Como escrever seu testemunho

4: MétodosAntes de começarDefinição do problemaDescrever a soluçãopráticas adicionais de escrita para lembrar

Todo mundo tem uma história, e como cristão, uma das histórias mais poderosas que você pode compartilhar é o testemunho pessoal de sua fé. Como qualquer narrativa, escrita caixa testemunho tem de seguir uma certa estrutura.

parte 1
Antes de começar
1
Ore por inspiração. Seu testemunho é uma ferramenta poderosa que você pode usar quando você está dando voz a pessoas que não são cristãos. Uma vez que o principal objetivo é honrar a Deus e expandir o seu reino, o primeiro passo lógico é orar ao Espírito Santo para guiá-lo antes de começar a escrever.
  • 2
    Leia um exemplo. Ter uma idéia do que você deve incluir a leitura do testemunho real que alguém tenha escrito. Você pode usar um exemplo contemporâneo ou encontrar um exemplo na Bíblia.
  • Um dos melhores exemplos que eu posso ler na Bíblia é o testemunho de Paulo. Para ler o seu testemunho, ir para Atos 22 e Atos 26.
  • Você também deve perguntar se havia algum testemunho ouvido ou lido antes da sua conversão tem impactado você. Se assim for, lembre-se os detalhes desse testemunho e determinar o que a tornou tão poderosa a partir do seu ponto de vista.
  • 3
    Pense sobre o seu passado. Para ser mais específico, lembre-se a sua vida e atitudes antes de dar a sua vida a Cristo. Pergunte-se que as coisas eram importantes para você e que argumentos teve o maior impacto sobre sua conversão decisão final. Tente incluir esses itens em seu próprio testemunho.
  • Mais especificamente, perguntar sobre os obstáculos que você enfrentou e como você se sentiu quando você estava sozinho com seus pensamentos. Lembrar o que foi que fez você deseja alterar e qualquer tentativa de mudança que você fez antes de sua conversão.
  • 4
    Faça um esboço. Antes de escrever o testemunho real, é boa ideia fazer um esboço ou resumir cada seção do seu testemunho. Como regra geral, o seu testemunho deve ser dividida em três partes: a sua vida antes de Cristo, a sua decisão de se tornar um cristão e sua vida após a conversão.
  • parte 2
    Definição do problema
    1
    Explique seu passado. A primeira parte do seu testemunho deve incluir informações sobre o que sua vida era como antes de aceitar Cristo. Concentre-se no negativo. Você pode ter sido materialmente rico ou adinerado- pode mencionar isso, mas você tem que fazer absolutamente claro que sua vida estava faltando alguma coisa importante. Ao fazer isso, você deve semear o interesse de saber o que estava faltando-lhe, como a forma como o seu passado lutou com o pecado.
    • Use informações específicas, em vez de cair na generalização. Em vez de dizer: "Era materialmente rico, mas faltava algo espiritual"Explica luxo em que você viveu, dizendo: "Ele era o chefe de uma empresa de sucesso e tinha um salário de seis dígitos". Ao dizer isso, você deve mostrar ao leitor que havia um problema óbvio, dizendo: "Era tão cruel que a minha família me deixou e eu me senti tão vazio por dentro que sufocou meus problemas com álcool a cada noite".


  • 2
    Estabelece um ponto de viragem específico. Como diz o ditado, "Quando mais escura a noite, mais perto é o alvorecer". Se a sua vida atingiu o seu ponto mais baixo antes de se tornar descreve este ponto baixo em particular. Explica a situação de forma tão eficaz quanto possível.
  • Se você não tem um momento específico da escuridão antes de dar a sua vida a Cristo, é perfeitamente bem. Você não tem que fazer circunstâncias, o seu olhar mais dramático do que eram. Basta descrever sua vida passada tão claramente quanto possível, incluindo o máximo de detalhes possível de sua infelicidade e seu desejo de encontrar outra coisa. A partir daqui, ele vai diretamente para a história de sua conversão.
  • parte 3
    Descrever a solução
    1
    Mencione o tempo de sua conversão. Este é o ponto principal de seu testemunho que você precisa para ser mais específico. Descrever o momento exato em que você recebeu a Cristo em sua vida. Não há necessidade de descrever a sua conversão em termos místicos ou linguagem rebuscada. Em contrapartida, uma simples declaração sobre o dia ea hora em que houve muitas vezes mais eficaz.
    • Pense no seu tempo de conversão como um "mas então" na história de sua vida. Até este ponto, você descreveu uma vida que não tinha um propósito, esperança, alegria, ou algum outro tipo de significado. Quando você está escrevendo o tempo de sua conversão, tipo "mas depois ... isso e aquilo aconteceu e isso mudou minha vida para melhor". Tudo o tom negativo do seu testemunho mudou para positivo no momento.
    • Tal como acontece com a sua história "passado"Você tem que ser específico em descrever os detalhes que o levaram a conversão. Faça uma lista de eventos específicos, lugares e pessoas, conforme o caso. Por exemplo, se o seu primo ou seu amigo Susy Benjamin, que viu algum tempo atrás, você introduziu ao mundo do cristianismo após conhecê-lo no supermercado ou depois de uma reunião de escola. Ele inclui todas essas informações em sua história. Evite afirmações generalizadas, tais como: "Um parente distante convidou-me para a igreja um dia"."


  • 2
    Concentre-se em Jesus. Lembre-se que o seu testemunho deve se concentrar em Deus, que foi que te salvou. Evite frasear o tempo de sua conversão fazendo parecer que foi você que você salvou.
  • Como regra geral, não se concentrar em como "bom" você era antes de sua conversão ou como "santas" Suas obras tornaram-se mais tarde. Dê um passo para trás e perguntar-se se todas as informações que você escreveu glorifica-lo mais para você do que Deus. Se assim for, reformúlala ou excluir essa parte.
  • 3
    Partilhe a sua situação atual. A fim de ver o que era realmente benéfico para a sua conversão, você precisa dizer a potenciais leitores como sua vida melhorou desde o dia da sua salvação. Mencionar quaisquer problemas atuais que você tem, mas manter o tom positivo ao longo desta seção.
  • Descreva quaisquer alterações específicas que experimentaram internamente através da influência de Cristo em sua vida. Explica como ela mudou sua motivação agora, em comparação com a motivação que você tinha antes.
  • parte 4
    práticas adicionais de escrita para lembrar
    1
    Tente ser breve testemunho. Em essência, a sua história de vida inteira poderia ser uma forma de si mesma testemunha. No entanto, o objetivo é evitar escrever um monte de informações ao compor uma história destina-se a partilhá-la com pessoas que não são cristãos. É que este é de aproximadamente 500 palavras (mais / menos 100 palavras). Este montante não tem de ser rigorosamente respeitado, mas é uma recomendação para considerar enquanto você digita.
    • Outra maneira de olhar para ele é considerando o tempo que seria necessário ou tomar alguma outra pessoa ler o seu testemunho escrito. O tempo alvo é desejado é de 3 minutos. Qualquer tempo mais curto não inclui detalhes suficientes, mas se o tempo é mais longo, poderia começar a alongar.


  • 2
    Use uma linguagem secular. Para ser mais preciso, usa uma linguagem que todos possam entender, em vez de combinar palavras e limitado a uma audiência de frases da igreja. Se você usar uma linguagem religiosa, as pessoas que não são cristãos, que tentam obter o seu testemunho, não pode continuar a ler normalmente.
  • um "igreja prazo" Ele não precisa ser complicado. Em contraste, a maioria dos termos são aparentemente intencionalmente deve evitar termos termos Simples que fazem parte do seu vocabulário, após a sua conversão.
  • Alguns termos comuns da Igreja nascem de novo, salvo, perdido, evangelho, pecado, arrependa-se, converter e condenado.
  • Só use esses termos, se você pretende explicá-los. Muitas vezes, você pode achar que é melhor para substituir completamente o termo por sua definição. Por exemplo, em vez de dizer "perdido", Dizer que a sua vida era "indo na direção errada"Ou você era "separados de Deus". Em vez de dizer "renascido", Usar uma frase mais descritivo, como "nascimento espiritual" ou "renovação espiritual ".
  • 3
    Evite gírias. Isto é muito importante se você espera que seus leitores testemunho de alcance que têm o espanhol como língua materna. Expressões normalmente não traduzir ou transferir bem de cultura para cultura, de modo que os ouvintes estrangeiros podem ser confundidos para ouvi-los.
  • Mesmo que você saiba que aqueles que ler seu testemunho são falantes nativos de espanhol, é uma boa idéia para evitar usar muitas expressões idiomáticas. Quando você usa muitas expressões idiomáticas para fazer um ponto claro, você acidentalmente não pode dizer mais detalhes ou informações específicas que realmente ajudar mais na escrita de seu testemunho. Considere isto: dizer "Foi destruído" transmite mais significado para descrever as circunstâncias de um absurdo raça, família quebrada, ou escolhas de vida egoístas, ou o oposto é verdadeiro?
  • expressões idiomáticas pode ser frases como "Ninguém deu bola" ou "Ele tinha um buraco na minha alma". Quando você se sentir tentado a usar uma dessas frases, optar por algo mais direto, como, "ninguém se importava" ou "Senti-me espiritualmente incompleto".
  • 4
    Compartilhar a Bíblia. Embora seja necessário o uso de uma linguagem que aprecia uma pessoa que não é cristã, devemos mencionar também a Deus várias vezes ao longo de sua história de salvação. Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é ter partes de seu testemunho com palavras tiradas diretamente da Bíblia.
  • Use um verso ou dois no máximo, e só entrelaça as histórias se eles estão diretamente relacionados com a sua experiência. A palavra de Deus é uma ferramenta poderosa, mas a idéia aqui é fazer com que o seu testemunho é tão pessoal quanto possível. Se você confiar apenas na escrita ao escrever seu testemunho, você não tem lugar para suas próprias palavras.
  • 5
    Não incluem terceiros. Faça a sua experiência de conversão é só sua e de Deus. Você pode mencionar alguém que era vital para se aproximar de Deus, mas, em última análise, os comentários fazem os outros deve ser geral e breve.
  • Em particular, você deve evitar mencionar as igrejas ou denominações pelo nome e deve afastar toda e qualquer declaração que descrevem negativamente uma igreja, organização cristã ou membro da comunidade cristã.
  • 6
    Seja honesto. Talvez você acha que o seu testemunho é bastante simples, chato eventos e tenta você exagerar os detalhes para torná-lo mais impressionante. Da mesma forma, se sua vida ainda não está completamente bem, você também pode ser tentado a fazer suas circunstâncias atuais soar melhor do que realmente são. Resista à tentação de mentir sobre a sua história, mesmo que seus motivos com bom aspecto. Apenas um testemunho claro, 100% real pode transmitir a verdade de sua fé corretamente.
  • 7
    Escrita da mesma maneira que eles falam. Mantenha o tom da sua escrita informal e evita o discurso formal. O ponto é que as pessoas podem se conectar e se relacionam com a sua história em um nível pessoal. Ao fazer isso, você deve fazer os leitores comprometidos em um nível pessoal desde o início.
  • Artigos Relacionados