Obtendo os direitos de um livro

3 Métodos:

Proteja o seu trabalho automaticamenteObter um registro oficialTire partido dos serviços de registro

Se você estiver criando um trabalho original (como um livro), você quer se certificar de que está protegido, mesmo que isso vá de publicar ou não. É fácil de garantir direitos de autor do seu livro e este artigo irá guiá-lo através dos passos necessários para fazê-lo com sucesso.

método 1
Proteja o seu trabalho automaticamente
1
Observe as leis. Se o seu país faz parte da Convenção de Berna para a Proteção das Obras Literárias e Artísticas (que tem um alcance quase global), em seguida, seu trabalho será protegida desde o momento em que você pensa de qualquer formato "perceptível, quer directamente ou com a ajuda de uma máquina ou de uma forma do dispositivo."
  • Isso significa que você possui automaticamente o autor de qualquer trabalho que você crê, enquanto a preparar em um formato legível.
  • Visite o site do Mundial da Propriedade Intelectual Organization (WIPO) para encontrar a lista atual de países que fazem parte da lista Convenção de Berna: https://wipo.int/members/en/
  • O OMPI não tem um serviço de registro de direitos autorais, mas reconhece que muitos países têm tais sistemas e eles trabalham nos tribunais de muitas jurisdições como prova "prima facie" no que diz respeito à propriedade intelectual.
  • 2
    data fixada para proclamar direitos de autor. Isto irá proteger o seu trabalho no futuro, se houver uma disputa legal sobre sua propriedade. Há muitas maneiras de anunciar o estabelecimento de uma obra, sem registrar oficialmente, embora não existam disposições legais em matéria de tais práticas:
  • Enviar seu próprio endereço de uma cópia do trabalho. Esta prática é conhecida como "copyright pobres" e para realizá-lo, basta enviar o seu endereço uma cópia do trabalho. O carimbo é uma prova da data em que proclamam direitos de autor. Não abra o pacote, como o processo vai estragar.
  • Mostrar seu trabalho para seus amigos. Ao mostrar o seu trabalho para seus amigos e familiares (que esperam que eles sejam em sua vida por um longo tempo), obtém testemunhas que podem ser chamadas no caso de você precisa provar a data em que você proclamou autor.
  • Publicar o seu trabalho. Esta é outra maneira de proclamar que você é o autor (a) original de uma obra, se o post em um blog, um jornal, revista ou livro.
  • Note que se você é um cidadão dos EUA, você deve se registrar no Escritório de Direitos Autorais dos Estados Unidos, se você quiser reivindicar os seus direitos num tribunal desse país (mesmo se você já possui os direitos para o seu trabalho). Com o registro também terá direito a uma indemnização por danos de acordo com o sistema legal americano.
  • 3


    Use o símbolo de copyright. De acordo com a legislação em muitos países, você terá os direitos para o trabalho assim que a preparação em um formato legível. Ao colocar o símbolo de copyright (©), em seu trabalho, você vai dizer tudo o que você conheça os seus direitos e fixará a data juridicamente relevante da publicação original ..
  • Veja também adicionar referências a leis que suportam copyright, por exemplo: "© 2014. Exceto como previsto pelo de a reprodução total ou parcial desta obra por qualquer meio ou processo, sem para isso ter autorização prévia é proibida, de forma expressa e por escrito do autor". Não há oração exata para proclamar direitos de autor e muitas vezes definida pela preferência do editor ou a tradição jurídica, então pergunte ao seu editor ou ajuda advogado.
  • Se você pretende publicar o seu trabalho em vários países, é uma boa idéia para pedir conselhos para a equipe legal de seu editor ou seu advogado sobre o valor do Registro nos locais em que você pretende publicar.
  • método 2
    Obter um registro oficial
    1


    Conhecer a legislação sobre direitos de autor no seu país. O registo dos direitos de autor em certos países é geralmente simples e pode ser feito através da internet. Aqui estão alguns links para ajudá-lo a começar:
    • Estados Unidos: a responsabilidade dos aspectos administrativos das leis sobre direitos de autor encontra-se com o Escritório de Direitos Autorais dos Estados Unidos, cujo site é: https://copyright.gov/. Você também pode criar uma conta e faça parte da Copyright Office Eletrônica (ECHO, por sua sigla em Inglês) para registrar o seu trabalho através da internet. Pode aceder a este serviço em: https://eco.copyright.gov/eService_enu/start.swe?SWECmd=Start&SWEHo = eco.copyright.gov.
    • Canadá: Você pode encontrar a legislação sobre a propriedade intelectual neste país na Lei de Direitos Autorais do Canadá e decisões judiciais relevantes. Você pode proclamar os direitos de um trabalho no Escritório de Propriedade Intelectual do Canadá, cujo site é: https://cipo.ic.gc.ca/eic/site/cipointernet-internetopic.nsf/eng/wr00051.html.
    • Reino Unido: leis britânicas sobre direitos de autor foram refletidas na Lei de Direitos Autorais de 1956, a Lei de Direitos Autorais, Designs and Patents Act 1988, Regulamentos sobre Direitos de Autor e Direitos Conexos de 2003 eo interpretações da jurisprudência relevante. Você pode encontrar mais informações sobre direitos de autor no Reino Unido no Escritório de Propriedade Intelectual: https://ipo.gov.uk/types/copy.htm. Não existe um sistema de registo oficial para proclamar os direitos de um trabalho, pois elas são consideradas "automático".
    • Você pode enviar uma cópia de qualquer trabalho para a Biblioteca Britânica prazo de um mês após a sua publicação, para que em seu registro de trabalhos publicados. Saiba mais sobre a Biblioteca Britânica e dos direitos de autor sobre este link: https://bl.uk/copyright
  • Austrália: você pode encontrar legislação de protecção de direitos de autor na Austrália na Lei de Direitos Autorais de 1968 (Cth) e decisões judiciais com base em interpretações de propriedade intelectual ao longo dos anos. O Conselho de Copyright australiano é uma boa fonte de informações e pode encontrar o site do governo que lida com a propriedade intelectual: https://ag.gov.au/www/agd/agd.nsf/Page/Copyright.
  • Tal como no Reino Unido, de direitos de autor na Austrália são automáticas, ou seja, não existe um sistema "oficial" inscrição. No entanto, você pode enviar uma cópia do seu trabalho para a Biblioteca Nacional da Austrália. Da mesma forma, revê a legislação estadual, desde que você pode precisar fazer uma biblioteca de depósito legal para o Estado.
  • Nova Zelândia: Você pode encontrar a legislação sobre a propriedade intelectual neste país na Lei de Direitos Autorais 1994. Você também pode encontrar informações de boa qualidade sobre a propriedade intelectual no Conselho de Copyright da Nova Zelândia. De acordo com o Conselho, não é necessário (ou possível) para gravar ou realizar qualquer outro procedimento tipo para garantir direitos de autor de uma obra.
  • Você pode enviar uma cópia do seu trabalho recentemente publicado pela Biblioteca Nacional da Nova Zelândia como um "depósito legal" no caso de você precisar de uma prova formal da data em que proclamou autor.
  • método 3
    Tire partido dos serviços de registro
    1


    Tirar proveito de serviços profissionais. Com todos os países signatários da Convenção de Berna é garantido que os direitos autorais é automática para todos os livros e outras obras literárias. Em alguns países (Estados Unidos), há uma possibilidade de registar oficialmente o autor de uma obra. Em outras jurisdições (como a Austrália ou o Reino Unido) não existe um método para este tipo de registro.
    • Você pode usar escritórios de registro internacionais para proteger seus direitos autorais. escritórios internacionais oferecem serviços de registro em seus bancos de dados, certificados numeradas, depoimentos legais e envelopes de segurança para enviar cópias do trabalho para o seu endereço.
    • Em alguns escritórios, você será solicitado um pagamento único a utilizar os seus serviços, enquanto outros terão de fazer pagamentos anuais.
    • Antes de executar qualquer procedimento, falar com um advogado especializado em propriedade intelectual que você explicar os seus direitos e privilégios e orientá-lo antes de apresentar o seu trabalho a um terceiro.

    dicas

    • Prepare o backup sempre! Faça cópias de formulários e armazená-los em um lugar seguro, seja físico ou enviar por via electrónica.
    • Existem várias empresas e organizações que protegem seus direitos autorais em troca de um pagamento (pode ser pequeno ou grande). Pesquisar seu país este tipo de organizações e ler atentamente os seus termos para ver o que eles cobrem e do tipo de proteção fornecida para além dos direitos que lhe são inerentes.
    • Como indicado pela Convenção de Berna, copyright é eficaz a partir do momento em que você acha que um livro. Não há necessidade de executar procedimentos adicionais, mas as empresas dedicadas ao registo da propriedade intelectual nos querem fazer crer o contrário. Cadastre-se de direitos de autor só servem para apoiar o seu pedido inicial no caso de alguém tenta roubar o seu trabalho ou para provar que o seu trabalho é original.
    • Se você estiver usando um pseudônimo, é uma boa idéia para incluir informações de contato relevantes para determinar "seu" verdadeira identidade.
    • analisar cuidadosamente o formulário de inscrição antes de enviar para certificar-se de que você tem a assinatura, data e de pagamento (se aplicável).
    • Os escritórios de direitos autorais geralmente não rever o título da obra é única. No caso de você inventar o título do seu trabalho, você provavelmente não tem problemas se ele é o mesmo que outro emprego. Há muitas obras publicadas com o mesmo título.

    avisos

    • Este artigo é ter uma compreensão básica das leis sobre direitos de autor. Se você tem um profundo interesse em proteger o seu trabalho, é recomendável que você entre em contato com um advogado de propriedade intelectual especializada para aconselhá-lo sobre o que fazer no seu caso particular.
    • Copyright não protege idéias. Só proteger as obras, então você tem que escrever suas idéias em um formato físico!
    • Pagamentos para o registo são geralmente não-reembolsável.
    • Você não pode proteger os direitos autorais de um título.
    • Nos Estados Unidos, envia uma cópia do seu de trabalho não o original. No Canadá você só tem que enviar o formulário.

    Coisas que você precisa

    • Acesso à Internet para que você possa investigar e se registar
    • As formas relevantes para que você registre o seu trabalho oficialmente
    • aconselhamento jurídico (opcional)


    Artigos Relacionados