Como jogar xadrez para iniciantes
3 partes:
Conteúdo
O xadrez é um jogo incrivelmente divertido e viciante que requer habilidade e estratégia. Ele existe há séculos como um jogo feito para os intelectuais e estudiosos, embora, para jogar não é preciso um nível de gênio (mesmo as crianças podem jogar bem). Se você seguir os passos abaixo, no final deste guia você estará dizendo "Checkmate!"
parte 1
Entenda o jogo, o tabuleiro e as peças1
Conhece todas as peças e seus movimentos. Cada tipo de peça se move de forma diferente. Aqui nós mostramos-lhe o nome de cada um e como eles se movem (com uma ou duas exceções discutidas abaixo):
- o peão: A parte mais básica do jogo (começar com 8 deles). Na sua primeira jogada você pode avançar uma ou duas casas, depois disso, avançando apenas um. Os peões só podem atacar outras partes que estão dentro de um quadrado diagonalmente de distância, e não pode voltar atrás.
- A torre: Parece que a torre de um castelo. Você pode mover horizontalmente e verticalmente como muitas caixas como possível e pode atacar as peças em seu caminho.
- O cavalo: É a parte mais complicada do jogo. Move-se em um "L", ou seja, dois horizontal e uma caixas verticais, ou vice-versa, em qualquer direção. O cavalo é a única peça que pode saltar sobre outra. Só ataca as peças encontradas nas caixas onde ele cair.
- o bispo: Apenas ele se move na diagonal, mas você pode fazer por um número ilimitado de quadrados até que ataque a outra peça. É a forma de mitra de um bispo.
- A rainha: É a peça mais poderosa (geralmente tem uma coroa mais feminino). Você pode mover horizontalmente, verticalmente ou na diagonal para um número ilimitado de quadrados e atacar de qualquer um desses endereços.
- O rei: Você só pode mover um quadrado por turno em qualquer direção e ataque da mesma forma. É a parte que Você não quer perder de forma alguma, porque isso significa a derrota no jogo.
- Lembre-se dos pontos fortes de cada peça.
- O rei é inestimável e deve ser protegida.
- A rainha é a peça mais versátil e é o mais útil no apoio partes, e muitas vezes usado para garfo. A rainha combina o poder de um bispo e uma torre em uma peça. Ela é considerado para ser o mais valioso, com a rei.
- Os cavalos são excelentes para o movimento ataques sorpresa.Su é muitas vezes esquecido e confuso para os jogadores novatos.
- Bispos tendem a ser excelente em uma posição aberta. No entanto, muitos jogadores novatos muitas vezes subestimam os bispos e não fazer pleno uso deles.
- As torres são fortes e têm uma longa amplitude de movimento. Eles funcionam melhor em posições abertas.
- Os peões podem parecer insignificantes, mas elas podem ser boas para pegar um adversário quando ele é sacrificado para capturar uma peça mais valiosa. Se você jogar bem, um peão, você pode até mesmo dar Checkmate ao rei!
2
Entender o que se entende por "verificar". Se o rei está em xeque, ele está sob ataque de peças do seu oponente. Quando o rei está em xeque, você deve mudança removê-lo da seleção no seu próximo turno"`. Você pode ficar fora de controle por três métodos:
3
Ele entende o conceito. No xadrez, o seu objetivo é capturar o rei do seu oponente e vice-versa. Embora este seja o objectivo principal, o segundo é, obviamente, evitar que o rei é capturado. Tudo isso é realizado através da captura de número de peças possível adversário. Quando você alinhar uma peça com o rei inimigo, mas isso ainda tem uma chance de escapar do ataque, ele é chamado de "cheque", por outro lado, quando "não pode" fazê-lo, é chamado de xeque-mate, o que significa que você ganhou o jogo.
4
Prepare a placa. Agora que você sabe a função de todas as peças, você pode colocá-los no tabuleiro. Alinhá-lo de modo que cada jogador tem um quadrado de cor clara no canto inferior direito. Aqui nós mostramos-lhe como colocar as suas peças:
5
Se você estiver indo para jogar a sério, considerar aprender o sistema de linhas e colunas. Cada quadrado na placa tem uma letra e um número. Quando alguém diz algo como "Cavaleiro de C3", o C3 é parte deste sistema de este se refere a algo muito mais fácil. Veja como ele funciona.
parte 2
Comece a jogar1
Branco mover em primeiro lugar. É simples assim. Selecione qualquer peça que você gostaria de mudar-se para iniciar o ataque, ou abertura. Branco faz o primeiro movimento e, em seguida, o negro fazer o mesmo. A abertura é uma das partes mais importantes do jogo. Não há nenhuma maneira "certa" de fazê-lo, todo mundo tem seu próprio estilo e você encontrar o seu. No entanto, há algumas coisas a considerar:
- Evitar atacar agora. Em sua abertura só vai colocar as suas peças em suas posições mais úteis. Você vai querer colocá-los em caixas adequadas e seguras.
- Normalmente, basta fazer um ou dois movimentos com seus peões. Em seguida, concentrar-se em suas peças mais poderosas (bispos, cavaleiros, rainhas e torres). "Desenvolvimento" (obter todas as suas peças) não está completa até que todos eles se mudaram.
- Grande parte do seu abertura depende do seu oponente, você tem que sentir o jogo. Então preste atenção e tente antecipar seus movimentos. Este jogo é mais sobre a premonição de que qualquer outra coisa.
2
Junte-se a regra do jogo "en passant". Ou seja, se você preferir. Muitos iniciantes não se preocupe com isso. No entanto, se você quiser saber como fazer este jogo um pouco mais complicado do que já é, aqui vamos mostrar-lhe como:
3
Se revezam. E assim o jogo é jogado! Você e seu oponente se revezam, tentando capturar o rei do outro e as outras peças ao longo do caminho. Se você pode deixar sua rainha fora do jogo e manter na defensiva, você colocá-los em uma posição vantajosa, embora haja uma série de possibilidades de ganhar.
4
Sempre pense em um movimento para a frente. Se você mover seu cavalo lá, o que acontece? Será que exponha outras partes para o próximo movimento do seu oponente? Você tem tempo para jogar ofensa ou você precisa para proteger seu rei (ou talvez queen)? Que idéias parece ser até o seu adversário? O que você acha que é o curso do jogo nos próximos movimentos?
5
Aprenda a "roque". Lembre-se dito que foram algumas exceções quando falamos sobre o movimento das peças? Bem, além de o peão movimento passant, outro chamado roque. Ela ocorre quando sua torre e seu rei trocaram de posição, este movimento protege o rei e permite que a torre para que você possa capturar algumas peças. É um movimento muito, muito útil.
6
Ganhar o jogo para dar um xeque-mate seu oponente. Isso significa que você colocar o rei em xeque, mas desta vez não pode escapar. Quando isso acontece, dizer com grande euforia "xeque-mate!". Neste ponto, seu oponente lhe dá um pequeno golpe ao seu rei a cair em derrota. Boom!
parte 3
Incorporar uma estratégia1
Use todas as suas peças. Parece bastante lógico, certo? Mas um dos maiores novato erros é usar apenas algumas peças. Quando isso acontece, o resto só fica na estrada e acaba sendo presa fácil para o adversário. Portanto, manter o movimento bordo e alertar o seu adversário, e usar todo o seu exército.
- Em sua abertura, coloque algumas peões um ou dois quadrados para a frente e depois, lentamente, mover suas outras peças. Isso permite que mais peças na primeira linha pode facilmente entrar no campo, dando-lhe mais poder ofensivo.
2
Controla o centro. Uma vez que muitas peças podem mover-se em quase todas as direcções, o centro de controlo é muito mais vantajoso controlar os lados. Se você assumir que, o seu adversário terá muito menos bons lugares, cofre para mover. Seu poder é tremendamente reduzido se só toca da direita para a esquerda. Então aproveite o centro o mais rápido possível!
3
Não sacrifique suas peças desnecessariamente. Óbvio não? Se você tem que sacrificar, fazê-lo em uma troca. Nunca desista de um sem pensamento, todos são valiosos, você percebe ou não. Há um sistema de pontos, se você estiver interessado. O mais valioso são, mais pontos valem a pena:
4
Proteja o seu rei. Esperemos que, é óbvio neste momento. Se fizer mais nada (a menos que você está no ataque), você deve proteger o seu rei. Leve-o para o canto por roque, protegê-lo bem e começa a quebrar as forças de seu oponente com suas peças disponíveis. Você quer fazer para trás, em vez de atacar o mais rapidamente possível.
dicas
- Os quatro quadrados centrais são o melhor lugar para posicionar suas peças porque eles podem fazer mais movimentos em direção ao centro da placa perto das bordas. Ao aumentar o número de movimentos que você pode fazer, você também limitar as opções de seus adversários.
- Tente sempre ter muitas peças avançadas no centro do tabuleiro. Quanto mais peões você deixa para trás, melhor vai defender o seu rei.
- Certifique-se de observar cuidadosamente os movimentos de seu oponente. Eles determinam os movimentos que você deve fazer, não o que você gosta de fazer em sua mente.
- Nenhum dos padrões são ajustados na pedra, não há nenhuma maneira específica para ganhar no xadrez.
- Não fique frustrado se você perder muito. O xadrez leva tempo e muitos professores tiveram uma experiência de mais de 10 anos!
- Não olhe para matanças rápidas um cheque. Há uma boa chance de que seu adversário vai puni-lo por tentar dar xeque-mate-lo rapidamente.
- Aprenda com seus erros. Ele é obrigado a cometer erros como um novato. Mesmo grandes mestres cometer erros e perder jogos.
- Pode considerar-se plenamente desenvolvido, se o seu rei roque, seus bispos e cavalos não estão em suas caixas originais e as torres estão ligados.
- Saiba algumas armadilhas de xadrez para que você possa usar ataques furtivos e evitar a armadilha se alguém tenta ser inteligente.
- Às vezes, o roque pode ser um movimento desastroso que termina em xeque-mate. Em outros momentos, pode roque xeque-mate seu oponente. Julgar a posição e fazer o seu melhor jogada.
avisos
- xadrez rápido não é para principiantes. É difícil, competitivo e extremamente frustrante para aqueles que são novos para o jogo.
- As peças de xadrez pode ser perigoso para crianças pequenas se ingerido.
RELACIONADOS
- Como marcar um jogo de xadrez
- Como jogar xadrez
- xadrez ensino
- Usando o relógio de xadrez
- Montando um tabuleiro de xadrez
- Como ser um melhor jogador de xadrez
- Como ganhar quase sempre no xadrez