Como cuidar de uma égua grávida

Cuidar de uma égua prenhe é difícil apenas se tornar difícil. Se você simplificar o seu processo, isso não só vai ajudá-lo, mas a égua e potro em desenvolvimento.

passos

1

Certifique-se de que você tem um pasto grande o suficiente para que o cavalo pode pastar e exercício durante os meses de gravidez. O maior pasto vai servir como a casa da égua durante os primeiros oito meses e meio. O paddock deve ter água, abrigo e uma cerca difíceis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

2

Note-se que os próximos meses são muito importantes para o crescimento do potro. Se a égua não tem forragem, nutrientes e água adequada, poderá abortar devido à desidratação ou outras causas naturais. Em vez disso, uma égua de gordura é mais propensos a ter um jumentinho com deformidades angulares e sofrer complicações no parto. O exercício regular irá fazer bem a égua grávida!

3

Verifique o programa de vacinação correto para éguas grávidas. A égua precisa pneumabort a 5, 7 e 9 meses para evitar o aborto por causa do rinovírus. Rinovírus pode ser transmitida por outros cavalos, vive no solo e pode ser na água. Um mês antes do parto, a égua deve ser vermifugados e têm cinco vacinas contra a raiva e vírus do Nilo Ocidental. A égua também devem ser vacinados contra a febre cavalo Potomac e botulismo, dependendo de onde você mora. Isto irá permitir-lhe para passar os anticorpos necessários para potro.

4

Preste atenção à nutrição e segurança. Não há necessidade de ver o cavalo de 24 horas por dia. Ainda assim, é bom que você verifique diariamente para se certificar que tudo está bem. Sua dieta deve consistir de alimentos grosseiros ou fibras e alimentos ricos em proteínas, energia, vitaminas e minerais. Para uma égua 15 mãos de altura (152,4 cm), sua dieta deve consistir de cerca de 7 kg de forragem de boa qualidade (feno de boa qualidade). Se ela consome grama de boa qualidade, você pode reduzir a quantidade de feno. Uma combinação equilibrada de cascas dos grãos de alimentos têm um bom suplemento de qualidade mineral e uma alimentação rica em proteína e energia. Muitos fornecedores de alimentação oferecem um "mix de éguas" que só precisam de se misturar com cascas dos grãos. Siga as instruções para oferta-algumas taxas de alimentação são mais concentrados do que os outros, por isso, "você dá um balde de alimentos" não é apropriado. Suas necessidades irá mudar à medida que a gravidez avança, então siga as dicas listadas no rótulo do produto.

5

Quando a alimentação de égua, apenas dar o suficiente para comer e sair. Dê forrageira adequada (feno ou grama), de modo que o cavalo pode comer o que quiser, porque os cavalos comer devagar e ter acesso ao seu forragem EM TODOS OS TEMPOS. Evite alimentar sua égua na parte da manhã e à noite, sem dar qualquer coisa entre as refeições. Se ela não tem acesso a uma pastagem, feno dale em uma rede pequena (especialmente para feno) para estender o tempo de ingestão, tanto quanto possível. Isto aplica-se em todos os cavalos, nomeadamente em estábulos, para reduzir a incidência de cólica e úlceras gástricas.



6

Aguçar a sua égua. Se montar um cavalo, você pode montar um pouco até que você tenha filhos, embora seja sua decisão. Outra alternativa é trabalhar com corda e escová-lo um pouco para estimular a circulação do sangue. Se a égua é usado para dar carinho e atenção, é menos provável de ser agressivo ou mal-humorado quando o potro nasce. É uma boa idéia para tocar seus mamilos e na barriga, éguas que não estão habituados a este tipo de contato pode dar um pontapé para o potro ao tentar amamentar!

7

Quando a égua é um mês de dar à luz, colocá-lo em um curral menor, onde você pode desabafar, mas está mais bem protegida e tem uma cerca que protege contra os coiotes ou outros predadores. Neste ponto, aumenta ligeiramente a quantidade de sua comida, mas não introduzir nada de novo. Isso poderia alterar o seu sistema digestivo e causar cólicas, etc.

8

Você deve reconhecer os sinais de gravidez avançada.

  • Cerca de 2 semanas antes do parto, você vai notar que sua barriga vai ser pendurado para adotar uma posição em que ocupa seus flancos.
  • Ao dar à luz a uma semana, você vai perceber que suas tetas inchar, embora isso não irá acontecer em algumas éguas, dependendo de quantos bebês tiveram.
  • Cerca de 4 dias antes do colt serão acomodados na postura normal para o parto.
  • 24 a 48 horas antes do parto, o úbere da égua terá uma textura cerosa. Isso ocorre antes de produzir seu primeiro leite ou "colostro", que contém anticorpos vitais para a saúde do potro. No nascimento, os potros têm anticorpos no sangue, de modo que recebem colostro da égua. Se você seguiu a égua programa de vacinação nos meses antes do parto, ela vai dar sua prole toda a imunidade de que necessita. Quanto mais perto a entrega égua, "tapas" cera pode cair e pode esguichar leite dos mamilos, então você vai ver que as pernas são cobertas com uma substância pastosa. Se jorra muito leite antes da égua tem seu bezerro, o colostro pode também ter explodido privando-a imunidade potro que você precisa. Isso fará com que o jumentinho continua fraca e é provável que ficar doente. Seu veterinário pode verificar os níveis de colt imunidade com um exame de sangue, quando ele completou 24 horas após o nascimento. Se você suspeitar que a égua já produziu colostro e isso foi perdido antes de produzir nascimento, consulta com veterinário para fazer um teste de coagulação glutaraldeído (IgG) com potro soro. É fácil de fazer e muito barato, mais você pode fazer uma grande diferença na saúde do potro.

9

É provável que perca o nascimento do potro, como éguas normalmente dão à luz nas primeiras horas da manhã, doze horas - cinco horas Se você tiver sorte o suficiente para observar o nascimento, ficar longe, porque se você chegar muito perto, ela pode parar de empurrar e alterarías o processo natural. Não assustá-la com o flash de uma câmera ou de uma multidão de pessoas assistindo. Ela vai ser agitado durante o parto e é provável que andar de um lado para o outro em torno do estaleiro, escavação ou rolar no chão várias vezes. No final você vai deitar-se e começar a empurrar mais difícil. A primeira coisa que você verá é uma membrana branco-azulada, então o cascos colt frente e, acima deles, o nariz. Depois disso, o parto deve levar até 20 minutos. Se demorar mais do que isso ou se você ver outra parte do corpo que não seja patas dianteiras Potrillo eo nariz aparece, você deve chamar o veterinário. Se o saco mostrado é vermelho brilhante, significa que a placenta tem se destacado prematuramente do útero, o que é um sinal de que o potro não está recebendo oxigênio através da placenta, o que é muito perigoso (Procure mais informações "síndrome de adaptação neonatal pobres"). Neste caso, é muito importante que o potro nasce tão rápido quanto possível. Ligue para seu veterinário.

10

Se você ver que a mulher deu à luz, certifique-se a placenta é um todo, de modo a estender-lo no chão, deve haver uma grande lágrima através da qual veio o potro. Se qualquer peça estiver faltando, você pode ter executado a égua e causar infecção grave e sépsis. Nesse caso, a égua pode ter sintomas de cólicas e temperatura do corpo vai subir rapidamente nos próximos dias. A placenta saudável é de uma cor rosa, enquanto se tiver manchas esverdeadas ou amareladas, você pode ter placentite. Se houver um pouco de adubo marrom na placenta, isso significa que o jumentinho expulsou mecônio durante o trabalho e é um sinal de um parto difícil ou alongada. Se a placenta está ligado, é muito provável que se tornou independente prematuramente do útero (saco vermelho). Às vezes a égua leva um tempo para expulsar toda a placenta, embora você nunca deve puxá-la para removê-lo, pois ele pode rasgar ou causar sangramento. Se você arrastar a placenta no chão ou tornou-se enredado entre as pernas, você pode fazer uma bola usando uma corda.

11

Certifique-se de que o potro está vivo e andar. O potro deve tentar parar logo após o nascimento e amamentação dentro de duas horas no máximo. Assista suas reações e os comentários do paddock para ver se você encontrar um dung preto e pegajoso (chamada de mecônio), que é o primeiro estrume potro. Isto pode ser difícil de conduzir, especialmente para os homens, tal como a sua pélvis é mais estreito. Se o potro mostra sinais de ter mecônio retidos (feitos esforços repetidamente Rabea ou sua cauda animadamente latiguea), fazem dele um enema ou chamar o veterinário para fazê-lo.

12

Certifique-se a bebida colt e urinar. Se não, ele continua a ser revistos durante as próximas 24 horas e, se nada acontecer, chame seu veterinário.

13

Você pode querer manter o potro e sua mãe em uma pequena caneta no início, mas depois de três dias, colocá-los em um maior para permitir que o paddock exercício potro.

14

As deformidades nas pernas são comuns em jovens potros e mais confinamento ajuda tempo muitos deles descendentes. Se o potro tem ligamentos frouxos (o potro andar nos calcanhares ou mesmo em suas equipes ou de cabidela e pés apontando para cima, sem dedos tocando o chão), é bom que você deixá-los descansar em um estábulo ou em seu curral para parar de correr ao redor e machucar as pernas. Como o potro se tornar mais forte, esta condição se resolverá. Se os tendões são contratados e potro andando no seu pé, você pode precisar pernas tala para reduzir o risco de exagerada ou causar uma lágrima nos tendões ou ligamentos.

dicas

  • Certifique-se de que você tem comida e água disponível em todas as vezes- a égua vai querer beber água após o parto e um cavalo desidratado pode parar de produzir leite.
  • Não se assuste se a égua tem pouco apetite, ele tem uma barriga cheia com um bebê, que vai deixar pouco espaço para alimentos. No entanto, se você notar mudanças bruscas de comportamento ou se você parar de comer por completo, este é em si um motivo de preocupação e deve monitorá-lo.
  • Tente encontrar alguém que tenha experiência em éguas grávidas, com quem você pode passar algum tempo e aprender os detalhes que não ensinam os livros e outros guias. Voluntário em uma fazenda de cavalo é uma excelente maneira de aprender, e vale a pena limpar estábulos em troca de experiência e observar tudo diretamente.
  • Você pode limpar a égua e remover vestígios de sangue que não atrair moscas.
  • Foals pode ficar gravemente doente muito mais rápido do que os cavalos adultos. Vê-los é fundamental para identificar quaisquer problemas. Se você tiver outras dúvidas, procurar ajuda.
  • Uma entrega de alarme é uma boa opção para ver o parto, se a égua tem problemas ou é uma nova mãe.

avisos

  • Preste muita atenção tanto para o sexo feminino e o jumentinho, mas deve aceitar que há sempre vai querer estar perto de pessoas.
  • Resista à tentação de tratar o potro como um bebê. Trate-o como um pequeno cavalo, porque maus hábitos como morder ou empurrar doação que pode ser tolerada em uma bela colt vai tornar-se perigoso quando o cavalo fica mais velho. Esses comportamentos são os primeiros sinais de instinto de rebanho do cavalo e como a hierarquia é estabelecida. Se o jumentinho sabe que pode empurrar mordiscar ou não vai vê-lo como o animal dominante e você vai ter problemas mais tarde.
  • Se a égua é uma nova mãe, colocar à vista de outra égua que é descontraído e tem tido bebês antes. Mesmo no lugar estável adjacente permitirá a égua ter companhia. Não é bom que a venda com os outros cavalos, porque isso irá colocar inquietas (éguas costumam deixar o rebanho para dar à luz sozinha) e, por vezes éguas pode "roubar" os filhos dos outros. Se outro abordagens cavalo olhar de curiosidade, a fêmea poderia estar diante dele, porque o cordão umbilical e quebrar muito cedo, fazendo com que o potro não recebe sangue do cordão umbilical como deveria.
  • Algumas éguas podem se tornar superprotetor e agressivo para com as pessoas e outros cavalos. Se você dirigir muito e dar carinho antes de ir para dar à luz, você vai demonstrar que você não é uma ameaça e desfrutar da sua companhia. Este comportamento pode acontecer com potros, eu vou estar aprendendo com exemplos!
  • Coloque uma cabeçada no potro e frequentemente lidar com isso durante os primeiros dois meses para se acostumar com o contato humano. Ensine-o a levantar as pernas e ficar limpo e banhado.
  • Certifique-se de afastar qualquer garanhão ou castrado égua quando ele está pronto para dar à luz.
  • Certifique-se de que você tem disponível as informações de contato veterinário durante as semanas antes do parto. Logicamente, ele tem que ser uma cavalos veterinários especialistas, e não o veterinário que trata seus cães e gatos.
  • Certifique-se de grama para comer a égua é certo. Por exemplo, algumas partes do Meio-Oeste dos EUA Eles têm festuca em suas pastagens. Isso não é bom para éguas grávidas nos últimos 3 meses de gravidez, uma vez que faz com que a placenta se tornar difícil e não permite que o potro facilmente, causando sua morte, se não há ninguém para ajudar. Você tem que saber o tipo de grama que você tem. Por exemplo, no estado de Missouri pessoas colocaram suas éguas em um monte seco, com feno de qualidade suficiente.

Coisas que você precisa

  • Os números de telefone de veterinária
  • lanterna
  • Livro: registrar o tempo de cada etapa do trabalho de parto, como acontece (a égua se deita, o potro é visível pela primeira vez o potro nasce, se levanta, amamenta, expulsando mecônio, etc.), isso é muito útil para veterinária Se o potro precisa de algum tratamento. Também é útil se você vai para recross a fêmea, porque se você tem seu registro disponíveis, será mais fácil saber se algo de ruim acontece nas entregas futuras.

Artigos Relacionados