Como fazer uma célula solar
3 partes:
O revestimento das placas de vidroMontar a célula solarActivar e testar a célula solarAs células solares convertem a energia solar em eletricidade, semelhante à maneira como as plantas transformadas nos alimentos através forma fotossíntese. As células solares funcionam utilizando energia solar para fazer os elétrons em materiais semicondutores que se deslocam de órbitas próximas aos núcleos dos seus átomos para órbitas mais elevadas, onde eles podem conduzir eletricidade. células solares comerciais usam o silício como um semicondutor, mas há uma maneira de torná-los mais acessíveis materiais, a fim de ver por si mesmo como ele funciona.
parte 1O revestimento das placas de vidro
1
Obter duas placas de vidro do mesmo tamanho. Idealmente, você utilizar placas que servem de coberturas para lâminas de microscópio.
2
Use álcool para limpar ambas as superfícies das placas. Após a limpeza, você tocá-los somente pelas bordas.
3
Testar a condutividade de ambos os lados das placas. Use os cabos de multímetro para tocar a superfície das placas e medir a condutividade. Depois de saber de que lado está a ter condutividade em cada uma das placas, anexá-los para que o lado do motorista está voltado para cima ea outra para baixo.
4
Coloque uma fita adesiva transparente sobre as placas. Assim, the`ll continuo fixo para o próximo passo.
- Colocar a fita sobre o lado mais longo das placas de modo a que se sobreponha uma milímetros (1/25 de polegada) a partir das arestas.
- Colocar a fita do lado de fora de um lado do condutor 4 ou 5 mm (1/5 polegada) é para cima.
5
Aplicar uma solução de dióxido de titânio nas placas. Despeje duas gotas do lado do condutor para cima e, em seguida, espalhe uniformemente sobre a superfície. Vamos dióxido de titânio cobrindo o lado do motorista virada para baixo.
- Antes de aplicar a solução, você poderia cobrir as placas com óxido de estanho.
6
Remover a fita e separa as placas. Agora você deve tratar de forma diferente placas.
- Coloque a placa cujo lado do motorista está em cima de um dia para o outro prato quente para endurecer dióxido de titânio.
- Em seguida, limpe o lado do motorista dióxido de titânio é baixo e colocá-lo em um lugar onde não acumular sujeira.
7
Encha um prato raso com corante. O corante pode ser feito com suco de framboesa, amora ou Granada e pode até mesmo fazer um chá com pétalas de hibisco vermelho.
8
Mergulhando placa coberta com dióxido de titânio, com o lado revestido para baixo, no corante durante cerca de 10 minutos.
9
O outro prato limpo com álcool. Fazer enquanto remojas a placa coberta com dióxido de titânio.
10
Tente placa novamente limpa para encontrar o lado de seu motorista. Use o sinal de mais (+) para marcar o lado que não é condutora.
11
Aplique uma fina carbono coberto do lado do condutor do prato limpo. Para fazer isso, passe um lápis no lado do motorista ou aplica um lubrificante de grafite. Fazê-lo para cobrir toda a superfície.
12
Remova a placa de cobertura com dióxido de titânio placa corante. Lavar duas vezes, primeiro com água desionizada e, em seguida, com álcool. Em seguida, seque com pano limpo.
parte 2Montar a célula solar
1
Colocar a placa de cobertura sobre carbono tendo o dióxido de titânio de modo que tanto cobre toque. As placas devem mudar ligeiramente, cerca de 5 mm (1/5 polegada). Lugar aprietapapeles broches nas bordas longas para mantê-los no lugar.
2
Aplicar duas gotas de uma solução de iodeto no baralho. Deixe a solução passe abrange todas as placas de modo a que eles estão completamente embebidas. Você poderia abrir os broches aprietapapeles e levante cuidadosamente uma placa para permitir que a solução para espalhar em toda a superfície.
- solução de iodeto de fluirá a partir da placa electrões cobertas com dióxido de titânio para a qual é coberta com carbono da célula uma vez que uma fonte de luz é exposto. A esta solução é conhecido como um electrólito.
3
Limpar a solução restante nas porções expostas das placas.
parte 3Activar e testar a célula solar
1
Coloque um grampo crocodilo as secções revestidas são expostas em cada lado da célula solar.
2
Ligue o fio preto no multímetro braçadeira está ligado à placa exposta revestida com dióxido de titânio. Esta placa é o eléctrodo negativo ou cátodo da célula solar.
3
Ligue o fio vermelho no alicate de medição está ligado à placa exposta revestidos com carbono. Esta placa é o eléctrodo positivo ou ânodo da célula solar (numa etapa anterior, a marcada com um sinal de adição no lado não condutor).
4
Coloque a célula solar com uma fonte de luz com o eletrodo negativo na frente dela. Em uma sala de aula, você pode fazê-lo, colocando a célula na lente de um retroprojetor. Se você está em casa, você pode usar uma outra fonte de luz como uma lâmpada ou a mesma luz solar.
5
Use o multímetro para medir a corrente e tensão gerada pela célula solar. Fazê-lo antes e depois de expor a célula à luz.
dicas
- Você também pode fazer uma célula solar usando 2 pequenas folhas de cobre polido e coloque uma em uma placa quente por 30 minutos até que a denegrir cobre. Deixe esfriar e retire a tampa de óxido de cobre preto, mas deixa óxido de cobre vermelha presente abaixo para operar como um semicondutor. Não há necessidade de revestir a folha de cobre com nada e só precisa usar uma solução salina como um eletrólito.
avisos
- Nem a placa de vidro revestida de semicondutor ou da folha de cobre produzem uma grande quantidade de energia. É por isso que o silício é usado em semicondutores para ser mais eficiente do que qualquer dos materiais utilizados neste artigo. No entanto, as células solares individuais são utilizados para unir painéis solares de silicone.
Coisas que você precisa
- Placas de vidro (lâminas de microscópio como)
- O álcool (preferencialmente etanol)
- água deionizada
- Voltímetro ou multímetro
- fita adesiva transparente
- placa de Petri ou outro prato raso
- placa de aquecimento (se possível, 1100W)
- Solução e dióxido de titânio
- solução de óxido de estanho (opcional)
- Carbono ou grafite lubrificante
- solução de iodeto
- aprietapapeles broches
- jacaré