Como converter uma fonte de alimentação atx em uma fonte de alimentação de laboratório

As fontes de energia de um computador pessoal custar cerca de US $ 30, mas as fontes de alimentação de laboratório pode custar US $ 100 ou mais! Ao converter uma fonte de alimentação ATX barato (livre) você pode encontrar em qualquer computador descartado, obter um grande poder de laboratório de alimentação com enormes saídas de corrente, curto-circuito e regulação de tensão razoavelmente estáveis ​​5 V


Na maioria das fontes de alimentação, outras tensões, diferentes 5, não são regulados.

passos

1

Procurar uma fonte de alimentação ATX on-line ou em sua loja de equipamentos de computador especializado ou desarma um computador que você não usa mais e obter ainda a fonte do poder.

2

Desligue o cabo de alimentação da fonte de energia e desligá-lo se você tiver um interruptor. Cuidado para não ser aterrado de modo que a tensão restante não fluir através de você para o chão.

3

Retire os parafusos que prendem a fonte de alimentação para o gabinete para removê-lo.

4

conexões cortadas (deixe cerca de 10 cm de conectores de cabo para que você possa usar mais tarde em outros projetos).

5



Baixar a fonte de alimentação de sair por alguns dias. Alguns cabos aconselhar de jumper de saída vermelho e preto através de um resistor 10 (dos cabos de potência no lado da saída de corrente), mas isso só drenagem capacitores de baixa tensão, que não são tão perigosos deixando alta tensão carregado pode ser potencialmente perigosa ou fatal em algumas circunstâncias.

6

As peças que você precisa são: terminais, um LED com um resistor limitador de corrente, um interruptor (opcional), um resistor (10 ohms ou superior 10W de potência) e uma seção de tubo com contração térmica para isolar circuitos.

7

Abrir a fonte de alimentação, removendo os parafusos que fixam a parte superior e inferior da caixa.

8

Junta leva da mesma cor. Se não houver cabos não são mencionados aqui (café, etc.), verifique a seção "Dicas". Os códigos de cores para os fios é: Vermelho = + 5V, preto = terra (0V), branco = 5V, amarelo = + 12V, 12V = azul, laranja = + 3.3V, + 5V violeta = espera ( não utilizado), cinza = fonte on (a saída) e verde = PS_ON # (transforma DC fechando o circuito).

9

Faça furos em uma superfície livre da marcação do centro dos furos com um prego e martelo habitação. Em seguida, faça os furos com um conjunto de broca, em seguida, usar uma broca de mão ou uma lima redonda para ampliar manualmente até que eles têm o tamanho exato para colocar os terminais. Também furos para LED e switch (opcional).

10

Terminais de parafuso no lugar e coloque a porca para trás.

11

Ligue todas as partes.

  • Ligue um dos fios vermelhos para resistência e outros fios vermelhos aos terminais vermelhos.
  • Conectar um do preto para o outro terminal de os cabos de resistência, um negro para o cátodo (perna mais curta) de LED, um outro preto a um terminal do interruptor e todos os outros preto para cabos terminal preto.
  • Ligue o fio branco ao terminal de -5 V, o terminal amarelo aos cabos de +12 V, o fio azul ao terminal de -12 V, a resistência cinza (330 ohm) e o ânodo (a perna mais) LED.
  • Algumas fontes de alimentação têm um fio cinza ou marrom para apontar "bom começo" ou "saída estável". A maioria das fontes de alimentação têm um fio de laranja fina de sentir (3.3V), que geralmente coincide com o conector laranja para outro cabo. Certifique-se de ligar o fio de laranja para outro da mesma cor, caso contrário, a fonte de alimentação não liga laboratório. Este cabo deve ser conectado a qualquer fio laranja (+ 3,3 V) ou qualquer cabo vermelho (+ 5V) para o trabalho de alimentação. Se você tiver dúvidas, primeiro ligado à tensão mais baixa (+ 3,3 V). Se a fonte de energia é ATX ou AT, este deve ter o seu próprio esquema de cores. Se a sua fonte não se parece com as imagens, certifique-se de conectar os cabos de tensão e não pela cor.
  • Ligar o fio verde para o outro terminal no switch.
  • Isola muito bem usando tubos termoencolhível extremidades soldadas.
  • Organize os cabos com abraçadeiras ou fita isolante.

12

Verifique se solta puxando-as delicadamente conexões. Pesquisar um fio desencapado e tampa para evitar um curto-circuito. Coloque um pouco de cola no LED para se instalar no lugar e encerrou o caso.

13

Conecte o cabo de alimentação à fonte de alimentação e da tomada. Utilize o interruptor para ligar fonte de alimentação (se houver) e verifique se as luzes LED. Caso contrário, pressione o botão que você colocou na frente. Coloque uma lâmpada de 12 V em diferentes pontos de venda para ver se as luzes e também mede as saídas com um voltímetro. Certifique-se de não cortar os fios. Tudo deve ser bom e funciona perfeitamente.

dicas

  • Você pode usar a saída da fonte de alimentação de 12 V para fazer um carregador de bateria do carro! Mas cuidado, se a bateria está fraca, proteção de curto-circuito da fonte é ativada. Nesse caso, é aconselhável colocar um resistor de 10 ou 20 W e 10 ohms em série com a saída de 12 V para evitar a sobrecarga da fonte de alimentação. Uma vez que a bateria é de cerca de 12 V, remover o resistor para concluir o carregamento. O carregador irá salvar você de problemas se você deixou as luzes ou rádio por horas, se é inverno eo veículo não liga ou se a bateria é velho.
  • Você também pode transformá-lo em uma tensão de alimentação variável, mas é o tema de um outro artigo.
  • Você pode gerar uma saída de 3,3 V (para alimentar dispositivos alimentados por uma bateria de 3 V), colocando os fios laranja em um terminal (não se esqueça de ligar o café a cabo laranja), mas tenha cuidado porque eles compartilham a mesma saída a 5 V, para se certificar de que a soma das duas saídas não exceda a tensão necessária.
  • A + 5VSB é uma espera linha de +5 V (da mesma forma que os botões de energia na placa-mãe), que produz 0,5 a 1 ampère de corrente, mesmo se a principal fonte de energia "não" é usada. Seria útil a um LED que indica que a fonte está em espera.
  • Tensões começa a partir desta fonte são: 24v (12, -12), 17v (5, -12), 12v (+12, GND), 10v (+5, -5), 7v (+12, + 5), 5V (5, GND), que vai ser suficiente para a maioria dos testes eléctricos. que muitas fontes de alimentação ATX com conectores de 24 pinos para a placa-mãe não fornecer energia para o 5V LED. Se você precisar de 5V, à procura de fontes de conectores de alimentação ATX de 24 pinos, 20 pinos ou 20 pinos + 4, ou até mesmo uma fonte de energia AT.
  • fontes de alimentação ATX tem um interruptor (confira o site https://en.wikipedia.org/wiki/Switched_mode_power_supply.) Deve sempre haver um fardo para operar corretamente. A resistência é 10W "carga", Que gera calor, por isso é aparafusada à parede do alojamento para o resfriamento adequado (Você pode colocar o resistor em um dissipador de calor, esta última apenas verifica se há curto-circuito com qualquer coisa). Se algo vai manter conectado à fonte de alimentação de forma permanente, então você pode dispensar o resistor. Você também pode considerar um interruptor 12 V, que fornece a carga necessária para ligar a fonte de alimentação.
  • Opções: você não precisa de um switch adicional à terra, basta ligar os fios verde e preto juntos. A fonte será controlada pelo interruptor instalado (se qualquer). Nem você precisa de outro LED, só ignora o fio cinza e isolá-lo do resto.
  • Se você não se sentir capaz de soldar 9 cabos juntos em um terminal (como fios de terra), você pode se juntar a eles em uma PCB. Isso inclui cortar todos os cabos que não pretende usar a qualquer momento.
  • Para obter mais espaço, você pode instalar o dissipador de calor na parte externa da caixa.
  • Algumas fontes de energia precisa de cinza fios verde e ligados entre si para funcionar.

avisos

  • Não toque em qualquer linha que leva aos capacitores. Estes são envolvidos por uma bainha de plástico fino com metal exposto na parte superior geralmente com um "+" ou "K" cilindros de sinal. capacitores de estado sólido são mais curtos, ligeiramente mais largo de diâmetro e tem uma cobertura de plástico. Reter uma carga de baterias, mas, ao contrário deles, pode ser descarregada extremamente rápido. Mesmo que você tenha baixado a unidade, evite tocar qualquer ponto exceto quando necessário. Usa uma sonda para ligar qualquer coisa que você pode tocar o chão antes de iniciar o trabalho.
  • Não remova a placa de circuito a menos que necessário. Impressões digitais e solda na parte inferior pode conter uma alta tensão, se não a fonte deixar o tempo necessário para baixar. Se você deve removê-lo, você usar um medidor para verificar a tensão nos pinos dos maiores capacitores. Ao substituir a placa-mãe, certifique-se a folha de plástico para passar por baixo.
  • Certifique-se de baixar os capacitores. Ligue a fonte de alimentação, conecte o cabo de alimentação para o chão e, em seguida, desligue a energia até que o dissipador de calor pára de rodar.
  • Se você suspeitar que a fonte de alimentação estiver danificado, não usá-lo, se for, o circuito de proteção pode não funcionar. Normalmente, um circuito de proteção descarga lentamente os capacitores de alta tensão, mas se o poder estava ligado a 240 V, enquanto configurado para 120 V, os circuitos de proteção provavelmente destruído. Nesse caso, a fonte não poderia ser desligado em caso de sobrecarga ou quando se começa a falhar.
  • Ao perfurar caixa de metal, certifique-se que não há restos de metal dentro. Eles podem causar curto-circuitos, que podem causar fogo, calor extremo ou picos de tensão perigosos em uma das saídas, destruindo a nova fonte de energia, em que ambos trabalharam.
  • A tensão pode ser fatal (qualquer ponto acima de 30 mA ou volts pode matá-lo em questão de tempo, se ele penetra a pele de alguma forma) ou, finalmente, dar-lhe um choque doloroso. Certifique-se de remover o cabo de alimentação antes de realizar os condensadores de conversão e de descarga de acordo com os passos. Em caso de dúvida, usa um multímetro.
  • A fonte de energia resultante irá fornecer uma potência de saída elevada. Se você cometer um erro, você pode criar um arco elétrico nas saídas de baixa tensão ou fritar o circuito em que você trabalha. As fontes de alimentação de laboratório têm um limite de corrente ajustável por uma razão.
  • A fonte de energia para o computador é bom para fins de teste ou para procedimentos simples eletrônicos (carregadores de bateria, soldadores, etc.), mas nunca produzir energia como uma boa fonte de laboratório, por isso, se você pretende usar sua fonte de alimentação para obter mais de um teste, comprar um bom laboratório de origem. É por uma razão que eles são muito mais caros.
  • O artigo original diz que você deve se certificar de que está ligado à terra. Este foi incorreto e perigoso. Certifique-se de não ser aterrado quando se trabalha em fontes de alimentação para impedir o fluxo de passagem de eletricidade através de você.
  • Isso definitivamente vai anular a garantia da fonte.
  • Apenas técnicos experientes devem executar este procedimento.

Coisas que você precisa

  • Uma fonte de energia de 150 W ATX (que pode ser encontrado em qualquer computador ou computador de armazenamento de idade)
  • alicate de corte de cabos
  • pinça
  • broca
  • fresadora manual
  • Soldagem
  • Fita isolante
  • pistola de calor ou um secador de cabelo e tubo de calor psiquiatra
  • terminais
  • LED
  • Resistência de LED (330 ohm)
  • 10 ohm resistor 10 W
  • interruptor de baixa voltagem
  • cabo de alimentação do computador

Artigos Relacionados