Como prevenir e remediar chiado no clarinete

Embora o clarinete é um instrumento lindo e maravilhoso, é um fato da vida que, ocasionalmente, fazer essa afiada, cortar o ruído desagradável e sem razão aparente ... Sim, um guincho. Mesmo o clarinetista mais experiente ouvir de vez em quando um deles, mas não é nada para se preocupar. No entanto, se guinchos ocorrer mais do que "ocasionalmente", você pode ter um problema. Pode haver muitas causas, mas resolver o problema provavelmente mais fácil do que você pensa. Em pouco tempo, você vai ter um som melhor do que alguma vez imaginou.

passos

1

Explorar os problemas e possíveis soluções: Muitas coisas podem causar ruídos, alguns são fáceis de corrigir, e outros podem não ser. Peça a alguém com mais experiência no clarinete eu vê-lo jogar, talvez um funcionário de uma loja de música ou bandleader. As chances são de que eles podem ajudá-lo a descobrir o que está errado. Se você quiser primeiro tentar avaliar-se, olhe para esta lista de problemas comuns:

  • clarinete: Se você estiver jogando um modelo para iniciantes ou se o seu instrumento sofreu desgaste pesado, provavelmente esse é o problema. É possível que as pastilhas estão danificadas (ou mesmo sem almofadas), o instrumento está fora de sintonia, que rachaduras (se o clarinete é feito de madeira), ou qualquer outra coisa. realizar uma "COA" (Limpeza, lubrificação, ajuste) provavelmente resolver este problema, a menos que seu clarinete está em tão mau estado que o melhor é comprar um novo. Peça a alguém em uma loja de música para ajudá-lo.
  • bocal: Se o problema não é o próprio clarinete, muito provavelmente ser o porta-voz, uma vez que existem muitas maneiras de ser errado. Primeiro, você pode tentar um teste simples para ver se o bocal está correto: coloque os dedos em nítido Sol (que está na linha acima da equipe), e depois pressione a tecla Sol #. Se uma luz Meu altissimo (aquela acima da equipe) é ouvido, você deve estar fazendo algo errado. Se isso acontecer, pedir a alguém para olhar para tocá-lo e criticar, ou jogado na frente de um espelho. Algumas coisas que você deve verificar:
  • Número de bico: Você não may`re colocando o suficiente do bocal na boca (portanto, não há espaço suficiente para vibrar cana), ou você está colocando muito. Ajuste sua boca até o ranger pára.
  • vazamento de ar: certifique-se de sua boca está formando uma "sachê" de vedação em torno do bocal. É possível que o ar se escape a partir dos lados da boca, tornando-o difícil de executar e pode causar ruídos.
  • Mordido ou pressão: você pode estar segurando muito com os dentes superiores (o que não é bom para os dentes, boca, ou som), você está mordendo a cana com os dentes inferiores, ou você está simplesmente aplicando muita pressão . Tente soltar-se um pouco, mas não muito ... experimentar um pouco. Para proteger os seus dentes e bocal do dano, você pode querer comprar um guarda de ponta (um pequeno pedaço de borracha que amortece os dentes e protege-los das vibrações do instrumento). Eles estão disponíveis a um preço razoável na maioria das lojas de música.
  • Uso de linguagem: certas técnicas (errados) para jogar com a linguagem pode colocar demasiada pressão sobre a haste e cortar o fluxo de ar de forma desigual por muito tempo, o que pode causar ruídos. Tudo que você precisa fazer é praticar esta técnica, e isso deve melhorar ao longo do tempo e com a instrução direita.
  • posição da mão: Especialmente em crianças pequenas, a posição da mão pode apresentar um problema. É possível que os dedos da criança não são grandes o suficiente para cobrir os buracos de tom, ou eles não podem suportar o peso do instrumento. Quando isso acontece, os músicos desenvolver maus hábitos como o uso de chaves menos vibração de um maior apoio mão, o que pode causar alguns sons estranhos, ou coloque o polegar incorretamente no apoio do polegar, um hábito que vai ser muito difícil corrigir mais tarde. Existem algumas opções para lidar com esta:
  • alça de pescoço: você pode obter uma alça, para um preço razoável snagging o resto clarinete polegar. Esta é a parte do peso do braço instrumento é removida e transferida para o pescoço.
  • Um clarinete menor: se os dedos ainda estão muito fino ou pequeno uma alça de pescoço não vai ajudar muito. Alguns professores começam a crianças mais jovens com Eb clarinete, que é como um clarinete B-flat menores e mais "condensado". No entanto, isso tem suas desvantagens, porque ao longo do tempo, o estudante terá que se acostumar com o clarinete B-flat, jogou um pouco diferente, e clarinetes Eb são geralmente muito caros. Uma exceção é a Kinder-Klari, o qual foi concebido para crianças. Algumas marcas também vendem clarinetes com chaves do tipo plana, de modo que até mesmo pequenos dedos pode fechá-las.
  • clarinete britânica Lyons: Este clarinete especial é projetado para crianças de 5 a 6 anos. Ele tem um mecanismo de plástico é sintonizada C, e parece muito diferente de um clarinete comum. Pesa um terço do peso de um clarinete comum e é também muito fácil de manter.
  • Airflow: A chave para um bom som no clarinete é ter ar "rápido"Mas isso não significa que o ar "forte". A má qualidade do ar, e um mau instrumento, junco, ou bico, pode produzir ruídos bastante desagradáveis. Isso é algo que vai melhorar ao longo do tempo. Você deve praticar, ou você pode querer dar aulas particulares para uma melhor orientação.
  • Canas: Há muitos fatores que podem causar uma cana guinchos. Em primeiro lugar, verificar e certificar-se de que nenhuma de suas hastes está rachado ou lascado. Quando a haste está danificada, sempre chilrear. Em seguida, avaliar as suas hastes mais de perto. Este artigo irá explicar como identificar falhas examinando como "V" no meio da cana. Se o problema persistir, você pode querer tentar uma cana mais difícil (se você estiver jogando com canas realmente suave), ou um mais suave se você estiver jogando com um mais difícil. Você também pode querer tentar experimentar com diferentes marcas, como a qualidade de cana-de-lla e corte pode fazer uma grande diferença.
  • experiência: Realisticamente, se você só começou a jogar na semana passada, é provável que guinchando por um tempo. Isso vai melhorar com o tempo, com a prática constante e, talvez, um instrumento melhor ou melhores varas de qualidade. Além disso, uma lição personalizada com seu bandleader ou um tutor também pode ajudar.


  • 2

    Com isto em mente, faça uma visita à loja de música. Explique que você está produzindo muitos passarinhos, o que você acha que poderia ser o problema, e pedir a sua opinião. Tudo o que você decidir fazer, a equipe terá prazer em ajudá-lo.

    3

    Fazer alguns ajustes. Faça o seu clarinete verificada ou reparada (ou comprar um novo), reaprender a colocar o bico, começa a comprar uma marca diferente de palhetas, ou o que mais for necessário. Isso pode ser um pouco caro, mas definitivamente vale a pena, especialmente se você pretende ir em frente com a música.

    4

    Prática. É verdade que a prática leva à perfeição, e a música não é excepção. Note-se que ainda vai produzir ruídos ocasionalmente, mas você vai ver uma grande melhoria. Parabéns, você está no caminho certo para se tornar um grande clarinetista.

    dicas

    • Lembre-se que a música é um investimento. Se tiver um problema sério de guinchos, é melhor que as soluções mais rapidamente possível. Maus hábitos podem ser mais difíceis de corrigir com o tempo e também tocar um instrumento antigo e de segunda mão por anos pode afetar sua capacidade de atingir seus objetivos.
    • Não se renda! Aprender qualquer instrumento musical pode ser difícil, mas se você for consistente, tudo é possível.

    avisos

    • Mesmo que um problema mecânico com o clarinete é "fácil" resolver,não tente repará-lo se você não sabe o que está fazendo! Um parafuso solto poderia facilmente tornar-se a necessidade de um novo instrumento.

    Artigos Relacionados