Demonstrando que o oxigênio é um subproduto da fotossíntese
2 partes:
Conteúdo
A versão simples de uma experiência científica tradicional pode ser um grande projeto de classe para demonstrar que o oxigênio é um subproduto da fotossíntese. É melhor começar com este projeto na parte da manhã em um dia ensolarado. A Elodea planta é escolhido porque ele emite oxigênio como bolhas, que deve ser capaz de ver.
parte 1Prepara-se o experimento
1
Reúna os materiais necessários. Para provar que o oxigênio é um subproduto da fotossíntese, você pode preparar uma experiência com uma planta aquática e capturar o gás que emite em resposta à fotossíntese. Você também deve preparar uma condição controlada em que a planta não é exposto à luz, impedindo a fotossíntese. Para realizar esta experiência, você precisará dos seguintes itens:
- 8 ramos de plantas Elodea (uma planta aquática que você pode encontrar em uma loja de animais ou um florista local)
- 2 recipientes transparentes e grandes
- bicarbonato de sódio (não mais do que 1 colher de sopa)
- 2 grandes chaminés (deve ser pequeno o suficiente para caber dentro do recipiente grande)
- 2 amostras (deve encaixar na extremidade do funil)
- uma fonte de luz: a luz solar, ou, pelo menos, uma lâmpada de 40 watt
- água da torneira sem cloro (cloro na água irá matar a planta) (deve haver água suficiente para encher cerca de ¾ da capacidade do recipiente)
- luvas
2
Prepare plantas. Para cada ramo, remover várias folhas na base do caule e cortar a extremidade em ângulo. gentilmente esmaga a ponta da haste com os dedos. Você deve usar quatro varas para cada instalação experimental.
3
Prepara-se uma solução de bicarbonato de sódio. Encha o recipiente com cerca de ¾ de água unchlorinated à temperatura ambiente e adicionar algumas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Agita-se a solução até estar completamente dissolvido. Esta solução de bicarbonato de Elodea fornecer o dióxido de carbono de que necessita para a fotossíntese.
- Adicionar a mesma quantidade de sódio e água para ambos os recipientes de bicarbonato.
4
Coloque ramos de Elodea na base do recipiente com funil invertido sobre eles. Adiciona quatro ramos na base de cada contentor. Inverte o funil e coloque-o no recipiente para que ele cobre todos os ramos da Elodea e seu ponto final no topo.
- Certifique-se de que haja água suficiente para que a extremidade do funil está submerso. Adicionar mais água à temperatura ambiente, se necessário.
5
Ambos os tubos de ensaio cheio de água. Mergulhe a amostra com água até que não haja bolhas nele ou simplesmente encher o cilindro até que ele pare. É muito importante para a experiência sem ar retido no interior do cilindro.
6
Inverte os espécimes e colocá-los nas hastes de cada funil. Mantenha o seu polegar na parte superior do tubo de ensaio, cuidadosamente ligar o tubo de ensaio e mergulhar o extremidade na água. Retire o seu polegar e verificar se há alguma bolha na amostra. Se houver bolhas, inclina-se a sonda até que as bolhas ir para a superfície. Quando todas as bolhas são ido, a amostra colocada no funil de vidro haste.
- Certifique-se o sistema é estável e que o espécime é perfeitamente encaixado no topo do funil.
- Nesta fase, não deve haver bolhas de ar em qualquer um dos espécimes. Se o ar, puxa o espécime, preenchê-lo com água novamente e tente novamente.
7
Coloque uma garrafa na luz directa e outro no escuro. No caso da garrafa na luz direta, você deve colocá-lo perto de uma janela ou uma lâmpada. No caso da garrafa no escuro, você deve mantê-lo em uma sala ou em um armário escuro sem janelas. Deixar uma nota sobre a porta dizendo "Não abra", de modo que sua família vai saber que existe um experimento em andamento.
- A garrafa mantido no escuro é o "controle" da fotossíntese. Porque a tentar provar que a fotossíntese produz oxigénio, deve assegurar que nenhum oxigénio ocorre na ausência de luz.
- Deixar ambos os frascos durante, pelo menos, 8 horas, mas até 24 horas.
- Depois de algumas horas, você deve começar a notar o aparecimento de bolhas de ar na amostra da Elodea é exposto à luz.
parte 2Demonstrar que o gás de oxigénio é produzido
1
Verifique a experiência ao fim de 24 horas. Aqui o frasco tenha sido exposta ao sol, no final do dia. É necessário obter uma bolha de ar na parte superior do espécimen. No caso de garrafas colocadas no escuro, não deve haver bolhas de ar na parte superior do espécimen.
- Se você não vê o ar na unidade que tenha sido exposto à luz, tente fazer novamente a experiência com alguns ramos de Elodea que são mais frias.
- Se você ver o ar no sistema que foi mantido no escuro, você provavelmente deixado acidentalmente entrar no ar enquanto você preparou o experimento. Tente fazê-lo, certificando-se de que nenhum ar quando você coloca a garrafa na escuridão novamente.
2
Levante a peça de teste funil foi exposto a "luz". Usar luvas para que você evitá-los contaminar a amostra. Mantendo o espécime cabeça para baixo e submerso em água, retire-o do funil. Coloque o polegar sobre a extremidade do tubo e puxe-a completamente água.
- Tenha cuidado para não inclinar a amostra, como a bolha de oxigênio na parte superior vai escapar e ter de fazer a experiência novamente.
3
Queima oxigênio. Acender um fósforo, mas rapidamente se apaga a chama de modo que ele está brilhando. Você provavelmente vai precisar de ajuda para esta etapa: alguém que acender o fósforo e alguém segurar o espécime. Inverte a amostra de modo que ele esteja voltado para cima e o gás é aprisionado no topo. Leve o seu dedo e coloque o jogo brilha no gás do espécime.
- a supervisão dos pais é recomendado para jogos de luz.
- Não deixe que o fósforo entra em contacto com a água, apenas com gás.
- Você deve ver como o jogo acaba. Porque o oxigênio é altamente inflamável, quando o fósforo que brilham contato com ele acaba.
4
Repita a experiência com o frasco foi mantido na escuridão. Mais uma vez, tomar o funil de amostra e colocar o polegar em cima. Embora você não pode ver o ar neste momento, você deve completar todas as etapas da mesma forma que fez anteriormente. Leve o recipiente da amostra, vire o jogo e remove o polegar. Coloque o jogo no topo da amostra e observar os resultados.
- Porque nenhum gás na amostra, fósforo entrar em contacto com a água e desligar. Esta parte da experiência prova que a fotossíntese oxigénio produzido na garrafa exposto a "luz".
avisos
- Tenha cuidado ao usar fósforos.
Coisas que você precisa
- 2 pequenas género Elodea por aluno ou grupo plantas (que estão disponíveis em lojas de aquário, pois eles são plantas aquáticas)
- 2 garrafas de boca larga ou taças
- 2 espécimes
- 2 funis de vidro
- fósforos