Como escrever uma notícia

3 Métodos:pesquisaEstrutura NotaAperfeiçoar a língua e estilo

As notas de jornal são frescos, clara, precisa e objetiva. Desde o hábito de ler rapidamente, deve apresentar o leitor à primeira vista a informação mais importante, seguido de descrições e outros conteúdos para completar a história. Ler e aprender o básico para escrever uma notícia boa.

método 1pesquisa

1

Reunir informações. Assim que tiver decidido sobre o que você escreve, reúne todas as informações e apoio necessário para escrever sua nota. É uma grande responsabilidade de apresentar uma nota aos leitores que podem saber pouco ou nada sobre o assunto, por isso antes de começar a escrever a sua nota você deve fazer uma boa pesquisa sobre o tema do seu artigo.

  • Leia cuidadosamente o plano de fundo da história para que possa apresentar a sua nota no contexto apropriado. Por exemplo, se você está a escrever uma história sobre a passagem de uma lei contra o desmatamento, completamente investiga propor esta lei em suas versões anteriores, por que foi aprovado, que figura política superou a aprovação, que oposição, etc. Lembre-se da informação de primeira mão é sempre o mais útil.
  • Se suas notas será em eventos, assistir a eles. Não importa se se trata de uma audiência no Senado ou um jogo de beisebol, o mesmo deve participar. Tomar notas durante o evento, como depois com precisão permitem que você se lembrar de tudo o que aconteceu.

2

Conduz entrevistas. notícias, muitas vezes enriquecida pelas histórias de testemunhas oculares de certos eventos ou com as opiniões dos especialistas. identifica claramente os protagonistas da história e fazer-lhes perguntas curtas e específicas para as quais respostas podem servir para complementar as informações em seu artigo.

  • Agendar uma entrevista com a pessoa que você quer entrevistar. Você pode entrevistar pessoalmente ou por telefone.
  • Use a entrevista como uma forma de verificar os dados obtidos na sua investigação. Por exemplo, se você estiver indo para cobrir a história de um tornado que causou graves danos em uma cidade pequena e quer saber quantas casas você estava danificado no total, entrevistar as autoridades. Se em vez você está interessado na história de alguém que testemunhou o tornado, entrevistando moradores.
  • Não ponha fora de contexto que foi dito pelos entrevistados. As pessoas que dão entrevistas que você está fazendo um favor a você, por isso, se você está indo para publicar as palavras de outra pessoa, certifique-se de fazer com precisão, sem distorcer o seu significado ou o seu significado.

3

Verifique seus dados. Ao escrever um artigo, você ganha a responsabilidade de leitores que todos os dados apresentados são precisas e confiáveis. Usando dados errados pode parecer à primeira vista insignificante, mas sempre tem consequências. Além do problema de desinformar o público vai em causa a sua credibilidade como jornalista.

  • Verifique os números, estatísticas e outros dados com um especialista. Se a sua nota é em uma onda de calor está chegando, ele chama o Serviço Nacional de Meteorologia para verificar as temperaturas na área.
  • Verifique através de 2 ou mais confiáveis ​​fontes de toda a informação que chega aos seus ouvidos, quer por rumores ou fofocas na rua.
  • corretamente escrever os nomes de pessoas e lugares. Preste atenção especial ao escrever corretamente os nomes das pessoas que você entrevista.



método 2Estrutura Nota

1

Escreva um título. A manchete da história deve ser uma frase que resume o aspecto mais importante da nota. Use palavras atraentes para o proprietário, mas eles vão de acordo com o conteúdo da história, por exemplo:

  • "Comunidade lamenta a perda de treinador de futebol populares"
  • "forte terremoto sacode o litoral"
  • "O presidente será visitar o Brasil neste fim de semana"

2

Criar uma boa introdução. A primeira frase de uma notícia é primordial e deve conter os detalhes mais importantes da história. Embora as pessoas não lêem além da introdução, leia apenas deve ter uma idéia geral do que é considerado na nota ou item. Uma boa introdução deve ser escrito em terceira pessoa, procurando responder às perguntas clássicas que, quem, como, quando, onde e porquê. Por exemplo:

  • "De acordo com as autoridades de educação, um surto de gripe em San Salvador levou ao encerramento de 3 escolas primárias da semana".
  • "O National Park Service relata que uma criança perdida no bairro de Costa Blanca foi encontrado segunda-feira em uma cabana abandonada".

3

Continua com detalhes. Continua a história com detalhes sobre o contexto, as opiniões dos entrevistados e quaisquer outros detalhes ou informações que é necessário para os leitores a entender claramente o que aconteceu. Cada subsequente ao parágrafo de introdução deve ter sua própria idéia principal, e recomenda-se que seu tamanho não é mais do que 50 palavras.

  • Ao invés de assistir a uma parágrafos cronológicos em sua história deve obedecer a uma ordem de importância. Você deve garantir que os leitores obter os dados mais relevantes da sua história com um olhar. Então, se eles estão interessados, eles vão ler cuidadosamente os detalhes adicionais da nota.
  • Entrelaça as informações coletadas com suas entrevistas, estatísticas relevantes e dados históricos para apoiar todas as ideias que você propõe.

4

Termina com um resumo. O último parágrafo do artigo é o fim da história. Ele resume todos os detalhes da história e inclui informações que os leitores podem precisar de acompanhamento artigo

método 3Aperfeiçoar a língua e estilo

1

Seja objetivo. Historicamente, a objetividade tem sido um requisito fundamental em todos os interessados ​​em prosseguir jornalismo. Embora seja impossível ser completamente objetivo (tendo em conta que todos os termos de história, do sujeito para o vocabulário utilizado no artigo, vêm de decisões feitas por você), você deve fazer o seu melhor para dar aos leitores uma imagem completa do que aconteceu e dar-lhes a oportunidade de formar sua própria opinião.

  • Não deixe seus preconceitos ou preferências pessoais influenciam sua nota. Por exemplo, se o artigo é todos os cerca de dois candidatos concorrentes em uma eleição, ele apresenta tanto de forma imparcial, sem dar qualquer indicação de sua preferência por um ou outro.
  • Não use palavras ou truque maliciosos que podem influenciar negativamente a opinião dos seus leitores sobre o seu trabalho. Evite estereótipos e outros termos politicamente incorretos.
  • Não exagere qualquer evento, ação ou qualquer outro aspecto da história. Seu trabalho é para dizer o que realmente aconteceu, não uma versão exagerada da realidade.

2

Torná-lo divertido para os leitores. Utiliza estruturas gramaticais apropriadas e vocabulário utilizados de forma eficaz para evitar confusão e comunicar informações de forma clara e precisa. A razão de ser de um artigo de nota ou revista é fornecer informações em tempo hábil, não para entreter, muito menos impressionar os leitores (embora certamente não quer se cansar e ir embora sem ler o seu artigo). Todos os tipos de pessoas lêem jornais, assim que sua escrita, sua escrita, seu estilo deve apelar para diferentes públicos.

  • Use uma linguagem direta e evitar o uso da voz passiva. voz ativa é mais fácil de ler e vai direto ao ponto, por exemplo: "Senador Thompson vai dar uma conferência de imprensa na terça-feira" (Voz ativo) e não "Uma conferência de imprensa será convocada pelo senador Thompson na terça-feira" (voz passiva).
  • identifica-se plenamente seus entrevistados. Quem é? Que faz? O que você fez? O que será? Qual é a sua relevância na história? O papel do entrevistado deve ser claro para todos os leitores.
  • Não ter problemas usando palavras desnecessárias. Um vocabulário extravagante serve apenas para distrair e confundir os leitores. Em vez de palavras bombásticas, escolher as palavras que irá ajudar a comunicar a relevância da sua nota.

Artigos Relacionados