Como prevenir e remediar chiado no clarinete
Embora o clarinete é um instrumento lindo e maravilhoso, é um fato da vida que, ocasionalmente, fazer essa afiada, cortar o ruído desagradável e sem razão aparente ... Sim, um guincho. Mesmo o clarinetista mais experiente ouvir de vez em quando um deles, mas não é nada para se preocupar. No entanto, se guinchos ocorrer mais do que "ocasionalmente", você pode ter um problema. Pode haver muitas causas, mas resolver o problema provavelmente mais fácil do que você pensa. Em pouco tempo, você vai ter um som melhor do que alguma vez imaginou.
passos
1
Explorar os problemas e possíveis soluções: Muitas coisas podem causar ruídos, alguns são fáceis de corrigir, e outros podem não ser. Peça a alguém com mais experiência no clarinete eu vê-lo jogar, talvez um funcionário de uma loja de música ou bandleader. As chances são de que eles podem ajudá-lo a descobrir o que está errado. Se você quiser primeiro tentar avaliar-se, olhe para esta lista de problemas comuns:
- clarinete: Se você estiver jogando um modelo para iniciantes ou se o seu instrumento sofreu desgaste pesado, provavelmente esse é o problema. É possível que as pastilhas estão danificadas (ou mesmo sem almofadas), o instrumento está fora de sintonia, que rachaduras (se o clarinete é feito de madeira), ou qualquer outra coisa. realizar uma "COA" (Limpeza, lubrificação, ajuste) provavelmente resolver este problema, a menos que seu clarinete está em tão mau estado que o melhor é comprar um novo. Peça a alguém em uma loja de música para ajudá-lo.
- bocal: Se o problema não é o próprio clarinete, muito provavelmente ser o porta-voz, uma vez que existem muitas maneiras de ser errado. Primeiro, você pode tentar um teste simples para ver se o bocal está correto: coloque os dedos em nítido Sol (que está na linha acima da equipe), e depois pressione a tecla Sol #. Se uma luz Meu altissimo (aquela acima da equipe) é ouvido, você deve estar fazendo algo errado. Se isso acontecer, pedir a alguém para olhar para tocá-lo e criticar, ou jogado na frente de um espelho. Algumas coisas que você deve verificar:
- Número de bico: Você não may`re colocando o suficiente do bocal na boca (portanto, não há espaço suficiente para vibrar cana), ou você está colocando muito. Ajuste sua boca até o ranger pára.
- vazamento de ar: certifique-se de sua boca está formando uma "sachê" de vedação em torno do bocal. É possível que o ar se escape a partir dos lados da boca, tornando-o difícil de executar e pode causar ruídos.
- Mordido ou pressão: você pode estar segurando muito com os dentes superiores (o que não é bom para os dentes, boca, ou som), você está mordendo a cana com os dentes inferiores, ou você está simplesmente aplicando muita pressão . Tente soltar-se um pouco, mas não muito ... experimentar um pouco. Para proteger os seus dentes e bocal do dano, você pode querer comprar um guarda de ponta (um pequeno pedaço de borracha que amortece os dentes e protege-los das vibrações do instrumento). Eles estão disponíveis a um preço razoável na maioria das lojas de música.
- Uso de linguagem: certas técnicas (errados) para jogar com a linguagem pode colocar demasiada pressão sobre a haste e cortar o fluxo de ar de forma desigual por muito tempo, o que pode causar ruídos. Tudo que você precisa fazer é praticar esta técnica, e isso deve melhorar ao longo do tempo e com a instrução direita.
2
Com isto em mente, faça uma visita à loja de música. Explique que você está produzindo muitos passarinhos, o que você acha que poderia ser o problema, e pedir a sua opinião. Tudo o que você decidir fazer, a equipe terá prazer em ajudá-lo.
3
Fazer alguns ajustes. Faça o seu clarinete verificada ou reparada (ou comprar um novo), reaprender a colocar o bico, começa a comprar uma marca diferente de palhetas, ou o que mais for necessário. Isso pode ser um pouco caro, mas definitivamente vale a pena, especialmente se você pretende ir em frente com a música.
4
Prática. É verdade que a prática leva à perfeição, e a música não é excepção. Note-se que ainda vai produzir ruídos ocasionalmente, mas você vai ver uma grande melhoria. Parabéns, você está no caminho certo para se tornar um grande clarinetista.
dicas
- Lembre-se que a música é um investimento. Se tiver um problema sério de guinchos, é melhor que as soluções mais rapidamente possível. Maus hábitos podem ser mais difíceis de corrigir com o tempo e também tocar um instrumento antigo e de segunda mão por anos pode afetar sua capacidade de atingir seus objetivos.
- Não se renda! Aprender qualquer instrumento musical pode ser difícil, mas se você for consistente, tudo é possível.
avisos
- Mesmo que um problema mecânico com o clarinete é "fácil" resolver,não tente repará-lo se você não sabe o que está fazendo! Um parafuso solto poderia facilmente tornar-se a necessidade de um novo instrumento.