Como fazer uma cesariana para uma vaca ou novilha
Este artigo é apenas um guia básico sobre como uma cesariana em uma vaca ou novilha que tem dificuldade para dar à luz. Não manter a puxar o bezerro, porque você poderia ferir ou matar o bezerro ou a vaca se ocorrer o seguinte, que é um sinal de que você deve praticar uma cesariana no animal: 1) O bezerro é incapaz de manter um progresso adequado no parto natural com você e um ou dois outros com correntes ou puxar um puxador de bezerro após 15 minutos de aplicada wheel-drive 2) O bezerro é muito grande para caber através do canal de parto, porque a cabeça e os joelhos não pode passar através do canal pélvico, mesmo com um dispositivo de assistência, como rodo, sem danos significativos ou morte para causar bezerro.
Não use este artigo como um guia para uma cesariana. A menos você tem um doutorado em medicina veterinária ou para ser um veterinário profissional com experiência em cesarianas em animais, Não faça esta cirurgia a qualquer momento, sob quaisquer circunstâncias.
passos
1
Garante cabeça. Novilha ou vaca deve ter a cabeça assegurada em uma luva de armadilha para impedir a fuga antes ou durante a cirurgia. Você pode limitar a vaca para interceptar uma instalação de detenção ou já tem um curral para entregas especialmente concebidos para esta prática.
2
Raspar a área onde a incisão será feita. A maioria das cesarianas são feitas no lado esquerdo da vaca ou como o lado onde a mentira é se é uma vaca infortúnio que não pode se levantar, porque você corre o risco de cair novamente. No caso de um pé da vaca, tem de raspar o flanco esquerdo, localizado logo após o último reforço e antes do final da pelve. Depois de meio centímetro deve ser (um quarto de polegada) ou menos.
3
Limpar a área raspada. Polvilhe um pouco de yodopovidone na área que foi raspada e esfregar com as mãos, esponja ou uma escova. Repita até que a área está limpa e livre de quaisquer impurezas (sujeira ou fezes ocultas).
4
Lavar a área com álcool a 70%. Com essa desinfecção será mais profunda.
5
anestesia local. Administra anestesia local na parte inferior das costas (para o qual exige uma agulha longa numa área específica da medula espinhal), onde a incisão será feita. A anestesia deve ter efeito de alguns segundos após a aplicação e devem entorpecer a área para a vaca não sente dor quando corte.
6
Ele realiza a incisão. Realizar uma incisão na pele e para dentro da cavidade abdominal. Normalmente, a incisão não deve ser mais do que 30 ou 40 cm (12 ou 16 polegadas) de comprimento.
7
Olhando para a cavidade abdominal para encontrar o útero. Deve ser capaz de sentir-se imediatamente o corpo de um bezerro através da parede uterina, onde a incisão foi feita.
8
Jala o útero para onde você pode, mas tenha cuidado para não exagerar. Faça uma incisão na parede uterina, mas tenha cuidado para não cortar o bezerro no processo. A incisão deve ser de alguns centímetros mais curto do que o anterior.
9
Procurar o útero e agarra uma das patas traseiras do bezerro se encontra na posição normal. Jala que a perna.
10
Abra o saco amniótico e agarrar a perna que você só puxar na etapa anterior e manter o útero no lugar pela incisão externa. Cadeia assegura entregas em que a perna e alguém vai ajudar a sustentar a cadeia.
11
Procure novamente para encontrar a outra perna. A segunda cadeia assegura entregas em que a perna. Diga a pessoa que está ajudando a sustentar a cadeia.
12
Jala o bezerro. Peça às pessoas para ajudá-lo a obter o bezerro do útero, o mais rapidamente possível. Você pode precisar de mais uma ou duas pessoas, se o bezerro é muito grande e pesado, então ele deve ser puxado para dentro e para fora em um único movimento para evitar mais danos para as incisões.
13
Ajuda o bezerro para respirar. Pergunte a pessoa que lhe acompanha, ea cirurgia outros espectadores para ajudar o bezerro para respirar, conforme descrito no como participar o nascimento de uma vaca. Você pode também dizer-lhes para dar uma garrafa de colostro imediatamente.
14
Remover a placenta. Olhando para trás para a cavidade uterina e começa a remover a placenta da parede uterina. Este passo é opcional, como alguns veterinários preferem remover a placenta quando a parede do útero é ainda aberto. Outros preferem deixá-lo dentro da vaca para si ejeta.
15
Limpar a cavidade abdominal da vaca. Com um balde de água morna misturada com 10 ml de solução, lavar a cavidade abdominal e pele para soltá-lo do líquido amniótico e do sangue produzido pelas incisões e por ter tomado o bezerro. Repita até que a área está limpa.
16
Sutura da incisão uterina e, em seguida, em vez acomódala.
17
A sutura a incisão na parede abdominal e a pele.
18
Com outro balde de água morna misturada com uma solução de iodo, lavar a incisão na pele.
19
Libera a vaca quando tiver recuperado da anestesia local para que ele possa estar com seu novo bebê.
dicas
- Existem muitos métodos diferentes para a prática dos passos acima Cesaréia foram apenas um exemplo de como. cesarianas deve ser feito quando a vaca está mentindo ou quando o veterinário não tem escolha senão realizar cesariana no lado direito da vaca.
- Como mencionado na introdução, este unicamente O que um veterinário.
avisos
- Há um risco de ter de remover a placenta. Alguns veterinários são melhores do que os outros, a este respeito, mas uma vaca que tenha removido a placenta através da incisão vai ser dada uma injecção de antibiótico. Existe um risco aumentado de infecção uterina ocorre se placentária extrai uma pessoa ao invés de ejeta vaca naturalmente.
- instrumentos esterilizados devem ser utilizados neste cirurgia, porque a infecção pode e irá acontecer se as práticas de higiene e a esterilização não são seguidos.
Coisas que você precisa
- Basicamente, para uma cesariana é necessária:
- cadeias obstétricas ou parto
- Ganchos para cadeias
- luvas de látex estéreis
- extra grande gaze estéril
- solução de propileno iodo
- Limpeza com iodo propileno
- 2 grandes pinças esterilizadas
- 4 hemostáticos grandes e estéreis
- escalpelo esterilizado
- luvas sem dedos e ombro chegar
- obstetra uniforme
- A lidocaína ou outro anestésico local
- 1 longos agulha espinhal (10,16 cm de comprimento), (4 polegadas)
- seringa de 10 cc
- Sutura, estéril
- LA200 LA200 ou oximicina
- agulhas cirúrgicas curvos, estéril
- Comprimidos uterinos inserido no útero para prevenir a infecção
- tesouras cirúrgicas
- Balde com 11 l (3 galões) de água morna
- Navalha e tesoura
- Álcool 70%
- esponja cirúrgica ou pincel