Escolhendo a abertura da lente (stop f)

Uma das configurações mais importantes em qualquer câmera é o tamanho do orifício ajustável (conhecido como "abertura"), através do qual a luz passa através da lente do sujeito fotografado no sensor. A configuração do tamanho deste furo, usualmente conhecido como "número f" ( "f parada") em função da medida padrão ou simplesmente "abertura" determina a profundidade de campo, manipula o efeito de certas imperfeições na lente e você pode adicionar alguns efeitos especiais, como "estrelas" em torno de luzes brilhantes. Sabendo como a abertura irá ajudá-lo a fazer uma escolha informada quando você tem que decidir o que usar obras Abertura da lente.

passos

1
Familiarize-se com alguns conceitos básicos e terminologia. Você precisa saber para que você possa entender o resto do artigo.
  • o abertura ou parar. É o orifício ajustável através do qual a luz passa do objecto para o sensor (ou filme). Semelhante ao orifício existente na câmara um orifício forma, os blocos de abertura raios de luz, excepto os mesmo sem uma lente, formar uma imagem invertida que passa pelo centro do ponto correspondente no sentido oposto sobre o filme. Com uma lente, abertura também bloqueia os raios do sol passaria a partir do centro, para que a lente se aproxima menos (geralmente com várias superfícies esféricas fácil de executar as formas) que se concentra perfeitamente (geralmente muito mais complexo em superfícies esféricas) , causando aberrações.
  • Uma vez que cada câmara tem um diafragma ajustável e, geralmente, se não, pelo menos você tem as bordas da função da lente como a abertura, definindo o tamanho da abertura é o que é geralmente chamado de "abertura".
  • o número f ( "F - stop") ou apenas abertura. É o raio a partir do comprimento focal da lente para o tamanho da abertura. Este tipo de medida é usada porque determinado raio focal produz o mesmo brilho visual e exige a mesma velocidade do obturador para um determinado ISO configuração (velocidade do filme ou ampliação equivalente ao sensor), sem muita preocupação com o comprimento focal.
  • o diafragma de íris ou simplesmente íris. É o dispositivo mais câmaras utilizado para formar e ajustar a abertura. É uma série de chapas finas de metal de sobreposição pode oscilar na direcção do centro do orifício em um anel de metal plana. A íris formar um buraco central que é perfeitamente redonda e aberto quando as folhas estão fora. Além disso, empurrando as lâminas próximas do centro do orifício de modo a formar um buraco poligonal menor (que pode ter bordos curvos).
  • A maioria das câmaras SLR (ou reflex digitais) só fecha o diafragma de íris, tornando-se mais visível a partir da frente da lente durante a função de exposição ou quando a profundidade de campo é activado.
  • parada diminuição Significa usar uma abertura relativamente menor (maior número f).
  • aumento parada Significa usar uma abertura maior (menor número f).
  • grande abertura Significa usar o mais aberto possível (menor número f).
  • o profundidade de campo é a área em frente ou (dependendo do contexto) o escopo da área que aparece claramente do que é na frente do que está por trás. Uma abertura mais pequena aumenta a profundidade de campo e diminui a extensão de borrar os objectos por trás da profundidade de campo. O âmbito preciso da profundidade de campo é um pouco subjetivo, porque a nitidez diminui gradualmente como o ponto de foco preciso distância e também borrão depende de fatores como o tipo de assunto, outras fontes de condições flocosidade e visibilidade .
  • A relativamente grande profundidade de campo é chamada profundo enquanto que uma parte relativamente pequena profundidade de campo é chamada superficial.
  • o aberrações são imperfeições na capacidade da lente para focar luz acentuadamente. Geralmente, o menos caro e os alvos mais exóticas (como a grande angular ou olhos de peixe) têm maior aberração.
  • A abertura não tem efeito sobre a distorção linear (linhas rectas aparecem curvo), mas normalmente ir para o meio da gama do comprimento focal da lente de zoom. As fotografias podem ser feitas para evitar a condução atenção a esses pontos, não colocando linhas retas, como edifícios ou horizontes perto da borda do quadro. Eles podem ser corrigidos com um software ou automaticamente em algumas câmeras digitais.
  • o difração É um aspecto básico do comportamento das ondas que passam através de pequenos furos, que limitam o nível máximo de nitidez todas as lentes com pequenas aberturas. Ele se torna muito visível para mais de f / 11 e diminui a qualidade de uma boa câmera e lente (no entanto, às vezes você tem que prestar atenção a câmera exatamente apropriado para necessidades específicas como uma grande profundidade de campo ou a velocidade maior velocidade do obturador quando a sensibilidade é baixa, ou quando não existe uma maior densidade de filtro não está disponível).
  • 2
    Ela compreende o que é a profundidade de campo. A profundidade de campo é, formalmente, "a faixa da distância de objetos quando estes são capturados com nitidez aceitável". Há apenas uma distância em que os objetos são "perfeitamente" focado, mas diminui gradualmente nitidez na frente e atrás essa distância. Para uma curta distância em cada sentido, os objetos serão tão pouco confuso que o filme ou sensor não detectará qualquer desenfoque- para uma maior distância aparecem mais ou menos nítida na imagem. O par de profundidade de campo marcar certas aberturas perto da escala de foco em uma lente que é bom de medição isso. .
  • Aproximadamente um terço da profundidade de campo na frente da distância de focagem e dois terços por trás (se ele não se estende até ao infinito, que é um fenómeno relacionado com a quantidade de raios de luz a partir de um objecto que deve dobrar a convergir em um ponto de foco e os raios vindos de distâncias maiores que tendem a ir em paralelo).
  • A profundidade de campo diminui gradualmente. Dianteiro e áreas de retaguarda pareçam mais suaves ou focalizado com uma abertura inferior, mas muito turva ou irreconhecível com uma grande abertura. Considere se estas áreas são importantes e relevantes para o contexto, de modo que deve ser focado, ou, em qualquer caso, se eles são elementos de distracção e deve ser desfocada.
  • Se você quer a área de volta é muito turva, mas não tem muita profundidade de campo para o assunto, o foco na parte que toma a maior atenção, como os olhos.
  • A profundidade de campo geralmente aparece para aprofundar a adição de abertura do comprimento focal (quanto maior a distância focal, a profundidade de campo), o tamanho do formato (filmes ou pequenos sensores dar profundidade mais assumindo o mesmo ângulo de vista, por exemplo, o comprimento focal equivalente) e distância (há muito menos profundidade perto distância de focagem).

    Então, se você quer uma profundidade de campo, você pode comprar alvos muito rápido (mas caros) ou aumentar o zoom (livre) e até mesmo definir uma abertura pequena lente grande-angular.
  • O objetivo artístico da profundidade de campo é fazer com que toda a imagem é deliberadamente afiada ou profundidade de corte, desfocando elementos de distracção atrás ou à frente.
  • Um objectivo mais prático do comprimento focal é estabelecer uma pequena abertura e pré-concentrar a lente da "distância hiper" (o mais próximo e por isso a profundidade de campo se estende até ao infinito a partir de uma distância ou uma tabela determinada- marca a profundidade de campo para a abertura selecionada para a objectiva) ou a uma certa distância, estar pronto para tirar uma foto rapidamente com um pré-abordagem manual ou o objeto que se move muito rapidamente ou de forma imprevisível para a focagem automática (caso em que você precisa de uma velocidade do obturador mais rápido também).
  • Lembre-se que normalmente não ver nada disso através do visor (ou tela enquanto compondo). As câmeras modernas medir a lente abertura maior e só parar a lente para a sua abertura quando a exposição selecionada. A função de pré-visualização da profundidade de campo normalmente só permite uma visão vaga. (Embora visor algum padrão diferente aproximarem não aparece na fotografia final). Além disso, a exibição em câmeras SLR modernas e outra câmera com autofoco mesmo mostrar a verdadeira profundidade de campo das lentes grande angular mais rápido do que f / 2.8 (é mais superficial do que parece confiar em seu autofocus, não manter suas mãos a essa limitação, tanto quanto possível). A melhor opção é simplesmente tirar a foto, em seguida, reproduzir e ampliar com o recurso de zoom na tela LCD para ver se o fundo for adequadamente nítido (ou difusa).
  • 3
    Ela envolve a interação entre abertura e iluminação instantânea (flash). O flash é geralmente tão curta que o componente flash da exposição só é afetada pela abertura. (A maioria das câmeras SLR metas 35mm ter um máximo de velocidades do obturador que são compatíveis com o "sincroniza flash" - acima de que somente uma fração do quadro será exposto por causa da forma como ela opera seu "plano abordagem. "modos especiais de sincronização a alta velocidade usando flashes rápidos e fracos de flash, cada um expondo uma fração do Quadrado de reduzir o alcance do flash e raramente são úteis). Uma grande ângulo aumenta o alcance máximo do flash. Além disso, aumenta o alcance de flash eficaz através do aumento da exposição proporcional de um flash e reduzindo o tempo durante o qual a entrada de luz ambiente é permitido. Você pode precisar de uma abertura menor para evitar a superexposição em primeiro plano devido à saída de um mínimo abaixo do qual o flash não pode ser reduzido (o flash indireta, que é inerentemente menos eficaz, pode ajudar aqui). Em muitas câmeras, você pode ajustar o balanço de flash e luz ambiente com "Flash compensação de exposição". Uma câmera digital é melhor com flash configurações complexas porque o resultado de instant flashes de luz são inerentemente intuitiva, embora alguns tipos de flash de estúdio tem "luzes shapewear" e outras funções mais elegantes e portátil tem para visualizar luzes shapewear.
  • 4


    Teste suas lentes para uma óptima nitidez. Todas as lentes são diferentes e são melhor utilizados em diferentes aberturas para obter os melhores resultados. Vá lá fora e fotografar algo textura muito fina através de diferentes aberturas e compara os tiros que você possa ver como sua lente comporta com diferentes aberturas. O objeto deve ser o de "infinitos" (10 metros ou mais centenas de ângulo larga de metros com um teleobjetivo- algumas árvores distantes vai ficar bem) para evitar borrão confuso com aberrações. Aqui estão algumas pistas para o que você deve procurar:
  • Quase todas as lentes têm um contraste mais baixo e menos nítida a sua maior abertura, especialmente para os cantos da sua imagem. Isto é especialmente verdade com os modelos mais baratos mirar e atirar lentes. Conseqüentemente, se você vai ter detalhes nos cantos das imagens que você deseja manter afiada, então você deve usar uma abertura menor. Para os itens de planos, uma abertura de f / 8 é geralmente mais nítida. Para objetos a distâncias variadas, uma abertura menor será melhor para uma maior profundidade de campo.
  • A maioria das lentes tem uma notável diminuição de luz nos grandes aberturas. A diminuição da luz é, quando as extremidades da imagem são ligeiramente mais escuro do que o centro da fotografia. Isso pode ser algo "bom" para muitas fotografias, especialmente retratos. Foca a atenção em direção ao centro da foto, muitas pessoas adicionar este efeito na edição. No entanto, é bom saber como você entrar. A diminuição da luz é geralmente invisível depois de f / 8.
  • As lentes de zoom podem variar em função das distâncias. Tente mencionar-se com diferentes configurações de zoom.
  • Ela suaviza imagens de difração de quase qualquer lente com aberturas de f / 16 ou menor e faz visivelmente mais suave em f / 22 ou menos.
  • Tudo isso é válido para excelente claridade de uma imagem que já tem uma boa composição, incluindo a profundidade de campo e, para fotos que não será muito danificado por uma velocidade do obturador o suficiente para causar a trepidação da câmera, o assunto borrar ou ruído fora "excessivo" sensibilidade (amplificação).
  • Não desperdice um filme investigando isso. Teste suas lentes em uma câmera digital, verificar opiniões e se não há escolha, eles assumem que as lentes mais caras são melhores em f / 8, modelos mais baratos para f / 11 e lentes especiais, tais como olhos de peixe para f / 16. (Com um adaptador de lente de uma câmera compacta, que diminui à medida que você pode abrir, talvez usando a prioridade de abertura mode).
  • 5
    Conheça os efeitos especiais relacionados com a abertura.
  • o bokeh é uma palavra japonesa muitas vezes utilizado para se referir à aparência das áreas fora de foco, especialmente as lâmpadas aparecem como manchas brilhantes. Tem-se dito muito sobre os detalhes desses pontos desfocados, que são às vezes mais brilhante no meio e, por vezes, um pouco mais brilhante nas bordas, como rosquinhas, ou mesmo uma combinação dos dois, mas raramente um autor realiza isso, exceto em artigos sobre "bokeh". Os borrões mais comuns são:
  • Maior e mais difusa com aberturas maiores.
  • Amolecida nos bordos sobre uma maior abertura do furo devido à perfeitamente redonda (a ponta de uma lente, em vez de a lâmina de uma íris).
  • A forma da abertura, quando há uma abertura grande. Isto é mais visível nas aberturas maiores porque eles são maiores. Isso não pode ser considerado atraente um alvo cuja abertura não se aproxima de um círculo como uma lente barata com uma abertura de cinco ou seis folhas.
  • Às vezes crescentes em vez dos círculos na direcção dos lados das imagens, em muito grandes aberturas, provavelmente porque um dos elementos de lentes não é tão grande como seria de esperar para iluminar todas as partes da imagem que abertura, ou estranho devido a um "coma" em grandes aberturas (que é um problema quando as fotografias de luz tomada à noite).
  • Preponderantemente, a tele lente em forma de tipo espelho rosquita e devido a uma obstrução central.
  • espinhos de difração formando estrelas. muito luzes brilhantes, como luzes da noite ou reflexões especulares de luz solar será cercado por "espinhos difração" e produzir "estrelas" com pequenas aberturas (eles são formados por maiores pontos de difração do buraco poligonal na íris). Quer ter o mesmo número de pontos que os lençóis de sua lente (se você tiver um número par) devido às espinhas sobrepostas lados opostos ou dois ou mais (se você tiver um número ímpar). Eles são mais suaves e menos visíveis com lentes com muitas lâminas de abertura (lentes geralmente raras, tais como Leica).


  • 6
    Vá lá fora e disparar. O mais importante (pelo menos, em termos de abertura) é que controla a profundidade de campo. É tão simples como isto: uma abertura menor significa mais profundidade de campo, enquanto um meio mais elevados menos profundidade de campo. Maior abertura significa também mais fundo do borrão. Aqui estão alguns exemplos:
  • Use uma pequena abertura para uma maior profundidade de campo de força.
  • Lembre-se que a profundidade de campo torna-se sombreada medida que se aproxima mais. Se você fazer fotografia macro, por exemplo, você pode querer diminuir a abertura sobre o que você faria com uma paisagem. Fotografia de insetos geralmente para baixo para f / 16 ou menos e deve usar a iluminação artificial.
  • Use uma maior abertura para forçar uma profundidade de campo. Isto é ideal para retratos (em vez de modos retrato automáticas), por exemplo, utilizando a maior abertura que você tem, foco nos olhos, recompón e ver que o fundo é fora de foco e, portanto, menos perturbador.

    Lembre-se de abrir a abertura de modo fará com que você deve escolher uma velocidade do obturador mais elevada. Em um dia ensolarado, certifique-se de não forçar a câmera escolher a velocidade do obturador mais rápido (1/4000, em geral, SLR digital). Mantenha o seu ISO baixo para evitar isso.
  • 7
    Fotografia para efeitos especiais. Se você fotografar luzes da noite, você obtém um apoio adequado para a sua câmera, se você quiser pegar estrelas, usando uma pequena abertura. Se você quer um "bokeh" grande e perfeitamente redonda (embora com alguns círculos incompletos), usa uma grande angular.
  • 8
    Use um flash de preenchimento. Usar uma abertura relativamente grande e uma velocidade rápida, se necessário, para combiná-los com o uso de flash durante o dia de modo a que a fonte de luz artificial não está sobrecarregado.


  • 9
    Fotografia para uma melhor qualidade de imagem técnica. Se a profundidade de campo não é o centro (quando, em geral, quase tudo é relativamente longe da lente e iria de qualquer maneira fora de foco), a velocidade do obturador será alto o suficiente para evitar a trepidação da câmera borrão e as configurações de ISO será baixa o suficiente para evitar o ruído ou outro grave perda de qualidade (que são geralmente durante o dia), você não precisa de truques na abertura. Qualquer flash é bom o suficiente para equilibrar com a luz ambiente adequada, de modo que o primeiro set para dar os melhores detalhes quando se utiliza lentes específicas.
  • 10
    Depois de ter escolhido a abertura da lente, tentar, tanto quanto possível com o modo prioridade de abertura.
  • dicas

    • Há muita sabedoria no ditado: "f / 8 e não se atrase." O f / 8, geralmente fornece uma profundidade de campo suficiente para a maioria dos indivíduos e é onde as lentes 35 lentes mm e câmeras digitais SRL estão em seu ponto (ou quase) mais nítida. Temo que não utilizar ou conjunto (uma boa maneira de deixar a sua câmera para o que é exibido) para assuntos interessantes que não são necessariamente ficar parado por as configurações da câmera.
    • Às vezes, você deve determinar a sua escolha de abertura para permitir que você tenha uma velocidade adequada do obturador, uma configuração de velocidade "sensibilidade" aceitável (amplificação) ou filme. Você também pode simplesmente escolher as configurações automáticas de sua câmera para ajudar a definir os elementos antes de disparar. Fazê-lo.
    • A suavidade da difração e, em menor medida, blur (o que pode criar mais raros do que os padrões borrão) às vezes pode ser atenuado através da transformação de função "nitidez máscara" no GIMP e Photoshop. Isto reforçará bordas suaves, mas não pode criar pequenos detalhes que não foram capturados e pode criar detalhes duras se não for usado corretamente.
    • Se a seleção cuidadosa da abertura é muito importante para sua foto e você tem um modo de câmara de prioridade de abertura automática ou "programa-shift" são formas convenientes para configurá-los.

    avisos

    • Faça "estrelas" com pontos brilhantes de luz não é tão brilhante como o sol.
    • Nenhuma lente tele notas ao sol, especialmente um muito rápido ou muito longa lente tele, tentando fazer "estrelas" ou por algum outro motivo. Você poderia danificar a sua visão ou a câmera.
    • Não aponte a câmera não SLR, como Leica, o sol exceto se brevemente para tirar uma foto à mão com uma pequena abertura. Você poderia abrir um buraco no obturador, que exigem reparo caro.
    Artigos Relacionados