Como descobrir se algo está protegida por direitos de propriedade intelectual

3 Métodos:Ficar no lado seguroPesquisar o banco de dados da propriedade intelectualpedir permissão

Este é um pouco confuso quanto à época lei de direitos autorais. Internet tem causado muito fácil compartilhar informações livremente em público, uma vez que ninguém pode violar direitos autorais, mesmo sem a intenção de fazê-lo. As leis tornaram-se um tanto controverso e estão em processo de mudança para acomodar a liberdade recém-descoberta. Enquanto isso, é importante saber o que você pode fazer para respeitar os direitos dos outros.

método 1
Ficar no lado seguro
1
Suponha que tudo o que você não tenha criado é protegido por leis de direitos autorais. Este é, sem dúvida, a melhor maneira de ficar fora de problemas.
  • 2
    Criar o seu próprio conteúdo original sempre que possível. Precisa de uma foto? Tome-se. Será que a foto deve ser algo a que você tem acesso? Tente desenhá-lo.
  • 3
    Adiciona citações e referências de suas fontes corretamente. Não importa o manual de estilo você se inscrever, desde que credenciar suas fontes.
  • 4
    Pesquisar conteúdo de domínio público. Dessa forma, você saberá tudo o que você procura pode ser usado sem permissão. Leia mais sobre recursos on-line, tais como texto, áudio e fotos, que não têm restrições de uso no artigo: Encontrar materiais no domínio público.


  • método 2
    Pesquisar o banco de dados da propriedade intelectual
    1
    Verifique banco de dados de registros de propriedade intelectual do país de origem do conteúdo. Se o país de origem são os Estados Unidos, você pode fazer clique aqui a avaliar o banco de dados onde os direitos de propriedade intelectual existentes aparecer.
    • Por favor, note que tudo o que foi criado nos últimos 50 anos por uma empresa gravadora ou publicidade estúdio de cinema pode vir a ter importantes direitos de proteção da força.


  • 2
    Note-se que nem todo o material protegido por direitos de autor serão arquivados no banco de dados. A lei de direitos autorais também protege aqueles que criam conteúdo, embora não oficialmente registadas nesta base de dados.
  • método 3
    pedir permissão
    1
    Concentre-se no conteúdo gerado de forma independente. É muito menos provável para obter permissão para usar livremente algo que pertence a uma empresa de publicidade que algo criado por um indivíduo que não está recebendo grandes lucros a partir do conteúdo.


  • 2
    Determine exatamente quem detém os direitos autorais. Se você está procurando um registro no banco de dados de propriedade intelectual dos Estados Unidos, o proprietário dos direitos serão listadas aqui.
  • nomes de busca dos usuários que estão associados com conteúdo on-line. Você quer usar um vídeo? Enviar uma mensagem privada para o usuário do YouTube que postou o vídeo para pedir permissão. Se não fosse esse usuário que criou o vídeo, pelo menos, deve ser capaz de dizer quem deu permissão para publicá-lo.
  • Uma simples busca na Internet deve ser capaz de ajudá-lo a encontrar o autor de qualquer texto.
  • Use a pesquisa de imagens reversa como Google e TinEye para localizar a fonte de uma imagem digital. Isso irá ajudá-lo a determinar que tirou a foto ou que criou a obra de arte.
  • 3
    Contactate com o autor original para pedir permissão antes de exibir o conteúdo. Isso irá ajudá-lo a explicar o que você vai utilizar o conteúdo. Possivelmente você tem que incluir links para o site em que o conteúdo é exibido ou de alguma forma provar a legitimidade da sua causa.
  • 4
    Certifique-se de seguir as determinações requeridas pelo autor original do conteúdo. Se você dizer que você pode usar o conteúdo, desde que você incluir um link para o seu site, é melhor fazê-lo.
  • 5
    Pergunte ao autor original, cujo nome usado para mostrar isso. Alguns autores preferem proteger seu anonimato enquanto outros não, mas de qualquer forma, as pessoas que criam conteúdo normalmente quer receber o crédito que merecem quando alguém reutiliza.
  • Cada vez que você faz este processo para publicar o conteúdo de outra pessoa em seu domínio, inclui uma lenda como "Usado com permissão (do autor original, escrito na forma que ele mesmo indicou que eles fizeram para se referir a ele)".
  • Artigos Relacionados