Como instalar o arch linux

3 partes:

Conteúdo

Inicia o processo de configuraçãoCriar partições em seus discosInstale Arch Linux

Arch Linux é uma estrutura leve de distribuição Linux, projetado mais do que qualquer coisa a ser orientado para os usuários e não para torná-lo fácil de usar para iniciantes. princípios arco são auto-educação e experimentação, eles não dar-lhe passo a passo o que fazer. Arch Linux instalação é um pouco mais complexo do que outras distribuições, mas não leva muito tempo.

parte 1Inicia o processo de configuração

1

Baixar a imagem de instalação Arch. Arch Linux pode ser baixado em formato ISO, o que lhe permite gravar em um CD ou DVD virgem e instalar diretamente do CD.

2

Grave o ISO você acabou de baixar para um CD em branco. Se você estiver usando o Windows 7, 8 ou OS X, você pode clicar com o botão direito do ISO e selecione "Copiar Imagem de Disco". Se você estiver usando uma versão mais antiga do Windows, é necessário instalar um programa para copiar imagens para álbuns como ImgBurn.

  • Clique aqui para obter instruções detalhadas sobre como gravar arquivos ISO em DVD.
  • Você pode usar o utilitário USBWriter para converter uma unidade USB em uma instalação disco Arch Linux se o seu computador não tem nenhuma unidade de disco.

3

Suporta informações do seu computador ou unidade onde está a instalar o Arch Linux. Instalando o Arch Linux (ou qualquer outro sistema operacional) apagará todos os dados na partição do disco rígido onde ele será instalado. Se você estiver usando apenas uma partição no seu computador, Arch Linux apagar todas as informações no seu computador.

4

Insira o disco de instalação ou drive USB no computador onde está a instalar o Arch Linux. Reinicie o computador.

5

Pressione a tecla que lhe permite alterar a ordem de inicialização. Em computadores mais recentes, é a chave F12, embora a chave exata aparece durante a inicialização. Se nenhuma tecla para mudar a ordem de inicialização não aparecer, pressione a tecla para entrar na BIOS (que é normalmente F1, F2, F10 ou o.)

6

Escolha a sua unidade de instalação de sua unidade de inicialização principal. Se você está no menu do BIOS, geralmente há um menu que permite definir a ordem de arranque. Você precisa selecionar a unidade que contém a instalação do Arch Linux como a unidade primária.

7

selecionar .Bota Arch Linux e pressione entrar. Se você não ativar essa opção ou iniciar o computador como faz normalmente, então você não selecionar a unidade correta.

  • Se você estiver indo para iniciar no modo UEFI, o menu irá dizer Arch Linux x86_64 UEFI archiso.

8

Teste a sua ligação à Internet. Arch Linux tentar estabelecer uma conexão com a Internet durante o processo de inicialização. Você pode testar essa conexão através de ping um site. Por exemplo Google com o seguinte comando: de ping google.com -c 3.

  • Se não for possível estabelecer uma conexão, verifique se o cabo Ethernet está bem conectado ou você está perto o suficiente para o modem sem fio para obter um bom sinal.

parte 2Criar partições em seus discos

1

Exclui partições existentes. Por simplicidade, este guia irá explicar como instalar o Arch Linux a partir de um CD em branco sem inicializar dois sistemas operacionais. escrever sgdisk --xap-all / dev / sda e pressione entrar. Isto irá apagar todas as informações no disco rígido, por isso certifique-se de backup de todas as suas informações em primeiro lugar.

  • Se você deseja instalar o Arch Linux como um segundo sistema operacional com o Windows, você precisa instalar o Windows pela primeira vez. O comando acima irá apagar tudo no disco, incluindo a instalação do Windows.

2

Verifique se você estiver usando uma placa-mãe UEFI. escrever -l efivar e pressione entrar. Se as entradas UEFI nos resultados estão cheios, então você está usando um UEFI BIOS em vez de Legado. Isto é importante na criação de novas partições.



3

Criar partições GPT se você tem uma placa-mãe UEFI ou MBR se você tiver um BIOS legado. O processo para ambos será explicado abaixo.

4

uso .cgdisk particionamento GPT. Esta ferramenta permite criar partições GPT para sistemas UEFI. Você também precisa criar uma partição EFI extra. Neste exemplo, vamos criar uma partição de raiz, uma partição de Casa e EFI partição. Se você precisa criar partições MBR, prossiga para a próxima etapa.

  • Abra o escrita "cgdisk" cgdisk / dev / sda e pressionando entrar.
  • selecionar novo e pressione entrar para seleccionar o primeiro sector. Digite o tamanho desejado para a partição raiz (por exemplo, 20G a 20 GB). imprensa entrar duas vezes para criar a partição raiz.
  • imprensa para seleccionar o espaço restante. imprensa entrar para seleccionar o primeiro sector. Digite o tamanho desejado para a partição do Lar. Certifique-se de deixar cerca de 500 MB para a partição EFI. imprensa entrar duas vezes para criar a partição Home.
  • imprensa para seleccionar o espaço restante. imprensa entrar para selecionar o primeiro sector e pressione novamente entrar para selecionar o espaço restante (deve ter pelo menos 500 MB). imprensa entrar duas vezes para criar a partição EFI.
  • selecionar escrever para escrever a partições de disco. escrever sim e selecione desistir para sair da "cgdisk".

5

uso .fdisk para criar partições MBR. Estas partições são necessárias se você usar legado BIOS. Neste exemplo, vamos criar uma raiz de partição e Home.

  • Abra o escrita "fdisk" fdisk / dev / sda e pressione entrar.
  • escrever ou e pressione entrar para criar a tabela de partição.
  • Criar a partição root:
  • escrever n e pressione entrar para criar uma nova partição.
  • imprensa entrar quando solicitado a selecionar um tipo de partição.
  • imprensa entrar quando solicitado a selecionar o número da partição.
  • imprensa entrar quando você perguntar para selecionar o primeiro sector.
  • Insira a quantidade de espaço que você deseja criar a partição (por exemplo, +20G) E pressione entrar
  • Criar a partição de Início:
  • escrever n e pressione entrar para criar uma nova partição.
  • imprensa entrar quando solicitado a selecionar um tipo de partição.
  • imprensa entrar quando solicitado a selecionar o número da partição.
  • imprensa entrar quando você perguntar para selecionar o primeiro sector.
  • imprensa entrar quando você perguntar para selecionar a quantidade de espaço que você deseja criar a partição. Isto irá criar uma partição com o espaço restante disponível.
  • escrever w e pressione entrar para escrever as alterações no disco.
  • 6

    partições formatadas. Repartition única aloca espaço em disco. Você precisa formatar este espaço para Arch Linux pode ser instalado e acesso a esse espaço. Os comandos a seguir são para os exemplos acima, então se você configurar partições de maneira diferente, ajustar a linha de comando com as alterações feitas.

    • escrever mkfs.ext4 / dev / sda1 e pressione entrar para formatar a partição raiz.
    • escrever mkfs.ext4 / dev / sda2 e pressione entrar para formatar a partição Home.
    • escrever mkfs.fat -F32 / dev / sda3 e pressione entrar para formatar a partição EFI (apenas partições GPT).

    7

    partições Monta. Uma vez que as partições criadas são formatadas, você precisa ser montado para o Arch Linux pode encontrá-los. Mais uma vez, estas instruções baseiam-se nos exemplos acima, assim que você deve ajustar os comandos como mudanças que você fez.

    • Monta a partição raiz para / mnt escrita mount / dev / sda1 / mnt e pressionando entrar.
    • Home cria o diretório após a montagem da partição raiz, digitando mkdir / mnt / home e pressionando entrar.
    • Início monta a partição no diretório que você acabou de criar digitando mount / dev / sda2 / mnt / home.
    • Crie um diretório para a partição EFI (se necessário). escrever mkdir / mnt / boot e pressione entrar. Monte a partição EFI no novo diretório, digitando mount / dev / sda3 / mnt / boot e pressionando entrar.

    parte 3Instale Arch Linux

    1

    escrever .nano /etc/pacman.d/mirrorlist para editar a sua lista de "espelhos" (espelhos). Os espelhos são servidores que permitem que você baixe os pacotes necessários para instalar o Arch Linux. É uma boa idéia para mudar o espelho primário para um que está disponível e é mais perto.

    2

    Encontrar um bom espelho. visita archlinux.org/mirrorlist/ em outro computador e usar a ferramenta para encontrar o espelho mais próximo da sua localização física. Copie o endereço. Copie várias direções no caso de um não está disponível.

    3

    Alterar a primeira linha .servidor = seu espelho primário. Você pode adicionar espelhos adicionais abaixo deste na ordem que você quiser tentar conectá-los.

    4

    Instalar o sistema de base de Arch Linux. escrever pacstrap -i / mnt base base-devel e pressione entrar. Isto irá carregar os arquivos essenciais no diretório raiz. O processo pode levar um par de minutos.

    5

    Crie um arquivo "fstab". Esse arquivo permite identificar partição de sistemas de arquivos Arch Linux. escrever -U Genfstab -p / mnt gt; gt; / Mnt / etc / fstab e pressione entrar.

    6

    Use o comando .chroot para acessar o seu sistema operacional recém-instalado. escrever arqui-chroot / mnt / bin / bash e pressione entrar.

    7

    Editar o arquivo "Locale". Este arquivo irá determinar as unidades monetárias e o formato da hora que você usa. escrever nano /etc/locale.gen para editar o arquivo "Locale".

    • Para os usuários norte-americanos, elimina # que fica em frente à entrada en_US.UTF-8 UTF-8. Os usuários de outros países devem eliminar # em seus formatos específicos.
    • escrever locale-gen para criar o arquivo usando as configurações no arquivo "locale.gen".
    • escrever Echo LANG = en_US.UTF-8 gt; /etc/locale.conf para definir o idioma do sistema. substitui en_US.UTF-8 com o qual você escolheu acima.
    • escrever export LANG = en_US.UTF-8 para terminar de editar o local.

    8

    Define o fuso horário. Depois de configurar suas informações de localização, você precisa definir o seu fuso horário.

    • escrever ls / usr / share / zoneinfo / para ver as áreas disponíveis. Deve haver um diretório com todas as áreas disponíveis.
    • Cria um link para escolher o fuso tempo escrevendo ln -s / usr / share / zoneinfo /zona/subzone / Etc / localtime. Por exemplo, para definir o fuso horário de Nova York, escreve ln -s / usr / share / zoneinfo / América / New_York / etc / localtime e pressione entrar.

    9

    Configurar o relógio de hardware. Arch Linux recomendado para ajustar o relógio para UTC, que é diferente da janela serve como ambos. Ele não vai aparecer no UTC menos que você indique no "locale" arquivo. Para ajustar o relógio para UTC, escreve hwclock --systohc --utc

    10

    Defina o seu nome de host. Este é o nome que irá exibir o computador para se conectar à rede. substitui hostname nos seguintes comandos com o nome desejado.

    • escrever eco hostname gt; / Etc / hostname e pressione entrar.
    • escrever nano / etc / hosts e pressione entrar para abrir hospedeiro arquivos. Adicione a sua hostname as duas entradas localhost.localdomain.

    11

    Configurar a rede (cabo). Se você tem uma rede de cabo, digite o seguinte comando. Se a rede é sem fio continua na próxima etapa.

    • escrever link de IP e pressione entrar para determinar o nome da interface da placa de rede.
    • escrever systemctl permitir dhcpcd @nombreinterfaz.serviço e pressione entrar, substituição nombreinterfaz com o nome que você conseguiu usar link de IP.

    12

    Configurar a sua rede (sem fios). Se você tem uma rede sem fio, digite os seguintes comandos para habilitá-lo.

    • escrever link de IP e pressione entrar para determinar o nome da interface da placa de rede.
    • escrever pacman -S wpa_supplicant iw e pressione entrar para instalar o software necessário.
    • escrever diálogo pacman -S e pressione entrar para instalar o menu Wi-Fi.
    • escrever pacman -S wpa_actiond e pressione entrar para instalar o software que permite que você se conecte automaticamente a redes conhecidas.
    • escrever systemctl permitir netctl [email protected]nombreinterfaz.serviço para ativar o serviço de conexão automática para o adaptador sem fio.
    • A próxima vez que você reiniciar o sistema, o tipo menu wireless nombreinterfaz para acessar o menu do adaptador sem fio. Depois de se conectar à rede, pela primeira vez, você irá se conectar automaticamente na próxima vez que você iniciar o sistema.não Você escreve isso agora, ou perder o acesso à sua rede.

    13

    Configurar sua senha de root. escrever passwd e pressione entrar para definir a sua senha de root. Você precisará desta senha para fazer alterações na raiz do sistema.

    14

    Configurar o bootloader. Este é o software que carrega o sistema operacional para iniciar o computador. Um dos bootloaders mais popular e fácil de instalar são GRUB. O procedimento varia um pouco dependendo se você estiver usando UEFI ou legado BIOS.

    • UEFI:
    • escrever pacman -S grub e pressione entrar.
    • escrever grub-install --target = x86_64-efi --efi-directory = / boot --bootloader-id = arch_grub --recheck e pressione entrar.
    • escrever grub-mkconfig ou /boot/grub/grub.cfg e pressione entrar.
  • BIOS:
  • escrever pacman -S grub e pressione entrar.
  • escrever grub-install --target = i386-pc --recheck / dev / sda e pressione entrar.
  • escrever grub-mkconfig ou /boot/grub/grub.cfg e pressione entrar.
  • 15

    Reinicie o computador. escrever saída e pressione entrar. agora escrever reinicialização e pressione entrar.

    • Certifique-se de remover o disco de instalação antes de reiniciar o computador.

    16

    Entre depois de abrir Arch Linux. Use a senha de root criada anteriormente para fazer logon no Arch Linux. Se você não definir uma senha, você pode usar a senha padrão é raiz.

    17

    Instalar um GUI. Se você preferir usar o Linux com uma GUI (graphical user interface), você pode instalar uma variedade de opções. Clique aqui para obter um instruções detalhadas sobre como instalar o GNOME (um dos GUIs mais populares).

    dicas

    • Quando a instalação estiver completa, você terá um sistema mínimo que só usa a linha de comando. Existem vários gestores da área de trabalho ou programas de gestão de janelas que podem ser instalados no sistema. revisão Este guia para iniciantes para obter mais ajuda.
    • Você também pode instalar o Windows, você deve instalar o Windows em vez de Linux.

    avisos

    • Certifique-se de escolher uma senha raiz que você pode se lembrar e é seguro. Se você esquecer, você não pode gerenciar adequadamente o seu sistema. Nunca diga a sua senha de root para ninguém, esta é a chave para tudo o que o seu sistema.

    Artigos Relacionados