Como obter privilégios de root em ubuntu
2 métodos:Executar comandos com raiz sudoPermitir que o usuário root
Para executar tarefas administrativas em Linux, você deve ter acesso root (também conhecido como superusuário). Na maioria distribuições Linux é muito comum ter uma raiz conta de usuário separada, mas no caso do Ubuntu, este sistema operacional vem com a conta root desabilitado por padrão. Isso é para evitar que os usuários de cometer erros graves e manter o sistema seguro contra intrusos. Para executar comandos que necessitam de privilégios de root, você deve usar sudo.
método 1Executar comandos com raiz sudo
1
imprensa ^ Ctrl+⎇ Alt+T para abrir uma janela de terminal. Porque Ubuntu bloqueia a conta root por padrão, você não pode usar sua para se tornar root como qualquer outra distribuição Linux. Em vez disso, você deve começar o seu comando com a palavra sudo.
2
escrever sudo antes de entrar outros comandos. Palavra "sudo" vem da frase Inglês "superusuário fazer", que significa "feixe de superusuário". Quando você adiciona "sudo" no início de um comando, o comando é executado como raiz.
- Por exemplo: parada /etc/init.d/networking sudo interrompe o serviço de rede e sudo adduser adiciona um novo usuário ao sistema. Ambas as tarefas exigem privilégios de administrador, ou seja, o usuário root.
- Quando você vai para executar um comando sudo, você será solicitado a digitar a senha. Linux armazena senhas para 15 minutos para que você não tem que ficar digitando-lo cada vez.
3
escrever gksudo antes de executar um comando para abrir um programa com interface gráfica do usuário (GUI). Por razões de segurança, o Ubuntu recomendado não usar sudo para abrir programas com interface gráfica. Em vez disso, é melhor usar o comando gksudo antes de executar o comando que abre o programa.
- Por exemplo: escrever gksudo gedit / etc / fstab se você deseja abrir o arquivo "fstab" em GEdit, um programa de edição com interface gráfica.
- Se você estiver usando o Gerenciador de KDE do Windows, usa kdesudo em vez de gksudo.
4
Simula um ambiente de usuário root. Se você é um usuário avançado e você precisa acessar um shell como root para executar scripts específicos, simula "shell de root" através do comando sudo -i. Este comando irá dar acesso root para as variáveis de ambiente raiz.
- Digite o comando raiz sudo passwd. Este comando é usado para criar uma senha para o usuário root, que essencialmente "permite" a conta. Não vá esquecer esta senha.
- escrever sudo -i. Digite a senha de root quando prescrito.
- O símbolo da mudança de linha de comando $ para #, o que significa que você já tem privilégios de root.
5
Dar-lhe outra permissões de usuário para que você pode usar sudo. Se você quiser configurar uma conta para alguém que atualmente não tem privilégios de root, você precisa adicionar o seu nome de usuário para o grupo de sudo. Para fazer isso, digite usermod -ag nombredeusario (substitui nome de usuário com o nome de usuário apropriado).
método 2Permitir que o usuário root
1
imprensa ^ Ctrl+⎇ Alt+T para abrir uma janela de terminal. Por razões de segurança (e para evitar danos), a conta root é bloqueado por padrão. para executar comandos como root com segurança, É melhor usar sudo ou gksudo. Se for absolutamente necessário que o usuário root tem uma conta separada (por exemplo, se um programa da empresa requer acesso root, ou se o terminal é utilizado apenas com um único usuário), é possível ativar o usuário root através de algum comandos simples.
- Permitir que o usuário root pode colocar o sistema em risco e Ubuntu não recomenda.
2
escrever raiz sudo passwd e pressione ⌅ entrar. Você será solicitado a definir uma nova senha para o usuário root. Não vá perder.
3
Digite uma senha e, em seguida, pressione ⌅ entrar.
4
Reescrever a senha quando dirigido e, em seguida, pressione ⌅ entrar. O usuário root terá agora uma senha.
5
escrever su - e pressione ⌅ entrar. Digite a senha de root quando direcionado para acessar a raiz linha de comando.
- Para desativar a conta root, digite sudo passwd -DL raiz.
dicas
- É melhor evitar o login como root sempre que possível. utilização sudo e gksudo você pode executar praticamente qualquer comando como root.
- Você também pode usar sudo -i para acessar o shell de outro usuário do sistema. Para se tornar usuário "banheiro" (Por exemplo), você deve escrever sudo -l john e em seguida, digite sua senha quando dirigida (sem senha Juan).