Ajudar o seu cão para dar à luz
3 partes:
prepararAjuda durante o partoCuidar de seu cão após o partoQuando o trabalho começa, os instintos de uma cadela quase sempre assumir o controle, então você não deve intervir em tudo. No entanto, se seu cão está grávida, você deve saber o que vai acontecer durante o trabalho de como você pode ajudar, se necessário. Algumas raças puras podem ter mais problemas durante o processo de nascimento. Por exemplo, se você tem um bulldog ou um pug, é muito importante que você se preparar. Para todas as raças, não se esqueça de falar com seu veterinário e levar o seu cão para um check-up grávida.
parte 1preparar
1
Leve seu cão ao veterinário. Se a gravidez do seu cão é planejado, levá-la ao veterinário para avaliação antes de dar à luz. Leve-o novamente aos 30 dias de gestação. Se a gravidez não foi planejada, levá-la ao veterinário assim que você descobrir que está grávida.
- Se você pretende jogar sua cadela, recomenda-se esperar até que ele é de 24 meses de idade. Até então, vai ser maduro o suficiente para ser capaz de perceber qualquer problema de saúde.
- Algumas raças de cães pode ser propenso a doenças genéticas, como problemas dentários, rótulas deslocado, displasia da anca, problemas de coluna, alergias, doenças cardíacas ou problemas de comportamento. É importante estar ciente dessas condições de saúde antes de jogar sua cadela.
2
Tenha cuidado quando você dá suas drogas cadela grávidas ou vacinas. A menos que o veterinário diz-lhe diretamente, você não deve dar a sua medicação cão gravidez de risco. Também não se deve vacinar.
- Seu cão deve ter recebido as vacinas antes de deixar grávida para que possa passar anticorpos para os filhotes. Mas se você não tiver, não vacinar durante a gravidez, porque algumas vacinas podem ser prejudiciais para o desenvolvimento de fetos.
- Se você usar um produto para controle de pulgas, verifique se ele é seguro para uso durante a gravidez.
- Verifique se o seu cão está em um programa de desparasitação. Uma cadela não tratada pode transmitir vermes, ancilostomíase e dirofilariose seus filhotes.
3
Entenda a evolução normal da gravidez. O período médio de gestação de uma cadela dura entre 58 e 68 dias. Tentar determinar precisamente o momento em que a concepção ocorreu para que possa antecipar trabalho.
- Aos 45 dias de gestação, o veterinário pode usar raios X para detectar o número de filhotes que esperam sua cadela.
- Você também pode perceber um comportamento "nidificação" e uma tendência a ficar longe. Isso é normal e esperado.
4
Converse com seu veterinário sobre nutrição adequada. A maioria dos cães grávidas que não estão acima do peso devem comer alimentos filhote de cachorro durante o último trimestre para a última metade da gravidez.
- A comida cachorro geralmente tem calorias do que refeição adulto normal, o que a mãe terá de transmitir nutrientes para o feto.
- Sem complementes sua dieta com cálcio extra a menos que assim recomendado pelo seu veterinário. febre puerperal (também conhecido como eclâmpsia) ocorre geralmente em pequenas raças de cães de algumas semanas após o nascimento. É mais provável de ocorrer se a matriz recebe a ingestão excessiva de cálcio durante a gravidez.
5
Pergunte ao seu veterinário para tirar alguns raios-X dos filhotes. O veterinário pode contar o número de filhotes com raios-X aos 45 dias de gestação.
- Se o seu cão é uma grande raça como o pastor alemão ou Labrador, é normal ter até 10 filhotes.
- Se seu cão é de raça pequena, chihuahua ou shih tzu como, cerca de 3 ou 4 filhotes seria muito.
- Se o veterinário só pode ver um ou dois filhotes, poderia haver problemas no nascimento. Uma pequena quantidade de filhotes é um sinal que vai ser maior e pode ser demasiado para passar através do canal de parto naturalmente. Nesses casos, muitas vezes, a melhor opção é uma cesariana planeada.
- Enquanto uma cesariana planejada vai ser mais caro, ainda será mais barato do que uma cesariana de emergência, para planear com antecedência.
6
Prepara uma área de assentamento. Cerca de uma semana antes de seu cão começa trabalho, estabelece uma caixa de assentamento em um lugar calmo e privado onde ela pode dar à luz.
- Ajudar o seu cão se sinta confortável, colocando uma caixa confortável em um lugar longe de outros animais de estimação.
- Uma caixa ou uma piscina infantil com uma cama de toalhas limpas ou cobertores será muito útil.
7
Encontrar lares para os filhotes. Assim que você sabe que o seu cão está grávida, programadas ou não, começa a procurar casas para os filhotes.
- Se você não consegue encontrar lares para todos os filhotes, prontos para cuidar de si mesmo até que você pode encontrá-los um proprietário. Milhares de cães acabam em abrigos cheios porque os proprietários irresponsáveis criam seus cães sem fornecer casas para cachorros. Não fazer parte desse problema.
- Esteja preparado para viver com filhotes por pelo menos 8 semanas antes de enviá-los para as suas novas casas. Em alguns lugares, é ilegal para adotar um filhote com menos de 8 semanas.
- Para se certificar de que os filhotes vão para boas casas, realiza um processo de candidatura e fazer perguntas às pessoas interessadas. Também é uma boa idéia de cobrar uma pequena quantia para cada filhote. Isso irá garantir que as pessoas em causa se comprometem a adotar o cachorro.
8
Comprar fórmula para cachorros com antecedência. filhotes recém-nascidos precisam de comer a cada 2 a 4 horas. Dez fórmula disponível no caso de algum ter alimentação problemas.
- Você pode comprar fórmula para cachorros na maioria das lojas de animais.
9
Isola a mãe três semanas antes do parto. Para proteger a mãe e seus filhotes de doenças como herpes canino, empurrá-lo longe de outros cães, três semanas antes da data prevista para o nascimento.
- Também é altamente recomendado que você fique longe de outros cães durante três semanas após o parto.
parte 2Ajuda durante o parto
1
Observe com cuidado os sinais de parto. Haverá vários sinais que ajudam a antecipar o momento em que o trabalho é iminente. Assim, você pode vê-los preparar quando sua cadela entra em trabalho de parto.
- Quando seu cão está prestes a dar à luz, seus mamilos parecem maiores porque o leite é produzido. Isso pode acontecer depois de alguns dias, enquanto o trabalho começa, então, observe os sinais cuidadosamente.
- A vulva vai começar a relaxar durante alguns dias antes do parto.
- A temperatura da cadela também queda cerca de um grau 24 horas antes do parto. Leve a sua temperatura todas as manhãs durante uma semana ou duas antes da entrega para ter uma idéia de sua temperatura normal. Para tomar a temperatura, lubrifica um termômetro retal e inseri-lo cerca de 1 cm (1/2 polegada). O termómetro permaneça por cerca de três minutos para obter uma leitura precisa. A sua temperatura normal entre 38 e 39 ° C (101 e 102,5 ° F). Se você notar uma diminuição de um grau ou mais, é provavelmente um sinal de que entra em trabalho de parto dentro de 24 horas ou menos.
- Nos estágios iniciais de trabalho, seu cão pode pant, gemer, movendo-se como se desconfortável ou oculto. Provavelmente você não quer comer, mas não se esqueça de dar-lhe água, mas não pode querer beber.
2
Monitores contrações. Quando você tem uma contração, você pode facilmente identificá-lo. Ele vai se assemelhar a um tipo de onda, pelo ventre.
- Se você perceber contrações e suspeita de que está em trabalho de parto, permitir o acesso à área de nidificação e vê-la de longe. Muitos cães dar durante a noite à luz a ter mais privacidade. Não há necessidade de passar perto, mas deve prestar atenção quando as contrações e nascimento de filhotes.
3
Assistir ao parto. Mais uma vez, visto de uma distância segura e não intervir, a menos que necessário.
- Você vai notar que suas contrações tornam-se mais frequentes ou pronunciado como abordagens de entrega. Você poderia estar, que é bom, por isso não tente forçá-la a deitar-se.
4
Preste atenção a cada entrega. Quando ela começa a dar à luz a filhotes, acompanha de perto cada um deles e ver sinais que indicam um problema.
- Filhotes poderia nascer pela cauda ou cabeça, mas ambas as posições são normais.
- Seu cão pode uivar ou choramingar como os filhotes nascem, o que é de se esperar. Mas se o seu cão parece sofrer extrema dor ou anormal, contacte o seu veterinário imediatamente.
- Normalmente, um filhote de cachorro vai deixar aproximadamente a cada trinta minutos, depois de dez a trinta minutos de esforço vigorosa (embora pudesse nascer em intervalos de quatro horas). Contacte o seu veterinário se nenhum cachorro para fora dentro de 30 a 60 minutos de contrações intensas. Também contactar-lhe se quatro horas se passaram desde o último nascimento e sabe que ainda há filhotes por nascer.
5
Manter um olho em cada filhote após o nascimento. Manter um olho em cada filhote depois que ele nasce e procurar por sinais de problemas, embora provavelmente não precisa intervir.
- Quando a mãe dá à luz, o cachorro vai ser em um saco. Ela tem que lidar com pausa e, em seguida, mastigar o cordão umbilical e lamber o recém-nascido. Normalmente, é melhor deixá-lo fazê-lo sem ajuda, porque faz parte da sua ligação com os filhotes.
- No entanto, se ele não quebrar o saque entre dois a quatro minutos, você deve fazê-lo sozinho com cuidado e com as mãos limpas. Limpar todos os fluidos do nariz e da boca do cachorro e, em seguida, esfregue vigorosamente, mas com cuidado para estimular a respiração.
- Certifique-se de que os filhotes são quentes, mas, novamente, não intervir a menos que você detectar um problema. morte neonatal (ou seja, fetos mortos ou filhotes que vivem apenas algumas horas ou dias) é relativamente comum na maioria dos mamíferos nascem na maca, para estar preparado para essa possibilidade. Se você ver um filhote recém-nascido não estiver respirando, tentar limpar a boca e esfregando estimular o seu corpo para ver se você pode fazê-lo respirar.
parte 3Cuidar de seu cão após o parto
1
Continua a fornecer alimentos de alto teor calórico. Dê uma dieta rica em calorias (como comida de cachorro) para ajudá-lo a manter-se alimentado durante a lactação.
- É importante que a mãe e os filhotes recebem alimentação suficiente. Isto irá ajudar a mãe a recuperar e desenvolvimento de filhotes.
2
Manter um olho sobre a mãe durante as semanas após o nascimento. Os cães são suscetíveis a certas doenças e complicações após o parto.
- Procure os sinais de metrite (inflamação no útero), que incluem febre, corrimento de odor fétido, apatia, perda de apetite, a produção de leite reduzida e falta de interesse em filhotes.
- Procure os sinais de eclâmpsia, que podem incluir nervosismo, agitação, falta de interesse em filhotes e uma rígida, a marcha dolorosa. Se não for tratada, pode tornar-se eclâmpsia espasmos musculares, incapacidade de ficar, febre e convulsões.
- Olhe para os sinais de mastite (inflamação dos seios), que podem incluir vermelhidão, endurecimento e dor nas glândulas mamárias. A mãe pode tentar dissuadir que os filhotes de alimentação, mas você deve incentivá-los a continuar a fazê-lo. Isso ajudará a eliminar a infecção sem causar qualquer dano nos filhotes.
3
Ele espera que as coisas vão bem, mas estar preparado para quaisquer complicações. Impede que a mãe parar de cuidar de filhotes ou vê sinais de sentir-se mal após o parto.
- Se isso acontecer, contacte o seu veterinário e levá-la com o seu médico, se necessário.
dicas
- Verifique se o seu cão tem espaço suficiente para dar à luz.
- Solicita o número do veterinário eo animal de emergência do hospital e manter a mão durante os dias antes do nascimento.
- A maioria dos filhotes nascerão, sem quaisquer complicações. É melhor se vigílias de processar mais e intervir somente se necessário.
avisos
- Um cão que não é castrado pode sofrer de uma infecção uterina chamada piometra depois de entrar zelo. Esta é uma condição grave e potencialmente fatal que requer cuidados veterinários. Observar o seu cão após cada ciclo de calor para assegurar que não mostra sinais de doença, tais como vómitos, perda de apetite ou sede excessiva.
Coisas que você precisa
- luvas de exame de látex (disponível na maioria das farmácias)
- toalhas ou cobertores velhos
- uma caixa resistente
- o número do veterinário (incluindo o número de emergência) na discagem rápida
- fórmula para filhotes (se que os filhotes não pode alimentar)