como eles afetam o trabalho todo (por exemplo, o que significa que um romance oscila entre dois tons muito diferentes, como "sombrio" e "alegre".)
  • Análise ligando o tom de seus personagens mostrando como cores diferentes correspondem a diferentes personagens.
  • 4
    Explica como isso afeta a leitura. Você deve sempre mencionar o leitor em sua análise de um texto literário e imaginar como o autor quis afetar o leitor usando um tom específico. Neste caso, você já pode adivinhar é (por exemplo, "O narrador capta a atenção do leitor rapidamente mudando para um tom mais intrigante ...") Ou basear suas declarações sobre a forma como o público recebe o texto ("O público estava indignado com o tom ousado e sem remorsos da novela ...".)
  • No segundo caso, certifique-se de apoiar o seu pedido, fornecendo evidências quer textos contemporâneos (por exemplo, citando a crítica de um romance de época em que foi publicado) ou literatura secundária (por exemplo, um acadêmico que escrever em um ensaio sobre como o tom de um romance foi recebido pelo público).
  • 5
    Vinculá-lo ao tema, atmosfera, enredo e estilo. Certifique-se de sua análise de campo está sempre ligada com a imagem grande. Afinal de contas, o tom é simplesmente um recurso para chamar a atenção dos leitores para questões importantes, tais como enredo e temas subjacentes.
  • A última linha O Grande Gatsby, por exemplo, ele pode ser ligado com a forma como a nostalgia é um tema ao longo do romance e do papel de Nick Carraway como um narrador interno, lembrando sua juventude.
  • dicas

    • Os melhores autores muitas vezes mudam de tom ao longo da história. Procurando por uma mudança e se perguntar por que o tom do autor alterado.
    Artigos Relacionados