Como calcular a aceleração
3 Métodos:Calcular a aceleração média a partir de duas velocidadesCalcular a aceleração de uma forçaVerifique o que você entende
A aceleração é a taxa de variação da velocidade de um objecto, quando ele se move. Se um objeto mantém uma velocidade constante, você não vai estar acelerando. Aceleração só ocorre quando a velocidade muda. Se isto varia a uma taxa constante, o objecto será movendo-se com uma aceleração constante. Pode-se calcular a taxa de aceleração, medido em metros por segundo quadrado, com base no tempo que demora a passar de uma velocidade para outra ou a uma força aplicada ao objecto.
método 1Calcular a aceleração média a partir de duas velocidades
1
Definir a equação para encontrar a aceleração média. Você pode calcular a aceleração média de um objeto em um intervalo de tempo determinado com base em sua velocidade (a velocidade com que viaja em uma direção) antes e depois dele. Para fazer isso você tem que saber a equação de aceleração: a = dv / dt onde para é a aceleração, Dv É a variação de velocidade e .DELTA.t é o tempo em que ocorre a referida variação.
- A unidade de aceleração é metros por segundo s quadrado ou m /.
- A aceleração é uma grandeza vectorial, o que significa que tem uma magnitude e um sentido. A magnitude é a quantidade total de aceleração, enquanto que a direcção é a orientanción com que o objecto está em movimento. Se este está a abrandar, a aceleração será negativo.
2
Compreender as variáveis. Você pode definir Dv e .DELTA.t em mais detalhe: Dv = vF - vEu e T = tF - tEu onde vF É a velocidade final, vEu é a velocidade inicial, tF é o tempo do fim e tEu é a hora de início.
- Como a aceleração tem uma direção, é sempre importante para subtrair a velocidade final da inicial. Se você inverter a ordem, o endereço de sua aceleração será incorreta.
- A menos que o problema diz o contrário, o tempo inicial é geralmente de 0 segundos.
3
Use a fórmula para encontrar a aceleração. Primeiro escrever sua equação e todas as variáveis dadas. A equação é a seguinte: a = dv / dt = (vF - vEu) / (TF - tEu). Subtrai a velocidade inicial da extremidade e depois dividir o resultado por o intervalo de tempo. O resultado final é a sua aceleração média neste momento.
- Se a velocidade final é menor do que a primeira, a aceleração será um valor negativo ou taxa na qual um objecto diminui.
- Exemplo 1: Um carro de corridas acelera a uma velocidade constante de 18,5 m / s a 46,1 m / s, de 2,47 segundos. Qual é a sua aceleração média?
- Insira a equação: a = dv / dt = (vF - vEu) / (TF - tEu)
- Definir as variáveis: vF = 46,1 m / s, vEu = 18,5 m / s, tF S = 2,47, tEu = 0 s.
- resolve: para = (46,1-18,5) / 2,47 = 11,17 metros / segundo.
método 2Calcular a aceleração de uma força
1
Define a Segunda Lei da Newton. Segunda Lei da Dinâmica de Newton afirma que, quando as forças que atuam sobre um objeto está desequilibrado, isso irá acelerar. A aceleração depende das forças líquidas que atuam sobre o objeto e sua massa. Se você usar esta lei, a aceleração pode ser calculado quando uma força conhecida agindo sobre um objeto de massa conhecida.
- A lei de Newton pode ser representada pela seguinte equação Flíquido = H X A, onde Flíquido É a força total atuando sobre o objeto, m É a massa do objecto e para é a sua aceleração.
- Ao usar esta equação, as unidades devem ser expressas no sistema métrico. Use quilogramas (kg) de massa, newtons (N) para a força e metros por segundo ao quadrado (m / s) para aceleração.
2
Localizar a massa do objecto. Para encontrar a massa de um objeto, basta colocá-lo em uma escala e ter expressos em gramas. Se o objeto é muito grande, você pode ter que encontrar uma referência que você fornecer seu corpo. É provável que neste caso, a massa é em quilogramas (kg).
- Por esta equação expressa a massa em quilogramas. Se este é expresso em gramas, basta dividir por 1000 para convertê-lo.
3
Calcule a força resultante agindo em seu objeto. Esta é uma força desequilibrada. Se você tem duas forças opostas e é maior do que o outro, você tem uma força resultante na direção do maior. A aceleração ocorre quando uma força desequilibrada atua sobre um objeto, fazendo com que as engrenagens mudança para a força que está empurrando ou puxando.
- Por exemplo, digamos que seu irmão mais velho e você está jogando rebocador de guerra. Você está puxando a corda para a esquerda com uma força de 5 Newtons, enquanto o seu irmão, o tira na direção oposta, com uma força de 7 newtons. A força resultante aplicada à corda é de 2 newtons para a direita, em direção a seu irmão.
- Para entender corretamente as unidades, você deve saber que 1 newton (N) é igual a um quilograma-metro / segundo ao quadrado (kg-m / s).
4
Reorganizar a equação F = ma para encontrar a aceleração. Para isso, você pode alterar essa fórmula dividindo ambos os lados pela em massa para que a = F / m. Para encontrar aceleração, você só tem que dividir a força entre a massa do objeto acelera.
- A força é directamente proporcional à aceleração, o que significa que uma força maior também causar uma aceleração maior.
- A massa é inversamente proporcional à aceleração, o que significa que, com uma massa maior, diminuição de aceleração.
5
Use a fórmula para encontrar a aceleração. Isto é igual à força resultante actuando sobre um objecto dividida entre a sua massa. Depois de ter definido os valores de suas variáveis, resolver uma divisão simples de encontrar a aceleração do objeto.
- Por exemplo, uma força de 10 newtons actua uniformemente sobre uma massa de 2 kg. Qual é a aceleração do objecto?
- A = F / M = 02/10 = 5 m / s
método 3Verifique o que você entende
1
A direcção da aceleração. O conceito de aceleração física nem sempre é igual ao que seria de uso diário. Qualquer aceleração tem uma direção que é normalmente expressa em um valor positivo, se é para direita ou para cima e negativo se esquerda ou para baixo. Veja se a sua resposta faz sentido com base nessa repartição:
conduta auto | Como é que a velocidade? | Sentido de aceleração |
---|---|---|
O motorista vai para a direita (+) pressiona o acelerador. | + → ++ (mais positivo) | positivo |
O motorista vai para a direita (+) pressiona o freio. | ++ → + (menos positivo) | negativo |
O condutor vai para a esquerda (-) pressiona o acelerador. | - → - (mais negativo) | negativo |
O condutor vai para a esquerda (-) pressiona o freio. | -- → - (menos negativo) | positivo |
O condutor é a uma velocidade constante. | Ele permanece o mesmo | a aceleração é zero |
2
A direcção da força. Lembre-se que uma força só provoca uma aceleração na direcção da força. Alguns problemas podem enganá-lo com valores irrelevantes.
- Exemplo problema: um barco de brinquedo com uma massa de 10 kg acelera norte 2 m / s. Um vento soprando em direção ao leste exerce uma força de 100 newtons no barco. Qual é a sua nova aceleração para o norte?
- Solução: como a força é perpendicular à direcção do movimento, este não tem efeito sobre o movimento no sentido de que direcção. O barco continua a acelerar para o norte a 2 m / s.
3
força líquida. Se mais de uma força que age sobre um objeto, combiná-los em uma força resultante antes de calcular a aceleração. Se você tem um problema em duas dimensões, este será semelhante ao que apresentamos:
- Exemplo problema: April está puxando um recipiente de 400 kg para a direita com uma força de 150 newtons. Bob está do lado esquerdo do recipiente, empurrando-a com uma força de 200 Newtons. Um vento soprando à esquerda exerce uma força de 10 newtons. Qual é a aceleração do recipiente?
- Solução: Esse problema usa uma língua enganadora para confundi-lo. Desenhar um diagrama e ver que as forças são 150 newtons à direita, 200 newtons a 10 newtons direita e esquerda. Se o "direito" é o sentido positivo, a força resultante é de 150 + 200-10 = 340 newtons. Aceleração = F / M = 340 newtons / 400 kg = 0,85 m / s.