Como aplicar para o cesd
3 partes:Efectuar os controlos necessáriosFazer o pedido e fornecer documentaçãoObter o cartão e mantê
O Cartão Europeu de Seguro de Saúde é um documento que permite que os cidadãos espanhóis recebem cuidados de saúde dentro dos países que formam o Espaço Económico Europeu e que é essencial para perguntar se você pretende fazer uma viagem dentro desses países, a fim de ter a cobertura adequada saúde. Ordem é um processo relativamente simples, mas também um pouco complicado, especialmente se você já teve que lutar para conseguir sua cobertura de saúde em Espanha.
parte 1
Efectuar os controlos necessários1
O certificado atesta que o país anfitrião cobre o CESD. Antes de sair necessário verificar se o país de destino aceita este cartão de saúde europeu.
- Especificamente, no momento da redação deste artigo, aceita-se na Alemanha, Áustria, Suécia, Suíça, Reino Unido, França, Bélgica, Bulgária, Noruega, Croácia, Dinamarca, Chipre, Eslovénia, Estónia, Finlândia, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa e Roménia. Fora destes países, o Cartão Europeu de Seguro de Doença não será útil e você vai pagar todas as suas despesas médicas.
2
Verifique se o seu cartão é emitido corretamente espanhol. Uma vez verificado o destino que você deve verificar se você tem um cartão de saúde espanhol válido no momento da aplicação. Praticamente todos os cidadãos e estrangeiros espanhóis que têm sido por muito tempo no país cumprir a exigência, mas se você tiver dúvidas o melhor é verificar diretamente no escritório da Segurança Social que corresponde à sua casa. Não se esqueça de fazer uma nomeação para esta gestão.
parte 2
Fazer o pedido e fornecer documentação1
Fazer a solicitação. Feitas estas verificações é o momento de pedir o cartão de saúde europeu. Para isso, você pode cobrir o procedimento através da Internet, Serviço ao Cidadão no Ministério do Emprego e Segurança Social sem certificado digital e simplesmente preencher o formulário. Este formulário é enviado diretamente para os serviços de segurança social que conseguiram a emissão do seu cartão.
- Se você não pode cobrir o processo on-line para atender alguns dos pressupostos que impedem, ou simplesmente se preferir, pessoalmente, você não precisa perguntar cita prévia sobre o telefone no escritório da Segurança Social que apropriado para a sua casa, em este link você pode achar que você se encaixa mais perto.
2
Acompanhados da documentação necessária. Na maioria dos casos, a única necessária para solicitar o cartão de saúde europeu é o seu documento de cartão da segurança social espanhola. No entanto, em outros casos, pode ser necessário fornecer o documento para inclusão na segurança social, autorizações de residência e outros documentos, em geral, se o requerente for proveniente de outro país ou espanhol é retornado.
parte 3
Obter o cartão e mantê1
Espere um cartão de saúde. Uma vez que toda a papelada, você receberá o CESD no endereço que você indicar na segurança social no prazo máximo de 10 dias.
- No caso em que o cartão não chegar ou dentro de dez dias será excessiva, porque a partida da sua viagem é urgente você pode solicitar um documento chamado substituto Certificado Provisório, oferecendo a mesma cobertura que o cartão, excepto que é obtida quase instantaneamente. Ainda assim, é ainda aconselhável que apesar de ter o cartão de aplicar corretamente para o CPS para garantir a sua cobertura.
2
Renove o seu cartão. cartão de saúde é válido por dois anos a partir da data de emissão, por isso, se após esse período the`ll ainda precisa é fundamental para o renovar. Tal renovação é feita diretamente para os serviços de segurança social em Espanha, desde que você mantenha sua residência no país. Para fazê-lo gestão pode diretamente através da Internet ou pessoalmente no escritório de segurança social em uma de suas viagens à Espanha.
3
Mantenha-se activo sua cobertura. Uma vez que seu cartão de saúde expirou sem ser renovado se necessário reaplicar novamente seguindo todos os passos. Também é necessário que o seu cartão de saúde e sua cobertura em Espanha continuam a estar em ordem, porque se você não tem cobertura de saúde actual em Espanha vai exigir que você para resolver antes de poder voltar a aplicar o seu cartão de seguro de saúde europeu. Em princípio, ter um cartão de saúde europeu não deve ser um problema para você manter sua cobertura de saúde em Espanha como os vermes antes de sair, desde que cumpra os requisitos de elegibilidade e obrigações que você pode ter que fazer aqui.
avisos
- cartão de saúde não cobre os casos em que você tem planejado passar a viver no país de destino assim que você deve pedir a transferência do seu direito à saúde diretamente através do órgão competente pelo país para o qual você transferir condição usando a forma chamada S1.
- cartão de saúde não cobre despesas médicas em casos onde você Desplaces expressamente para o tratamento a um país específico (turismo de saúde) por isso é possível que, se você não cumprir esta norma o seu tratamento é rejeitada. Esses tratamentos devem ser solicitadas pela forma S2.
- Embora você tenha o direito de usar o cartão de saúde europeu e você está coberto legalmente, é possível que, dependendo dos regulamentos do país de destino, se os serviços que custar. Por exemplo, se o país de destino ou os raios X analíticas são extra, embora na Espanha são livres (geralmente) não teria que pagá-los. De facto, estas despesas não serão reembolsadas na Espanha, mesmo que aqui não estão dispostos a pagar por eles.