Como cuidar de uma traqueotomia
4 partes:Faça uma limpeza de vácuoLimpe o tubo traquealLimpar o estomaGerenciar cuidados diários
Traqueostomia é uma abertura (feita através de uma incisão cirúrgica) localizada na parte frontal do gargalo que liga a traqueia. Em seguida, um tubo de plástico através da incisão, a fim de manter as vias aéreas aberta e permitir que o paciente respire é colocada. Normalmente, este procedimento é realizado em caso de emergência devido a um bloqueio na garganta devido a uma reacção alérgica ou um tumor em crescimento. A traqueostomia pode ser temporária ou permanente. Para cuidar da última, você precisa ter amplo conhecimento e atenção, especialmente por pacientes e cuidadores em casa ou no hospital.
parte 1
Faça uma limpeza de vácuo1
Reúna os materiais certos. É importante realizar o procedimento de aspiração porque ajuda a manter a desobstrução das vias aéreas de secreções (muco), que permite ao paciente a respirar melhor e reduz o risco de uma infecção pulmonar. A falta de uma aspiração apropriada é uma das principais causas de infecções em indivíduos que se submetem a uma traqueotomia. Os materiais necessários são:
- máquina de sucção
- cateteres (tubos) para aspirar (tamanhos 14 e 16 são para adultos)
- luvas de látex estéreis
- solução salina normal
- lavagem com solução salina normal, já preparado ou numa seringa de 5 ml
- recipiente limpo preenchido com água da torneira
2
Lave bem as mãos. Cuidadores (seja no hospital ou em casa) devem lavar as mãos antes e depois de cuidar de uma traqueostomia. O objectivo primário deste é para proteger o paciente contra infecções bacterianas que podem afectar através do orifício no seu pescoço. Lave as mãos com água morna e sabão durante pelo menos 20 minutos e não se esqueça de esfregar entre os dedos e sob as unhas.
3
Preparar e testar o cateter. Você deve abrir cuidadosamente a máquina do pacote de sucção, tentando não tocar com a ponta do cateter. No entanto, sim lata toque na válvula para o controlo de sucção na ponta do cateter, por isso não se preocupar com isso. Tipicamente, o cateter é ligado ao tubo traqueal, que, por sua vez, está ligado à aspiração.
4
Preparar o paciente e soro fisiológico administrado. Certifique-se de ombros e cabeça do paciente são ligeiramente elevada, além disso permanece confortável durante todo o procedimento. Peça-lhe para respirar profundamente cerca de 3 ou 4 vezes para relaxar. Uma vez que o paciente se encontra na posição correcta, administrado a partir de 3 a 5 ml (0,10 a 0,17 onças) de solução salina para dentro do tubo traqueal para estimular o muco e expectoração humedecer as membranas mucosas. É necessário aplicar o soro fisiológico continuamente enquanto a sucção é feito para prevenir a formação de muco grossas no interior da traqueia, que podem bloquear a passagem de ar.
5
Digite o cateter e começa a chupar. Gentilmente orienta o cateter para dentro do tubo de traqueostomia até que o paciente começa a tossir ou até que você não pode empurrar. Na maioria dos casos, esta distância deve ser entre 10 a 12 cm (4 a 5) de profundidade no tubo de traqueostomia. A curva natural do cateter deve acompanhar a curva do tubo traqueal. Considere o cateter um dispositivo de sucção para a limpeza do tubo traqueal. Você deve remover o cateter um pouco antes de fazer a aspiração de fazer o paciente se sentir mais confortável.
6
Isso permite que o paciente respira. Peça o paciente a respirar profundamente 3 a 4 vezes entre as secções de sucção porque durante a operação da máquina, muito pouco ar alcançar os pulmões. Os pacientes devem receber oxigênio após cada sessão de sucção ou tem tempo para respirar profundamente em seu próprio país.
parte 2
Limpe o tubo traqueal1
Reúna os materiais necessários. É importante para manter limpo e livre de tubos traqueais de muco ou resíduos estranhos, por isso é aconselhável para limpá-los, pelo menos, 2 vezes por dia (uma de manhã e uma à noite). No entanto, quanto maior a frequência com que você fizer isso, melhor. Então este é o que você precisa:
- solução salina estéril
- peróxido de hidrogénio diluído a 50% (metade da água combinada com peróxido de metade)
- , pequenos recipientes transparentes
- pequeno pincel fino
2
Lave as mãos. É muito importante que você lave suas mãos e você eliminar todos os germes e sujeira. Isso ajudará a evitar quaisquer infecções por causa da falta de higiene.
3
Mergulhe o tubo traqueal. Em uma tigela, tomar peróxido de hidrogénio diluído a 50% e, de um outro recipiente, a solução salina estéril. Remova cuidadosamente o tubo traqueal interior enquanto mantém fixa a placa do pescoço, que aprendem a ver com a ajuda do médico ou enfermeiro no hospital.
4
Limpe o tubo traqueal. Com a ajuda de um pincel fino, limpar cuidadosamente o interior eo exterior do tubo traqueal, certificando-se de que não há muco ou outros detritos. Tente não aplicar muita força ou usar escovas ásperas para limpar o tubo traqueal, pois podem danificá-lo. Quando terminar, eu mergulhe-o em solução salina durante pelo menos 5 a 10 minutos para esterilizar.
5
Substitua o tubo na traqueostomia buraco. Após a limpeza e esterilização (ou substituir) o tubo traqueal, coloque-o cuidadosamente de volta na traqueostomia buraco, mantendo fixas a placa pescoço. Vire o tubo interno até que se encaixe na posição. Você pode empurrá-la ligeiramente para garantir que o tubo interno é fixado no lugar.
parte 3
Limpar o estoma1
Avalia o estado do estoma. O estorna é o buraco no pescoço ou da traqueia que são inseridos tubos de modo que o paciente pode respirar. Deve sempre verificar que depois de realizar a aspiração de ver se a ruptura da pele e sinais de infecção. Se você notar sintomas de infecção (ou se há algo que você olhar desconfiado), consulte um médico imediatamente.
- Os sintomas da infecção do estoma pode ser vermelhidão e inchaço, dor e descarga de pus fétido.
- Se o estoma está infectado e inflamado, que vai ser mais difícil de colocar os tubos traqueais.
- Se o estoma é pálida ou azulada, poderia indicar uma circulação de sangue para o tecido, então você deve contactar o seu médico imediatamente.
2
Limpar o estoma com um anti-séptico. Cada vez que você remover um traqueal, limpar e desinfectar o tubo estoma. Utilize uma solução anti-séptica, como Betadine ou uma solução similar. Para limpar, é necessário realizar um movimento circular (com uma gaze estéril) a partir da posição de 12 horas, e de rolagem para baixo em direção 03:00. Em seguida, utilizando gaze embebida em anti-séptico e limpa para a posição de 9 horas.
3
Alterar o curativo frequentemente. Você precisa mudar o curativo em torno do estoma menos 2 vezes ao dia. Isso ajudará a prevenir a infecção nesta área e no sistema respiratório (pulmões), e promover a integridade da pele. A nova bandagem vai ajudar a isolar e absorver secreções da pele podem infiltrar-se em torno do estoma.
parte 4
Gerenciar cuidados diários1
Cobrir o tubo quando fica exposto ao exterior. A razão que os médicos e os profissionais de saúde insistem cobrir tanto o tubo traqueal é que as partículas de detritos e externa pode entrar no tubo nua para a traqueia. Estas partículas estranhas pode ser pó, areia ou outros poluentes gerais na atmosfera. Isso pode causar irritação e até mesmo infecção, é imperativo evitar.
- A entrada de resíduos no interior do tubo faz com que a produção excessiva de muco na traqueia, o que pode entupir o tubo e causar dificuldades respiratórias além de uma infecção.
- Se você gastar muito tempo ao ar exposto, é necessário limpar o tubo traqueal com mais freqüência, especialmente se ventos fortes ou pó.
2
Evite nadar. A natação pode ser muito perigoso para uma pessoa que tem uma traqueostomia. Enquanto a natação, o buraco traqueostomia não está completamente selado, nem a tampa do tubo. Assim, a água entrará directamente, o qual pode causar uma condição conhecida como "pneumonia aspirativa" (Água nos pulmões causando asfixia).
3
Manter o ar úmido que você respira. Quando as pessoas respirar através de seu nariz (e seios), ar tende a reter mais umidade, o que é melhor para os pulmões. No entanto, as pessoas que têm traqueotomia não têm essa capacidade, de modo a que o ar inalado tem o mesmo nível de humidade como a encontrada no ambiente. Em climas secos, isso poderá causar problemas, por isso é importante para manter o ar que você respira tão molhado quanto possível.
dicas
- Certifique-se sempre evitar a formação de tampões de muco no tubo traqueal e ter um sobressalente.
- Sempre limpar o muco com um pano ou papel depois de tossir.
- Caso existam vestígios de sangue do buraco ou se você tiver dificuldade em respirar, dor no peito ou febre, consulte o seu médico imediatamente.