Como medir a chuva

2 partes:

Construa seu pluviômetroMedir a precipitação

A medição de precipitação (quantidade de chuva num determinado local e tempo) é importante para o desenvolvimento de várias actividades económicas. Por esta razão, não é de estranhar que pluviômetros (instrumentos de medição de chuva) ter sido um dos primeiros instrumentos de medição meteorológicas criados por nossos antepassados. Acredita-se a ser utilizado na Índia 2000 anos atrás. Estas medições ajudar os agricultores a tomar decisões sobre o plantio, colheita e irrigação de suas plantações. Eles também permitem que os engenheiros para projetar sistemas de drenagem eficazes, pontes e outras estruturas. Embora um grande número de dispositivos de medição meteorológica profissionais empregam actualmente sistemas electrónicos, qualquer um pode montar sua própria pluviômetro para medir a precipitação em casa.

parte 1Construa seu pluviômetro

1

Obter um recipiente cilíndrico transparente. Este pode ser vidro ou plástico, e devem ser de pelo menos 30 cm (12 polegadas) de altura. A forma é importante: se a parte superior é maior do que a mais baixa (ou mais estreito), tem de executar mais cálculos e medições.

  • Não se preocupe muito largura. O importante é que o recipiente ao longo do mesmo diâmetro é mantida. volume do recipiente irá aumentar à medida que a área de recolha da chuva (por exemplo, uma lata de refrigerante dentro de um balde). Portanto, a gravação de cada centímetro de chuva é constante entre os cilindros de diferentes tamanhos.

2

Faça um recipiente. Se você não tem um recipiente cilíndrico, quer, você pode fazer um igualmente eficaz com uma garrafa vazia de água carbonatada 2 litros. Com um par de tesouras ou uma faca, cortar aproximadamente 10 cm (4 polegadas) a partir do topo da garrafa. Não se preocupe com a parte inferior irregular. Isto será corrigido no passo seguinte.

3

Defina o recipiente com pedras. Porque a chuva quase sempre acompanhada de vento, você deve definir o seu medidor de chuva para que ele possa ficar de pé se ocorrer uma tempestade. Para este, encher o fundo da garrafa com pequenas pedras ou mármores, mas sem encher mais do que 3 cm (1 polegada). Quando estiver pronto, encher o recipiente com água para obter a aferição de sua escala. Suas pedras ou mármores adicionar volume, por isso não incluí-los na área de medição.

  • Rochas, pedras, seixos: qualquer objeto relativamente pesado vai fazer, mas certifique-se que não absorve água.
  • Se você criou seu próprio medidor de chuva com uma garrafa, verifique se o fundo (pontos separados da base) é preenchido com água e pedras para que você tenha um ponto de partida para a sua escala de medição avião.
  • Uma alternativa pode ser um balde ou panela pesada.



4

Inscrever uma escala no recipiente. Fazê-lo com um marcador à prova de água. Realizar uma régua ou fita métrica contra a garrafa e alinha o seu scratch superfície com o nível de água atual. Marcá-lo como o ponto de sua escala de partida.

  • Se você decidir usar um recipiente mais forte, como um pote, não adicionar água ao recipiente. Neste caso, o ponto zero inicial será o do fundo do recipiente.

5

Coloque a céu aberto dispositivo ao nível do solo. Lugar ao nível do solo vai evitar que ele caia. Certifique-se de que não haja obstruções acima do recipiente, como árvores ou saliências, como eles podem afetar a medição.

parte 2Medir a precipitação

1

Verifique se o seu medidor de chuva todos os dias. Verifique regularmente a cada 24 horas para determinar a quantidade de chuva caiu durante esse período de tempo. Leia a chuva calibre olhando para a superfície da água horizontalmente no mesmo nível que seus olhos. superfície da água linha vai curvada- isso é chamado de menisco, uma curva formada pelo contato da água de superfície com o recipiente devido à tensão superficial. Realiza a leitura a partir da parte mais baixa da curva.

  • Verifique o dispositivo todos os dias, embora não haja nenhuma chuva. A água pode ter evaporado ou misteriosamente nível pode ter aumentado, mesmo sem a presença de nimbus (indicador de nuvens de chuva) - sprinklers são geralmente a causa comum. Se isto ocorre, o recipiente se move.

2

Verifique a quantidade de chuva em um gráfico ou tabela. Por exemplo, você pode fazer uma imagem de 7 x 7 cm, e marcar ali os dias da semana na horizontal (eixo X) e da quantidade de chuva que cai na vertical (eixo Y) de 1 a 7 cm. Depois de marcar um ponto cada intersecção de chuvas (em cm) com o dia correspondente da semana, use uma régua para ligar os pontos e ver as flutuações de precipitação para essa semana.

3

Esvaziar o pluviômetro. Esvaziar o dispositivo após cada registro para garantir uma leitura precisa. Mantenha as pedras no seu dispositivo e voltar a encher-lo ao ponto da escala de zero. Se você adicionar ou remover pedras, certifique-se de encher o recipiente com água até o ponto zero antes de colocá-lo de volta no lugar.

4

Calcular médias. Analisar seus dados quando ele tem sido um mês e observar as diferentes tendências de precipitação. soma precipitação de uma semana (7 dias) e, em seguida, divida o resultado por 7- e obter a precipitação média semanal. Você também pode fazê-lo por períodos mais longos, como a cada mês ou mesmo anos, se você está particularmente dedicado.

  • A fórmula para calcular uma média é fácil de aplicar. A média é igual à soma de todas as unidades (neste caso, as medidas de precipitação diária, semanal e mensal), dividido pelo número de unidades (o número de dias, semanas ou meses você adicionou). Se você está procurando a precipitação média por semana durante 4 semanas, com a precipitação total semanal de 20 cm, 12 cm, 6 cm e 25 cm, em seguida, 20 + 12 + 6 + 25 = 63 (soma de todas as unidades) / 4 (número de semanas) = ​​15,75 cm de precipitação média semanal.

dicas

  • Se você mora em um lugar onde neva, você também pode medir a quantidade de neve que caiu depois que derrete (como o dispositivo não está enterrado). No entanto, Neve expressa como uma medida de "precipitação" juntou relacionamento contínuo com a sua profundidade, por isso não tirar conclusões precipitadas com base nesses dados. Por exemplo, 70 cm (2 pés) de neve pode conter significativamente diferentes quantidades de água.

RELACIONADOS

Artigos Relacionados