Como construir um computador

8 partes:

Reunir os componentescomeçoInstalar a placa-mãeInstalar uma placa gráficaAdicione as unidadescomputador WiredInstalar mais fãscomeço

Quando o botão de energia é pressionado pela primeira vez em um novo computador, você sente uma onda de excitação. O zumbido suave de fãs, bips reconfortante e brilho de um monitor de sinalizar a conclusão de outra montagem correta. Nesse sentido do desconhecido e antecipação é uma das forças motrizes de entusiastas da computação e construir sua própria equipe será o ponto de entrada perfeito. Todos os tipos de computadores (de um computador de escritório simples, plataformas de media center para jogos high-end) será mais barato e mais excitante se você construir-se. Leia este guia para aprender.

== Passos

parte 1Reunir os componentes

1

Determina a função do computador. Se você estiver indo para montar uma equipe para uso no escritório de casa para os programas de processamento de texto e e-mails, você tem muitas necessidades diferentes, se você estiver indo para montar uma equipe para jogos high-end. O papel da sua equipa será decisiva na escolha dos componentes que você irá precisar.

  • Não desperdice seu dinheiro em peças caras potencialmente desnecessárias. Se você só vai usar seu computador para as funções básicas, você pode economizar dinheiro, obtendo componentes menos potentes, mas mais acessíveis. Você também pode poupar dinheiro através da compra de bens em segunda mão no eBay.

2

Procure peças que precisam. Independentemente da função final do computador, cada computador tem os mesmos componentes básicos:

  • processador: Este é o cérebro do computador. Quase todos os processadores são multicore, o que significa são essencialmente um multiprocessador. Compare as especificações e à procura de um processador que tem a velocidade para executar os programas que deseja. Também manter o consumo de energia e facilidade de arrefecimento em conta.
  • Se você quer um bom desempenho, comprar Intel. AMD é mais barato, mas não tão rápido.
  • Placa base: A placa-mãe é o que liga todos os componentes internos do computador. O processador que você vai comprar vai determinar o tipo de placa-mãe que você precisa. Processadores têm diferentes tamanhos de "sockets" e só funcionará com placas-mãe que suportam esta tomada.
  • Motherboards vêm em muitos fatores de forma, mas as mais comuns são a ATX e MicroATX. ATX motherboard é o tamanho padrão. Se vai montar um computador típico, olhando placas-mãe ATX. As placas uATX são menores do que ATX padrão, mas será melhor se quiser uma habitação mais pequena e não precisa mais de quatro slots de expansão.
  • Verifique se a placa-mãe é compatível com todos os outros componentes que você deseja instalar. Se você pretende instalar uma placa de vídeo high-end, a placa-mãe terá que suportar a interface PCI Express. Se você quiser instalar um monte de RAM, a placa-mãe terá que ser capaz de, pelo menos, 4 memórias.
  • Sua escolha aqui depende do que processador que você tem, a quantidade de memória que você quer que seu tamanho da caixa e o número de unidades que deseja conectar a ele.
  • RAM: RAM (Random Access Memory, memória de acesso aleatório) é onde a informação programas de loja usando. Se você não tem o suficiente RAM, programas será executado muito mais lento do que deveria. A memória que pode comprar vai depender da placa-mãe que você escolher. A velocidade da RAM a instalação deve ser compatível com a placa-mãe.
  • Sempre memória RAM deve ser instalada com o mesmo tamanho. Todas as RAM do sistema deve ser a mesma velocidade e, de preferência terá que ser da mesma marca e modelo. Por exemplo, se você quer ter 8 GB de RAM, você pode instalar dois de memória de 4 GB ou 04 de fevereiro GB.
  • Se você usar mais de 4 GB de RAM, você precisará instalar um sistema operacional de 64 bits. Os sistemas operacionais de 32 bits não vai reconhecer mais de 4 GB de RAM, mesmo se você instalar mais.
  • Disco rígido: O disco lojas de unidade todos os dados e programas instalados. O espaço de armazenamento tornou-se muito mais barato nos últimos anos é mais, é fácil de encontrar até mesmo um par de terabytes de armazenamento para pouco dinheiro.
  • Os discos rígidos vêm com muitas velocidades, mas as mais comuns é 7200 RPM, 10000 RPM ou de estado sólido. Os SSDs são os mais rápidos no mercado, mas seu preço é significativamente maior do que os tradicionais.
  • 3

    Há também SSDs, que não têm partes móveis, e permitir uma maior velocidade (pode dar vida nova a um computador velho!.) As desvantagens são que eles são muito caros e têm um espaço de armazenamento (128, 256 gigabytes) Limited, por isso é recomendado para instalar apenas o sistema operacional e do software que você mais usa. Coloque seu jogos, música e filmes em um disco rígido separado. Dessa forma, você terá um computador que pode começar rapidamente, executar rapidamente e têm muito espaço.

    • Placa de vídeo: A placa gráfica especial será essencial para jogar os últimos jogos, mas não vital para um computador de escritório. As placas-mãe da Intel gráficos integrados, de modo que um cartão especial não é necessário se você planeja usar o computador para navegar na Internet e ler e-mails, mas placas AMD vai precisar de uma placa de vídeo.
    • habitação: Aqui, os componentes do equipamento estão alojados. O tamanho do invólucro vai ser determinada pelo número de unidades que vão instalar e o tamanho da matriz. As caixas vão desde o mais econômico e funcional para os mais marcantes e caro.
    • Se você pretende executar uma série de componentes de alta qualidade, você tem que lidar com muito mais calor do que se você tivesse componentes mais lentos. Escolha uma caixa que promove uma boa circulação de ar e permite que você instale mais fãs.
  • Fonte de energia: Fontes de alimentação fornece energia para todos os componentes do computador. Alguns casos vêm com uma fonte de alimentação já instalado, mas a maioria precisa ser instalado por conta própria. A alimentação deve ser poderoso o suficiente para carregar todos os componentes, mas não tanto, mas a electricidade vai perder muita energia.
  • 4

    Investiga cada componente que você acha de comprar. Para mais informações, leia várias revistas e sites que publicam as opiniões dos consumidores. fóruns on-line como AnandTech também são muito úteis quando a informação específica é necessária. Lembre-se que este é um dos passos mais importantes, já que tudo depende do hardware. Há muitos guias e comentários sobre tais websites. Por exemplo:

    • PC World
    • PC Magazine
    • Maximum PC
    • PC personalizado

    parte 2começo

    1

    Abra a caixa. Você poderia usar luvas ou algum tipo de protecção das mãos, uma vez que o interior do alojamento não tem metal plana e poderia ser muito afiada.

    2

    Instale a fonte de alimentação. Alguns casos vêm com o fornecimento de energia já instalado, enquanto outros precisam de um separadamente e instalá-lo sozinho. Certifique-se o fornecimento de energia está instalado na orientação correta e que nada está bloqueando o poder ventilador de alimentação.

    • Certifique-se a fonte de alimentação é poderoso o suficiente para lidar com todos os componentes. Isso será extremamente importante para computadores de jogos high-end, uma vez que as placas gráficas pode consumir uma quantidade significativa de energia

    3

    Conectar-se a solo. Coloque uma pulseira antiestática para evitar descargas eletrostáticas, que poderia ser mortal para computador eletrônica. Se você não pode obter esta pulseira, ligue a fonte de alimentação a uma tomada aterrada (mas não ligue) e mantenha as mãos no chão unidade cada vez que toca em alguns sensíveis ao artigo descarga eletrostática.

    parte 3Instalar a placa-mãe

    1

    Remova a placa-mãe da embalagem. Coloque-o no topo da caixa. NO colocando-o no topo do saco antiestático, porque o seu exterior é condutora. Você vai ter que adicionar os componentes na placa-mãe antes de o instalar no alojamento, como isso vai ser mais fácil de acessá-lo antes de o instalar.

    2

    Remova o processador da embalagem. Observe a falta e fazer o processador coincidir com os pinos do soquete da placa-mãe. Em muitos processadores, haverá uma pequena seta dourada no canto que você pode usar para orientar corretamente o processador.

    3

    Inserir o processador na placa-mãe. Abra o soquete do processador e insira cuidadosamente o processador (sem força). Se você não vem facilmente ou sente que tem de empurrar, é susceptível de ser desalinhado. Fecha o soquete e verifique se o CPU é seguro. Algumas tomadas têm armas pequenas, enquanto outros têm conjuntos complexos de abrir e fechar.

    4

    Aplique uma pasta térmica de boa qualidade sobre a CPU. Não utilizar mais o tamanho de uma ervilha e espalhar uma camada fina sobre a superfície inteira do processador. Lentificará colocar muita transferência de pasta térmica de calor, o que vai tornar mais difícil para esfriar a CPU rapidamente.

    • Alguns processadores que vêm com dissipadores de calor não precisa de uma pasta térmica porque o dissipador de calor e tem fábrica. Verifique a parte inferior da unidade de dissipador de calor, antes de aplicar a pasta ao processador.

    5



    Junta-se o dissipador de calor. Isso varia de pia para afundar, assim que ler as instruções. A maioria dos dissipadores de calor são fixados diretamente no processador e o clipe da placa-mãe. Pias após o setor de vendas pode ter que ser corrigido suportes abaixo da placa-mãe. Consulte o manual da sua pia para instruções exatas.

    6

    Instalar a RAM. Coloque a RAM nos slots apropriados abrindo as travas e empurrando a memória até que as pequenas alças pode corrigir a sua posição. Observe como a memória é definida para o ranuras- alinhá-los para se ajustar corretamente. Ao empurrar, pressionando os dois lados do módulo de memória RAM com a mesma força. Se soquetes de memória RAM tem duas cores, os slots poderia indicar prioridade se não vai usar todo o espaço disponível.

    • Certifique-se de instalar a RAM nos slots correspondentes. Consulte o manual da placa-mãe para garantir que a memória instalada no local correto.

    7

    Instale a placa traseira I / O da caixa. A placa-mãe deve incluir a sua própria placa traseira. É improvável que o alojamento tem uma placa de apoio adequado para sua placa-mãe.

    • Remova a placa de apoio existente pode exigir alguma força. Às vezes, eles têm parafusos para segurá-los no lugar, mas a maioria são realizadas apenas por atrito. Sacala pressionando o apoio do lado posterior do invólucro.

    8

    Remova qualquer guia que abrange as componentes de I / O no painel traseiro da placa-mãe. Pressionando a nova placa de apoio no lugar na parte posterior da caixa. Certifique-se de instalá-lo corretamente.

    9

    Separadores instalados na posição correta. Quase todas as caixas vêm com um pequeno saquinho com separadores. Eles levantar a placa de base fora da caixa e permitir-lhes inserido parafusos.

    • A garantia de habitação, você provavelmente tem mais furos do que os suportes da placa-mãe. O número de espaçadores necessários depende do número de orifícios de placa-mãe protegidas. Coloque a placa-mãe para saber onde parafuso os afastadores.

    10

    Garante-mãe. Quando você já tiver instalado separadores, colocar a placa-mãe no alojamento e empurre para cima contra o backplane I / O. Todas as portas subseqüentes devem encaixar nos orifícios no painel traseiro I / O. Use os parafusos para fixar a placa-mãe para os espaçadores através dos furos na placa-mãe protegido.

    11

    Ligue carcaça do conector. Estes são muitas vezes localizados em conjunto na placa-mãe, perto da frente do invólucro. A ordem deve ser conectado depender do que o mais fácil. Certifique-se de conectar as portas USB, potência e de reset, o LED de energia, luzes do disco rígido e cabo de áudio (HDAudio ou AC97). Manuais sobre sua placa-mãe vai indicar onde desenhar os conectores na placa-mãe.

    • Há geralmente será uma maneira de casal esses conectores para a placa-mãe. Não tente forçar nada para se adequar.

    parte 4Instalar uma placa gráfica

    1

    Remover a tampa no painel traseiro que se encontra alinhado com a ranhura PCI-E. Quase todas as modernas placas gráficas usar PCI-E. Em outra terá que remover duas das placas de proteção em vez de apenas um. Você pode ter que remover as placas de habitação.

    2

    Insira o cartão de gráficos. Você pode ter que dobrar uma guia no slot para a placa de vídeo pode ser inserido. O guia irá ajudá-lo a definir a placa de vídeo no lugar (isso será mais importante para altas cartões de escala mais volumoso). Pressionando levemente ou mesmo uma forte até que a placa está posicionada de forma uniforme e linhas no painel traseiro está voltado para cima.

    3

    Garante o cartão. Quando você já tiver inserido o cartão, prenda-o com um parafuso no painel traseiro da caixa. Se você não verifique se o cartão, você pode acabar danificando-o a longo prazo.

    4

    Instale outras placas PCI. Se você tiver qualquer outra placa PCI que você está indo para adicionar, como uma placa de som, o processo de instalação será a mesma.

    parte 5Adicione as unidades

    1

    Elimina tampa do painel frontal todas as unidades de ir para inserir. A maioria dos casos tem painéis frontais que protegem os compartimentos de unidade. Tome os painéis dos locais onde você deseja instalar unidades ópticas. Não ser necessário remover qualquer painel de discos rígidos.

    2

    As unidades ópticas inserido a partir da frente do invólucro. Quase todos os casos têm construído caixas que permitem a unidade para se sentar e se encaixam perfeitamente. Quando a unidade está alinhada com o painel frontal do computador, prenda-o com parafusos de cada lado.

    3

    Instale o disco rígido. Insira o compartimento de disco rígido 3,5" adequado no interior do alojamento. Alguns casos têm uma mídia removível onde você instalar o disco rígido antes de inseri-lo. Quando tiver inserido a unidade para dentro da caixa, prenda-o com parafusos em ambos os lados.

    4

    Conecte os cabos SATA. Todas as unidades modernas usam cabos SATA para conectar a unidade à placa-mãe. Conecte o cabo à porta SATA da unidade e, em seguida, conecte a outra extremidade a uma porta SATA na placa-mãe. discos rígidos usam os mesmos cabos como drives ópticos.

    • Para facilitar a solução de problemas, conecte o disco rígido para a primeira porta SATA placa-mãe e, em seguida, conecte as outras unidades às portas SATA traseiras. Evite ligar as suas unidades em portas SATA aleatórios.
    • SATA cabos têm a mesma em ambos os lados do conector. Você pode instalar o cabo em qualquer direção.

    parte 6computador Wired

    1

    Ligue a fonte de alimentação à placa-mãe. A maioria das placas-mãe modernas tem um conector de 24 pinos e um 6 ou 8 pinos. Ambos terá que ser ligado à placa de correr. Cabos de energia só se encaixam em determinadas faixas horárias. Empurre os conectores para o fundo até que sejam corrigidos.

    • O conector de 24 pinos é a maior do conector da fonte de alimentação.

    2

    Ligue o fornecimento de energia para a placa de vídeo. Se você tiver uma placa de vídeo, você vai provavelmente precisam ser alimentados. Alguns exigem um conector, enquanto outros requerem dois. A porta é geralmente na parte superior da placa de vídeo.

    3

    Ligue o fornecimento de energia para as unidades. Todas as unidades devem ser ligado à rede eléctrica através de conectores de alimentação SATA. Esses conectores são as mesmas unidades ópticas e disco rígido.

    4

    Ajuste a fiação. Uma das chaves para a boa circulação de ar envolve a colocação de cabos longe dos dispositivos. Tente ligar eficazmente a fiação dentro da carcaça pode ser uma experiência frustrante, especialmente se você estiver indo para construir uma torre menor. Fazer uso de grampos para prender os cabos e colocá-los nos compartimentos de unidade não utilizados. Verifique se os cabos não se coloque na frente dos fãs.

    parte 7Instalar mais fãs

    1

    Fãs liga a habitação. Quase todas as caixas vêm com um ou dois ventiladores. Estes devem ser conectados à placa-mãe para o trabalho.

    2

    Instalar novos fãs. Se você vai para executar uma série de componentes high-end, você provavelmente vai precisar de mais refrigeração. Ventiladores de 120mm são normalmente bastante silencioso e aumentar significativamente o fluxo de ar através do computador.

    3

    Otimiza a configuração do ventilador. A frente e os fãs de topo deve sugar o ar, enquanto as laterais e traseira deve expulsá-lo. Assim, será mantido um bom fluxo de ar fresco na placa-mãe. Para visualizar a direcção em que o ventilador de soprar o ar, olhar para a parte superior da caixa do ventilador. Quase todos os fãs têm pequenas setas impressas que mostram a direção do fluxo.

    parte 8começo

    1

    Arma abrigando novamente. Recomendamos que não execute o seu computador com caixa aberta. A caixa é concebida para maximizar o caudal de ar e, quando o fluxo de ar é aberta não ser tão eficaz. Certifique-se de que tudo está bem enroscada. A maioria dos casos têm parafusos não tem que usar ferramentas para abrir e fechar a caixa.

    2

    Ligue o computador. Conectar um monitor ao computador, seja através da placa gráfica ou através de uma porta na parte traseira da placa-mãe. Conectar um teclado e mouse para as portas USB na parte frontal ou traseira do computador.

    • Evite ligar outros dispositivos até que você terminar de configurar o sistema operacional.

    3

    Ligue o computador. Você não pode fazer muito, porque ele não tem um sistema operacional instalado, mas você pode ver que todos os ventiladores estão funcionando e que o computador passar o Power On Self Test.

    4

    Executa MemTest86 +. Este programa pode ser baixado gratuitamente e pode ser iniciado a partir de um CD ou drive USB sem necessariamente ter um sistema operacional instalado. Isso permitirá que você teste seus cartões de memória antes de instalar o sistema operacional. Os cartões de memória têm uma taxa de falha maior do que a maioria dos componentes do computador, especialmente se eles são baratos, por isso é aconselhável tentar primeiro.

    • Você pode ter que primeiro configurar o computador para inicializar a partir do CD ou USB, ao invés de fazê-lo a partir do disco rígido. Entre na configuração do BIOS quando o primeiro arranque e, em seguida, ir para o menu "Iniciar". Selecione a unidade apropriada de onde você quer para arrancar.

    5

    Instalar o sistema operacional. Em computadores montados em casa pode ser instalado Microsoft Windows ou distribuição Linux. O Windows custa dinheiro, mas a sua vantagem é que ele será compatível com quase todos os programas e dispositivos de hardware. Linux é gratuito e é apoiado por uma comunidade de desenvolvedores, mas não pode executar muitos programas projetados para Windows. Alguns dispositivos de hardware trabalho adequadamente.

    6

    Instalar os drivers. Quando o sistema operacional estiver instalado, você deve instalar os drivers. Quase todo o hardware que você comprou deve vir com discos contendo software necessário para executar o controlador de hardware. versões modernas de Windows e Linux instalado a maioria dos motoristas automaticamente quando você se conectar à Internet.

    dicas

    • Pode ser uma boa idéia para pedir a ajuda de um amigo que tem prática na montagem de computadores. Pelo menos você pode consultar sobre as peças que você está pensando em montar.
    • Fazer uso de flanges de fixar cuidadosamente todos os cabos e colocá-los em uma determinada maneira para evitar o bloqueio do fluxo de ar. Se possível, evite o uso de componentes IDE tais como discos rígidos e drives ópticos, uma vez que a fita cabo padrão bloquear o fluxo de ar.
    • Não deixe que o hardware no chão por dias enquanto estiver a elaboração de relatórios sobre o que deve fazer, porque um dano descarga eletrostática ou estragar os componentes do computador (cerca de 10 volts poderia arruinar partes do computador) pode ocorrer. Enquanto eles não estão conectados à placa-mãe e caso, todos os componentes devem permanecer em seus sacos anti-estáticos. Uma alternativa é colocar os itens em uma superfície não condutora, como uma mesa de madeira, vidro ou em uma mesa.
    • Se você montar o sistema de computador e não funcionar, tire tudo, exceto a fonte de alimentação, placa-mãe, memória RAM e mais frio do processador (também placa de vídeo se você não vai usar um built-in da placa de vídeo). Certifique-se de trabalho tela de inicialização do BIOS assistindo. Desligá-lo e, em seguida, conecte o disco rígido e verificar se ele funciona. Desligá-lo e, em seguida, conecte o CD-ROM e verificar se ele funciona. Desligá-lo e continua a conectar cada periférico adicional até que tudo está ligado e funcionando. A idéia é colocar a quantidade mínima de componentes para ligar, em seguida, ir adicionando um a um para determinar qual o componente que está causando o problema.
    • Cada cabo de alimentação só pode ser inserido na orientação correcta, embora seja necessário aplicar uma certa pressão para apertar os cabos. Se você usar uma fonte de alimentação com um mais novo de 8 pinos EPS 12V conector de 8 pinos PCI Express não tente forçar os fios no lugar.
    • Algumas fontes de alimentação têm um conversor 115/230 V construído. Se você mora em os EUA, emprega 115 V configuração, caso contrário, use 230.
    • Se você comprou uma edição do Microsoft Windows original e tem uma tag de licença, nós recomendamos que você colar a etiqueta em algum lugar no computador para facilitar a referência ao configurar solicitado pelo Windows.
    • As roscas dos parafusos da caixa do computador, por vezes, "cair", Para que eles não vai segurar os parafusos corretamente. Tente evitar isso selecionando parafusos que se encaixam exatamente. Espremê-los confortavelmente, mas não muito difícil: cerca de um quarto de volta para além de toda a maneira, dedos ou punho, em vez da chave de fenda no lado direito.

    avisos

    • Não toque nem tomada resistências CPU.
    • Verifique todas as conexões antes de ligar o computador pela primeira vez. Embora na maioria dos casos, só ser possível montar um conector fabricado numa única orientação, alguns são bastante delicada e mesmo com alguma força, mal colocada pode ser inserido até aproximadamente 180 graus. Isso será verdade especialmente com os módulos de memória com contactos dupla memórias (DIMM) de acesso (aleatório), uma vez que, por vezes, o fabricante do sistema vai acreditar que inserido corretamente, o que não é verdade. A aplicação de um slot de módulo de memória DIMM para produzir um sistema de memória curta, que vai quebrar a RAM PCB e será inutilizável. Você pode evitar prestando muita atenção às chamadas entalhes alinhados presente em módulos DIMM RAM modernas, o que tornará as percebe fabricante sistema que tem posicionado o sistema de memória de forma incorreta.
    • Não force as conexões. Felizmente, os cabos da parte traseira do computador só se encaixam em sua localização específica. Além disso, praticamente todos os cabos, exceto para os coaxiais e poder conexões alguns laptops, indicam a orientação em que você tem que inseri-los. Por exemplo, os cabos de a interface digital visual (DVI) e o conector de vídeo VGA tem uma trapezoidal, não uma retangular.
    • Se você não tem certeza de como montar um componente de computador, não tente "improvisar". Melhor pedir a alguém para explicar-lhe como fazê-lo ou contratar um profissional para fazer isso. Outra opção será a consultar os manuais que vêm com os componentes individuais do computador que você está indo para construir. Se você não tem na mão ou se as peças são de segunda mão e não vêm com manuais, talvez você possa consultar a secção sistema de Apoio no site do fabricante.
    • Não empregar a força para inserir qualquer componente em qualquer slot ou socket. componentes de tolerância hardware mais recente pode não ser muito, mas tudo deve caber sem a necessidade de força excessiva. Os módulos de memória são alguns dos poucos componentes que podem precisar de um pouco de pressão para instalá-los. Antes de instalar os módulos de memória, certifique-se de coincidir as ranhuras comparando os entalhes.
    • Evitar descarga eletrostática ao instalar componentes. Ponte uma pulseira estática ou aterre-se periodicamente, tocando numa peça de metal do gabinete antes de manusear componentes. Leia o artigo Como a terra para evitar a destruição de um computador com descarga eletrostática Em "Relacionados" para obter mais informações.
    • Quando você conecta dispositivos de CPU e PATA (IDE), fazê-lo com cuidado. Se você dobrar um pino, desvira com uma pinça ou um alicate de ponta fina. Se você quebrar o soquete do processador ou CPU, o hardware não funcionará corretamente. Se você quebrar um pino em um conector IDE, você terá sete chances dos 40 para ter quebrado um pino terra, que pode não ser vitais para a funcionalidade de um dispositivo.
    • Quando os conjuntos de computador, manter uma ligação à terra. Na verdade, você pode fazê-lo, ligando a fonte de alimentação do computador a uma tomada de energia disponível através de um cabo com a amperagem recomendada. Normalmente, este cabo deve ser de três a cabo pernas que você será fornecido com o computador. Verifique se a tomada de alimentação está desconectado. Fazer isso ajudará os vários componentes eletrônicos dentro do computador que você está indo para montar como você progressos não são lit.. Com a saída em posição fora, aterramento, será mantido. Apenas os circuitos dos outros dois terminais lit. Eles foram bloqueados, de forma que nenhuma energia é transmitida para o dispositivo. Na verdade, isso é uma medida de segurança em todas as tomadas de interruptor de circuito integrado.
    • Tenha cuidado ao trabalhar perto das bordas da caixa de metal afiada, pois será fácil de cortar, especialmente com muito pequenas caixas.

    Artigos Relacionados