Como reparar um disco rígido

4: Métodos

Conteúdo

passos básicosAlterar o cartão de controlador de disco rígidoLinux usa para recuperar dadosphotorec

O disco rígido parou de funcionar. Ele não fez nenhum som estranho, como um grito, uma explosão ou crack, nem caiu. Ele simplesmente saiu e tinha informações valiosas que não foi salvo em outro dispositivo. Se isso é o que aconteceu com você, este guia vai ajudá-lo a solucionar problemas e corrigir problemas no disco rígido. (Você também vai encontrar informações úteis para o artigo recuperar informações de um disco rígido de um laptop inutilizável.) Leia todos os avisos antes de prosseguir.

método 1passos básicos

1

Inspeccionar o exterior do disco rígido para danos.

  • Pare de usar o computador ou disco rígido externo.
  • Desligue o computador ou desligar o disco externo.
  • Remova o disco rígido do computador ou dispositivo.
  • Examiná-la cuidadosamente para verificar se há pontos quentes ou outros danos à placa do controlador externo.
  • Verifique se há alguma parte quebrada.

2

Alterar a cabo. Conecte o disco rígido com novos cabos (de alimentação e de transferência de dados) que são a certeza de trabalhar bem, e tente novamente. Observe que, se um disco IDE, você precisará de um cabo plano.

3

Se uma unidade PATA (IDE / EIDE), alterar as configurações dos pinos.

  • Se ele era tão "escravo" ou "Seleção do cabo", Colocado na posição "professor".
  • Conecte nenhum outro dispositivo nessa porta e tente novamente.

4

Tente outros IDs e / ou outro controlador PCI e tentativas para determinar se ele funciona. Se você não tem outro controlador, uma placa PCI que adiciona as portas para o computador, basta mudar o ID.

5

Conectar-se a um disco externo adaptador ou alojamento rígido externo (por exemplo, USB), se você tiver um.

  • Se não começar, tente conectar-se outra fonte de alimentação (inclui conexão de dados, já que alguns discos não funcionam sem ele). Se nenhuma das duas formas que funciona, é provável que a falha está relacionada com o PCB.

6

Conectar a unidade a um computador diferente e tente novamente. Se você ligar, é possível que a placa-mãe está danificado, não o disco rígido.

método 2Alterar o cartão de controlador de disco rígido

1



Observe a placa controladora e determina se você pode removê-lo sem expor os pratos do disco. Muitos discos rígidos têm um cartão de controlador externo. Se não, pare aqui.

2

Encontrar um disco rígido com o qual você pode experimentar. É muito importante que é o mesmo número de modelo e progressão da doença (isto é, a mesma versão de firmware e o mesmo número de placas de circuito impresso). Muitas vezes, você pode encontrar outros discos idênticos em sites como eBay- olhar atentamente para a foto na venda para verificar se o jogo modelo e firmware. Entre em contato com o vendedor para se certificar a foto corresponde ao disco rígido para a venda antes de comprar.

3

Remova o cartão de controlador de disco rígido danificado.

  • Retire os parafusos são geralmente Torx chave de fenda com adequada- pode encontrar em lojas de ferragens. Tenha cuidado para que os parafusos não são fortes.
  • Aprender como ele é ligado ao disco. A maioria dos discos são conectados a cabos planos e linhas de pinos. Tenha cuidado para não dobrar ou te machucar conectores.

4

Remova o cartão de controlador de disco que funciona. Você também tem que ter cuidado.

5

Ligue o cartão que funciona o disco danificado.

6

Ligue a unidade ao computador ou dispositivo e tente. Se funcionar, copie os dados imediatamente para outro disco rígido ou outro dispositivo. Se não, tente remontar o disco que você comprou com o cartão controlador que funciona. Assim, ele deve funcionar.

método 3Linux usa para recuperar dados

Muitas vezes, quando o Windows não consegue detectar o disco rígido, é porque o sistema de arquivos está danificado. No caso em que aconteceu, é melhor tomar uma imagem de disco antes de executar algum tipo de utilitário "reparação de sistema de arquivos"Porque se há uma lesão corporal menor e danos ao sistema de arquivos, você pode tornar as coisas piores. Se você fizer uma imagem de disco antes de tentar repará-lo, você vai voltar ao seu estado original. Se você tem conhecimento em Linux, você pode usar o DD para criar uma imagem do disco rígido. Eu tenho muito cuidado com DD, porque se você levar a imagem incorretamente, pode ser desastroso.


Você pode usar um CD de instalação do Windows XP para ligar o computador e selecione o painel de recuperação. Depois de inserir o comando prompt do DOS, use "chkdsk" para reparar o sistema de arquivos, como mostrado abaixo. mudança "LETRA DE UNIDADE" pela letra do disco apropriado.


chkdsk (letra de unidade): / f


Desta forma, o Windows irá tentar reparar o sistema de arquivos. Algumas novas versões do Linux tem o programa ntfs-3g e ntfsprogs, que inclui um programa chamado ntfsfix, que pode reparar o sistema de arquivos NTFS do Windows para instalar ou iniciar. Além disso, o Linux pode não ter qualquer problema, para que possa ver e acesso à informação, mesmo se o disco rígido não é iniciado.


Embora você pode tentar instalar o disco rígido em um computador que já está executando Linux, você também pode usar um Live CD para Reshaping tudo que você tem a fazer é baixar e gravar o CD ou criar um sistema Linux inicializável em um dispositivo USB.

  • Baixar disco Live. O CD Sistema de Recuperação (Inglês, Rescue System) é uma boa escolha para esta aplicação.
  • Queime o .iso em um CD em branco com um programa de gravação.
  • Reinicie o computador. Não se esqueça de alterar a ordem de inicialização no BIOS.

Iniciar Linux, ou instalar o disco rígido usando Linux ao vivo em disco e começa a fazer backup das informações se o Linux pode ver o sistema de arquivos.

  • Instalar disco usando este comando: mkdir / mnt / disk && mount -t auto / dev / sda1 / mnt / disco. Se o disco está IDE, o comando que você tem que usar é: mount -t auto / dev / hda1 / mnt / disco, Supondo que você tenha apenas uma partição no disco. Em caso de dúvida, consultar o Manual Básico do Linux para mais informações.
  • Instale outro disco e executar um backup. Novamente, consulte o Guia Básico do Linux para mais informações.

Linux tem várias utilidades desenhadas especificamente para recuperação de dados. Se a tabela de partição é bastante danificada, Linux pode facilmente corrigi-lo com um utilitário chamado Testdisk.


Testdisk ajuda a re-criar a tabela de partição.

  • Comece a usar um Live CD Linux. Leia as instruções acima.
  • Execute o comando: testdisk / log. Este comando não está disponível em todos os discos ao vivo, mas está no CD de recuperação do sistema.
  • Em seguida, localize o disco danificado e selecione a opção para recriar a tabela de partição. Leia as instruções fornecidas no site da Testdisk.

Para aqueles que nunca usou o Linux, o primeiro sistema de disco IDE será / dev / hda se a unidade está SATA ou SCSI, e se conectado através de um USB, ele aparecerá como / dev / sda.


A primeira partição na unidade C é / dev / hda1, a segunda partição no disco aparece como / dev / hda2, etc. Sempre que você usa PhotoRec Testdisk ou um programa similar, executá-lo com o comando / log de, a menos que o sistema que você está tentando recuperar dados é muito pequena. Isso permite que você execute o comando novamente se o programa pára de funcionar por qualquer motivo, sem ter que começar tudo de novo.


Um segundo componente é chamado PhotoRec Testdisk que pode recuperar dados mesmo se a tabela de partição não podem ser recuperados. Pode demorar um longo tempo, mas faz um excelente trabalho, mesmo com discos rígidos que estão danificadas.

método 4photorec

PhotoRec é uma recuperação de dados software / arquivos que foi originalmente concebido para recuperar as imagens apagadas a partir de uma memória da câmera digital ou um disco rígido. Este software ignora o sistema de arquivos e busca o que é conhecido como cabeçalho do arquivo (a primeira parte de cada arquivo) e conta a OS que tipo de arquivo que é sem o sistema de ter que ler a extensão. Este programa foi adaptado para também olhar cabeçalhos do que o áudio / vídeo. Atualmente, você pode pesquisar até 80 tipos de arquivos diferentes. Photorec é parte do pacote Testdisk. Se você quiser instalá-lo no Linux Distro baseado no Debian, você deve executar o seguinte comando como root.


apt-get instalar testdisk


Se você não pode logar como root, adicione o comando "sudo"Tal como mostrado abaixo:


sudo apt-get instalar testdisk


Existem algumas regras básicas para usar PhotoRec.


Você também pode usar PhotoRec para recuperar arquivos apagados, desde que tenham sido eliminados na hora.


É sempre aconselhável usar o comando log função para executar PhotoRec, a menos que o dispositivo no qual você usá-lo é muito pequena (menos de 1 GB) e não é muito dañado- Desta forma, se o processo pára, você pode retomar e continuar de onde eles sempre parado e quando ele é reconhecido como o mesmo disco.


IE, / dev / sda


Se você não sabe qual o disco é abrir o console / shell e execute o comando dmesg. Supondo que o disco está conectado através de um USB, basta ligá-lo, espere cerca de um minuto, use o comando e, em seguida, ler as mensagens. Depois de ligar o disco corretamente, ela aparecerá no sistema e pode vê-lo na saída do dmesg.


Se você usar PhotoRec e / ou Testdisk sem bandeira / log, você deve começar de novo desde o início se o programa é encerrado ou não concluída por qualquer motivo. discos I muito danificada levou 100 horas para ser concluído, mas, normalmente, leva 5 horas para realizar rígido de 40 GB de recuperação. Além disso, NUNCA Nunca escrever para o mesmo dispositivo, mesmo que todas as outras partições são muito bem.


Para usar PhotoRec em um arquivo de imagem em Linux, use o comando: sudo PhotoRec / log ImageFileName -D / alguns / diretório /-a loja / recuperados / itens


Para recuperar arquivos diretamente de um dispositivo, execute PhotoRec sem nenhum argumento e você verá um menu de dispositivos disponíveis. sudo photorec / log


Você só deve usar este utilitário se você não pode reparar a partição porque os nomes dos arquivos serão perdidos. De qualquer forma, ele faz um bom trabalho de recuperação de dados, mesmo que o disco rígido está seriamente danificado. Enquanto você pode inicializar, você pode esperar para recuperar algumas coisas, e muitas vezes tudo.


O que este programa faz é procurar o disco rígido em busca de arquivos cabeçalhos legíveis e copiá-los onde você indica com a bandeira -d. Como regra geral, se você está tentando recuperar 20 GB de informação desta forma, você vai precisar de pelo menos 40 GB de espaço livre. Os arquivos resultantes serão colocados em pastas, e porque a tabela de partição não existe ou não é legível, os nomes dos arquivos serão perdidos e será renomeado com o número inode onde foram encontrados no disco.


Em outras palavras, os arquivos recuperados terá nomes como f53247.doc ou f21433.jpg e estão em pastas chamadas recup_dir.1, recup_dir.2, etc.


As pastas são criadas dinamicamente. Depois de chegar a 50 MB, uma nova pasta será criada automaticamente e os arquivos encontrados são copiados lá como o programa passa pelos recuperação de dados em disco.


Muitos tipos de arquivos contêm certas informações no cabeçalho ou outros locais que permitem que você recuperar uma parte do nome do arquivo original, ou pelo menos fornecer nomes mais significativos. Por exemplo, câmeras digitais escrever o que é conhecido como dados de Exif em fotos. Você pode usar um programa chamado Linux Jhead para ler esses dados e renomear todos os arquivos com a data ea hora foram tiradas as fotografias. Mp3 também manter as tags ID3, que, se bem escrito, irá fornecer todas as informações que você precisa para renomear os arquivos recuperados.


Visite o site Testdisk para ver a descrição detalhada de como usar PhotoRec e Testdisk. Além disso, lá você vai encontrar truques para renomear e categorizar recuperado depois de ter concluído os arquivos de programa.

dicas

  • NUNCA usar um RAID 0 para obter informações importantes. É rápido, mas sem segurança, por isso é muito provável que te ferir dois discos em vez de um, além de informações. Muitas vezes, a recuperação destes sistemas é muito difícil.
  • Se as informações inseridas mais rápido do que os backups, e é importante, considere fazer os níveis de RAID 1, RAID 5 ou RAID 10. RAID sistema continuará a funcionar quando um disco físico pára de funcionar. Um bom nível, reescrever uma nova mudança de disco "quente" sem parar. controladores externos vai fazer isso melhor do que integrados em placas-mãe.
  • Quando você não tem certeza do que fazer, entre em contato com uma companhia profissional, desde discos rígidos de reparação sem conhecimento adequado pode piorar a situação, aumentando os custos de reparação.
  • O calor é o inimigo de toda a eletrônica.
  • Existem programas como Spinrite, GRC, que fazem um trabalho excelente ao chegar ao último bit e garantir que tudo funciona no nível mais básico. No entanto, se você encontrar um setor do disco rígido está danificado, ele vai tentar recuperá-lo. Este programa impediu muitos discos rígidos falhar e ajudou a recuperar gigabytes de informação. Agora disponível a versão 6 Spinrite que se revelou muito eficaz. Note-se que, embora Spinrite e outros tais programas funcionam muito bem, nem sempre resolver um problema quando ele ocorre. Portanto, recomenda-se que apenas o software de recuperação é usado para copiar as informações.
  • Note-se que um disco rígido danificado na superfície pode ser danificado de forma irreversível ao tentar ler a área lesada novo e de novo, danificando o principal, ou pior.
  • A tabela de partição está localizado no primeiro sector (muitas vezes 512 B) de disco rígido e contém todas as informações sobre o disco está organizado. Sem ele, o computador vai pensar que é vazio.

avisos

  • Lembre-se de tomar as precauções necessárias sobre a eletricidade estática.
  • Se o disco rígido danificado veio com um computador ou dispositivo, você pode anular a garantia do fabricante, se você seguir estas instruções. Portanto, certifique-se de que a informação, ou a sua tentativa de recuperá-lo, vale a pena perder a garantia.
  • garantias de disco rígido são nulos. Lembre-se que estas instruções são para recuperar informações que é muito mais valioso do que o próprio disco.
  • Não acho que eu nunca "você teve um problema" com RAID 0, ou que "Você nunca teve um problema" não para fazer backup de suas informações. Só porque o disco funcionou por um tempo, antes de ser danificado, não significa que tenha sido configurado corretamente.
  • Depois de mudar a placa controladora, você terá 2 unidades de disco rígido com defeito, não importa se você recuperados ou não informações. Nunca use estes discos- no lugar, considerar o uso de outro idêntico comprado com o mesmo lote "duvidoso".
  • Não siga estas instruções se você não sabe como lidar com as peças eletrônicas delicadas, melhor olhar para uma pessoa profissional ou com experiência no-lo para fazer isso por você. Além disso, tente não ficar com raiva com a pessoa que você não pode recuperar os dados, já que muitos varejistas técnicos não são treinados para executar reparos de tais componentes.
  • Este procedimento não funciona com os dados logicamente apagados (isto é, "deformatting".) Estes passos são indicados para os discos que não funcionam fisicamente, mas cujos dados está intacta.
  • A configuração dos discos em RAID 1, 5 ou 10 não é um substituto para a criação de cópias de segurança de rotina porque os controladores RAID falhar ocasionalmente e escrever informações erradas sobre os discos. controlador RAID não protege informações de problemas lógicos ou gerado pelos usuários.
  • Se todos os métodos falharem, entre em contato com uma empresa de recuperação de dados profissional como Stellar Data Recovery, DriveSavers, DTI Dados, SalvageData.
  • Não tente abrir uma unidade no ambiente errado. Isso ocorre porque os componentes internos são muito sensíveis, de modo a poeira e eletricidade estática pode danificar a unidade além do reparo por profissionais, levando a um aumento das despesas, ou mesmo perda total de dados.

Artigos Relacionados