Como migrar do windows para linux
A orientação sugestiva sobre como migrar do Windows para Linux. Obter uma amostra de Linux sem interromper a sua instalação do Windows.
passos
1
Escolha uma distribuição Linux. A investigação é fundamental. Investiga sobre a melhor GNU / Linux para você. Somos todos diferentes, e distribuições Linux estão tão bem, mas é provável que seja um (ou dois) que você gosta mais do que outros. Se você é novo para este sistema operacional, provavelmente melhor para tentar algo como Ubuntu, Debian, Fedora, OpenSuse, Mandriva, PCLinuxOS ou Linux Mint. Essas distribuições são destinados a usuários inexperientes, e ajudá-lo ao longo do caminho. A distribuição Ubuntu não envia um CD sem custo, mas existem sites que cobram uma pequena taxa para o transporte. O mais rápido e provavelmente a maneira mais barata de obter o Linux é o download de uma imagem .iso a partir do site da distribuição e gravá-lo em um CD ou criar um flash drive de boot usando uma ferramenta como Pendrivelinux. Ubuntu é atualmente o mais popular distribuição para novos usuários Linux e tem fóruns de suporte ativos.
2
versões de teste "CD ao vivo" primeiro, assumindo que o seu computador irá inicializar a partir do CD-mais fazer. Maioria das distribuições oferecem ISOs em CDs independentes em seus sites, que você pode então gravar em um CD. Um CD ao vivo significa que o Linux é completamente executado a partir do CD e não toca a sua instalação do Windows. Isso permite que você experimentar alguns dos recursos que Linux oferece limpar a sua instalação existente do Windows. Se o seu computador não inicializa a partir de um CD ao vivo na primeira tentativa, tente olhar para a ordem de inicialização no BIOS do seu computador e configurar o CD-ROM em uma prioridade maior do que o seu mestre.
3
Use aplicações Linux que tenham sido portados através do Windows ou aplicações multi-plataforma. , audácia, VLC, Inkscape e GIMP Eles são bons exemplos. Usando estas aplicações irão ajudá-lo a se acostumar com o tipo de aplicações disponíveis no Linux. O uso de aplicativos de código aberto será um verdadeiro impulso quando você fazer a mudança, e será relativamente indolor para, por exemplo, um usuário XChat XChat usar em seu novo sistema, ao invés de um usuário mIRC (Ou outro cliente de IRC para Windows apenas) ter que aprender um programa completamente novo.
4
Faça um backup de todos os dados importantes antes de fazer qualquer outra coisa. Se você cometer um erro ao instalar o Linux, você pode precisar reformatar seu disco rígido para voltar tudo em seu lugar. Nesse caso, você perderá todos os seus dados. É muito importante que você faça backup, se necessário.
5
Obter CD de instalação do Linux. Se você iniciar o computador a partir de um CD, você irá guiá-lo através dos passos necessários para instalar o Linux. Algumas distribuições, como o Ubuntu, realmente instalados a partir de um CD ao vivo, então não há necessidade de baixar uma imagem adicional.
6
Escolher qual sistema operacional para inicializar uma vez que você terminar de instalar Linux. Isso é chamado de dual boot. É aconselhável fazer isso antes de se tornar completamente para o Linux, ter uma opção para voltar a cair se algo der errado.
7
Sinta-se confortável com o Linux. Com o passar do tempo, você vai achar que você precisa para começar com o Windows cada vez menos. Usando Linux é uma experiência de aprendizagem. Certifique-se de aproveitar ao máximo a ajuda do "comunidade"Disponível para a maioria das distribuições Linux. Geralmente há uma grande comunidade onde você pode fazer perguntas e encontrar as pessoas mais predispostas a ajudar com quaisquer problemas que você tem. Certifique-se de usar as funções de pesquisa do Google e nos sites da comunidade, uma vez que é possível que algumas pessoas se sentem desconfortáveis em ter de responder às mesmas perguntas em fóruns e no IRC. Visite apoiar a sua distribuição ou perguntas mais frequentes (FAQ por sua sigla em Inglês).
8
Limpar sua partição Windows (dedicado o seu Linux disco inteiro) uma vez que você se sentir confortável com o Linux. É muito provável que nunca mais voltar!
dicas
- Experiência. Algumas versões do Linux, tais como `Puppy Linux` e run `Damn Small Linux` a partir do CD ou cartões de memória (Puppy Linux facilmente em um cartão de memória de 128 MB, enquanto DSL ocupa 50 MB apenas) e não utilizados todo o disco rígido do computador (a menos que você quiser). Baixar um arquivo "iso" e usar "UNetbootin ` transferi-lo para um cartão de memória USB, ou um programa como "Nero" para gravar o arquivo de imagem .iso em um CD (não funcionará se apenas cópias).
- Se você quiser jogar jogos, software de teste VINHO, Loki ou executar o Windows em uma máquina virtual kqemu ou qemu. Existem também vários jogos criados pensando Linux, tais como Nexuiz ou The Battle for Wesnoth. Dependendo do seu gosto em jogos, talvez você pode encontrar algo que você goste e que funciona de forma nativa.
- Linux é muito diferente do Windows no sentido de que cada indivíduo prefere uma distribuição diferente recomendado. Ubuntu e Kubuntu são um exemplo comum deste. Ambos são iguais no núcleo, mas têm diferentes ambientes de trabalho. Então, se você sentir que você precisa para tentar uma distribuição diferente (desde que você está seguro e ter um conhecimento razoável de como lidar com), baixar e gravar um CD sempre vale a pena.
- Se você pensa sobre a mudança para uma distribuição diferente, ajudar a encontrar um que é semelhante a sua distribuição atual. É especialmente útil para alguns repositórios são compartilhados. Esta imagem dá-lhe uma "arvore familiar" muito boas distribuições: https://en.citizendium.org/images/a/a1/Linux_distro_timeline.jpg
avisos
- Use sua distribuição! Muitas pessoas usam o Linux como o Windows, o download de programas a partir de sites aleatórios e tentar instalá-los. Não faça isso a menos que você está com alguém que pode ajudar. Na maioria das vezes, a sua distribuição já tem o programa que você quer, é só usar o gerenciador de pacotes para instalar a distribuição. Se ele não estiver lá, pesquisar na web do programa para a versão de sua distribuição. Nunca baixar ou instalar um programa criado para outras distribuições, uma vez que a maior parte do tempo não vai funcionar ou vai confundir e prejudicar a distribuição de longo prazo. Instalar a partir da fonte (pacotes src * *) não é difícil, mas provavelmente ainda não possuem conhecimento suficiente para fazê-lo. Não tente fazer isso se você não tem instruções ou alguém para ajudá-lo.
- Escolha cuidadosamente a sua distribuição. Ubuntu é provavelmente um bom começo para usuários do Windows, enquanto distribuições como Gentoo ou Slackware exigem conhecimento íntimo e nível de conforto com Linux.
- Vamos Linux fazer o trabalho. Na maioria das vezes, encontrar e baixar os drivers necessários para todos os seus dispositivos, e até mesmo montar sua partição do Windows.
- O mundo Linux é (em geral) mais amigável para os novatos do que outros sistemas, e novos usuários são geralmente bem vinda e encorajada em vários fóruns de distros `. MAS antes de fazer uma pergunta se certificar de que você não fez 1.000 vezes antes. Todos têm um serviço de pesquisa e não usá-lo é uma maneira garantida de irritar os outros!
- Verifique se você sabe o uso de chips que vídeo. Todos os chips de vídeo são apoiados modo texto, ea maioria são suportados pelo Windows para resolver capacidades. No entanto, muitos não podem ser apoiados para 2D e 3D aceleração de disco rígido. Há instruções para o carregamento de unidades de aceleração ATI e nVidia para a maioria das distribuições Linux em vários sites da Internet.
- Devido a restrições legais, muitas versões do Linux podem nenhum software adicional (conhecido como "codecs") Para permitir que os jogadores de mídia para jogar (por exemplo) DVDs comerciais. Você deve saber onde e como obter esses codecs e usar o seu gerenciador de pacotes para instalar a versão Linux. Por exemplo, os usuários do Ubuntu (ou suas variantes) pode entrar no site `Medibuntu`. Lá você vai encontrar instruções sobre o que fazer.
- Brincar com Linux. Quanto mais você usa, mais você vai entender. Não tente executar todos os programas do Windows no Linux através do Wine, uma vez que a maioria deles têm programas equivalentes em Linux. A mudança é sempre difícil. Mesmo mudando as aplicações do Windows pode perder seus velhos aplicações e funções, mas é normal. As diferentes aplicações funcionam de maneiras diferentes, escolha o que o melhor é uma questão de gosto.
- Instalar uma unidade externa só se você estiver 100% certo de que sua BIOS vai deixar você fazer isso. Se não for, você pode não ser capaz de inicializar o Windows e Linux, e será preso usando o CD ao vivo, se você tiver um.