Como fazer uma boa confissão

4: Métodos

antes de confissãodurante a confissãoDepois da confissão.Ato de Contrição

Se a última vez que confessou era um bom tempo e precisa de uma revisão de procedimentos, não tenha medo! Este artigo irá prepará-lo para preparar e fazer uma boa confissão.

método 1
antes de confissão
1
Descubra quando será realizada a confissão. A maioria paróquias reconciliação oferece semanalmente, enquanto que as outras igrejas fornecem diariamente. Se a sua paróquia não oferecer um serviço que atenda a sua agenda, ligue para o padre e marcar uma confissão privada.
  • Você pode agendar uma sessão privada com o padre, se você acha que sua confissão vai demorar um pouco mais do que o habitual (mais de 15 minutos). Recomendamos que no caso de você ter deixado a Igreja, você cometeu um pecado grave ou você não ter confessado em um longo tempo.
  • 2
    Sinta-se realmente se arrependeu de seus pecados. O objetivo da penitência e confissão é sentir remorso genuíno, ou o ato de contrição. Você deve rejeitar abertamente o pecado que cometeu e tomar a decisão de não voltar a cometer. Para mostrar a Deus que sua tristeza é genuíno e autêntico, você tem que estar verdadeiramente arrependido e professar recusa a repetir tal comportamento.
  • Isso não significa que você nunca mais pecar todos os seres humanos fazem todos os dias. Você está simplesmente tomar a decisão de tentar evitar os próximos ocasiões pode exigir que você peque, que ainda conta como arrependimento. Se desejar, Deus pode ajudá-lo a resistir à tentação, desde que você tem a intenção de melhorar a si mesmo.
  • 3
    Torne-se um exame de consciência. Refletir sobre seus erros cometidos e por que são ruins. Leva em conta a dor sentida por Deus para vê-lo cometer esse pecado e culpa lembrar que Jesus sofreu na cruz por cima. Por esta razão, você deve se sentir pesar também ser verdadeiramente arrependido é um componente necessário para uma boa confissão.
  • Considere-se as seguintes perguntas quando você fazer um exame de consciência:
  • Quando foi a última vez que me confessou? Foi uma confissão honesta e cheia?
  • Será que você fez uma promessa especial a Deus pela última vez? Será que eu cumprir a minha promessa?
  • Eu cometi um pecado mortal ou grave desde a minha última confissão?
  • Eu conheci os 10 mandamentos?
  • Eu duvidei da minha fé?
  • 4
    Remexe nas Sagradas Escrituras. Um bom começo é ler os 10 mandamentos em Êxodo 20: 1-17 e Deuteronômio 5: 6-21. Aqui apresentamos alguns lembretes de como Deus vem a nós com o perdão misericordioso:
  • "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." 1 João 1: 9.
  • "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo. " 1 João 2: 1,2.
  • Quem deve confessarmos os nossos pecados e por quê?: "Contra você e contra ti somente, pequei-¡ante seus próprios olhos que eu fiz de errado!" Salmo 51: 4.
  • Ver Genesis 39: 9.
  • 5


    Ora antes de ir para a confissão. Você deve ser honesto e ser arrependido. Ore para que o Espírito Santo para guiá-lo e ajudá-lo a lembrar-se de que você se sinta uma verdadeira contrição por seus pecados. Você poderia orar algo como: "Vinde Espírito Santo, ilumine a minha mente para que você possa conhecer os meus pecados toca claramente o meu coração para me arrepender deles e melhorar a minha vida. Amém ".
  • Tente identificar as causas de seus pecados: você tem inclinações questionáveis? É uma questão de fraqueza pessoal ou maus hábitos? Tentar remover pelo menos uma destas causas. Para tornar mais fácil, livrar-se de algo negativo em sua vida e aperfeiçoa o aspecto mais positivo.
  • método 2
    durante a confissão
    1
    Espere a sua vez até que você possa entrar no confessionário. Quando for a hora, você pode optar por um cara a cara-ou confissão anónima. Se preferir que a sua identidade permanece anônimo, simplesmente se ajoelhar na frente da cortina que separa o padre e ele vai começar a confissão. Se você preferir ter um cara a cara confissão, você só precisa caminhar ao redor da cortina e sentar na cadeira em frente ao padre. Ele estará esperando por você.
    • Lembre-se que as confissões são absolutamente confidenciais: o padre nunca mais (nem é permitido) irá revelar os seus pecados a ninguém. Ele sabe que deve cumprir o selo confessionário quaisquer que sejam as circunstâncias, até mesmo a morte é sofrimento. Não deixe que suas preocupações afetar sua confissão.


  • 2
    Começa a confessar. O padre começará a oração de confissão com o sinal da cruz. Siga a sua liderança. Existem algumas variações, mas o rito latino é o mais comum.
  • No rito latino: tornar-se o sinal do ditado cruz, "Abençoe-me, padre, porque pequei" e passa a dizer quando foi a última vez que você confessou você (não há necessidade de lembrar quantas vezes, apenas a freqüência de grandes pecados) .
  • No rito bizantino: Ajoelhe-se diante da imagem de Cristo, o sacerdote vai se sentar ao seu lado e poderia colocar o seu epitrachelion (roubou) em sua cabeça ou esperar para fazê-lo até a oração de absolvição. Não se preocupe se você fazê-lo de uma forma ou de outra.
  • Em outras igrejas orientais: Os procedimentos podem variar.
  • Qualquer que seja a variante, informe seus pecados (incluindo o número de vezes que você fez). Veja na seguinte ordem: mais para o menos grave. Deixar de fora qualquer pecado mortal para se lembrar. Você não tem que dar detalhes explícitos de seus pecados a menos que considere necessário, o sacerdote, nesse caso, você será solicitado a dizer-lhes.
  • método 3
    Depois da confissão.
    1
    Ouça o padre. Normalmente, você irá fornecer aconselhamento para que você saiba o que fazer para não pecar no futuro. Em seguida, ele irá pedir-lhe para repetir o ato de contrição. Você deve repeti-lo sinceramente, realmente sentindo o que você diz. Se você não sabe de cor, escrever ou pedir o padre para ajudá-lo.
    • No final da sessão, você provavelmente irá recomendar-lhe fazer uma penitência (que deve atender o mais rapidamente possível). No final da absolvição ele vai dizer: "Eu te absolvo de seus pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Se você faz o sinal da cruz, fazê-lo bem. Em seguida, você vai despedir dizendo algo como: "Vá em paz para amar e servir o Senhor". Ele responde: "Graças a Deus", sorri o padre e aposentar o confessionário.


  • 2
    Complete a sua penitência. Retorna para a igreja e se sentar onde estavam sentados. Quando você começar a penitência, graças a Deus por ter perdoado. Se você se lembrar algum grande pecado se tenha esquecido de confessar, tenha em mente que já foi perdoado com os outros, mas não se esqueça de confessar na próxima confissão.
  • Se a penitência dada pelo padre é repetir algumas orações, fazê-lo em silêncio e devoção. Ajoelhe-se no banco, mantenha as mãos e a cabeça para baixo até que tenha terminado a sua penitência e ter pensado bem sobre a sua experiência. É preciso determinação para voltar ao Sacramento da Reconciliação frequentemente.
  • 3
    Sal sentindo melhor lugar e ser à luz do perdão de Deus. alegre e confiante de que o Senhor o ama e tem sido merge misericordioso. Ele vive cada minuto de sua vida e deixar todo mundo ver como é maravilhoso para servir ao Senhor.
  • Estou ciente. Não pense que a confissão é uma razão para continuar pecando. Alegrai-vos serem perdoados e viver como Deus quer que você viva para que subestimam a necessidade de confessar.
  • método 4
    Ato de Contrição

    "Meu Senhor Jesus Cristo, Deus e verdadeiro homem, lamento de todo coração ter pecado, porque eu merecia o inferno e eu perdi o céu, especialmente desde que eu ofendido Você, que é infinita bondade, a quem eu amo acima de todas as coisas. Estou firmemente resolver, com a sua graça, altera e evitar as ocasiões de pecado, confissão e penitência. Eu confio eu te perdôo por sua infinita misericórdia. Amém ".

    dicas

    • Fazei confissão de forma clara, concisa, contrito e completa. Quer dizer:
    • Clara: não usar eufemismos (palavras que fazem o discurso soa melhor), chamar as coisas pelo seu nome e não tomam muito tempo.
    • Concise: olhar sem desvios ou explicações e desculpas. A confissão é o único lugar onde o culpado obter o perdão completo!
    • Contrito: Você tem que se arrepender. Às vezes, você não é, o que é normal, desde que você tente. Só porque você se confessar que você sabe que está arrependido. Às vezes, fazer mais penitência e tentar compensar pelos pecados cometidos será excelente para mostrar a Deus que você está arrependido por ter ofendido.
    • Completa: você deve dizer todos os seus pecados. É uma contradição que não confessa todos os seus pecados mortais. Também será uma boa ideia para confessar os pecados veniais, embora não seja obrigatório. Se você receber a Sagrada Comunhão com um coração limpo e piedosa, os teus pecados veniais será perdoado, mas é sempre aconselhável a confessar com frequência e expressar sua tristeza pelos pecados cometidos. Portanto, recomendamos ser seguido, por isso não corre o risco de omitir certas coisas. Se você vai para a confissão, mas não confessar um pecado mortal, será um pecado mortal em si e você precisa confessar novamente, além do pecado de ter ido para a confissão e eu intencionalmente omitido. Você nunca precisa se comungar sem confessar um pecado mortal. Este pecado é sacrilégio e profundamente ofende a Deus.
  • Pelo selo da confissão, o sacerdote não irá revelar seus pecados a ninguém, sob pena de excomunhão. Eu não conheço ninguém, nem mesmo o Papa pode pedir dizer-lhes. Além disso, não pode forçá-lo a revelar o seu pecados padre em um julgamento criminal.
  • Não tenha medo de dizer tudo. Um dos aspectos mais maravilhosos da confissão para outra pessoa é que os padres podem dar-lhe um conselho excelente e poderia ser como mentores. Você provavelmente já ouviu confissões semelhante ao seu, tão certo que eles estarão prontos para aconselhá-lo de modo a que nenhum pecado no futuro.
  • Lembre-se o objetivo deste sacramento. O penitente busca o perdão e reconciliação com Deus e Sua Igreja. É verdade, Deus sabe nossos pecados, precisamos lembrá-los. No entanto, este sacramento pode fazer você se sentir melhor esse sentimento de ser naturalmente surge após a restauração da comunhão com Deus e à sua Igreja. O pecador se arrepende e restaura sua graça batismal. Veja CCC 1440 e o seguinte:
  • avisos

    • Tenha cuidado para não permitir que o exame de consciência torna-se uma constante sensação de culpa. Considere o seu mal com calma e honesta.
    • Certifique-se de que você realmente desculpe o que você fez. Sua confissão será inútil se você não se sentir o que você diz, não é ser perdoado.
    • Em circunstâncias normais, apenas uma católica batizada pode receber o sacramento da reconciliação. No entanto, esta restrição pode ser omitida no caso de circunstâncias graves (como a morte iminente de um católico não-cristãos).

    Coisas que você precisa

    • frases guia
    • hora programada ou confissão pública
    Artigos Relacionados