Como fazer um overclock

5 partes:prepararAumentar relógio básicaAumentar o multiplicadorAumentar a tensãoteste de força máxima

Overclocking tem sido tradicionalmente estritamente do domínio de nerds, mas ao longo dos anos, os fabricantes de hardware têm feito o processo básico é muito mais simples. Overclocking pode dar o seu computador um aumento significativo no desempenho sobre o risco potencial de danificar o hardware em si. Encontrar um equilíbrio durante overclocking é mais uma forma de arte do que uma ciência, uma vez que cada peça de hardware reage de forma diferente. Leia os passos abaixo para começar a fazê-lo em seu próprio computador.

parte 1
preparar
1
Ele entende os conceitos básicos de overclocking. Overclocking é o processo de aumentar a velocidade do clock e tensão do seu computador para melhorar o desempenho. É uma excelente maneira de dar uma melhoria extra para uma máquina antiga ou a remoção de um pouco mais de potência em um computador econômico. Para os entusiastas, overclocking é essencial para chegar à taxa máxima de quadros de programas intensivos.
  • Overclocking pode danificar os componentes do computador, especialmente se o hardware não foi desenhado para isso ou se você aumentar a tensão também. Você só deve fazer isso se você tiver problemas com a possibilidade de destruir o hardware.
  • Existem dois sistemas que dão os mesmos resultados com overclocking, mesmo se eles têm exatamente o mesmo hardware. Isto é porque o overclock é muito afectado por pequenas variações no processo de fabrico. Não baseie suas expectativas exclusivamente sobre os resultados que você lê na internet para o hardware que você tem.
  • Se você está procurando, basicamente, aumentar o desempenho em jogos de vídeo, você pode querer realizar overclocking sua placa gráfica, assim, provavelmente, ver melhores resultados.
  • Laptops não são muito bons candidatos para este procedimento, porque as suas capacidades de refrigeração são limitadas. Você vai ter um desempenho muito melhor em um ambiente de trabalho onde você tem um melhor controlo da temperatura.
  • 2
    Baixar as ferramentas necessárias. Você vai precisar de alguns programas aferição e as ferramentas para testar a resistência, a fim de testar adequadamente os resultados de overclocking. Estes programas testar o desempenho do seu processador, bem como sua capacidade de manter este desempenho ao longo do tempo.
  • CPU-Z: Este é um programa de monitoramento simples que lhe permite ver rapidamente a velocidade do clock e tensão no Windows. Nenhuma ação, mas é um programa fácil de usar controle que ajuda a garantir que tudo funciona corretamente.
  • Prime95: este é um programa aferição amplamente utilizado para testar a resistência. Ele é projetado para funcionar por longos períodos de tempo.
  • LinX: Este é um outro programa para medir a resistência. É mais leve que o Prime95 e é bom para testar entre cada mudança.
  • 3
    Verifique a placa-mãe e processador. Quando se trata de overclocking, diferentes placas-mãe e processadores terá diferentes capacidades. Há também pequenas diferenças quando se trata de realizar um overclock no processador AMD e Intel chipset, mas o processo geral é a mesma. A coisa mais importante que você deve procurar é se o multiplicador é desbloqueado ou não. Se o multiplicador é bloqueado, só é possível ajustar a velocidade do relógio, que geralmente produz menos resultados.
  • Muitas placas-mãe são projetados para overclocking e deve dar acesso total aos controles de overclocking. Verifique a documentação do computador para determinar os recursos de sua placa-mãe.
  • Alguns processadores são mais adaptados para suportar overclocking do que outros. Por exemplo, a linha "K" da Intel i7 é projetado especificamente para overclock (por exemplo, Intel i7-2700K). Você pode encontrar o modelo do seu processador, pressionando a tecla ganhar+pausa e procure na seção Sistema.
  • 4
    Executa uma resistência padrão de teste. Antes de iniciar o processo de overclocking, executar um teste de resistência utilizando a configuração padrão. Isto lhe dará um ponto de referência quando você começa a comparar com o overclocking e também irá mostrar se há algum problema com a configuração do sistema que você precisa para resolver antes do overclocking-lo pior.
  • Certifique-se de verificar a temperatura durante o teste de resistência. Se for maior que 70 ° C (158 ° F), você provavelmente não pode fazer muito overclocking antes que a temperatura torna-se perigoso. Você pode precisar de aplicar uma pasta térmica ou instalar um novo dissipador de calor.
  • Se o sistema falhar durante os testes de resistência padrão, então provavelmente há um problema com o hardware que você precisa para resolver antes de começar overclocking. Verifique se o seu RAM para ver se há algum erro.
  • parte 2
    Aumentar relógio básica
    1
    Abra o BIOS. Você vai executar a maioria das mudanças o BIOS do computador, que é o menu de configuração que pode ser acessado antes do carregamento do sistema operacional. Você pode acessar a maioria das BIOS, pressionando a tecla excluir durante a inicialização do computador. Outras teclas que podem ser utilizados são F10, F2 e F12.
    • Todos os BIOS são diferentes, então os rótulos de menu e locais podem variar entre sistemas. Não tenha medo de investigar o sistema de menus para encontrar o que você precisa.
  • 2
    Abra o "Frequency / Voltage Control" opção (Contol frequência / tensão). Este menu podem ser marcados de forma diferente, tal como "Overclocking". Este é o menu onde você vai passar a maior parte do tempo, ele vai permitir que você ajustar a velocidade do computador e da tensão que recebe.
  • 3
    Reduzir o barramento de memória de velocidade. Para evitar erros de memória causar, você deve reduzir o ônibus antes de continuar. Isso pode ser designado como "Multiplicador da Memória" (Memória Multiplier), "Frequency memória DDR" (frequência de memória DDR) ou "Rácio de memória" (memória Ratio). Colocá-lo para baixo para o valor mais baixo possível.
  • Se você não consegue encontrar as opções de freqüência de memória, pressione ^ Ctrl + Alt+F1 no menu principal do BIOS.
  • 4
    Aumenta a base do relógio em 10%. A base do relógio, também referido como barramento frontal ou a velocidade do barramento, o processador é a base da velocidade. Normalmente, uma velocidade mais baixa, deve ser multiplicado núcleo para atingir a velocidade máxima. A maioria dos processadores pode lidar com um rápido aumento de 10% no início do processo. Por exemplo, se o relógio básico é de 100 MHz e o multiplicador é 16, a taxa de clock é de 1,6 GHz. Aumento de 10% lo de uma vez mudar o clock base de 110 MHz e a velocidade do clock 1,76 GHz.


  • 5
    Executa um teste de resistência. Depois de ter feito o aumento inicial de 10%, reinicie o computador e inicia o sistema operacional. Linx iniciar o programa e executá-lo por alguns ciclos. Se não houver problemas, você está pronto para prosseguir. Se o sistema é instável, talvez você não pode obter um melhor desempenho com overclock e necessidade de redefinir as configurações padrão.
  • 6
    Aumenta clock base até que o sistema torna-se instável. Em vez de aumentar em 10% a cada vez, você quer reduzir os aumentos a 5 ou 10 MHz de cada vez. Isto permite-lhe encontrar o ponto ótimo com mais facilidade. Executar um programa aferição sempre que você faça os ajustes para chegar a um estado instável. O mais provável é que a instabilidade é porque o processador não recebe energia suficiente a partir da fonte de alimentação.
  • Se sua placa-mãe não permite que você para ajustar o multiplicador, então você pode passar para a quarta seção deste guia. Se você pode ajustá-lo para a próxima seção para fazer e obter maior benefício. Certifique-se de registar as definições actualmente usar se você quiser voltar para ele mais tarde.
  • parte 3
    Aumentar o multiplicador
    1
    Diminui a base do relógio. Antes de começar a aumentar o multiplicador, que pretende abrandar um clock base pequena. Isto irá aumentar o multiplicador mais precisamente. Use um relógio menor base e um multiplicador mais elevado conduzirá a um sistema mais estável, mas uma base de clock mais altas com tempos mais baixos produzem melhor desempenho. O objetivo é encontrar o equilíbrio perfeito.
  • 2
    Aumenta o multiplicador. Uma vez que você tenha ido um pouco para baixo multiplicador de clock base começa a aumentar em incrementos de 0,5. O multiplicador pode ter o nome de "Relação de CPU" ou algo similar. Quando você encontrá-lo pela primeira vez, poderia ser definido como "Automático" em vez de um número.


  • 3
    Faça um teste de resistência. Reinicie o computador e executar o programa aferição. Se o seu computador não tiver quaisquer erros depois de alguns testes com o programa aferição, É possível aumentar ainda mais o multiplicador. Repita este processo cada vez que você aumentar o multiplicador.
  • 4
    Monitores temperaturas. Certifique-se de prestar muita atenção para os níveis de temperatura no processo. Você poderia chegar a um limite de temperatura antes que o sistema torna-se instável. Se este for o caso, você poderia ter alcançado os limites da sua capacidade de overclocking. Neste ponto, você deve encontrar o melhor equilíbrio entre o aumento do clock base e multiplicador.
  • Enquanto cada computador tenha um intervalo de temperatura diferente segura, a regra geral é a não deixar chegar a 85 ° C (185 ° F).
  • 5
    Repita o processo até chegar ao acidente limite e computador. Agora você deve ter configurações que só faz seu computador se tornar instável. Enquanto a temperatura é mantida dentro de limites seguros, você pode começar a ajustar os níveis de tensão para permitir um maior aumento.
  • parte 4
    Aumentar a tensão
    1
    Levanta a tensão do núcleo da CPU. Isto pode ser designado como "Vcore tensão" (processador de tensão do núcleo). Aumentando a tensão para além dos limites de segurança pode rapidamente danificar o computador, assim que esta é a parte mais meticulosa e potencialmente perigosa do processo de overclocking. Cada CPU e placa-mãe pode lidar com cada diferentes aumentos de tensão, então preste atenção a temperatura extra.
    • Quando você aumenta a voltagem do núcleo, fazê-lo em incrementos de 0,025. Se você aumentar mais, você corre o risco de ir muito alto e danificar os componentes.


  • 2
    Faça um teste de resistência. No final da primeira elevação, executar um teste de resistência. Desde que você deixou o sistema em um estado instável na seção anterior, o seu objetivo é ter um teste de resistência estável. Se o sistema é estável, certifique-se de que a temperatura permanece num nível aceitável. Se o sistema é instável, tente diminuir o multiplicador ou a velocidade do clock base.
  • 3
    seção traseira do clock base ou multiplicador. Uma vez que você conseguiu estabilizar o sistema, aumentando a tensão, você pode voltar a aumentar clock base ou multiplicador, dependendo do que você deseja alcançar overclocking. Fazê-lo nos mesmos pequenos aumentos a corrida de resistência até que o sistema estabilizado novamente.
  • Desde a definição de temperatura tensão aumenta para o máximo, seu objetivo deve ser o de maximizar a configuração do clock base e multiplicador para o mais alto desempenho ao menor tensão possível. Isso vai exigir muito ensaio e experimentação de erro bem como testar diferentes combinações.
  • 4
    Repetir o ciclo até que uma tensão ou temperatura elevada. No final, você chegará a um ponto onde você não pode fazer qualquer aumento ou a temperatura atingir níveis perigosos. Este é o limite de sua placa-mãe e processador, e, provavelmente, não pode ir além deste ponto.
  • Em geral, você não deve aumentar mais de 0,4 de tensão acima de seu nível ou superior a 0,2 original, se você usar um sistema básico de refrigeração.
  • Se você atingir o limite de temperatura antes de chegar a uma tensão limite, você poderia fazer mais aumentos para melhorar o sistema de arrefecimento em seu computador. Você pode instalar um dissipador de calor ou ventilador mais potente ou optar por uma solução de refrigeração líquida mais caro, mas muito mais eficaz.
  • parte 5
    teste de força máxima
    1
    Retorna para a última configuração segura. Diminui clock base ou multiplicador para a última configuração estável. Esta será a sua velocidade novo processador e se você tiver sorte, será significativamente maior do que era antes. Se tudo começa bem, você está pronto para o teste final.
  • 2
    Ele aumenta a velocidade da memória. Ele aumenta a velocidade da memória para os seus níveis iniciais. Fazê-lo lentamente, testando a resistência no processo. Você pode não ser capaz de aumentar seus níveis originais novamente.
  • uso Memtest86 para testar a memória como para aumentar a frequência novamente.
  • 3
    Executa um teste de resistência prolongada. Abrir Prime95 e executa o teste durante 12 horas. Isto pode parecer muito tempo, mas o seu objectivo é garantir a estabilidade sólida por longos períodos. Isto produzirá uma melhor e mais fiável do desempenho. Se o seu sistema torna-se instável durante o ensaio ou a temperatura atinge níveis inaceitáveis, você precisa voltar e reajustar a velocidade de relógio, multiplicador e voltagem.
  • Quando você abre Prime95, seleciona a opção "Apenas Stress Testing" (executar apenas um teste de resistência). Clique em Opções (Options) → Torture Test (Teste de tortura) e configurá-lo para "FFT pequeno".
  • Geralmente atingem uma temperatura limite não é um problema, uma vez que a força Prime95 para o seu computador do que a maioria dos programas. Talvez até você quiser diminuir o overclocking um ponto para ter certeza. A temperatura em estado de repouso não deve exceder 60 ° C (140 ° F).
  • 4
    Faça alguns testes na vida real. Embora os programas de teste de resistência são excelentes for`ll certificar-se de que o seu sistema é estável, você quer ter certeza de que ele pode lidar com a aleatoriedade de situações da vida real. Se você é um jogador de videogame, abre o jogo mais exigente que você tem. Se você codificar vídeo, tente codificar um Bluray. Certifique-se de que tudo funciona como deveria. Talvez ele funciona ainda melhor agora!
  • 5
    É preciso ainda mais o processo. Este guia apenas arranha a superfície do que pode ser feito quando se trata de overclocking. Se você quiser saber mais, você deve conduzir a pesquisa e experimentação. Existem várias comunidades dedicadas ao overclocking e suas várias áreas afins, tais como a refrigeração. Alguns dos mais populares são Overclockers.com e Overclock.net Hardware de Tom, e todos eles são ótimos lugares para começar a procurar informações mais detalhadas.
  • avisos

    • Execute overclocking com aumentos de tensão encurtar a vida útil do seu hardware.
    • Dependendo do fabricante, isto pode anular a garantia de seu computador. Algumas marcas, como a EVGA e BFG continuará a atender a garantia, mesmo depois de ter feito o overclocking do dispositivo.
    • Você precisa de um sistema de refrigeração bom para um overclocking poderoso.
    • Na maioria dos computadores fabricados pela Dell (exceto para o XPS linha), HP, Gateway, a Acer, a Apple, etc. Não é possível overclocking porque a opção para mudar o FSB (que significa front-side bus) e a voltagem da CPU não está disponível no BIOS.
    Artigos Relacionados