Compilando um programa no linux
O código-fonte é um programa de computador expressa de uma forma compreensível para os seres humanos. No entanto, a máquina não pode executar código-fonte. O código deve ser compilado para código de máquina para que ele possa ser útil. No Linux, o sistema de compilação "fazer" é o mais comum, e este guia funciona para quase todos os pacotes de código fonte do Linux.
passos
1
Baixar o programa de origem ou driver da Internet ou qualquer outro código de meios. O mais provável é ser na forma de "tarball" e ter um tipo de extensão de arquivo .tar, .tar.bz2 ou .tar.gz. Às vezes, em vez disso, eles usam um arquivo .zip.
2
Descompacte o código que você baixou. Para arquivos .zip usar o comando "descompactar yourfile"E .tgz ou .tar.gz usar o comando "tar -zxvf yourfile". Para .bz2 usos "-jxvf tar yourfile"Ou extrair seus arquivos através da interface gráfica.
3
No terminal, vá para o diretório que você criou recentemente (cd nombreDelDirectorio).
4
Execute o comando "./ configure" para configurar automaticamente o código fonte. Você pode usar os argumentos como "--prefix =" Para controlar o local da instalação. esta Verifique se você tem as bibliotecas e as versões adequadas.
5
Após a configuração, executar "fazer"Que realiza a compilação (pode levar de alguns segundos a várias horas). um executável para o programa no diretório bin no diretório de origem será criado.
6
Para instalar o programa, execute "make install".
7
E assim que você compilou e instalou o código fonte do programa.
dicas
- Em processadores multi-core, você pode compilar o modo de vários segmentos usando fazer -j3, substituindo 3 com o número de threads que pretende utilizar.
- Se a compilação falhar, por qualquer motivo, antes de tentar novamente, você deve executar "make clean" para excluir todos os arquivos que foram após a primeira tentativa de compilar. Esses arquivos poderia fazer a sua segunda tentativa falhar, porque isso já existe.
- A menos que você especifique um prefixo, o código será instalado automaticamente no / usr.
- Se a compilação falhar, você vai ter uma potência de uma linha, um arquivo e o tipo de erro. Se você quiser, pode tentar resolver o problema. A maioria dessas falhas vêm de dependências falhadas que irá instalar o software, programas ou seja, ou bibliotecas que depende do seu pacote.
- Você também pode participar desses comandos. Por exemplo, ./configure && fazer && make install.
- Você pode precisar usar o superusuário.
avisos
- Compilando e substituir componentes críticos do sistema pode causar problemas se recompilar e reinstalar. Você sabe muito bem o que você faz.
- O processo de compilação pode levar até horas.
- Alguns pacotes não têm arquivos de origem "configure" ou arquivos "fazer". Neste caso, basta digitar "fazer" na linha de comando e ver o que acontece.