Como avaliar um discurso
3 partes:Ouça ativamenteAvalia detalhes específicosEle fornece feedback construtivo
Falar em público é difícil. Se você está seguindo um curso de expressão oral ou ir para oferecer informalmente seus comentários a um amigo que vai fazer um brinde ou entregar algum outro tipo de discurso aprender a dar feedback construtivo pode ajudar a tranquilizar o orador e alcançar o evento vai melhor. ouvir ativamente, tomar notas das partes mais importantes da fala e, em seguida, se concentrar em seu julgamento sobre os aspectos mais relevantes para o alto-falante.
parte 1Ouça ativamente
1
Concentrar toda a sua atenção sobre o alto-falante. Você não pode dar feedback para alguém a menos que você ouvir. Se você está avaliando um discurso para uma classe ou você está ajudando alguém se preparar para um compromisso em que ele tem de falar em público, sentar-se calmamente e ouvir o discurso quando você está falando. Preste atenção e envolver-se com o alto-falante.
- Off todos os seus eletrônicos e manter quaisquer distrações. Olhe para o alto-falante enquanto fala. Você não deve ter nada em suas mãos exceto, talvez, um caderno para anotar.
- Nunca você avaliar um discurso baseado no texto somente. Em outras palavras, não lê-lo e dar feedback. Torná-lo soletrar o alto-falante. Se algo foi desenvolvido para expressar-se oralmente, você tem que ouvir para avaliá-lo corretamente.
2
Identifica a ideia principal do discurso. A primeira coisa a reconhecer em qualquer texto oral é a idéia principal é para se comunicar. Se você ouvir um discurso persuasivo, especialmente, o melhor é começar a descobrir a tese de que ele tenta provar para pronunciá-lo. Cabe a ele fazer isso claro para que você pode geralmente reconhecer o principal problema relativamente rápido.
- Se você não consegue encontrar a idéia principal, tenta adivinhar o que você pensa o alto-falante é tentar e escrever. Quando você faz o discurso de avaliação, que será um feedback útil.
- Para alguns discursos como um brinde, um tributo ou apreciação, a idéia principal pode ser óbvia, mas fingir que você não sabe. Será que o orador está a comunicar claramente a ideia ou oportunidade que faz com que funcione? Você poderia tentar mais difícil fazer o ponto central do discurso é óbvio?
3
Tente seguir o argumento de apoiar o alto-falante. A ideia principal é como a superfície de uma mesa, nenhum uso a menos que o espera nas pernas são os exemplos, o secundário idéias, argumentos, a lógica e qualquer pesquisa para apoiá-la. Como ele fez para provar ao público que sua tese é verdadeira?
- Se você estiver ouvindo um discurso persuasivo, tentar chegar a respostas, perguntas e respostas que poderiam ser usados mais tarde feedback. Que parte era confuso? Houve alguma ideia secundária poderia ser expressa mais claramente? Detectou um erro no argumento?
- Se você estiver ouvindo um discurso informal como um brinde ou um cumprimento, o foco na organização da informação que você recebe. Tem sentido? Ela é consistente? Parece que é passada de um assunto para outro?
4
Esteja disposto a deixá-lo convencer. Dirigindo um discurso à mente fechado é uma má maneira de avaliá-lo. Mesmo que você vai ouvir um no "Flat Earth Society" (Flat Earth Society), Esforce-se para ajudar com uma mente objetiva e uma vontade de ouvir o conteúdo e apresentação da expressão de ninguém. Se você não concorda com isso, a sua dissensão será baseado no produto e não será permitindo que seus preconceitos desenvolver o seu julgamento.
5
Faz anotações. Identifica as principais idéias e argumentos que o orador está tentando expressar e gravá-los em uma lista. Você não tem que ser elaborado esquema próprio para terminar de ouvir o discurso, mas tem uma pequena lista de notas é uma importante forma de gerar recursos para um feedback mais tarde. Se você tomar notas cuidadosas, a sua avaliação será muito mais fácil de fazer.
- Notas fragmentos ou momentos particularmente memoráveis no discurso para elogiar. Ele aponta cada vez que ele recebe uma boa ou uma reação pública ruim.
parte 2Avalia detalhes específicos
1
Avaliar o conteúdo do discurso. A parte mais importante do discurso não é o estilo de oratória ou carisma do orador, mas o conteúdo do que é dito. Dar um discurso é difícil porque envolve todos os desafios de escrever uma redação mais difícil para torná-lo fácil de ouvir em voz alta. O ponto mais importante que você deve se concentrar na sua avaliação é conteúdo. Se é um texto persuasivo ou argumentativa, é provável que envolvem pesquisa considerável, exemplos da vida real e as ideias principais. Em um discurso informal, o conteúdo é provável que inclua anedotas, histórias e piadas. Ao avaliar, considere as seguintes perguntas e respondê-las como um feedback:
- Qual foi o principal argumento do discurso?
- O conteúdo foi clara e bem articulada?
- O argumento foi apoiada pela investigação ou bom exemplo?
- o conteúdo para o público é ficou claro?
2
Avalia a organização do discurso. Para garantir que o conteúdo é clara e de fácil compreensão, você tem que ser bem organizado. Formal ou informal, a expressão oral tem que ser fácil de ouvir. Se o texto salta de um assunto para outro ou de uma idéia para outra como uma partida de ténis, provavelmente você tem que reorganizar. Como auxílio para avaliar a fala da organização, tenha em mente o seguinte perguntas para preparar o gabarito para o alto-falante:
- O argumento de apoio foi estruturado de forma lógica?
- Foi fácil ou difícil de seguir o discurso? Por quê?
- Será que as idéias fluam de um alto-falante para outro de uma maneira lógica?
- O que poderia ser incluído para que o discurso vai ficar claro?
3
Avalia o estilo de discurso. Enquanto o conteúdo refere-se ao que é dito, o estilo é a maneira que é dito. Um bom texto oral deve fazer o estilo apropriado para o conteúdo. Por exemplo, é improvável que um ensaio sério em populações de golfinhos incluem jogos para informar o público ou exigir a sua participação. A escolha de brincadeira ou não, na medida em que ele se envolve com os itens pessoais públicas e outros no discurso influenciam o estilo. A maneira em que o texto é escrito via oral afetar o estilo, mas também como a enunciar. ¿Eles contam piadas como se realmente eram? Faça a pesquisa são apresentados com precisão e clareza? Tenha em mente as seguintes perguntas:
- Como você descreveria o estilo de expressão e alto-falante?
- O estilo de discurso era favorável ou contrário ao conteúdo? Por quê?
- Como convincente foi o orador?
- Como foi a organização do tempo no discurso? Era fácil de seguir?
4
Avalia o tom do discurso. Isso se refere ao impacto global do conteúdo e estilo. O tom pode ser leve, grave ou engraçado e não há certo ou errado para um conteúdo específico. Quando um discurso de louvor, pode ser apropriado para ter histórias triviais e piadas ou poderia ser desastroso. Pode ser apropriado ter uma história comovente de seu chefe na aposentadoria ou não se é uma reunião para comer. O tom tem que concordar com o mesmo discurso e da ocasião.
- Quem é o público-alvo do discurso? Quais são as suas expectativas para ele e para o alto-falante?
- Como você descreveria o tom do discurso?
- Foi de acordo com o conteúdo? De que maneira?
- Se ele não fosse, como poderia ser melhorado?
- Em que medida o sinal será adequado para o público?
parte 3Ele fornece feedback construtivo
1
Escrever feedback. Seja qual for a ocasião ou razão pela qual você faz esses comentários, ou para a escola ou informalmente, o melhor é apontar suas críticas, elogios e comentários para que ele tenha um documento com eles. Se você tem algumas sugestões, isso poderia muito facilmente esquecer, especialmente logo após o discurso. É melhor para escrever uma pequena nota de não mais do que 250 ou 300 palavras para acompanhar a avaliação.
- Para alguns tipos de discurso, você tem que preencher uma escala de valores ou colocar um discurso nota. Siga as instruções específicas de que a classe sobre este tema e atribui a nota apropriada.
2
Faça um resumo do discurso como você entendeu. Comece um feedback com um resumo do discurso que você percebe é a maneira mais fácil de deixar o orador se devidamente relatado que ele pretendia dizer. Não se preocupe com o seu resumo é perfeitamente exato. Se você ouviu atentamente e você se esforçou para seguir o alto-falante, qualquer falha de sua pode ser útil para ele, pois seria um ponto que deve ser esclarecido no discurso.
- Tente iniciar a sua resposta com frases como "Eu ouvi você dizer é ..." ou "O que eu entendi a partir deste discurso foi ...".
- O resumo deve ser uma boa parte da avaliação, você pode ter que tomar um pouco menos de metade do seu feedback. Identifica a idéia principal e pontos secundários mais importantes do discurso. Este resumo deve focar apenas o conteúdo.
3
Concentrar o seu feedback, principalmente, o conteúdo do discurso. Nem todo mundo pode ou tem que ser Martin Luther King Jr. Centro de seus comentários, especialmente sobre as habilidades de expressão do alto-falante, geralmente não será útil, especialmente se for uma classe de falar em público, um discurso para um casamento ou qualquer tipo de apresentação de negócios.
- Se o alto-falante é geralmente um desmancha-prazeres, o foco em como o conteúdo pode ser combinado melhor com o estilo de expressão e como ele pode mudar o tom a ser mais adequado. Estes são aspectos que podem ser alteradas. Indique a um alto-falante que é "mais dinâmica" ou "engraçado" não é um bom feedback.
4
sempre encontrar algo para elogiar. Mesmo que você acabou de ver seu melhor amigo tem dificuldade para pronunciar o pior melhor história homem fala, é importante para encontrar algo bom para dizer. Comece o seu retorno com algum louvor e dê início à avaliação boa vontade. Faça todos os seus comentários são construtivas e não crítica destrutiva. Começar a contar a alguém como nervoso é a enunciar seu discurso ou como monótona era o último, só vai fazer esses problemas se agravam.
- Se você pensou que o discurso foi chato, em vez disso, você pode dizer algo como "Foi sutil, que acho que é apropriado para a ocasião."
- Se ele parecia nervoso, ele tenta tranquilizar com alguns elogios como "Você parecia seguro. O conteúdo realmente fala por si ".
5
Concentrar o seu feedback na avaliação da fala. Todos os seus comentários tem como objectivo melhorar e não identificar o que está errado com ele ou o que você não parecem funcionar. Assim, ele receberá algo construtivo e vai ajudar a melhorar a fala, em vez de destruí-lo.
- Não diga: "Eu não gostava das piadas que você usou". Diga: "Da próxima vez, eu acho que você pode deixar de lado as piadas e o discurso poderia ser um pouco mais fluido."
6
Tente não se concentrar em mais de três principais áreas de melhoria. Se você sobrecarregar alguém com cinquenta diferentes maneiras de corrigir, você pode fazer o trabalho parecer impossível. Em seu avaliador de qualidade, é importante se concentrar em três áreas principais para a melhoria e se preocupar menos em aspectos secundários.
- Primeiro foco no conteúdo correções, o discurso organização e tom antes de mais nada. Estas são as categorias mais importantes para o trabalho e as formas mais eficazes para melhorar o discurso. Considerá-los como questões importantes.
- Tome cuidado com os detalhes da declaração mais tarde. Uma das últimas coisas que devem preocupar-se um alto-falante é se o tempo de uma piada no final do discurso foi apropriado ou não disse. Se o discurso já é muito bom em si mesmo, não tem nenhum problema em abordar estas questões secundárias.
dicas
- Sempre começam e terminam a sua avaliação com um elogio.
- Remeter para as suas notas se efectuar uma avaliação formal ou por escrito.