Como escrever uma biografia

3 Métodos:Pesquisar a pessoaAnalisa a vida da pessoaEscrever a biografia

Não importa o quão interessante ou significativa a vida de uma pessoa, uma biografia incorreto o vai parecer muito chato. Se você escrever um ensaio biográfico ou o primeiro episódio da biografia em três volumes sobre o seu ator favorito, você precisa de uma investigação completa e bem escrito. Siga estes passos para elaborar uma biografia magistral.

método 1
Pesquisar a pessoa
1
Saiba o que uma biografia. Uma biografia é a história de vida de uma pessoa real, não um personagem fictício, escrito por alguém que não seja ela. Você pode incluir uma página ou vários livros grandes, como Mark Twain. Explorar eventos biografias na vida de uma pessoa e encontrar um sentido para elas.
  • 2
    Encontre tudo escrito sobre ou pela pessoa. Considere os livros, cartas, fotografias, jornais e recortes, revistas, Internet, jornais, vídeos, entrevistas, biografias e autobiografias existentes. Utilize apenas o material que tenha permissão disponíveis para que você possa usar em sua pesquisa, especialmente se você vai para publicar e distribuir a biografia. Caso contrário, você pode acabar com uma ação judicial em suas mãos.
  • 3
    Conduz entrevistas. Entrevistando pessoas infundir vida em sua pesquisa e você pode contar histórias que você não vai encontrar em um livro de história. Se você não pode entrevistar a pessoa de quem você escrever a biografia, tentar entrevistar alguém que sabe. Você pode fazer isso pessoalmente, por telefone ou via e-mail. Lembre-se de ser cortês e profissional.
  • 4
    Visitar locais importantes na vida dessa pessoa. Isso é útil para colocar-se em seus sapatos. Exibe o mesmo que a pessoa olhou, imaginar como ele se sentiu e tira fotografias para a biografia. Se você não pode visitar esse lugar, tentar ir para um como. Aqui estão algumas ideias:
  • O lugar onde a pessoa nasceu e morreu. Ilustra um grande contraste ou uma semelhança interessante entre os dois lugares.
  • o "refúgio" da pessoa. Onde ele recarregado as baterias ou escapar do caos de sua vida? Onde encontrou a paz ou inspiração?
  • Lugares que fazem alusão aos seus traumas. Houve alguma eventos negativos na vida dessa pessoa profundamente afetadas como ferimentos, morte, desastres naturais, acidente de automóvel ou mesmo um relacionamento acabar mal?
  • 5
    Ele explora o que a pessoa interessada, influenciado e inspirado. O que o fascinou? Se botânica, poesia, música clássica ou Architecture- mergulhe na sua. Tente descobrir por que ele gostava. Como essa paixão influenciou seu próprio trabalho ou a vida?
  • Descobrir o que essa pessoa gostou quando eu era pequeno. Será que o seu interesse no espaço inspirou-a a tornar-se anos mais tarde em um trabalhador da NASA? Ainda à procura de conexões entre o que ela gostava e como foi que determinou a sua vida.
  • 6
    Analisa a hora eo local de sua vida. Se isso aconteceu há muito tempo, ele indaga sobre como era a vida então. Saiba qual o papel que desempenhou na sociedade de seu tempo. Ele também explica as diferenças regionais desde que eu reprovado em um lugar pode ser realizada a poucos quilómetros de distância. Dessa forma, você vai saber as decisões da pessoa e suas consequências.
  • Quando você investigar o tempo, pergunte-se: Quais foram as normas sociais? Qual foi a situação económica e política? Qual foi o âmbito da pessoa?
  • Quando você levar em conta o papel desempenhado no seu tempo, pergunte-se: Qual foi a sua posição económica e se ele pertencia à classe alta, média ou baixa? Qual era a sua religião e se este foi oprimido naquela época? O que era sua raça e se a oposição que ele enfrentou por causa disso? Se a pessoa é uma mulher, pergunte-se: Qual é o papel desempenhado pelas mulheres naquela época?


  • método 2
    Analisa a vida da pessoa
    1
    Prepara um cronograma. Grava todos os eventos que podem, a partir dos fatos básicos, como nascimento, morte, casamento com pequenas anedotas pessoais, como na noite em que teve uma discussão com o seu parceiro. Você também deve incluir eventos importantes que de alguma forma influenciaram a vida da pessoa, como a morte de seu melhor amigo, o início de uma guerra ou a inserção de um personagem marcante em sua vida. A linha do tempo vai ajudar a ligar os acontecimentos na vida da pessoa e encontrar significado.
    • Por exemplo, você pode notar que em um momento de sua infância, ele viu pela primeira vez um veleiro. Em seguida, você pode direcionar quando ele aprendeu a velejar. E, em seguida, escrever sobre a posição que ele assumiu como capitão de um navio, seguido de sua misteriosa morte no mar. Se não ficou claro na pesquisa, utilizando uma linha de tempo pôde deixar de notar que a vida e a morte da pessoa é concebido a partir de seu amor da vela e do mar.
  • 2
    Procure padrões. Vá além do seu nariz. Algumas pessoas voltar novamente e novamente para o mesmo assunto ou pessoa em suas vidas. Enquanto outros começam bem e depois piorar rapidamente. Procure padrões na vida da pessoa: Quem ou o que a atraiu?
  • Estágios. Muitas pessoas passam por fases ao longo de sua vida. Por vezes, estas etapas são impacto outros- por exemplo, uma pessoa pode passar por uma fase de dependência, após um autónomo, e depois por um intermediário. O mesmo pode acontecer com os relacionamentos: a pessoa pode ter tido vários casais agressivos, então tem cansado disso e procurar parceiros submissos para mudar mais tarde para parceiros distantes, etc.
  • Progressão ou regressão. Procurando por uma constante mudança no caráter ou do trabalho da pessoa, uma melhoria que levou a um evento que definiu sua vida para mostrar até que ponto o fez. Por outro lado, talvez a vida de algumas pessoas começou de forma promissora e, gradualmente, acontece uma série de tragédias.
  • Ciclos. Preste atenção a situações que se repetem na vida da pessoa. Talvez tenha sido tensas, ferido, tornou-se solitário, curado e começou novamente- ou um conjunto de meta idealista, se cansou, ele aprendeu do que aconteceu e começar de novo com outro gol. Também dependência geralmente se desenvolve em ciclos. Seja qual for a situação, isto é repetido continuamente ao longo da vida da pessoa (talvez de uma fase significativa) até que em algum momento pode "quebrar o ciclo".
  • momentos decisivos. Quais são os momentos na vida da pessoa que mudou drasticamente o seu curso? Pode o nascimento de uma criança, depois de ter sido perto de morte ou assentamento? Refere-se ao tempo em que um trocador de padrão começa uma nova etapa, progressão, regressão ou vice-versa, um círculo se fecha e um novo começa torna.
  • 3
    Fazer a apresentação da tese. A apresentação da tese é um resumo da declaração que você faz na biografia. Com base nas "visão global" da vida da pessoa, o que é o ponto que você pode tentar? Esta será a vez da biografia, que a diferenciação de outras biografias sobre essa pessoa. Ele irá responder à pergunta de início: O que faz a vida desta pessoa diferente e importante? Aqui estão algumas ideias:
  • Qual é a importância da vida dessa pessoa? Como foi mudar o mundo? O que teria acontecido se essa pessoa nunca ter nascido? O que o torna único?
  • O que levou ao sucesso ou fracasso? Havia algum tipo de paixão ou obsessão, uma relação particular, um incidente de boa ou má sorte, uma decisão que ele fez, uma circunstância particular?


  • método 3
    Escrever a biografia
    1
    Decidir como contar a vida da pessoa. Faça um resumo e completar os detalhes. Este é o passo onde você tem que decidir quais são os eventos mais importantes na vida da pessoa eo que você vai se concentrar. Você deve escolhê-los com base em sua apresentação da tese.
    • Cronologicamente. Vá para a linha do tempo e reconta a cada evento significativo na ordem em que aconteceu. Esta é a maneira mais simples de iniciar- no entanto, é difícil de sustentar o argumento neste contexto.
    • Em retrospecto. Descreva uma situação recente ou atual, após "trasládate" um passado no tempo de vida da pessoa. Isso é bom para ilustrar a causa e efeito, ou como isso levou a isso. Você pode até mesmo ir em uma ordem completamente oposto: começar no final e continuar com eventos anteriores.
    • Com base em seu trabalho. Se a vida da pessoa está intimamente ligada à sua profissão, você pode separá-lo de acordo com seus empregos ou trabalhos realizados. Este pode estar sujeito a etapas ou ciclos de sua vida.
    • Com base nas suas realizações ou eventos. Uma idéia é começar e terminar com eventos que parecem de alguma forma. Talvez você pode começar com um barco de brinquedo a pessoa fez quando ele tinha 5 anos e terminar com um submarino militar é projetado para 55 anos.
  • 2
    Moldar a sua biografia em uma narrativa. A história é uma história (sua biografia deve fluir como um) que cativa o leitor e torna-los se preocupar com o que vai acontecer com a pessoa e porquê de eventos. Escrever uma biografia narrativa envolve a adição de um idioma e informações interessantes e tornar credível a pessoa, e não apenas secamente relatando os acontecimentos em sua vida. Fazer seus leitores se sentem como se conhece a pessoa ao longo de sua vida.
  • 3
    Sentar e escrever. biografia Arma com a ajuda de seu resumo. Se é uma tarefa que você tenha sido atribuído, siga as instruções como os escribas. Se você tiver uma extensão específica? Se você estiver escrevendo um ensaio, especialmente para a classe, fazer a sua apresentação da tese é clara. Normalmente, os ensaios biográficos tem um parágrafo introdutório que contém a apresentação da tese, vários ou mais parágrafos que correspondem ao corpo de prova, e uma conclusão.
  • Você pode começar com o primeiro evento, mas não necessário. Você pode ordenar o conteúdo enquanto você digita.


  • 4
    Escreva vários rascunhos. Roma não foi construída em um dia, e não a sua biografia. Uma vez que você terminar o que você considera como o seu primeiro projecto, deixar de lado um par de horas ou mesmo um dia. Retómalo, ligue-o novamente ler e pergunte a si mesmo se faz sentido, se a apresentação da tese é clara e se é interessante. Você pode precisar alterar ou reescrever muitas seções.
  • 5
    Deixe alguém ler sua biografia. Se você trabalha com uma editora, deixe-me ler sua biografia em todos os momentos. Se você esperar para publicar o seu livro ou se você escrever para a aula, não deixe de pedir a opinião das pessoas a quem você confia como seus colegas ou professores. Peça a alguém para ler cada projecto de sua vida como você trabalha nele.
  • A seguinte pergunta para a pessoa lendo sua biografia: Faz sentido? Você realmente compreender quem é a pessoa? Será que a apresentação da tese é claro? Existe alguma coisa que eu preciso adicionar ou excluir? Será que a biografia é interessante?
  • Se você espera para publicar seu livro e quer que o conselho de um profissional como você escreve, considerar a contratação de um revisor. Se você tem um amigo que é um editor profissional, pedir para rever o seu livro.
  • 6
    Verifique a biografia. Isto é muito importante se você escrever a biografia de uma classe, porque com erros gramaticais ou de ortografia pode obter uma classificação baixa, mas o conteúdo é bom. Verifique a ortografia de cada nome que você incluir nele novamente. Seria muito prejudicial para erroneamente escrever o nome da pessoa para toda a biografia.
  • 7
    Invente um título. Você pode fazer antes de escrever a biografia ou após sua conclusão. Por favor, note que as biografias têm sua própria maneira de abordar a vida e você pode começar com uma idéia sobre a pessoa, e metade da escrita, ganhar uma compreensão mais profunda isso vai fazer você repensar suas primeiras impressões. O título deve refletir o caráter da pessoa, bem como a apresentação de sua tese. Deve ser atraente e interessante para alguém que nunca ouviu falar dessa pessoa.
  • Por exemplo, se você escreveu uma biografia do escritor e aventureiro Jack London, é necessário criar um título cativante em sua vida aventurosa. Preste atenção para a diferença entre "Jack London, um escritor e aventureiro" e "O cowboy marine". O primeiro é chato, enquanto o segundo é interessante.
  • 8
    Todas as citações mencionado em sua biografia. É muito importante dar crédito onde o crédito é devido. Se não namorar suas fontes, você pode ser acusado de plágio ou mesmo processado. Se você tem instruções específicas para esta tarefa, verifique o que o professor quer estilo que você usa (MLA, APA, etc.). Se você escrever para si mesmo, é melhor usar notas de rodapé.
  • 9
    Publicar seu livro. Há muitas maneiras de publicar seu livro, de editoração eletrônica para trabalhar com uma empresa de alto nível.
  • dicas

    • Cuidado ao publicar informações privadas ou constrangedor, especialmente se a pessoa não É uma celebridade, porque ele pode violar os "direitos à privacidade" ou equivalente.
    • Dez fontes de informação para fundamentar afirmações sobre a vida da pessoa. Declarações escritas pode levar a pedidos infundados. Se esta é sua opinião, ser claro e especifica que não é um fato. Embora você pode fazer backup de sua opinião com fatos.
    Artigos Relacionados