Como construir uma simples fonte de alimentação de 5 v cc
Para uma eletrônica amadores, que pode ser muito útil ter uma fonte de alimentação de 5 V DC. Há muitos amplificadores operacionais, microcontroladores e outros circuitos integrados digitais operando com 5 volts (embora a maioria aceitar uma gama de 3 a 15 volts). Aqui nós mostramos como construir uma fonte de alimentação simples de 5 volts DC que pode fornecer até 1,5 A de corrente. Você vai precisar de vários componentes soldados juntos.
passos
1
Considerado um dos cabo adaptador AC como o terminal positivo. Considera o outro como o terminal negativo. Neste momento, não importa o que escolher positivo ou negativo, mas lembre-se que é o que a seguir.
2
Conecte o cabo do adaptador AC positivo ao lado de nenhum tira do diodo. É preciso ligar o fio positivo ao ânodo do diodo, para o qual a única corrente que circula em uma direção para carregar o capacitor vai ligar mais tarde.
3
Localize o capacitor terminal de ter uma faixa marcada. Esta faixa é geralmente de cor branca com um sinal de menos. É o lado negativo, deve ligar para o terminal negativo do adaptador AC.
4
Ligar o terminal restante do condensador ao terminal do diodo tendo a tira. Ou seja, ligar o terminal positivo do condensador para o cátodo do díodo. O díodo permite que a corrente flua a partir do transformador para carregar o condensador, evitando o condensador de descarga ao longo do ciclo negativo do transformador.
5
Conecte o pino 1 do integrado regulador de tensão para o nó no qual o lado positivo do capacitor eo lado com a tira estão ligados circuito de diodo. Pin 2 é a referência de terra nível, também chamado comum, e cabo negativo deve ser conectado ao adaptador AC. O pino 3 é a saída. Entre o pino 3 eo negativo será de 5 volts.
dicas
- O TL780-05 de 5 V regulador é capaz de fornecer corrente de 1.5A, mas se o adaptador AC que você escolheu não pode, a saída de corrente da fonte de alimentação é limitado pela capacidade do adaptador AC .
- O terminal mais próxima para a tira é sempre o cátodo (lado negativo) do diodo.
- Tente usar um adaptador AC 12 V ou menos. Causar uma tensão maior do regulador de 5 V tem de dissipar mais energia, aquecendo também.
- Seu novo regulador de tensão vai entregar até 1,5 A de corrente de 5 V regulador de circuito integrado aquece, se você vai puxar mais corrente, então você pode preferir adicionar um dissipador de calor para aplicações de energia mais elevados.
- Construa o circuito em uma placa de prototipagem para montagem fácil.
- Para mais tensão, você vai precisar de mais cuidado e um regulador secundário para reduzir a tensão que pode suportar o regulador de 5 V.
- Para melhorar o projeto, adicione uma ponte retificadora de onda completa, em vez de meia onda retificador tipo de construção atual.
- Você pode encontrar todos os componentes necessários através de distribuidores eletrônicos, como Digimonkey e Mouser.
- Adicionar um condensador a partir da saída de 5 V ao negativo de uma melhor resposta transitória.
- Este é um projeto muito simplificada, e existem algumas melhorias que podem ser encontradas na folha de dados para TL780-05.
avisos
- Nenhuma das voltagens utilizadas neste desenho é prejudicial. O adaptador AC é o único componente que entra em contato com a tensão da rede. Se você deseja abrir o adaptador AC gabinete de plástico, certifique-se de desligá-lo primeiro.
- 5 V regulador é muito quente, se demasiada corrente da energia consumida. Você pode ficar quente o suficiente para queimar, por isso tome cuidado.
- Operar um regulador de 5 V a altas temperaturas encurtar sua vida.
- Conecte um capacitor eletrolítico de cabeça para baixo pode fazê-lo explodir. Verifique se o terminal negativo do capacitor (marcado com uma faixa branca), que sempre tem um terminal positivo e a tensão do capacitor não exceda sua capacidade nominal mais baixa tensão.
Coisas que você precisa
- Um adaptador AC (genérico), entre 8 e 30 V AC e saída de até 1,5 amps
- Um diodo retificador, como 1N5392 ou equivalente, que suportam uma corrente positiva de 1,5 A e até 50 V de tensão reversa.
- Um capacitor eletrolítico 100uF, radial, com tensão nominal de pelo menos 35 V
- Um regulador integrado fixo tensão TL780-05 de 5 V, ou o equivalente em circuito pacote TO-220 (se ele diz que 7805 vai funcionar)
- ferro de solda e solda (se você não usar uma placa de protótipos)