Como analisar uma fonte primária
3 partes:Anotar uma fonte primáriaAvaliar a confiabilidade de uma fontePara determinar a utilidade da fonte
Uma fonte primária é um relatório em primeira mão de um evento. Exemplos incluem jornais, cartas, diários, fotografias, desenhos, música e registros de processos judiciais. Historiadores, estudantes e pesquisadores profissionais devem analisar cuidadosamente as fontes primárias, porque eles geralmente são o registro da experiência de uma pessoa.
parte 1Anotar uma fonte primária
1
Leia todo o material introdutório que acompanha o documento. Se você encontrou uma fonte primária em um arquivo ou online, deve haver um breve resumo do conjunto de documentos. Se você ler uma fonte primária o seu professor ou o seu professor lhe deu, deve haver um parágrafo de material introdutório. Se nenhum material introdutório, preste atenção para o título, autor e data.
- Por exemplo, se o livro contém uma entrada de diário de um escravista do Sul escrito em 1840, talvez o material introdutório dizer-lhe como muitos escravos tinham ou onde o plantio foi.
2
Resumir. As fontes primárias são frequentemente muito densa e muitos estão cheios de jargões. Às vezes, especialmente se você trabalha com um documento antigo, você vai encontrar palavras e frases que não estão familiarizados. Resumir, enquanto você lê irá ajudá-lo a acompanhar o que diz o documento. Anote um breve resumo de 5 ou 10 palavras, no final de cada parágrafo ou, pelo menos, de cada seção (se um texto longo).
- Talvez o jornal do escravo começar com um parágrafo sobre o pensamento de plantar culturas que ano. O resumo pode simplesmente dizer "culturas (rapé, trigo e milho)."
- Balas, palavras-chave e listas são uma boa maneira de fazê-lo.
- Recopie o longo texto diretamente nas margens provavelmente não tão úteis.
- Considere um esboço rápido em vez de um resumo escrito. Ele não precisa ser algo cheio de detalhes. diagramas de Venn, imagens ou figuras da vara são excelentes.
3
Faça perguntas. Se alguma coisa não faz sentido, escreva uma pergunta sobre isso. Se um elemento de texto deixa você querendo saber mais, escreva uma pergunta sobre isso.
- Se você chegar a uma seção da revista slaving sobre um de seus escravos que estão doentes, você pode escrever "Quem estava no comando da saúde na plantação? Foram os escravos ou esposa escravo? ".
4
Fazer as ligações. É importante colocar o documento no contexto de outras coisas que você sabe. Você pode tentar fazer conexões com outros textos, outras leituras (especialmente se você está analisando a fonte para uma classe), a sua própria vida ou eventos atuais.
- Você provavelmente já viu o filme "12 Years a Slave". Talvez você se lembre diária esclavista uma cena do filme. Note-se a título do filme e talvez uma breve descrição da cena.
5
Fazer inferências. Os textos sempre têm significados implícitos. Lee "entre as linhas" e gravar as suas especulações e conclusões.
- Se o escravo revista inclui um parágrafo sobre seu filho e filha, sobre as preocupações que você tem sobre sua filha encontrar um marido e felicidade que faz você ser capaz de manter o seu filho, você pode inferir que este último herdar a plantação. Nas margens, escreva uma nota de sua inferência: "Provavelmente, o filho era o herdeiro do pai".
6
Faça qualquer outra coisa que você pensa enquanto você lê o documento. Lembre-se que há uma maneira errada de fazer anotações. A idéia é colocar no papel todos os seus pensamentos e perguntas sobre o documento.
parte 2Avaliar a confiabilidade de uma fonte
1
Escrever ver imediatamente qualquer viés aparente. Preconceitos são preconceitos a favor ou contra pessoas ou bens. Todas as fontes primárias têm um elemento de viés. Literalmente nenhuma fonte criado sem viés. Se o autor faz generalizações sobre um grupo de pessoas, você deve observar que parece ter um viés a favor ou contra este grupo. Se você não notar qualquer preconceito imediatamente, continua. Eles podem ser difíceis de encontrar no primeiro.
- Por exemplo, se o escravo anotou em seu diário que "todos os escravos africanos" Olha, falar ou se comportar de uma certa maneira, você deve observar o preconceito racial da fonte. Então você deve olhar com cuidado outros elementos de preconceito racial.
- Procurar vieses não significa que você deve descartar a fonte e não usá-lo. Em vez disso, isso significa que você tem que pensar criticamente sobre o que esta fonte de informá-lo sobre o seu criador.
2
Compare a principal fonte para a fonte secundária. Pense no que você lê nos livros ou o que você já ouviu falar sobre temas de conferências relacionadas com a sua fonte primária. Pergunte-se: "O que devo fazer se a informação a partir desta fonte parece estar mentindo, improvável, incerto ou surpreendente?" E "Qual é o resultado da comparação dessa informação com o que eu sei de outras fontes? Essa informação apóia ou contradiz estas fontes? ".
- Talvez entrada do diário de um escravo diz que todos os seus escravos estavam em bom estado de saúde e foram raramente doente. Verifique se o seu livro e ler suas notas para aprender sobre a assistência médica prestada aos escravos nas plantações de antes da guerra. Faça as suas entradas parece fornecer dados precisos? Poderia ser uma exceção à regra? Será que o escravo tinha uma razão para escrever declarações falsas?
3
Pense em quem é o autor. Ele considera o gênero, raça, classe, carreira, localização, etc. Qualquer um desses fatores fazem você ser cético sobre a credibilidade da fonte?
- Por exemplo, um traficante de escravos brancos do sul que tem escrito de seus escravos em 1840, foi provavelmente escrito com algum elemento do racismo e preconceito racial. Como homem de elite, também é provável que tenha tido um preconceito de classe e gênero. Ele leva em conta os preconceitos como você ler. Embora você determina o que o escravo diz sobre seus escravos não é confiável, você ainda pode aprender com ele com base no que ele escreveu.
4
Considere o propósito do autor e destinatário. Especialmente, pensar sobre seus motivos e se estas razões podem influenciar o que ele escreveu.
- Talvez você aprendeu em sala de aula, no século 19, os jornais tinham diferente do que essas finalidades hoje. Em vez de ser uma pesquisa de pensamentos privados foram escritos para consumo público após a morte do autor. Com isto em mente, você pode considerar o slaver queria pintar um quadro otimista em seu diário. Pergunte a si mesmo as seguintes perguntas:
- Quem criou a fonte e por quê?
- Foi criado pela euforia do momento, por uma transação de rotina ou por um processo deliberado e ponderado?
- Será que o criador da fonte fala de um grande grupo de pessoas ou apenas para si mesmo?
- Será que o criador quis informar ou persuadir os outros? (Note cuidadosamente as palavras da fonte. A escolha das palavras pode dizer se o criador estava tentando ser objetivo ou persuadir).
- Será que o criador tinha motivos para ser honesto ou desonesto?
- É a fonte se destinava a ser público ou privado?
5
Considere a fonte ao escrever. Às vezes, se uma fonte primária foi criado até um pouco depois de um evento ocorrer, uma pessoa olhando para trás, o evento terá uma perspectiva diferente do que você faria se você tivesse criado a fonte durante o evento.
- Uma entrada de diário de um navio negreiro sobre o que você fez no dia anterior provavelmente mais acurada factualmente uma entrada em que se lembrar de sua infância.
parte 3Para determinar a utilidade da fonte
1
Analisa a confiabilidade geral. Lembre-se que, embora Determina que um autor tinha motivos para mentir, a fonte ainda pode ser útil.
- Por exemplo, embora você provavelmente não vai aprender os verdadeiros fatos da vida na leitura sul do Diário de um 1840 escravos de escravos, você pode aprender sobre preconceito racial (de traficantes de escravos brancos) nesse ano.
2
Pense em como você pode usar esta fonte de um investigador. Que tipo de pesquisa ou tópico que poderia ser útil? O que tem que ser cuidadoso pesquisador se utilizar esta fonte?
- Diário de um escravo poderia ser muito útil para alguém que escreve sobre idéias e ideais da aristocracia do sul do século 19 também pode ser útil para alguém que traçar a história da participação dos escravos na assistência médica plantação, mas uma pessoa que estuda o assunto terá que ser muito cuidadoso ao observar e considerar os preconceitos do escravo.
3
Escrever ou falar da fonte. Se você analisar uma fonte primária para uma discussão de classe, ensaio ou uso pessoal, você pode usar o que você aprendeu sobre a confiabilidade da fonte para escrever ou falar sobre isso de uma forma mais informada. Como você escrever ou falar, observe os possíveis vieses e discute como a fonte ainda pode ser útil.
- Você pode escrever "Apesar de alguns senhores de escravos do Sul declarou que seu trabalho sempre gozava de boa saúde, as entradas diárias de alguns dos proprietários de plantações doenças transmissíveis freqüentemente indicam que proliferaram nas casas dos escravos."
dicas
- Lembre-se de encontrar um viés de material não significa que este material é inútil.
- Se tiver dificuldade em analisar uma fonte primária, de volta às suas notas. Você poderia ter tomado notas para ajudá-lo a pensar mais profundamente sobre a fonte.