Como usar linux

Hoje, a maioria dos computadores usam alguma versão do Microsoft Windows, mas muitos desktops e servidores muitos estão começando a usar Linux, um sistema operacional Unix-like livre. Aprender a lidar com o Linux pode parecer difícil no início, parece muito diferente do Windows, mas pode ser uma experiência fácil e gratificante.

passos

1
Se familiarizar com o sistema. Tente fazer o download e instalá-lo sozinho em seu computador, você pode manter seu sistema operacional atual e dedicar uma parte do seu disco rígido para o Linux (mas você pode executar os dois sistemas em simultâneo com o VirtualBox). Este artigo encontra plano útil para executar o Windows e Linux no mesmo computador.
  • 2
    Teste o seu hardware com um "Live CD" fornecido por muitas distribuições Linux. Isso é útil se você se sentir desconfortável a instalação de um segundo sistema operacional em seu computador. Um live CD lhe permitirá iniciar no ambiente Linux a partir do CD, sem instalar nada no seu computador. Ubuntu e algumas outras distribuições Linux também oferecem CDs ou DVDs que suportam a inicialização no modo Live e, em seguida, instalá-lo a partir do mesmo disco.
  • 3
    Tente realizar as tarefas normalmente exercem com o seu computador. Busca soluções se você não pode usar o processador de texto ou gravar um CD, por exemplo. Anote o que você quer, o que você pode eo que você não pode fazer, antes de vadear.
  • 4


    Saiba distribuições Linux. Quando dizemos "Linux", que geralmente se referem a um "GNU / Linux". A distribuição é um conjunto de software que funciona acima um pequeno programa chamado kernel (ou núcleo) do Linux.
  • 5
    Considere o dual boot, o que lhe permite compreender a partição, permitindo-lhe continuar usando o Windows. Apenas lembre-se de fazer backup de todos os seus dados pessoais e suas configurações antes de tentar dual boot.


  • 6
    Instalar o software. Acostume-se a instalar e desinstalar software você não é bom lata. Compreender o gerenciamento de pacotes e repositórios é bom entender fundamentalmente Linux.
  • 7
    Saiba como usar a interface de linha de comando, também conhecido como "terminal", "janela de terminal" ou "shell". Uma das principais razões pelas quais muitos usuários são passados ​​para Linux é as características do terminal, então por favor não se deixe intimidar. É um poderoso aliado que tem as mesmas limitações que a linha de comando do Windows. Você pode usar Linux sem saber um terminal tão facilmente quanto podiam no Mac OSX. No entanto, se você estiver interessado em aprender sobre o shell bash, fazê-lo, porque pode ser uma grande comodidade. Se você optar por usar um escudo, é importante notar que, se você digitar um comando seguido de --help, como ls --help, você será dada uma breve explicação sobre o comando, enquanto o homem ls ou informações ls irá dar uma explicação muito mais profundo. uso "a propósito" Você pode ajudá-lo a encontrar um comando para fazer determinada tarefa. tentar "user apropos" para ver uma lista de comandos que têm a palavra "usuário" em sua descrição.
  • 8


    Familiarize-se com o sistema de arquivos Linux. Primeiro você vai perceber que não é mais o "C: " que você se acostumou com o Windows. Tudo começa no sistema de arquivos raiz (aka "/"), e vários discos rígidos são acessados ​​a partir do diretório / dev. Seu diretório pessoal no Windows XP e 2000 poderia ser encontrado em C: Documents and Settings agora está localizado em / home.
  • 9
    Investiga o potencial de sua instalação Linux. Tente partições criptografadas, os sistemas mais recentes e de arquivo mais rápido (como btrfs), discos paralelos redundantes que aumentam a velocidade ea confiabilidade (RAID), para tentar instalar o Linux em uma memória USB, que você pode fazer muitas coisas!
  • dicas

    • Existem inúmeros sites e listas de discussão na Internet com informações sobre Linux. Experimente o Google para encontrar respostas para suas perguntas.
    • Livros editoras como John Wiley & Sons, O`Reilly e No Starch Press valem a pena ser comprado para aprender sobre Linux. Há também "No começo ... era a linha de comando" ( "In the Beginning ... era a linha de comando"), Neal Stephenson, e "LINUX: Usuário de Rute Tutorial e Exposição" ( "LINUX: Exposição e Tutorial para o Usuário ").
    • Lembre-se que somente DOS usa barras invertidas ( "") para delimitar diretórios, enquanto o Linux usa a barra ( "/"). As barras invertidas são usados ​​em Linux especialmente para caracteres de escape (por exemplo, n é de nova linha, t é um caractere de tabulação).
    • Consulte a diretórios como "diretórios" e não como "pastas". Embora as duas palavras parecem sinónimo, as "pastas" são um conceito do Windows.
    • Construa o seu primeiro sistema Linux pensar sobre um recurso específico, e siga o passo a passo de documentação. Por exemplo, as etapas para configurar um servidor de correio são bastante simples, e você pode encontrar muitos sites que irão ajudá-lo passo a passo. Isto irá familiarizá-lo com a localização das coisas, o que eles fazem, e como alterá-las.
    • Você pode obter ajuda de praticamente qualquer programa ou distribuição de chat irc.freenode.net servidor (por exemplo #debian, #ubuntu, #python, #Firefox, etc.).
    • Seja paciente e estar preparado, se você realmente quer aprender a usar o GNU. Evite distro para distro mudar o seu para encontrar trabalho bem em tudo. Você vai aprender bem se você consertar o que não funciona.

    avisos

    • Em todos os sistemas * nix (Linux, UNIX, * BSD, etc.), a conta de administrador ou raiz é "root". Você é o administrador do seu computador, mas "root" não é a sua conta de usuário. Se o processo de instalação não faz, e fazer-se uma conta regular com "useradd "E usá-lo para as suas tarefas diárias. A razão para esta separação entre você e o usuário administrador, você é que * nix sistemas assumir raiz sabe o que está fazendo e que não é malicioso. Portanto, não há avisos. Se você digitar alguns comandos do sistema excluirá silenciosamente cada um dos arquivos em seu computador, sem pedir confirmação, só porque é chamado de raiz.
    • Pode ser tentador para entrar cegamente os códigos que você encontra em um site, esperando para fazer as tarefas. No entanto, esta muitas vezes não consegue ter uma nova versão, ligeiramente hardware diferente, ou outra distribuição. Tente executar cada código com a opção -help para entender o que ele faz. É, portanto, mais fácil de organizar vários pequenos problemas (/ dev / sda -gt; / dev / sdb, por exemplo), tornando assim a tarefa descrita.
    • Às vezes as pessoas sugerem comandos mal-intencionados, para que você deve analisar cuidadosamente os comandos antes de tipearlos.
    • Não execute rm-rf / ou sudo rm-rf / a menos que você está pensando seriamente eliminar todas as suas informações. Execute o comando "man rm" para mais detalhes.
    • Da mesma forma, você não criar um arquivo chamado "rf". Se você executar um comando para excluí-lo, levará "rf" como um argumento para a linha de comando e apagar todos os arquivos no diretório e todos os subdiretórios também.
    • Sempre backup de seus arquivos antes de tentar re-particionar seu disco quando você instalar o Linux. Faça backup de seus arquivos em mídia removível, como CDs, DVDs, drives USB ou um disco rígido diferente (não é uma partição).

    Coisas que você precisa

    • computador adequado
    • sistema Linux
    Artigos Relacionados