Como ganhar quase sempre no xadrez

3 partes:

Ganhar como um inicianteGanhar como um jogador intermediárioGanhar como um jogador avançado

Dominando o xadrez é um processo longo e levará vários anos, mas não tem que ser um mestre em xadrez para ganhar quase sempre, se você entender a mecânica do jogo. Ao aprender a detectar certos movimentos e ler o seu oponente, você pode aprender a proteger o seu rei efetivamente, atacando o rei de seu oponente e sair vitorioso quase sempre.


Este guia assume que você sabe o básico de jogar xadrez. Se você está apenas começando, clique aqui para ler um guia para os seus primeiros jogos.

parte 1
Ganhar como um iniciante
1
Ele entende o valor de cada peça e protegê-lo em conformidade. Obviamente, o rei é a peça mais importante no tabuleiro, e você perde se for pego. No entanto, o resto de suas peças não são carne para canhão de que você pode facilmente fazer sem. Com base em matemática e geometria de um tabuleiro de xadrez, certas partes são sempre mais valiosos do que outros. Lembre-se estas classificações para capturar pedaços. Por exemplo, você não deve colocar uma torre de grande valor em risco apenas para capturar o cavalo de seu oponente.
  • Peon = 1
  • Cavalo = 3
  • Bishop = 3
  • Torre = 5
  • Rainha = 9
  • Às vezes referido como as peças de xadrez "material". Você precisa de uma grande quantidade de material de boa qualidade para ganhar todos os jogos.
  • 2
    É incluindo os objectivos de um bom movimento de abertura. aberturas de xadrez são os dois primeiros lances do jogo e determinar a sua estratégia e posição geral para o jogo inteiro. Seu objetivo é desenvolver a céu aberto, ou sair dos aparelhos de arranque, tantas peças mais forte possível. Há várias considerações-chave para uma boa abertura:
  • Mover seus peões para o centro do tabuleiro enquanto abre suas peças mais fortes para torná-lo mais fácil de se mover.
  • Os seus movimentos de abertura também depende se suas peças são preto ou branco. Porque os brancos se move em primeiro lugar, você deve mover-se para o ataque e tentar controlar o jogo. O preto deve segurar e esperar um pouco mais, deixando o branco é exposta com um erro antes de atacar.
  • Nunca mover a mesma peça duas vezes a menos que você entrar em apuros e pode ser capturado. Quanto mais peças se movem, seu oponente terá que reagem a você.
  • Com estes princípios em mente, dê uma olhada na lista de movimentos de abertura que utilizam os grandes mestres em torneios modernos.
  • 3
    Pense 4 ou 5 movimentos com antecedência, usando cada complicado para montar ataques. Para ganhar no xadrez, você tem que pensar constantemente alguns movimentos à frente, preparando ataques mais longas e complicadas para ser mais esperto que seu oponente. Seu primeiro passo é organizar o resto do jogo, tendo o seu primeiro ataque ou controlar determinadas seções do conselho. A melhor maneira para um iniciante para aprender a planejar é praticar algumas combinações comuns de abertura:
  • o Ruy Lopez É uma abertura clássica para trazer bispos e colocá-los para o ataque. Mover peão do rei dois espaços, então o cavalo para F3 (se você é branco). Terminar, movendo o bispo do rei até que um espaço em frente do peão seu oponente.
  • o Inglês opening É uma abertura lenta e adaptável. Mover o peão em C2-se um espaço, em seguida, segui-lo com o peão em G2 para liberar o bispo do Rei (se movimentos negros em direção ao centro) ou o cavalo da rainha (se move pretas nos lados).
  • Experimente a aventura Gambito do rei. Esta abertura é usado por grandes mestres de Bobby Fisher em diante e iniciantes podem jogar em um estágio inicial do jogo. Basta mover ambos os peões do Rei (E2 e F2) dois espaços no movimento de abertura. O preto golpeia frequentemente cedo, como ele sente que tem exposto o seu adversário, mas a sua parede peões vai causar problemas rapidamente.
  • Experimente o Gambit da Rainha para controlar o centro do tabuleiro. Mover o peão na D4 rainha, tendo o peão preto para D5. Greves geralmente vestindo rei peão branco a C4. Esta manobra leva o jogo para o centro e abertas rotas para sua rainha e mover seu bispo.
  • Uma boa defesa contra Gambit de uma rainha é a defesa francês. Se você é preto, você começar a se mover peão do rei para E6. Branca normalmente, em seguida, mover o peão para rainha D4, o que lhe permite lutar com o peão de sua rainha para D5. Agora você tem um caminho para o seu ataque bispo. Se o peão branco captura sua rainha em E6, ele deixa seu rei exposta, por isso, é possível mover o seu cavalo para C3. Agora você pode mover o seu bispo para B4, cravando a cavalo.
  • 4
    Experimente o "Matt Shepherd" 4 move-se para ganhar o jogo quase que instantaneamente. Este truque só funciona uma vez por jogador, uma vez que um jogador de xadrez perito irá detectar o movimento e correr para fora da estrada. Dito isto, o pastor Matt é uma ótima maneira de levar de surpresa um adversário de principiante e tomar posse do jogo rapidamente.
  • Se você é branco: rei peão move-se um espaço (E7 com E6), o bispo do rei e rainha para C5 F6 e, em seguida F2.
  • Se você é negro: rei peão move-se um espaço (E2 para E3), o bispo de C4 rei, a rainha e, em seguida, a F3 F7.
  • Contra Pastor companheiro: desenhar seus cavalos como fechaduras, se você ver que ele está realizando um pastor fosco. É muito provável que o seu adversário não vai sacrificar sua rainha só para capturar o seu cavalo. A outra opção é usar um movimento quase idêntico, mas em vez de mover a sua rainha, deixe seu E7 na frente de seu rei.
  • 5
    Controla as praças centrais para controlar o jogo. Sua maior preocupação quando se joga xadrez é as caixas de controle central, especialmente os quatro no centro. Isso é porque você pode atacar em qualquer lugar a partir do centro da placa, o que lhe permite controlar o ritmo e direção do jogo. Por exemplo, o cavalo tem 8 potenciais movimentos no centro da placa, mas apenas uma ou duas das arestas. Há duas maneiras gerais de fazer isso:
  • o centro apoiado É quando você se move lentamente em direção ao centro do tabuleiro com várias peças. Os cavalos e bispos apoiar a partir das bordas, capazes de se mover e capturar as peças se for atacado. No geral, este desenvolvimento lento é mais comum.
  • use bordas É um centro de estilo terno verificação muito moderno da periferia. Suas torres, sua rainha e seus cavalos mover-se em ambos os lados da placa, tornando impossível para o seu adversário para se deslocar para o centro sem ser apanhado.
  • 6
    Desenvolver suas peças uma de cada vez. Depois de ter feito os movimentos de abertura, é hora de começar a desenvolver uma posição de ataque. Você deve dar a cada uma de suas peças o melhor quadro possível que para se mover, levando-os para fora das caixas de partida.
  • A menos que você é forçado a fazer o contrário, o melhor método é mover suas peças uma de cada vez. Não mova a mesma peça duas vezes a menos que você deve defendê-la de um ataque inesperado ou fazer um ataque fundamental.
  • No entanto, você não tem que mover cada peça. Mover todos os seus peões não vai ajudá-lo a ganhar, pois isso quebra uma linha vital de defesa para proteger o seu rei.
  • 7
    Saiba o roque. O roque é quando você saltar para o rei em uma torre, realmente utilizá-lo para formar uma parede de encontro ao ataque, com os peões acima se proteger também. Esta é uma tática extremamente eficaz, especialmente para iniciantes. Para faze-lo:
  • Abre o caminho entre o rei e sua torre movendo o bispo e o cavalo (e possivelmente a rainha). Tente manter como muitos peões que possível no lugar. Você pode fazê-lo em ambos os lados.
  • No mesmo turno, move-se para a torre eo rei, ao mesmo tempo e onde eles estão, trocaram suas posições. Então, se você enrocas ao lado do rei, você acabar com o rei no G1 e torre em F1.
  • Ele observa que o rei e a torre uma vez pode não ter movido antes roque. Se o fizerem, este movimento não é mais permitido.
  • Parte do que ajuda a ganhar no xadrez é a sua capacidade de ler o seu adversário sem deixar que ele lê-lo. Não comece um movimento até ter certeza de que está correto.
  • Você deve pensar vários movimentos à frente em todos os momentos. Isto significa saber onde você pode mover cada uma de suas peças em qualquer situação e prever como o adversário vai reagir aos seus movimentos. Esta habilidade não é sempre fácil de obter e terá prática.
  • parte 2
    Ganhar como um jogador intermediário


    1
    cuidadosamente observados os movimentos de seu oponente. Que partes desenvolve e os lados do tabuleiro, que você prefere? Se você fosse ele, que tipo de planificarías estratégia de longo prazo? Uma vez que você já domina o básico de seu próprio movimento, você tem que ajustar constantemente ao seu oponente. Se você estiver segurando, organizando suas peças perto de seu lado para um ataque, pergunte-se o que seu objetivo final. Existem maneiras em que você pode cancelar ou suspender o seu plano? Você tem a vantagem e você deve ceder terreno e defender algumas unidades de evitar uma grave perda de material ou você pode colocar alguma pressão sobre ele?
  • 2
    Saber quando pedaços de trocarte. peças trocarte é óbvio quando você acabar com vantagem material, como dar um cavalo para a rainha de seu oponente, mas é muito mais complicado quando Trocas peças semelhantes. Em geral, não você deve trocarte peças nas seguintes circunstâncias:
  • Quando você tem a vantagem na posição, controle e centro de desenvolvimento. Enquanto há menos peças no tabuleiro no total, você tem uma vantagem menor e será mais fácil para o seu adversário para se defender contra você.
  • Quando seu oponente está apertado ou preso em um canto. Quando você tê-lo trancado, é mais difícil para ele se mover ou manobrar muitas partes, mas menos peças podem jam fora e liberá-lo novamente.
  • Quando você tem menos peças que o adversário. Se você tem mais peças e os benefícios são outra maneira similar, começar a capturar as peças. Então você vai abrir mais vias de ataque.
  • Quando você duplicarías seus peões. Um peão dobrado é quando você tem um peão na frente de outro. Isso faz com que ambos são muito menos úteis e obstrui o seu lado do tabuleiro. No entanto, se você pode fazer o seu oponente dobrou peões como um efeito colateral de uma troca mesmo, este poderia ser um movimento útil.
  • 3
    Desenvolve 5 a 6 movimentos de antecedência de cada vez. Mais fácil dizer do que fazer, mas você tem que pensar a longo prazo, a fim de ganhar jogos de xadrez regularmente. Cada peça deve mover-se com três objectivos comuns em mente. Se você manter estes pontos em mente, você vai achar que você pode facilmente começar a improvisar planos de vários movimentos para ganhar o jogo.
  • Desenvolve várias partes (torres, cavalos, bispos, rainha) numa fase precoce e muitas vezes. Removê-los de suas iniciais para as suas opções de espaços abertos.
  • Controla o centro. O centro da placa é onde a ação acontece.
  • Proteger o rei. Você pode ter o melhor ataque do mundo, mas deixar o seu rei desprotegido é uma maneira infalível para perder o último minuto.
  • 4
    Pegar sua vantagem até que você pode começar a corrida máximo, em vez de. Chess está relacionado com o impulso e, se você tem isso, você tem que mantê-lo. Se seu oponente é simplesmente reagindo a você, mover as peças para fora do caminho e muitas vezes não é possível montar qualquer ataque, tomar o seu tempo e ir removê-lo. Lembre-se: Você pode ganhar uma batalha e perder o jogo de qualquer maneira. Nenhum progresso se você deixá-lo vulnerável a um contra-ataque. Em vez disso, apenas com a defesa pedaços um a um, tomando o controle completo do centro do tabuleiro e espera bater o seu adversário até que ele realmente dói.
  • 5
    Aprenda a pregar peças. Bater é quando você pega um pedaço ou tomar refém, impedindo o seu uso adversário sem perder a peça. Este tipo passivo de guerra é uma ótima maneira de controlar o jogo e irá ajudá-lo a dominar os seus adversários. Para fazer isso, olha onde você pode mover uma peça. Geralmente, as peças com opções limitadas são a melhor opção. Então, em vez de atacar, posicionar a sua peça de forma que poderia capturar a outra peça, independentemente de onde você se move, fazendo com que a peça se torna inútil por um período de tempo.
  • Tomada de reféns é quando você dá o seu adversário a oportunidade de pegar o seu pedaço. O único truque é saber que você pode capturar seu pedaço de imediato. Seu oponente pode capturar seu pedaço ou não, o importante é que você está no controle.


  • 6
    Avalia objectivamente cada movimento. Você tem que ver a placa inteira, avaliando cada movimento possível que você tem. Não fazer um movimento só porque você tem que. Em vez disso, tomar o tempo para buscar o melhor movimento possível em cada turno. O que faz um movimento é bom depende estritamente do contexto, mas há algumas perguntas que você pode perguntar-se antes de cada movimento para ver se ele está certo:
  • Sou mais segura do que era antes?
  • Vou expor esta peça, o rei ou outra peça importante?
  • O inimigo pode colocar a minha peça em perigo rapidamente, fazendo-me voltar atrás e "perder" Uma volta?
  • Será que este movimento coloca o inimigo sob pressão para reagir a mim?
  • 7
    Capturar peças do seu oponente como uma unidade. Você deve manter o controle do centro, mas também deve atacar como uma unidade. Suas peças são como as partes de uma orquestra: cada um serve um único propósito, mas eles funcionam melhor em conjunto. Ao retirar as peças do seu oponente, você tem uma maior chance de colocar seu rei em cheque sem um pedaço atrás da qual a esconder e, ao fazê-lo com 2 a 3 unidades como um backup, você certifique-se de manter a vantagem no material.
  • 8
    Proteja a sua rainha em todos os momentos com um bispo ou torre. A rainha é a peça mais poderosa do tabuleiro para alguma coisa e raramente há momentos adequados para trocar a peça de um adversário, até mesmo por sua rainha. A rainha é o atacante mais versátil e deve ser usado como tal. Sempre que protege e apoia a rainha, como a maioria dos jogadores vai sacrificar quase qualquer peça (para além da sua própria rainha) para capturar.
  • Rainhas só atingem o seu apoio pleno potencial. A maioria dos jogadores instintivamente observar as rainhas de seus oponentes, então use seu para forçar as peças para alinhar suas torres, bispos e cavalos.
  • 9
    Sem cerques seu bispo com seus peões. Bispos atacar de longa distância e é essencial para usar tanto para controlar a bordo, especialmente no início do jogo. Há muitas estratégias que você pode aprender de abertura, mas o objetivo geral é para abrir rapidamente um espaço para suas peças mais valiosas de se mover livremente.
  • Mover seus peões quer D4 ou D5 ou E4 ou E5 abre um espaço para os seus bispos mover e ajuda você a tomar posse das praças centrais. Traga bispos em breve e usa seu longo alcance para a sua vantagem como você desenvolver a torre e a rainha.


  • parte 3
    Ganhar como um jogador avançado
    1
    Pense em todo o jogo desde os movimentos de abertura. Considera-se geralmente que um jogo de xadrez tem três estágios, os quais estão profundamente relacionados. Os melhores jogadores de xadrez são sempre de 10 a 12 movimentos à frente do seu cérebro, o desenvolvimento de 3 a 4 estratégias simultaneamente, dependendo dos movimentos do seu adversário. Eles sabem que os movimentos e partes que são morreram nos primeiros estágios afetará profundamente o fim do jogo e decidir em conformidade.
    • abertura: Isto é onde você definir o tom do jogo. Os seus primeiros 4 a 5 movimentos desenvolver muitas peças rapidamente e começar a lutar para o centro do tabuleiro. Você pode ir para a ofensiva, levando a luta para o seu adversário, ou defensiva, conteniéndote e à espera de seu adversário para fazer o primeiro movimento.
    • O jogo mental: ela existe simplesmente para estabelecer o seu fim de jogo. Trocas peças, assumir o controle do centro do tabuleiro e você definir uma a duas linhas de ataque que podem começar a qualquer momento. Um sacrifício pode ser benéfico, mas você tem que saber como perder uma parte afeta suas chances de ganhar no final do jogo.
    • Endgame: existem apenas algumas peças e todos eles são incrivelmente valioso. O final do jogo parece ser a fase mais dramática, mas na realidade a maior parte do trabalho já foi feito. o jogador "won" mental e terminou com o melhor jogo material deve terminar com um xeque-mate.
  • 2
    Escolha bispos em vez de cavalos no final do jogo. Na primeira, bispos e cavalos são aproximadamente compensada da força. No entanto, no final do jogo, os bispos podem mover-se rapidamente por todo o tabuleiro, que a este ponto é muito mais vazio, enquanto os cavalos ainda são lentos. Lembre-se disso as peças trocarte. O Bishop não pode ser tão úteis no curto prazo, mas será uma vantagem no final.
  • 3
    Usa a força, no valor de seus peões em um tabuleiro vazio. Os peões pode parecer inútil, mas são peças cruciais como o jogo chega ao fim. Eles podem suportar peças mais fortes, subir a bordo para criar pressão e são um escudo maravilhoso para o seu rei. No entanto, esse benefício é perdido se você começar em uma duplicata fase inicial (colocando dois peões na mesma linha vertical). Mantenha seus peões em conjunto e permitir-lhes para apoiar uns aos outros na horizontal. Onde muito poucas peças permanecer no conselho, empurrado para cima para atacar uma rainha pode fazer você ganhar o jogo.
  • 4
    Saber quando a empurrar para a partida deixou em tabelas. Se você tem pouco material e saber que você não tem a chance de obter um xeque-mate com o que você deixou, é hora de empurrar para a partida deixou em tabelas. No xadrez competitivo, você tem que perceber quando você perdeu a chance de ganhar (se você tiver apenas um rei, um peão e talvez 1 ou 2 peças, se o seu adversário está na corrida, etc.) e, em vez disso, você deve apontar para ficar nas mesas de jogo. Existem várias maneiras de cortar suas perdas e começar um jogo em tabelas, mesmo quando as coisas parecem impossíveis:
  • A verificação perpétua é quando as forças de seu oponente para uma posição onde ele não pode evitar ficar em cheque. Nota: realmente não têm checkmated mas simplesmente tê-lo em uma posição onde ele não está em xeque, mas não pode se mover de uma maneira que não coloca em cheque. Isso é muitas vezes feito com uma última tentativa de atacar o rei, deixando o oponente preso entre ataque e defesa.
  • Drowned: quando um rei não está em xeque, mas não pode mover-se sem entrar em cheque. Porque um jogador não pode entrar voluntariamente em cheque, o jogo é um empate.
  • Repetir ou movimentos inúteis: se 50 movimentos ter ocorrido sem uma peça é capturada ou jogador para verificação, você pode pedir para ficar nas mesas de jogo. Se ambos os jogadores só executar exatamente o mesmo movimento três vezes em uma linha (porque eles são forçados a se deslocar de um lado para outro), o jogo também visto em tabelas.
  • Falta de material: existem algumas situações em que ganhar é fisicamente impossível:
  • Há apenas dois reis no tabuleiro.
  • Há um rei e um bispo contra um rei.
  • Há um rei e um cavalo contra um rei.
  • Há um rei e dois cavalos contra um rei.
  • 5
    Praticar alguns problemas de xadrez em seu tempo livre. Você pode aumentar muito suas habilidades no xadrez sem ter que enfrentar um adversário. problemas de xadrez são placas de amostra pedindo-lhe para executar um xeque-mate com apenas 1 ou 2 movimentos. Você pode praticar centenas deles em livros e on-line e, ao longo do tempo, começam a aprender posições muito boas para as peças e modos de ataque inesperadamente furtivos. Embora seja mais provável que nunca vê essas situações exatas sobre a placa, problemas de xadrez desenvolver a sua capacidade de ver todos os ângulos possíveis de ataque e a melhor maneira de organizar suas peças.
  • Pesquisa problemas de linha ou define um livro de estratégia na biblioteca de xadrez, como todos eles têm problemas de prática.
  • dicas

    • Nunca coloque em risco o seu rei é a peça mais valiosa no tabuleiro.
    • Jogue com a confiança que você vai ganhar.
    • Apenas continue praticando e não dão peças com movimentos bobos.
    • Avançar em grupos. Se você deve sair para o ataque, tem um plano para se reagruparem.
    • Você pode jogar alguns jogos on-line que vai lhe dar pistas sobre como se mover. Preste atenção a essas faixas, uma vez que será valioso para jogar competitivamente.
    • Quando estiver pronto, jogar em torneios ou em um clube de xadrez. Isso pode dar um impulso a suas habilidades e dando-lhe uma classificação oficial de xadrez.
    • Atender as qualificações de cada peça e usá-los para ajudá-lo. Por exemplo, uma torre vale 5 pontos, enquanto um bispo pena 3. Ele pode ser benéfico para o seu sacrifício bispo a fim de obter a torre de seu oponente.
    • Você deve planejar adequadamente antes de mover uma peça.

    avisos

    • Não usar truques como baixo xeque-mate em quatro movimentos. Se o seu adversário sabe sobre esses truques, você tem uma boa chance de perder.
    • Tudo bem se você não ganhar! É preciso muita e muita prática se tornar um profissional!
    • Verifique antes de capturar peças "livre". Seu oponente pode ser sacrificar essa parte para que, em seguida, pode obter um mais poderoso ou causar uma distração para avançar.

    Coisas que você precisa

    • Pessoas contra as quais desempenham ou um programa de computador
    • Tabuleiro e peças de xadrez
    • Um tutor pessoalmente ou on-line para ajudá-lo a aprimorar suas habilidades (opcional)
    • Um programa de xadrez on-line, download ou padrão (opcional)
    • A associação regional ou internacional de xadrez (opcional)
    • Um clube de xadrez, onde a prática (opcional)

    RELACIONADOS

    Artigos Relacionados