Como registrar uma marca no méxico

4 partes:

Conteúdo

Identificar os elementos-chaveCriar uma marca originalTornar o processoresistindo espera

No México, o pedido de marca é feita antes de o Instituto Mexicano da Propriedade Industrial (IMPI). O processo pode ser complicado, mas não parar: é essencial para identificar o seu produto, garantir o crescimento do seu negócio e proteger o seu passo reputação do negócio.

parte 1
Identificar os elementos-chave
1
Seja claro sobre o que você quer. um marca É visível para distinguir o seu produto ou serviço que você oferece a outros produtos similares ou sinal serviços. Não é o mesmo que outros sinais distintivos, tais como nome comercial, a denominação de origem ou slogan publicitário.
  • o nome comercial Ele serve para identificar um estabelecimento, como um restaurante. Ele pode ser registrado com o IMPI através de um processo mesmo que uma marca, mas apenas reservas usar em sua circunscrição territorial: alguém poderia usá-lo em outro estado, sem dever nada.
  • o slogan publicitário É o slogan com o qual procura sempre associado a um produto ou de uma série de produtos: pense o famoso Basta fazê-lo empresa Nike. Você também pode registrar antes do IMPI.
  • o denominação de origem É dada a etiqueta para o produto de uma região geográfica particular com as normas de qualidade muito específicos, como acontece com a tequila. O processo a seguir para se obter este serviço é realizado antes do IMPI, mas que é muito diferente dos processos anteriores.
  • 2
    Pense nos benefícios. Se a sua marca for aprovado, você receberá o título de marca, que é válido por 10 anos a partir da data do pedido. Você também pode usar o símbolo ® ou MR, o que restringe a comercialização de produtos com a mesma e dá-lhe a capacidade de cobrar taxas de royalties, franquias abertas, de licenciamento para uso e salve-se o domínio na rede.
  • 3
    Não confunda produto de marca ou serviço. Se você vender dez tipos de brinquedos diferentes, você pode pensar que você tem que pagar para registar o nome de cada um deles, que pode sair muito caro e ser muito complicado se você acabou de começar a resolver.
  • A melhor opção é criar um registro total para tudo o que você vende. Você pode popularizar outros nomes através de marketing e design publicitário, e você pode usá-los sem problemas (mas não exclusivamente), enquanto não usar outra marca.
  • Alternativamente, você pode começar a registrar o nome do produto ou serviço mais bandas, e ir pelo processo para o outro no momento certo.
  • 4
    Identifica o tipo de marca do seu produto. Sabendo que é muito importante reconhecer que, após a aplicação pode encher. Por design, a marca pode ser nominativo, inominada, tridimensional ou mista, e que, coletivamente, de acordo com os registros.
  • o nominativo Refere-se apenas a uma palavra ou palavras, sem qualquer tipo de design. Neste caso, é aconselhável levá-la em preto e branco, para que mais tarde você pode mudá-lo em suas tags ou publicidade. Se você levá-la em vermelho e branco, você tem que ficar com essas cores no futuro, e assim com qualquer outra cor.
  • o inominado Ele consiste apenas de um logotipo, um projeto sem palavras. Como no caso geral, você não pode registrar combinações muito simples, como um quadrado azul. Um quadrado azul com a silhueta de um animal ou uma flor própria é aceitável.
  • o tridimensional Refere-se a uma embalagem ou recipiente. Lembre-se o suco de forma clássica triângulo que o seguro comprado na loja quando você era um miúdo? Pois é uma empresa registada que fabrica marca.
  • o misto É uma combinação dos tipos acima.
  • A marca coletivo Ela só pode ser solicitado pelas empresas de fabricantes ou prestadores de serviços, ou seja, pertence a você e seus parceiros iguais. Conseqüentemente, você não pode transmitir direitos a outros ou dar licenças: as regras para o uso desta sociedade dependem.
  • 5
    Verifique a classe que a sua marca pertence. A classificação de Nice, um acordo internacional assinado pelo México, distingue 45 classes de produtos e serviços que vão desde produtos químicos industriais para tratamentos de beleza. A classificação pode ser encontrada na página IMPI e em outros lugares na rede.
  • Salienta as classes que eles podem retribuir. Se você vender produtos de metal, talvez você tocar classes 6 e 14, relativas aos metais comuns ou preciosos, e até 2 incluindo "metais em folhas e em pó para pintores".
  • Leia atentamente as classes que você marcou como possibilidades. seu produto Só pode corresponder a uma. Inclinar-se sobre a lógica dos produtos agrupados: frutos são separados das bebidas, por isso, se você vender suco de laranja, você começa a classe 32 e não 31.
  • Se você acha que você oferece não entra qualquer tipo, note que vários aponta para a possibilidade de incluir determinados produtos ou serviços de natureza mais geral, que não cobrem outras classes de materiais.
  • parte 2
    Criar uma marca original
    1
    Seja criativo. O mais importante para registrar uma marca ou slogan passo é diferenciar precisamente seu produto ou serviço, tanto quanto possível de todos os outros: se você escolher o nome demasiado gerais, as chances são de que alguém já tomou ou que o IMPI não permitirá usar.


  • 2
    Une vários elementos. Em vez de cookies "Delicias" ou spa "de luxo", acrescenta outra característica ao nome. Pode ser uma referência pessoal ou geográfica, mas se você usar um recurso de um único tipo (bicicletas "Carlos" ou café "Café preto") você pode perder o seu tempo e dinheiro no processo, além de seu produto não seria muito atraente.
  • 3
    Evite nomes conflitantes. Talvez seja surpreendente usar um palavrão, mas o IMPI rejeita os nomes que violem a decência e as boas maneiras. Nem aceita o nome de localizações geográficas ou obras artísticas, palavras demasiado gerais ou de uso comum ou similares ou idênticas a outras marcas.
  • 4
    Não adicionar desnecessária. O nome da marca é simplesmente um ou mais distintivas palavras, mas se você adicionar mais explicações, o seu pedido pode ser rejeitado. Você poderia registrar, por exemplo, "Abelha feliz", mas não "Bee Happy, Sweet Honey", porque doce mel é categoria muito ampla.
  • 5
    Faça uma pesquisa anterior. Desde a originalidade e inovação são muito importantes para a sua proposta for aceita, é desejável que efectúes uma pesquisa detalhada para ver se sua marca, nome comercial, slogan ou logotipo não sendo já utilizado por outra pessoa.
  • Pesquisar rapidamente na Internet e rever os nomes semelhantes aos produtos seus. Carregue o seu logotipo para uma rede social (com restrições de privacidade, se você ainda não o mercado) e utiliza o sistema de reconhecimento de imagem do Google para ver se não há modelos muito semelhantes.
  • Use a marca registrada IMPI Consulta Externa Information Service. Esta é a opção recomendada, pois é através da Internet, é um serviço gratuito e contém informações oficiais. O serviço é uma pesquisa fonética, ou seja, ele é guiado pelo som das palavras que fazem a sua marca.
  • Para verificar a disponibilidade de design a sua marca ou logotipo, você também pode solicitar uma pesquisa figurativa a secção de IMPI ou em seus escritórios. Este serviço tem um custo, mas é muito mais baixa do que um processo de registo inútil.


  • 6
    Não se apegue a sua idéia original. Se você já comercializou uma marca, mas ele pertence a outra empresa ou é muito comum, procurar uma alternativa. Se você insistir em que "porque as pessoas já conhecem o caminho", você pode cometer um crime e limitar o seu potencial de expansão: o potencial de mercado é maior do que o seu mercado atual.
  • Use sua criatividade para resolver o problema. Se você alterar o nome da sua marca, você ainda pode continuar a ser reconhecida por seu logotipo. Não importa se a outra empresa é menor do que o seu ou vendidos no resto do país: neste tipo de questões regidas pelo princípio "primeiro no tempo, pela primeira vez na certa".
  • parte 3
    Tornar o processo
    1
    Escolha um método. Você pode fazer o pedido de registo fisicamente nos escritórios da IMPI (existem vários em todo o país) ou através da Internet. Se você seguiu os passos acima com cuidado, esta parte do processo deve resultarte mais fácil.
    • Fisicamente tem a vantagem de que eles podem aconselhá-lo face a face. A desvantagem é que você terá que levar documentos impressos e, no caso de inominada tridimensional marcas ou mistos, colar na foto formato ou no rótulo, (com um máximo de 10 x 10 centímetros dimensões mínimas de 4 x 4 e ).
    • Se você fazer on-line, você pode fazer tudo a partir do conforto da sua casa, mas você também tem que ser paciente para carregar os documentos que eles pedem e fazê-lo em um bom computador com uma boa conexão. De preferência, o sistema de captura utiliza IMPI, o SOLMARNET.
  • 2
    Preencher o formulário. Observe o tipo correto de sinal distintivo que deseja usar. Ele indica o nome da empresa ou a pessoa que tem o registro do título Brand. Se houver mais do que um proprietário, listar todos os dados. Indica um endereço para receber notificações.
  • Ele indica o tipo de marca ea data a partir da qual a utilização, ou se você ainda não utilizado. Grave a classe a que pertence e especifica o endereço de sua empresa: apenas um.
  • Escrever frases e imagens que aparecem no rótulo, mas não querem se inscrever, como conteúdo líquido ou código de barras.
  • Se você estiver fazendo o processo on-line, imprimir formato para assinar, digitalizá-lo e enviá-lo para o sistema.


  • 3
    Efetuar o pagamento. Você pode fazê-lo em um banco de material ou na Internet através do (PASE) IMPI sistema de marca on-line Portal de pagamento e serviços electrónicos. Se você escolher esta opção, você precisa ter uma força de Assinatura Electrónica (FIEL), que se encontra pendente no Sistema de Administração Tributária (SAT).
  • No site da IMPI você pode baixar o formulário para pagamento no balcão. Para pagamento eletrônico também é preciso ter uma conta Bancomer, Banamex ou Scotiabank para fazer a transferência.
  • O custo do procedimento não é excessivo, mas é significativa. Certifique-se de verificar os custos atuais na página IMPI e ter os fundos necessários.
  • 4
    Ele inclui ou documentos de carga que o acompanha. A única obrigatória em todos os casos é o Pagamentos formato eletrônico para serviços, mas se você registrar seu nome de marca de duas ou mais pessoas também precisam de um orientações documento conversa. Pedimos um Atos Fé se você quer gravar um nome comercial.
  • parte 4
    resistindo espera
    1
    Seja paciente. O tempo de resposta é IMPI entre 6 e 9 meses. Mais uma razão para tornar o processo o mais rápido possível, certo?
  • 2
    Fique atento. Sua aplicação vai passar por um exame de forma e conteúdo, e se você estiver em falta quaisquer documentos ou se houver algum dado incorreto, IMPI irá notificá-lo. Você tem dois meses para responder- caso contrário, o pedido será rejeitado.
  • 3
    Use a "Marca no processo de registro." Lenda É algo que pode incluir gratuitamente em suas tags como você espera para o título.
  • dicas

    • Participar de um aconselhamento workshop. IMPI e outras instituições, como o Ministério da Economia continuamente normalmente oferecem workshops e conferências para aconselhar os agricultores em várias partes da república. Você também pode pedir orientação por telefone ou através da página IMPI chat.
    • Não pare de fazer o procedimento, porque você não quer pagar impostos. Você não tem que ser registrado no SAT para registrar uma marca: você só precisa ser se você quiser usar o FIEL para pagamento de processamento por via electrónica.
    • Se você tiver aplicado para ou ter o registo da marca em outro país, grava os dados no aplicativo. Você tem três meses para apresentar a documentação para esse procedimento, o que lhe dá o direito de "prioridade reivindicada", ou seja, para ser reconhecido como data de depósito legal da aplicação no México, a data do pedido no exterior. Isto pode servir para ganhar o direito de um concorrente que tem registrado uma marca antes de você.
    • Se a sua marca é bem sucedida, não espere para ser para terminar os dez anos desde que você tem o título renova antes do prazo expirar ou você corre o risco de perdê-lo por causa dos prazos atrasados.
    • Se você quiser a marca já tiver sido registada, mas acho que não foi explorado, pode solicitar a prova da utilização. Se ele tem sido usado por três ou mais anos consecutivos, você pode cancelar o titular.

    avisos

    • No caso de o processo vai parecer muito complexo, você pode contratar uma empresa de consultoria especializada. Observe que isso pode aumentar o custo para o dobro ou o triplo e, por vezes, os mesmos especialistas cometer erros.
    • Antes dentro de 5 anos, qualquer marca pode ser declarado nulo, a pedido de um terceiro, se qualquer um dos fundamentos do artigo 151 da Lei de Propriedade Industrial, e o fato de que pode haver confusão entre ela e outra marca registrada é cumprida anteriormente.
    Artigos Relacionados