Como avaliar a credibilidade de uma fonte de informação

2 métodos:

Avaliação de fontes para projetos acadêmicosAvaliação de fontes para a vida quotidiana

Estamos constantemente rodeado de informações, por isso nem sempre é fácil distinguir quais fontes são confiáveis. Avaliar a credibilidade da informação é uma habilidade importante que deve desenvolver na escola, no trabalho e vida diária. Hoje, com tanta publicidade, controvérsia e blogs, você deve considerar cuidadosamente a informação para separar o joio do trigo.

método 1Avaliação de fontes para projetos acadêmicos

1

Ele inclui padrões acadêmicos. A doutrina manter um nível mais elevado de escritores casuais, e até mesmo alguns jornalistas de rigor. Por esta razão, você deve manter suas fontes ao mais alto nível.

  • Citando informações de uma fonte confiável, você faz o público acadêmico desconfia de todo o seu argumento, porque é baseado em informações apoiado por um menor nível de integridade.
  • Estudiosos têm memórias longas. Se você cometer muitos pecados com fontes não confiáveis, você vai arruinar a sua reputação como um escritor.

2

Considere a reputação acadêmica do autor. Dentro de cada campo, há um grupo de pensadores acadêmicos que são considerados gigantes da disciplina. Por exemplo, na teoria literária, Jacques Lacan, Jacques Derrida e Michel Foucault são três figuras proeminentes, cujo trabalho fornece a base para a disciplina. Para citá-los, você vai realizar um longo caminho para estabelecer a sua credibilidade como um acadêmico no campo.

  • Isso não significa que o trabalho académico menos estabelecida confiável. Às vezes, citando um acadêmico que vai contra a corrente de pensamento estabelecido, que irá fornecer armas para fazer um argumento convincente (como se você fosse o advogado do diabo).
  • Na academia, tais argumentos por vezes, têm mais valor do que aqueles baseados nos escritos de pensadores famosos, porque sugerem que você tem a capacidade de questionar o pensamento aceito e desafiar os limites da disciplina.
  • Nota escândalos de credibilidade em que podem ter caído alguns estudiosos (mesmo aqueles que estão bem estabelecidos). Por exemplo, o teórico crítico Slavoj Zizek danificado significativamente a sua reputação e credibilidade depois de ser acusado de plágio em 2014.

3

Concentre-se em fontes acadêmicas e analisados ​​por especialistas. Estas fontes devem ser sua primeira linha de investigação que realizem um projeto acadêmico. Estes têm o mais alto nível de credibilidade e pode se sentir aliviado de usar. Há dois elementos para descrever esta designação: "acadêmicos" e "revisados ​​por especialistas".

  • fontes acadêmicas são escritos por especialistas em uma determinada disciplina e são destinados a outros especialistas na área. Eles são escritos para informar, não para entreter, e envolvem um alto nível de conhecimento prévio, porque eles são escritos especificamente para pessoas que têm um interesse profissional nas informações técnicas relevantes para a sua especialização.
  • Os artigos revisados ​​por pares não são apenas escritos por especialistas, mas também são lidas e avaliadas por um painel de especialistas (outros especialistas na área). Este painel determina se as fontes utilizadas no artigo são confiáveis, se as metodologias utilizadas nos estudos são cientificamente válidos, e fornecer uma opinião profissional para determinar se um item satisfaz os padrões acadêmicos de integridade ou não. Só então é um artigo acadêmico peer-reviewed é publicado.
  • Quase todas as revistas acadêmicas exigem uma taxa de inscrição. No entanto, se você tem uma conta de e-mail ativa na universidade onde estudar ou trabalhar, você pode aproveitar-se de assinaturas de biblioteca às bases de dados, para acessar essas revistas.
  • Ao usar motores de busca nas bases de dados do site da biblioteca, criar uma pesquisa avançada para restringir seus resultados para fontes "peer-reviewed".

4

Sou discreta com páginas da web. Se você usar qualquer fonte on-line que não seja um banco de dados acadêmico da universidade, você deve ter cuidado, porque qualquer um pode postar suas opiniões sobre a Internet, independentemente do seu nível de credibilidade.

  • Como regra geral, todos os sites que terminam em ".gov" são confiáveis, porque eles têm o apoio de instituições governamentais.
  • Os sites que terminam em ".com" e ".org" às vezes são de confiança, às vezes não. Nestes casos, é necessário investigar a instituição ou organização que produz determinadas informações. Uma fonte do caráter individual não tem a credibilidade necessária para o trabalho acadêmico. No entanto, grandes e bem estabelecidas organizações como a Associação Médica Americana e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças têm essa exigência.
  • Existem organizações grandes e famosos que são conhecidos por seu viés. Por exemplo, a organização PETA fornece apenas informações que suporta a sua causa, enquanto o serviço Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos podem fornecer o mesmo tipo de informação sem preconceito ou outras intenções.
  • Os sites que terminam em ".edu" também fazem parte da categoria "às vezes confiável". Muitas vezes, a mesma faculdade recomendado sites cursos incluem informações relevantes para o desenvolvimento das aulas que ensinam. Estas páginas podem incluir material de leitura e interpretação das fontes. Enquanto uma faculdade da universidade goza de uma boa reputação, esta informação não passar pelo processo "revisão por pares" nós cobrimos acima. Por esta razão, você deve ter muito cuidado ao revê-la.
  • Se possível, procure a mesma informação em um, em vez de a fonte pessoal peer-reviewed de uma fonte de professor.

5

Evitar a todo custo autores independentes publiquem informações. Se um editor se recusa a publicar as idéias de um autor, o mais provável é porque essas idéias têm pouco peso. Nunca cita um autor que realiza trabalhos independentes.

6

Aprender a distinguir entre livros acadêmicos e não-acadêmicos. Se você aceitar um autor para publicar seu trabalho, isso significa que alguém tenha considerado as suas ideias dignas sendo discutido. No entanto, há uma diferença significativa e importante entre livros publicados com fins acadêmicos e não-acadêmicos.

  • livros acadêmicos são escritos com a única finalidade de informar. Estes oferecem novas idéias, criticam os antigos e apresentam novos dados ou teorias relevantes para um público de especialistas acadêmicos. livros não-acadêmicos possam discutir assuntos acadêmicos (por exemplo, sociologia ou política) - no entanto, escrito para entreter um público não especializado, não para informar um público acadêmico.
  • Muitas vezes, as editoras universitárias (como Faculdade Amherst Press) e associações profissionais (como a American Historical Association) livros acadêmicos publicados, enquanto editoras comerciais (como Houghton Mifflin) não publicar trabalhos acadêmicos.
  • livros acadêmicos fornecer uma extensa lista de referências para reforçar a sua credibilidade acadêmica, enquanto os livros não-acadêmicos, muitas vezes fazem afirmações sem qualquer subsistência referência fiável.

7

Evitar o uso de livros didáticos a menos uso como o fundo. Os livros didáticos são excelente meio de ensino, como condensada informações técnicas de fácil compreensão para os alunos que transportam uma questão primeira língua. No entanto, eles incluem apenas as informações que é aceito por consenso dentro de um campo. Por esta razão, obviamente, você não deve confiar nesta informação (para os seus trabalhos acadêmicos no campo) para gerar a ideia central do seu argumento acadêmico.

  • Usa informações de um livro apenas para obter a base necessária para construir as bases para um argumento mais inovador.



8

Verifique se a fonte é oportuna. A doutrina é um corpo de conhecimento em constante evolução, e as informações que estavam lata uma vez revolucionária refutada ou tornar-se obsoleto em poucos anos ou mesmo meses. Sempre verifique a data de publicação de uma fonte antes de decidir se deve ou não uma informação confiável para o seu projeto.

  • Por exemplo, na década de 1960, a maioria dos lingüistas acadêmicos acredita que o americano Africano vernacular Inglês era pobre forma de Inglês Americano que refletia a falta de habilidades cognitivas dos afro-americanos. Nos anos 1980 e 1990, a maioria dos lingüistas Africano americano vernacular Inglês abraçado como uma variação de dialeto distinto de Inglês Americano, que tem sua própria dicção e estruturas gramaticais. Toda a linha de pensamento foi revertida em poucas décadas.

9

Use as fontes e os métodos inaceitáveis ​​de uma maneira aceitável. Até agora, nós já conversamos sobre muitos tipos de fontes que são inaceitáveis ​​para a escrita acadêmica: vários sites, livros não-acadêmicos, etc. No entanto, existem maneiras de usar essas fontes para o seu próprio benefício, sem ter que citá-los.

  • Os alunos estão sempre a ser aconselhados a não usar a Wikipedia. Você nunca deve citar Wikipédia, por muitas razões: os autores são anônimos, por isso não pode cumprir a sua credibilidade, e é atualizado continuamente, por isso não é uma fonte estável.
  • No entanto, se você encontrar a informação que você considere útil, você pode citá-lo de uma forma mais respeitável em uma nota de rodapé na página. Se a fonte citada satisfaz os demais padrões de credibilidade, leia a fonte e Citalá. Wikipedia utiliza como ponto de partida, mas ele aponta para melhores fontes.
  • Faça o mesmo com qualquer outro site que não atende aos altos padrões de integridade académica.
  • Se você não consegue encontrar qualquer informação fundamentada em fontes acadêmicas, é um sinal de alerta, já que a informação não é confiável e não deve ser incluído no seu argumento.

10

Procurar uma segunda opinião. Se você faz parte de uma comunidade orgânica (faculdade, professores, pessoal administrativo, ou ex-alunos) a consulta no departamento de literatura, se você pode ter acesso a um estudo da escrita faculdade. A equipe do estudo tem a capacidade de fornecer uma opinião profissional sobre a credibilidade de uma fonte particular. Se você é um estudante, mostrar a fonte de seu professor e pedir-lhe para aconselhar na sua avaliação.

  • Sempre procurar uma segunda opinião antes do prazo de seu projeto. Se você tiver problemas com uma ou mais fontes, você tem que apagar seções do seu trabalho e lutar por novas fontes no último segundo.

método 2Avaliação de fontes para a vida quotidiana

1

Avalia o profissionalismo da produção. Geralmente, quanto mais tempo e dinheiro é investido na criação e publicação de um material, o mais provável para encontrar informações confiáveis. Um site ou brochura mal projetado, ou um site que é coberto com anúncios feias e pop-up, você provavelmente não fornecem informações sobre uma pessoa ou organização que tem investido uma grande quantidade de dinheiro para cuidar de sua reputação ou a imagem.

  • páginas de busca da web com profissionais de acabamento e imprimir publicações.
  • Note que isso não significa necessariamente que toda a informação que você encontra em fontes bem ilustrados é confiável. Modelos para páginas da web bem desenhados são baratos e fáceis de obter.

2

Investiga o autor. Uma fonte é mais confiável se escrito por alguém com um grau ou outras credenciais sobre o tema que lhe interessa. Se não mencionar um autor ou organização, a fonte não deve ser considerado altamente confiável. No entanto, se o autor apresenta a obra original avalia os méritos de idéias, não de credenciais. As credenciais não são garantidos a inovação, e da história da ciência deixa claro que os grandes avanços tendem a vir de fontes externas, não do que já está estabelecida. Algumas das perguntas que você deve perguntar-lhe sobre o autor são:

  • Onde trabalha?
  • Se o autor está afiliado a uma instituição ou organização respeitável, quais são seus valores e objetivos? É beneficia economicamente, promovendo uma visão particular?
  • Qual é a sua formação?
  • Que outros trabalhos publicados?
  • Qual é a sua experiência? É um inovador ou seguidor e promotor da situação atual?
  • Não outros estudiosos e especialistas na área já citado como fonte?
  • No caso de um autor anônimo, você pode ver quem é o administrador de um site usando este link: https://whois.domaintools.com. Esta ferramenta irá mostrar que se registrou o nome de domínio e quando, quantos domínios tem, no total, um e-mail para contactá-lo com a pessoa ou organização, bem como o endereço de sua sede.

3

Verifique as datas. Descubra quando publicada ou revista uma fonte. Em algumas áreas, como ciência, é essencial actualizadas- fontes, mas em outros, como na área de humanas, é essencial incluir material mais antigo. Além disso, você pode estar à procura de uma versão mais antiga da fonte, enquanto que já lançou uma versão atualizada. Buscar fontes acadêmicas em um banco de dados acadêmica (ou fontes populares em uma livraria on-line), e verifica se uma nova versão estiver disponível. Se assim for, você deve tentar encontrá-lo para você se sentir mais seguro. Os mais impressões ou ter um edições de origem, o mais confiável suas informações.

4

Investiga o editor. Muitas vezes, a instituição que fornece as informações pode dizer muito sobre a sua confiabilidade. Por exemplo, você pode ser melhor se a sua informação a começar a partir de New York Times ou The Washington Post (dois jornais com uma história integridade jornalística comprovada e retratação pública de erros) se você obtê-lo de uma fonte como Infowars, que tem uma grande leitor, mas muitas vezes publica informações enganosas ou flagrantemente incorreta.

5

Determine o seu público-alvo. Digitalizar o documento em questão para verificar o tom da escrita, a profundidade e amplitude antes de absorver a informação nele contida. São estes três elementos apropriado para o seu projeto? O uso de fonte muito especializado e técnico para suas necessidades pode tornar a informação que você oferece vai interpretar mal (que é tão prejudicial para a sua própria credibilidade como a utilização de uma fonte não confiável).

6

Confira os comentários. Você deve usar os recursos de indexação Book Review, Book Review Digest, e periódicas Abstracts para determinar como e por que os outros têm criticado uma fonte particular. Se há muita controvérsia sobre a validade de uma fonte, evite usá-lo ou examiná-la cuidadosamente do ponto de vista cético.

7

Avaliar as fontes de abastecimento. Citando outras fontes confiáveis ​​é um sinal de credibilidade. No entanto, às vezes é necessário verificar se as outras fontes também mostram o mesmo padrão de credibilidade e ser utilizados correctamente, de contexto.

8

Identifica viés. Se o autor da fonte é conhecido por se relacionar emocionalmente ou financeiramente para o tema, tenha em mente que a fonte não pode representar todos os pontos de vista imparcial. Às vezes, a investigação é necessária para determinar as relações que indicam um potencial de viés. Investiga o autor e à instituição que publica seu trabalho para verificar se eles foram acusados ​​de preconceito no passado.

  • Verifique se uma visão parcial se reflete no texto. As conclusões descrever algo como "bom ou mau" ou "certo ou errado" Eles devem ser examinadas criticamente. É mais apropriado para comparar algo a um tag nível meta-lo com palavras que representam conceitos abstratos. Por exemplo, podemos substituir a seguinte frase: "... Estes e outros atos desprezíveis ... "Com este: "... Estes e outros atos ilegais ...".
  • As ações de primeira instância juízes segundo a crença do autor do que constitui um ato desprezível, enquanto o segundo descreve os atos nos termos da lei (pode ser considerada de alguma forma, uma fonte confiável).

9

Avalia a consistência. As fontes que têm diferente para aqueles que concordam e discordam deles são regulamentos suspeitos. Se a sua fonte elogia um político "mudar para atender às necessidades de seu eleitorado"Mas critica político da oposição "alterar a sua posição com os resultados de pesquisas de opinião"Em seguida, é provável que a fonte é tendenciosa.

10

Investiga os patrocinadores da pesquisa. Determina as fontes de financiamento do trabalho para ter uma idéia da possível influência que eles têm. Várias fontes de financiamento podem influenciar as informações apresentadas ou a maneira em que um estudo é conduzido de forma a alinhá-los com os seus próprios objectivos.

  • Por exemplo, a revista médica BMJ (originalmente conhecido como o British Medical Journal) proibiu todas as pesquisas sobre snuff financiado por empresas de tabaco em 2013, uma vez determinado que os interesses especiais desses financiamentos levaria a conclusões pouco confiáveis ​​e tendenciosa .

dicas

  • Se uma fonte não atender aos requisitos acima mencionados, isso não significa necessariamente que a informação nela contida é falsa. Simplesmente indica que a fonte pode não ser confiável.
  • Os mais radicais as ideias apresentadas na fonte (em comparação com outras fontes sobre o mesmo assunto), você deve examinar mais de perto. Não descartar completamente. O trabalho de Gregor Mendel foi citado apenas três vezes e criticado e ignorado por 35 anos antes de suas descobertas no campo da genética foram reconhecidos no campo da ciência.

avisos

  • Tenha cuidado ao usar a Wikipedia como uma fonte para o trabalho acadêmico ou jornalístico. Embora um estudo científico mostrou que a Wikipedia é tão preciso quanto enciclopédias gerados por profissionais, geralmente não é considerado confiável o suficiente para ser usado em artigos onde a precisão é fundamental.

RELACIONADOS

Artigos Relacionados