Como ler o rótulo de um adubo
Plantas, como as pessoas, precisam de uma dieta equilibrada para sobreviver. Aqui você vai encontrar o "mistério" de fertilizantes na sua forma mais básica.
passos
1
Determina os percentuais dos principais ingredientes ativos do pacote. N-P-K (nitrogênio, fósforo e potássio) são os 3 ingredientes mais abundantes que você encontra em todos os rótulos de fertilizantes. Eles são sempre nesta ordem, N-P-K. Você vai ver no rótulo, como 3 números, algo como 30-10-10 ou 05/05/10 ou 21-0-0. O que significa e como saber o que a fórmula que você precisa? O primeiro exemplo 30-10-10 significa que se você tinha 100 Kg de adubo que teriam 30 kg de azoto disponível, 10 kg de fósforo e 10 kg de potássio. Os restantes 50 kg são ingredientes inertes ou inactivos.
2
Você precisa saber o que cada ingrediente é usado. O nitrogênio é para o verde e crescimento. Fósforo e Potássio servem para frutas, flores e raízes. Para jardim verde e fazê-lo crescer, 21-0-0 é a combinação mais rápido e mais barato que você pode usar. Isso é o sulfato de amónia. No entanto, para melhorar a saúde de um jardim que é mais tolerante à seca, você deve fazer as raízes desenvolver-se adequadamente. As características 10-6-4 multiuso fertilizantes será a melhor dieta para um jardim saudável.
3
Investigar as necessidades de sua planta. Confira várias fontes. Compare notas sobre o que diferentes especialistas recomendam para o tipo de planta que você está crescendo. Quando você compra o fertilizante, o seu conhecimento das percentagens de N-P-K irá ajudá-lo a fazer uma melhor decisão. Nitrogênio = verde e crescimento. Fósforo e Potássio = fruto, flores e raízes.
dicas
- Talvez você pode usar uma combinação de:
- adubo líquido para absorção rápida
- adubo seco que leva um tempo para trabalhar
- Fertilizantes programado prolongando benefícios às plantas.
avisos
- Não use adubo para plantas ao ar livre em seu internas. As chances de fertilizantes destinados a culturas, arbustos e árvores são plantas de casa muito fortes ou pequenas centrais são muito elevados.
- Não dê comida plantas. Quando em dúvida, use menos do que o recomendado, não mais. Se o rótulo diz um copo a cada mês, seria melhor dar-lhes metade de um copo a cada duas semanas. O mesmo vale para plantas de interior. Você pode alimentá-los com uma solução mais fraco cada vez que você molhá-los ao invés de repente todos os meses.
- Mais hastes não beneficiar com a utilização de fertilizantes. Aguarde até que a planta cresceu para 3 ou 4 semanas para aplicar fertilizantes de forma segura. Quando você começa a fertilizar plantas jovens fazer isso ocasionalmente.
- A maioria das plantas prefere ter um período de descanso no outono e inverno. A menos que você vive em um clima tropical, parar de alimentá-los no início do outono. O crescimento das plantas nesta época do ano é suscetível a danos causados por geadas de inverno. A houseplants gostaria de ter uma fase de repouso ao invés de forçá-los a crescer constantemente.
- Não aplicar fertilizantes diretamente sobre o solo, especialmente se há uma abundância de sol. Isto pode causar queimaduras da folha e danificar a planta.
- Tal como acontece com outros produtos químicos, não se esqueça de mantê-lo fora do alcance das crianças.