Como a criticar a literatura

3 Métodos:

Conteúdo

Executar uma crítica básica para iniciantesAplicar técnicas avançadas críticaAvaliar a literatura para ler

A crítica literária, às vezes chamada de análise literária e análise crítica literária é um exame de uma obra literária. O escopo da crítica literária pode ser examinado um aspecto do trabalho ou o trabalho como um todo e envolve a remoção da obra literária até que seus componentes separados e avaliar como eles se encaixam uns com os outros para atingir o objectivo do trabalho. crítica literária são geralmente feitos por estudantes, acadêmicos e críticos literários, mas qualquer pessoa pode aprender a criticar a literatura.

método 1Executar uma crítica básica para iniciantes

1

Leia com atenção o trabalho. Critical não é iniciado quando você se senta para escrever, mas quando você se senta para ler a obra literária. Em todas as obras literárias, quer romances, contos, ensaios ou poemas, pergunte-se por que os personagens fazem o que fazem.

2

Criar um gráfico organizador. Para ajudá-lo a organizar o enredo e os personagens que você possa pensar sobre o texto, é útil para fazer um gráfico organizador. Há muitas maneiras de criar uma imagem para que você possa organizar suas observações, incluindo uma rede de ideias, um diagrama de Venn, uma tabela T e muito mais.

  • Por exemplo, para uma tabela T, faça uma lista dos nomes dos personagens em uma coluna e suas ações em outra, enquanto você lê. Após a leitura, você pode adicionar uma coluna contendo por que você acha que você realizou cada ação.

3

Pense no significado literal. Depois que você terminar de ler uma obra literária, pensar sobre o que cada pessoa fez e como cada acção contribuiu para a trama. Assista seu organizador gráfico para ajudar a compreender o que aconteceu no jogo. Até este ponto, não tente decidir o que o autor diz. Basta observar as ações e traçar o olho.

  • Isso é semelhante a uma obra de arte. Em vez de olhar para uma pintura para determinar o que o artista comunicados apenas observar o que é literalmente presentes na pintura. Por exemplo, o que está presente nas Noite estrelado Van Gogh? Não pense sobre o que você está tentando dizer na pintura pensa das estrelas, nos redemoinhos no céu da noite e as casas abaixo dela.

4

Pense no que o autor pode sugerir sobre a sociedade ou humanidade. Depois de uma boa compreensão dos acontecimentos do jogo, você pode tentar entender o que o autor sugeriu sobre a natureza humana através dos personagens e suas ações. Isso é chamado de temas.

  • Por exemplo, pergunte-se por que a bruxa transforma o príncipe em uma besta em A bela e a fera. O que esta ação sugere sobre a natureza humana?
  • Também pensar sobre que lição você pode aprender o leitor dos personagens. O que a Besta nos ensina?

5

Formular uma tese declaração. Depois de seleccionar uma lição que o leitor pode aprender a partir da obra literária, é hora de formular uma tese declaração. A tese declaração é uma única frase que faz uma declaração sobre a obra literária que podem ser suportados usando evidências textuais, como citações do trabalho.

  • O formato de uma tese declaração pode ter esta aparência: _______ é verdade, porque __________, ____________ e ___________. O primeiro espaço em branco é a sua opinião. Por exemplo, a Besta nos ensina a ser hospitaleiro para todos.
  • O resto dos espaços em branco dizer por que a sua opinião é verdade: a Besta nos ensina a ser hospitaleiro para tudo o que aprende com seu erro, ele se torna uma pessoa compassiva durante todo o tempo em que a Besta e lamenta tem sido rude com a bruxa.
  • No entanto, tenha em mente que há muitas maneiras diferentes de formular uma tese. O que é mais importante é certificar-se sua tese inclui uma declaração e um resumo das razões para estabelecê-lo. Por exemplo, você poderia fazer o argumento como "Porque a Besta sofre por suas ações, A bela e a fera argumenta que nós deve ser hospitaleiro para todos e esta questão é sustentada ao longo da história".

6

Localize evidência no trabalho para sustentar a sua tese. Olhar para trás em seu organizador gráfico e à procura de eventos que demonstram as razões pelas quais a sua tese é verdadeira. Destaque esses eventos e ter certeza de que os números de página.

  • Você pode resumir esses eventos ou usar citações diretas do livro, mas ambos os métodos devem ter um número de página. Isso evita plágio.
  • Por exemplo, você poderia usar uma citação que mostra como unwelcoming a Besta é um dos seus primeiros exemplos. Então você pode usar outros exemplos do texto para mostrar a continuação deste tema.
  • Você não tem que usar citações diretas todo o tempo. Você pode também parafraseou um fragmento de colocá-lo em suas próprias palavras ou resumir fragmentos mais longos que você descreve os acontecimentos menos detalhes nas suas próprias palavras. Independentemente de saber se você está indo para citar, parafrasear ou resumir, certifique-se de incluir um número de página para a sua prova.

7

Faça um esboço. Faça um desenho usando sua tese declaração para preparar um ensaio organizado. Um esboço deve ter numerais romanos para cada parágrafo e números regulares para as partes de cada parágrafo. Pesquisa on-line um exemplo de um bom esboço para guiá-lo.

  • Encha o esboço com frases e eventos que apoiam o trabalho de cada frase de tópicos.

8

Escrever o ensaio. Escrever o ensaio não deve ser difícil se você tiver preparado um esboço detalhado. Escreva pelo menos cinco parágrafos. A indicação da tese é o fim do primeiro parágrafo e cada parágrafo do corpo tem uma ou duas citações ou exemplos do texto. Certifique-se de enviar cada nomeação ou exemplo e depois explicá-las após a inclusão nos parágrafos do corpo.

  • Feche o teste com um parágrafo final onde resumas o julgamento em apenas algumas frases.

9

Verificar o teste. Certifique-se de verificar e editar o seu ensaio. erros de pesquisa, erros de pontuação e erros de gramática. Você deve corrigir esses erros (o que é chamado de seleção) antes de entregar o julgamento. É útil pedir a alguém para ler o teste para ajudar a encontrar esses erros.



método 2Aplicar técnicas avançadas crítica

1

Lee criticamente obra literária. Quando você lê uma obra literária para criticar ou um poema, uma história, uma não-ficção ensaio ou um livro de memórias, você deve ler com uma mente ativa. Isto significa que você deve fazer perguntas durante a leitura.

  • Você deve ler com caneta e papel à mão, bem como um dicionário. Grave as principais idéias nas margens e está procurando como você progride.
  • pergunta "como", "por que" e "e que" para ajudar você a ler criticamente.

2

Avalie como você ler. Além de tomar nota nas margens do texto quando as ideias importantes acontecem, você anotar idéias e questões importantes em um pedaço de papel, enquanto você lê, também observando os números de página. Você também deve pensar do texto em termos de pensamento crítico como a avaliação da clareza e precisão do trabalho e sua relevância atual para a sociedade.

  • Avalia elementos do trabalho à medida que avança, como o enredo, temas, exemplos do desenvolvimento das personagens, cenário, símbolos, conflitos e ponto de vista. Pense em como estes elementos interagem para formar o tema principal.

3

Faça brainstorming para determinar o ponto em que você escreve. Antes de decidir sobre uma tese declaração (na verdade, a formular em primeiro lugar), você deve fazer um brainstorm sobre a aparência do trabalho em que você quer escrever. Olhe para as notas que você tomou quando você lê, verifique se há qualquer idéia que você já extraídos do trabalho e incluí-lo em seu brainstorming. Você pode querer escolher um tema do trabalho que tem particularmente atraído atenção e crítica quão bem o autor introduzido através dos itens que avaliados em suas notas. Existem muitas maneiras de brainstorm, incluindo:

  • lista
  • mapear uma rede
  • fazer escrita livre
  • Por exemplo, quando a leitura Orgulho e Preconceito, Você poderia pensar que o caráter de Darcy necessários para desenvolver mais do que fez Jane Austen ou você pode preferir o caráter de Jane acima da personagem Lizzy e sentir que Jane teria sido uma heroína melhor (por exemplo, Jane tem o mesmo nome que o autor, o que dá motivos para explorar o argumento de que Austen poderia realmente preferia tê-lo). Faça uma lista, rede ou idéias livres da escrita como você está.

4

Formular uma tese declaração. Uma vez que você tenha preenchido o seu brainstorming e selecionou uma perspectiva crítica (seja com base em suas próprias observações ou uma teoria crítica), você deve formular uma declaração básica tese. uma tese "básico" É aquele que pode mudar e se adaptar a sua escrita como compor o teste.

  • A tese deve apresentar o seu parecer sobre uma forma justificável acompanhado por uma razão sólida por isso que a sua opinião é verdade.
  • A fórmula para uma declaração básica tese pode parecer como este: _______ é verdade, porque __________, ____________ e ___________.

5

Criar um esboço. Você deve sempre usar um esboço, pois isso exige a organizar o seu raciocínio de forma lógica à sua crítica é sólida e credível. Um esboço vai incluir elementos como a sua tese declaração, o conteúdo de seus parágrafos do corpo e citações e exemplos com números de página. Isso faz com que escrever o ensaio é muito mais fácil porque todas as suas pesquisas são reunidas em um só lugar.

  • Você também pode usar um esboço para formar frases-chave, como a, frases temáticas e de transição para cada parágrafo do corpo e conclusão gancho (a primeira linha do caput).

6

Selecione Compromissos e padrões que sustentam a sua tese. Ao criar o esboço, você pode começar a escolher as citações diretas e exemplos do texto em si (a fonte primária) e pesquisa que você fez (fontes secundárias). Se você incluir uma sentença de tópico em cada parágrafo do corpo, você pode adicionar as citações corretas para suportar cada idéia.

  • Olhe para as suas notas e identificar quaisquer padrões que você vê no texto que suporta a sua tese declaração, e o fato de que ninguém está certo o que Darcy fez até depois que ele faz, contribuindo para a falta de desenvolvimento do caráter em Orgulho e Preconceito (Se você tentou testar a validade do argumento de que Darcy não está suficientemente desenvolvida, por exemplo).
  • Você deve incluir um número de página ou atribuição ao autor cada vez que você falar sobre um evento específico, parafraseando uma citação, parafraseando um fragmento ou usar uma citação direta. Normalmente, você digitar um número de página entre parênteses após a oração.

7

Procure outro apoio crítico a sua tese. Para escrever uma análise sólida, você precisa de fontes que concordam com você. Isso aumenta a credibilidade do seu argumento e mostrar que você tem a força mental para pensar criticamente sobre o que você lê. As fontes externas também são chamados de fontes secundárias e tem que ter certeza que eles são confiáveis, como artigos em revistas literárias indexadas, publicou livros e capítulos de livros.

  • Você também deve abordar qualquer crítica que não concorda com a sua tese, porque counterarguments refutar também empresta credibilidade à sua tese.

8

Use o esboço para escrever seu texto. Assim que juntar a sua pesquisa, formulou uma tese declaração e um esboço detalhado cheio, é hora de escrever a revisão. Até este ponto, você terá informações suficientes e está feito em toda a organização, para escrever a peça deve ser um processo suave.

  • Se você criou seu esboço em um processador de texto, você pode simplesmente preenchê-lo com informações adicionais.
  • Você também pode tentar o esboço como um roteiro. Consultá-lo à medida que compõe fundamental para se certificar de que você incluir todos os pontos e exemplos que você identificou.

9

Preste atenção às orientações da tarefa e estilo. Certifique-se de seguir as orientações do seu instrutor para a tarefa. Por exemplo, você pode ter perguntas específicas que você deve responder no julgamento. Você também pode ter requisitos respeitantes ao comprimento de páginas ou a contagem palavra tem que cumprir. Você também tem que usar o estilo certo para dar o seu formato de ensaio, como MLA, APA ou Chicago.

  • MLA é o formato mais comum para ensaios com uma base literária, mas deve perguntar ao seu instrutor se você não tiver certeza.

10

Discutir os seus compromissos. Seu ensaio deve incluir citações de fonte primária (a própria obra literária) e fontes secundárias (artigos e capítulos que apoiam a sua argumentação). Certifique-se de analisar todas as citações que você incluir para que você expressar a sua própria opinião, em vez de regurgitar de outra pessoa.

  • Por exemplo, após a apresentação de um compromisso, você poderia explicar o que significa ou prova, bem como a forma de sustentar a sua tese. Não simplesmente parafraseando ou resumas compromissos após o depósito. O Resumindo não demonstrar pensamento crítico. Em vez disso, tentar explicar aos leitores a importância de cada compromisso ou exemplo.
  • Tente criar sanduíches compromissos. Um sanduíche de namoro é simplesmente como você posiciona um compromisso em um julgamento. Deve haver uma oração a submeter-se a nomeação e o autor, em seguida, a citação em si seguido por uma ou mais frases para discutir a declaração.
  • Certifique-se de incluir uma lista de referência ou obras citadas, que inclui todas as fontes que você cotados ou parafraseaste no julgamento. Isso evita plágio.

11

Verifique se o seu críticas. Correção, edição e revisão são partes importantes do processo de escrita e deve ser feito antes de entregar ou publicar crítica literária. Ao fazer a revisão, é útil para pedir a alguém para revisar o julgamento ou ler em voz alta para si mesmo para encontrar erros descuidados, formulações complicadas e organização fraca.

método 3Avaliar a literatura para ler

1

Pesquisa autor e contexto cultural. Se você ler uma obra literária para criticar internamente ao invés de um julgamento, você deve primeiro entender o ambiente cultural da obra. Conhecer o contexto social de um trabalho escrito aumentar a sua compreensão do vocabulário, o palco e as motivações dos personagens, os quais são cruciais para formar um precisas crítico.

2

Destaque e olhando e fragmentos não entendem. Traga um marcador ou caneta suas sessões de leitura e marcar as palavras que você não entende. Procurá-los em um dicionário durante a leitura de aumentar a sua compreensão do texto, como o faz conhecer o ambiente cultural em que o texto foi escrito.

3

Investiga o significado do título. Uma vez que você começar a ler, considere o significado do título. Pergunte-se porque o autor escolheu esse título. É um título simples, que só se relaciona com a cena ou o objetivo principal, como o título da história "O Papel de Parede Amarelo"? Se assim for, por que o autor iria prejudicar muita importância ao trabalho?

  • Questionando o título ajuda a determinar o foco e contribui para uma avaliação mais precisa.

4

Decidir qual é o tema central. Pensando no título irá ajudar a determinar o tema principal da obra. Determine o tema principal fornece um tronco de onde surgem os ramos do resto da sua análise de texto. Você vai notar os elementos literários deste texto e, se você sabe o tópico deve ter, isso ajuda você a criticar a medida em que o autor consegue.

5

Examina os componentes da obra. Examina os elementos da obra literária você ir explorar como ler cada item é apresentado no texto. Identificar exemplos de cada item e determina como cada um se relaciona com o tema principal. Você pode querer anotar em que essas conexões para organizar seus pensamentos.

  • Cenário: a descrição dos arredores.
  • eventos de texto: enredo.
  • Personagens: as motivações e a profundidade de cada personagem, como o que medida as alterações ou não mudar como resultado dos eventos. Os caracteres podem ser pessoas, objetos, idéias, mesmo (especialmente na poesia).
  • Conflito: oposição e o personagem principal encontra o seu clímax e resolução.
  • Tópicos: o que o narrador observa sobre a natureza humana.
  • Ponto de vista: como um personagem pensa, seja curioso, condescendente, etc. Ele também pode ser a perspectiva de que o texto é narrado quer primeira pessoa, terceira pessoa, etc.
  • Tone: a maneira como ele sente o texto, que se triste, feliz, irritado, apático, etc.
  • Símbolos: objetos, pessoas ou lugares que são constantemente repetidos ao longo da história e parecem representar uma outra idéia abstrata.

6

Formar uma interpretação da obra. Depois de ter analisado os diferentes elementos do texto, você pode formar uma interpretação com base na sua análise. Essa interpretação pode ser que o autor poderia ter feito um trabalho melhor, que o autor é profundo, que alguns dos elementos do texto estão ligados a sociedade moderna de uma maneira interessante, etc.

  • Você pode querer gravar suas interpretações do trabalho a este ponto, porque é um excelente trampolim para obter uma indicação da tese se o fim é que você tem que escrever um ensaio sobre o texto.
  • Você pode verificar as fontes externas, tais como artigos e livros com arbitragem, para verificar se as interpretações são precisas ou se precisar de mais trabalho deles.

dicas

  • Você deve sempre considerar como as técnicas autor contribuir para o sentido geral do texto.
  • Se você não sente que você tem uma boa compreensão de todos os componentes específicos após a primeira leitura de uma obra literária, lê-lo novamente em mente antes de componentes criticando.
  • Tenha cuidado para não resumir todo o trabalho para criticar literatura. É o seu trabalho para avaliar a importância da obra, não resumir a trama.

avisos

  • Lembre-se que as abordagens críticas mencionadas acima são complicado e leva tempo para dominar. A menos que você já está familiarizado com eles ou vestindo them`re terminar uma tarefa, você pode precisar de ficar longe deles por enquanto.

Artigos Relacionados